Nos acompanhe

Paraíba

Isolamento Social: Deputado aciona a justiça contra ilegalidades em decreto do Governo do Estado

Publicado

em

Isolamento Social: O deputado estadual Cabo Gilberto Silva (PSL) ingressou na Justiça com ação popular em pede a nulidade de artigo no Decreto do Governo do Estado, que trata de responsabilização cível, administrativa e criminal, aos cidadãos durante os 14 dias de medidas mais rígidas na região da Grande João Pessoa. A ação cita recomendação do Ministério Público para que as polícias e as guardas municipais se abstenham de efetuar prisões ou lavrar procedimentos em razão da ausência de simples declaração de locomoção.

”O Ilustre Representante do Ministério Público Estadual, nas pessoas de Dr. Promotor de Justiça/Coordenador do NCAP e Dr. Promotor de Justiça/Membro do NCAP, como FISCAL DA LEI, recomendou as autoridades policiais e guardas municipais, sob a recomendação 002/2020 :

“RECOMENDA : aos(às) POLICIAIS CIVIS E MILITARES DO ESTADO DA PARAÍBA e aos(às) GUARDAS MUNICIPAIS DAS CIDADES DE JOÃO PESSOA. ALHANDRA, CONDE, CAAPORÃ, BAYEUX, SANTA RITA, CABEDELO E PITIMBU que se abstenham de realizar prisões, conduções e a lavraturas de procedimentos policiais em desfavor de pessoas, que não sejam suspeitas ou comprovadamente infectadas com a Covid-19, caso sejam paradas em barreiras sanitárias e não apresentem o documento de declaração de locomoção, como determina § 2o do art. 5o do Decreto Estadual no 40.289/2020″.

O objeto da ação é a anulação do artigo 10 do Decreto : “Volta-se a presente ação popular contra os efeitos concretos do Decreto Estadual no 40.289 de 30 de maio de 2020, para o artigo 10 do referido Decreto Estadual acima, nas partes abaixo transcritas:

“Art. 10 O descumprimento ao disposto neste Decreto sujeitará o infrator à responsabilização cível, administrativa e criminal, nos termos da lei. Parágrafo único – Para definição e dosimetria da sanção, serão observadas a gravidade, as consequências da infração e a situação econômica do infrator

“Conforme demonstrado à ilegalidade do Decreto Estadual no
Decreto Estadual no 40.289 de 30 de maio de 2020, acima transcritas, o artigo 10 e seu paragrafo são , porque afrontam ao princípio constitucional e os tratados internacionais.

“Emérito Julgador, o Decreto Estadual, hoje, se combinam a ANGÚSTIA, o ESTRESSE e a HUMILHAÇÃO , como instrumentos de pressão psicológica capazes de reduzir a capacidade volitiva do Cidadão, OBRIGANDO-O A NÃO FAZER O QUE NÃO QUER E A LEI NÃO O OBRIGA”

Ao final a ação pede a anulação do artigo 10, e parágrafo único, do Decreto nº 40.289 , de 30 de maio de 2020, que trata de responsabilização cível, administrativa e criminal, das pessoas que esteja, por exemplo, sem a declaração de locomoção.

“Diante o exposto, postulo perante Vossa Excelência o que segue

declinados:

A) Postulo pelo DEFERIMENTO em caráter liminar, a ANULAÇÃO IMEDIATA do artigo 10, DO DECRETO ESTADUAL Nº 40.289, DE 30 DE MAIO DE 2020, que não realizem as PRISÕES, CONDUÇÕES , e a LAVRATURA DE PROCEDIMENTOS POLICIAIS em desfavor de pessoas, que não sejam suspeitas ou comprovadamente infectadas com a
Covid-19, caso sejam paradas em barreiras sanitárias e E NÃO APRESENTEM O DOCUMENTO DE DECLARAÇÃO DE LOCOMOÇÃO , como determina § 2o do art. 5o do Decreto Estadual no 40.289/2020;”, conclui.

“Percebemos que o Governo como até agora não cumpriu o que prometera de estruturar a rede de saúde para receber os pacientes de covid-19, então ele vai prorrogando os Decretos e deixando a população aflita, em casa, sem trabalhar, passando necessidades, e ainda ameaça de forma ilegal abrir procedimentos e responsabilizar civil, administrativa e até criminalmente os cidadãos de bem, isso é inadmissível. Por isso ingressamos com a ação”, comentou o parlamentar.

