Após o Governo da Paraíba flexibilizar as medidas de isolamento social, determinadas para o enfrentamento à Covid-19, algumas das maiores igrejas evangélicas do estado irão voltar a realizar celebrações religiosas presenciais a partir deste domingo (21). Todas as celebrações acontecerão em conformidade com uma série de protocolos sanitários que visam garantir a segurança dos fieis.
A Igreja Cidade Viva, em João Pessoa, adotou um protocolo de retorno gradual para assegurar a prática de todas as medidas sanitárias recomendadas pelas autoridades de saúde para prevenir possíveis contágios pelo novo coronavírus. Além dos cuidados sanitários, a igreja adotou o método de agendamento para participação dos cultos, para que os membros participantes sejam alternados entre as celebrações, informa reportagem do Jornal da Paraíba.
Os idosos e pessoas que se incluam em outros grupos de risco para a Covid-19 foram orientados a ficar em casa, podendo continuar acompanhando as celebrações via internet. Para as celebrações presenciais, as principais medidas estabelecidas, estão:
• Uso obrigatório de máscaras por todos os Colaboradores e Voluntários em todos os ambientes das nossas igrejas;
• Todos os colaboradores e voluntários que atenderão o público nas entradas e saídas quanto nos salões e auditórios, devem estar usando proteção fácil transparente;
• Todos os colaboradores e voluntários que farão checagem de inscrições para os cultos e eventos, deverão utilizar o seu próprio Smartphone para checagem de QR Code Sympla e na ausência deste equipamento utilizar Ipad ou outro correspondente para realização deste procedimento;
• Teremos um ou mais colaboradores ou voluntários realizando a checagem de temperatura corpórea dos participantes, utilizando termômetro manual com leitor, logo na entrada dos salões e auditórios;
• O piso dos salões e os auditórios deverão estar com as marcações de fluxo de pessoas para entrada e saída nos salões e auditórios;
• Disponibilizaremos displays de álcool em gel nas principais áreas de circulação as salas, corredores, salões e auditórios;
• Todas as cadeiras dos salões e auditórios devem manter o distanciamento equidistante. Tendo sido retiradas todas as demais cadeiras outrora utilizadas até a primeira quinzena de março de 2020, antes do decreto de calamidade pública nacional, estadual e municipal;
• Os palestrantes e pregadores darão as devidas orientações de entrada, permanência e saída dos salões e auditórios, no início e final dos cultos e eventos em realização a partir do dia 21 de Junho de 2020.
A Primeira Igreja Batista de João Pessoa também irá retomar a realização de cultos presenciais. A denominação orientou que os fieis façam um agendamento prévio para participar das celebrações, de modo que apenas 30% da capacidade total de pessoas dos tempos seja preenchida. Idosos, que fazem parte do grupo de risco para Covid-19, e crianças menores de 12 anos de idade, não poderão comparecer aos cultos. O agendamento para participar das celebrações pode ser feito aqui.
Em Campina Grande
A prefeitura de Campina Grande autorizou a retomada das celebrações presenciais antes do Governo do Estado, e por isso, várias denominações começaram o retorno gradual ao longo desta última semana.
A Igreja Congregacional Central de Campina Grande também irá retomar as atividades presenciais neste domingo (21). A presença dos fieis nos cultos também deve ser confirmada com antecedência, e a quantidade de cultos foi ampliada para que não haja aglomeração no templo.
A Igreja Verbo da Vida também decidiu retomar as atividades presenciais a partir deste domingo (21) e estabeleceu alguns protocolos sanitários, como utilização obrigatória de máscaras e o distanciamento de no mínimo 1,5 metros de pessoa para pessoa. Idosos, portadores de doenças crônicas, gestantes e pessoas com sintomas de gripe, devem continuar acompanhando as celebrações de casa, através da internet.
Igreja Católica
A Arquidiocese da Paraíba emitiu na última terça-feira (16) um decreto autorizando a presença de fieis em celebrações religiosas a partir deste sábado (20). O Arcebispo Metropolitano da Paraíba, Dom Manoel Delson, mencionou a responsabilidade que a Igreja possui para prevenir contágios pela Covid-19 ao estabelecer as diretrizes para o retorno gradual das celebrações.
A Diocese de Campina Grande também emitiu um decreto com orientações sobre o retorno gradual das celebrações religiosas. Conforme o documento, os fiéis que compõem grupos de risco para Covid-19 permanecem dispensado das celebrações presenciais, e devem acompanhá-las por meio da internet.
Já a Diocese de Patos, no Sertão do estado, decidiu retomar as celebrações presenciais apenas no mês de julho. De acordo com o Bispo Diocesano, Dom Eraldo Bispo, as paróquias da Diocese usarão as duas próximas semanas, que antecedem o fim do mês, para planejar de maneira detalhada o retorno das atividades.