Em cumprimento aos prazos determinados pela legislação eleitoral, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Município, Lucas Ribeiro, formalizou sua saída da pasta, nesta quarta-feira, 3. Em conversa com o prefeito Romero Rodrigues, Lucas agradeceu pela confiança recebida e listou algumas das ações executadas durante o período de pouco mais de um ano em que esteve à frente da Secretaria.
“Quando assumi, como Secretário de Ciência e Tecnologia da nossa cidade, busquei estar focado em desenvolver um trabalho relevante para o setor. Hoje, pouco mais de um ano depois, deixo a Secretaria em boas mãos e com o sentimento de dever cumprido, para me dedicar a outros projetos, mas sempre na tentativa de contribuir para o desenvolvimento de Campina”, afirmou.
Lucas Ribeiro também fez questão de agradecer a confiança do prefeito Romero Rodrigues e a parceria das instituições de tecnologia da cidade. “Quero agradecer a cada um que fez parte dessa trajetória até aqui, pois nada disso seria possível sem a ajuda e o apoio de tantos parceiros, e em especial ao prefeito Romero, que não mediu esforços para contribuir com as nossas ações. Que Campina Grande possa continuar seu caminho de inovação na Ciência e Tecnologia”, enfatizou.
De acordo com Lucas Ribeiro, vários projetos encaminhados no último ano terão desdobramentos a curto, médio e longo prazos, de modo que as diretrizes de trabalho que foram implementadas darão à secretaria um norte para que a pasta possa continuar a fomentar o desenvolvimento do setor.
Balanço das ações de CT&I em Campina Grande
Ao longo dos últimos meses, Lucas Ribeiro trabalhou em projetos que visavam incluir a inovação no centro da estratégia de desenvolvimento municipal, conforme os novos desenvolvimentos tecnológicos e seus impactos na nova economia, baseada no conhecimento. Entre as ações de destaques da pasta, estão:
– A criação do projeto Ciência na Rua, uma ação itinerante que levou conhecimento e inclusão social aos bairros de Campina Grande;
– A conquista do primeiro Espaço 4.0 da Paraíba, um equipamento importante para a potencialização das habilidades e competências tecnológicas dos jovens;
– A sanção da Lei 7.193, que institui a Política de Ciência, Tecnologia e Inovação de Campina Grande, resultante de um projeto apresentado por Lucas Ribeiro ainda enquanto vereador, e que representa um marco para a cidade e um avanço importante para a consolidação e desenvolvimento do setor;
– O lançamento do Radar SCTI, um mapeamento de startups e modelos de negócios inovadores existentes no município;
– A realização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, com ações em diversas instituições, visando a popularização da ciência e o estímulo à prática científica;
– O anúncio da nova estrutura do Parque Tecnológico, através de articulação com a senadora Daniella Ribeiro e o MCTIC;
– A abertura do Espaço Digital, um equipamento para promoção de formação tecnológica, acesso às ferramentas de tecnologia e estímulo ao empreendedorismo.
Além de diversos eventos relacionados ao universo das startups, com o objetivo de fornecer capacitação, promover conexões e ampliar perspectivas.