Confira os documentos

Documento 01

Documento 02

Continue Lendo

Paraíba

Republicanos da Paraíba anunciam apoio à reeleição do vereador Dinho na Câmara de João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Partido Republicanos da Paraíba, sob a coordenação estadual e municipal dos deputados federais Hugo Motta e Wilson Santiago, declarou apoio à reeleição do vereador Dinho para a presidência da Câmara de Vereadores de João Pessoa, para o biênio 2025/2026. A reunião contou com a presença de vereadores do partido e outras lideranças locais.

Durante o encontro, os vereadores Marcílio do HBE, Marmuthe, Mikika Leitão, Toinho Pé de Aço e Valdir Trindade se reuniram com Dinho para discutir estratégias e fortalecer o compromisso do partido em torno da sua candidatura. O secretário executivo de Turismo de João Pessoa e tesoureiro estadual do Republicanos, Luiz Júnior, que representou o presidente Hugo Motta, também participou da reunião, reforçando a união do partido em prol da reeleição do vereador.

Luiz Júnior destacou a importância da continuidade da liderança de Dinho na Câmara. “Ele tem demonstrado um trabalho exemplar na gestão e é fundamental que tenhamos uma voz forte e comprometida à frente da Câmara Municipal”, afirmou o secretário.

Dinho expressou sua gratidão pelo apoio dos colegas e reafirmou seu compromisso em continuar promovendo ações que beneficiem a população. “Juntos, podemos avançar ainda mais em projetos que melhorem a vida dos cidadãos de João Pessoa”, declarou o vereador.

O apoio do Republicanos é visto como um passo estratégico nas articulações políticas para as eleições da presidência da Câmara, que ocorrerão no início do próximo ano. Com uma base sólida e unida, Dinho se posiciona como um forte candidato à reeleição.

A expectativa é que essa aliança fortaleça não apenas a candidatura de Dinho, mas também a atuação do Republicanos na Câmara Municipal, contribuindo para um ambiente político mais colaborativo e voltado para as necessidades da população.

Continue Lendo

Paraíba

Victor Hugo é o novo presidente do PSOL-PB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Após indicação da Tese da Primavera Socialista inscrita no VIII Congresso Estadual do PSOL-PB, Victor Hugo foi registrado pela Direção Nacional PSOL como novo presidente da legenda na Paraíba.

Além do novo presidente ainda foram registrados outros seis nomes para ocupar os cargos vagos desde abril de 2024: Ednaldo Mendes, Diego Nobre, Lúcio Flávio, Mônica Vilaça, Simone Elizabeth e Tárcio Teixeira.

Victor Hugo é ex-presidente do Sindifisco-PB, coordenou o Fórum dos Servidores da Paraíba e foi o candidato a prefeito de João Pessoa mais votado pelo PSOL, Victor entende que assume a Presidência do partido em um difícil momento da conjuntura política da Paraíba, mas afirma: “é um desafio que assumo por saber que é uma tarefa coletiva e que o PSOL tem um papel transformador importante para realidade local”.

Continue Lendo

Paraíba

Expectativa: deputados devem reconduzir Adriano Galdino à Presidência da ALPB em Sessão nesta 3ª

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Uma nova eleição para Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) acontecerá nesta terça-feira (26/11). O pleito ocorre após a aprovação do projeto de resolução 303/2024, que modificou o Regimento Interno da Casa e instituiu uma nova eleição para a Mesa.

A medida acontece após a Procuradoria-Geral da República (PGR) acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo que a reeleição antecipada do deputado estadual Adriano Galdino (Republicanos) como presidente da Casa Legislativa seja oficialmente anulada para o biênio 2025/2026. Segundo a PGR, a antecipação da dita eleição fere “os princípios da alternância do poder político e da temporalidade dos mandatos”.

O parlamentar acredita que não haverá surpresas na recondução da Presidência da Assembleia e expressou confiança em eleição por unanimidade.

A permanência dos membros também tem aprovação do governador João Azevêdo (PSB). De acordo com o gestor, existe tranquilidade em relação ao tema, uma vez que, em reunião com o presidente da ALPB, já havia exposto o desejo de que a composição da Mesa Diretora continuasse da mesma forma.

Além de Galdino são componentes da atual Mesa Diretora da ALPB os deputados: Felipe Leitão, Cida Ramos e Taciano Diniz, Fabio Ramalho, Tovar Correia Lima, Eduardo Carneiro, Anderson Monteiro, Jane Panta, Sargento Neto, Galego de Sousa, Eduardo Brito e Júnior Araújo.

Continue Lendo