A capital paraibana atingiu, pela primeira vez, mais de 100 mortes por Covid-19*. Estudo da Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Municipal de Saúde, aponta que 101 pessoas não resistiram ao vírus, com 4 novos registros até a manhã desta quinta-feira (28). A cidade teve 248 casos de Covid-19 nas últimas 24h, 108 casos a mais que o registrado na manhã de ontem (27), apresentando um crescimento diário de aproximadamente 78%.
Com os novos registros, João Pessoa soma 3.227 confirmações. 25 óbitos passam por investigação e 2.389 pacientes estão recuperados.
MAIS CUIDADO: O primeiro dia de Operação Proteção em Mangabeira, no bairro mais populoso de João Pessoa, teve o total de 250 testes de Covid-19 realizados na barreira sanitária, 23 testaram positivo e 227 foram descartados. A ação segue nesta quinta e sexta-feira. Com o trabalho de fiscalização, 22 estabelecimentos comerciais foram vistoriados, 19 notificados e 9 fechados por não fazerem parte dos serviços essenciais. O trabalho também envolveu a distribuição de máscaras e a higienização de ruas e avenidas.
OCUPAÇÃO DE LEITOS: A taxa de ocupação de leitos de UTI na Grande João Pessoa é de 83,2%. Em relação às enfermarias, 55,2% das alas estão com pacientes, segundo dados da Central de Regulação. A rede de saúde de João Pessoa dispõe de 236 leitos. Entre as unidades hospitalares estão o Prontovida, Santa Isabel, Hospital Infantil do Valentina, 4 UPAs Covid-19, além de unidades credenciadas como os Hospitais São Luís e Universitário.
ISOLAMENTO SOCIAL: O índice de pessoas em casa na cidade durante a terça-feira (26) foi de 44,5%, número superior ao registrado na Paraíba (43%) e no Brasil (41,6%). Entre as capitais, João Pessoa aparece com o 9º maior isolamento. Este ranking é liderado por Macapá, que atingiu 52,5%. Mangabeira foi o bairro com menor isolamento (30,3%), seguido pelo Alto do Céu/Mandacaru (34,6%) e pelo Valentina (35,3%). Na outra ponta, com os melhores índices de isolamento, estão Cabo Branco (55,3%), Bessa (55%) e Jardim Cidade Universitária (54%).
APOIO EMOCIONAL: A população pode acionar a central de suporte emocional, com atendimentos feitos por psicólogos, pelo telefone 160. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Pais e estudantes da rede municipal de ensino são atendidos pelo Escuta Solidária, também desenvolvido por profissionais da área, no número 0800 281 3006. O atendimento é feito durante os dias de semana, das 8h às 18h.
TELEMEDICINA: Antes de se dirigir a uma unidade de saúde, procure a Central de Orientações contra o Coronavírus (3218.9214). Outra opção é baixar o aplicativo Monitora Covid-19. As recomendações são feitas por médicos de plantão.
SEM FAKE NEWS: Só compartilhe informações oficiais sobre a Covid-19. Acesse: http://jpcontracovid19.joaopessoa.pb.gov.br/
TRANSPARÊNCIA: Acompanhe todos os dados da Capital apontada como a mais transparente do país: https://transparencia.joaopessoa.pb.gov.br/#/contratos?data_assinatura_periodo=2020-01-01&data_assinatura_periodo=2020-12-31&palavras_chave_objeto_contrato=covid
Luciano Cartaxo decreta luto oficial em memória das mais de 100 vítimas da Covid-19 em João Pessoa
Com 101 vítimas por Covid-19 em João Pessoa, o prefeito Luciano Cartaxo decretou, nesta quinta-feira (28), luto oficial por três dias em memória daqueles que perderam a vida para o novo coronavírus. “É um momento difícil na história da nossa cidade. Mais do que números, temos trajetória de pessoas interrompidas pela pandemia. O luto oficial é um sinal de respeito e reverência às vítimas, seus familiares e amigos”, disse o gestor. A medida é tomada sem prejuízo às atividades municipais.
A capital paraibana tem mais de 3.200 casos confirmados da doença. A taxa de ocupação de leitos na Grande João Pessoa é de 83,2%, de acordo com informações da Central de Regulação. “Enfrentamos o período de maior disseminação da doença. O total de pessoas que não resistiram ao vírus só reforça a importância do isolamento social, medida mais eficaz para conter a propagação. A nossa luta é contra um inimigo em comum. Precisamos seguir agindo coletivamente para continuar a salvar vidas”, disse o prefeito Luciano Cartaxo.
Panorama – O Brasil registra mais de 25 mil mortes por coronavírus, com 414.661 mil casos confirmados, segundo o Ministério da Saúde. O país é o segundo no mundo em registros, atrás apenas dos Estados Unidos. A Paraíba tem 298 óbitos confirmados e mais de 10 mil confirmações de pessoas com Covid-19. De acordo com dados do Governo do Estado, 185 municípios já possuem ao menos um registro da doença, o equivalente a 82,9% das cidades paraibanas.