Nos acompanhe

Paraíba

Reuniões de comissões da ALPB fortalecem ações sociais, de educação e saúde da população

Publicado

em

Cientes do seu papel social, os deputados estaduais da Paraíba têm se engajado, ainda mais, na discussão, sugestão e elaboração de medidas emergenciais durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Utilizando o recurso de videoconferência, os parlamentares, por meio das comissões permanentes da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), já conseguiram garantir algumas ações em benefício da população.

Na área da educação, por exemplo, a Comissão de Educação, Cultura e Desportos da ALPB vem discutindo estratégias para o cumprimento do calendário escolar, especialmente para estudantes do ensino médio que irão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), este ano. Outra pauta discutida durante as reuniões foi a continuidade da entrega da merenda escolar aos estudantes de escolas públicas da Paraíba, durante todo o período sem aulas. “É preciso continuar a ofertar a esses adolescentes o máximo que a política de educação pode para amenizar esse processo de confinamento”, pontuou a presidente da comissão, Estela Bezerra.

A redução temporária das mensalidades em instituições de ensino privado no estado também faz parte das questões discutidas pela Comissão de Educação. No último dia 16, o assunto foi debatido durante encontro remoto, reunindo parlamentares, professore e pais de aluno. Na oportunidade foram debatidos os projetos de Lei que estão tramitando na Casa, de autoria dos deputados Adriano Galdino, Ricardo Barbosa, Estela Bezerra e Lindolfo Pires, que visa essa redução nas mensalidades das instituições da rede privada de ensino infantil, fundamental, médio e superior, bem como as escolas de cursos preparatórios e profissionalizantes.

Já a Comissão de Saúde, Saneamento, Assistência Social, Segurança Alimentar e Nutricional também realizou encontros por videoconferência, com foco na elaboração de ações de prevenção e enfrentamento do novo coronavírus na Paraíba. Durante o debate, o presidente da Comissão, Dr. Érico, ressaltou a importância da manutenção do isolamento social e a segurança dos profissionais de saúde do Sertão. “É importante oferecer um local de retaguarda para eles. Assim, eles manterão a própria família em segurança, enquanto trabalham na linha de frente do Covid-19″, sugeriu dr. Érico.

Em reuniões promovidas pela Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, a ALPB também tem se mostrado preocupada em garantir a segurança das pessoas mais vulneráveis durante a pandemia. “As pessoas com deficiência já vivem com limites, pois o conviver social já é limitado, e o medo do contágio começa a ganhar corpo nesse segmento. Muitos estão expostos, inclusive através do cuidado, que pode ser o responsável pela contaminação”, explicou a presidente da comissão, a deputada Cida Ramos.

Para o presidente da , Adriano Galdino, o trabalho desenvolvimento pelas comissões da Casa é resultado do engajamento e preocupação dos parlamentares para garantir o bem-estar da população. “Só reforçam o empenho de todos em solucionar problemas reais da nossa população. Os deputados estão sempre atentos e fazem questão de discutir e aprovar, o mais rápido possível, as ações que atendam as necessidades do povo. Nós estamos em casa, mas estamos trabalhando a todo vapor. A população tem pressa e nós também”, comentou Adriano Galdino.

Além das reuniões de Comissões Permanentes e das sessões Ordinárias – com 482 matérias aprovadas em apenas um mês de discussões via internet – a ALPB tem realizado, ainda, reuniões de Frentes Parlamentares e de Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs). Desde a paralisação das atividades presenciais da Casa, Adriano Galdino vem realizando, também, uma série de lives em suas redes sociais. O intuito é se aproximar ainda mais da população, ouvindo suas necessidades para, então, planejar ações benéficas para o estado durante a pandemia.

COMISSÕES

As Comissões da Assembleia Legislativa da Paraíba são compostas por parlamentares, e divididas entre permanentes e temporárias. As permanentes possuem caráter técnico-legislativo e integram a estrutura institucional da Casa. Manifestam-se nos assuntos ou proposições submetidos ao seu exame e exercem o acompanhamento dos planos e programas governamentais, bem como a fiscalização orçamentária do Estado em sua área temática. A ALPB possui 10 comissões permanentes: Acompanhamento e Controle da Execução Orçamentária; Administração, Serviço Público e Segurança; Constituição, Justiça e Redação; Defesa das Pessoas com Deficiência; Desenvolvimento, Turismo e Meio Ambiente; Direitos da Mulher; Direitos Humanos e Minorias; Educação, Cultura e Desportos; Legislação Cidadã; e Saúde, Saneamento, Assistência Social, Segurança Alimentar e Nutricional.

Já as comissões temporárias abrangem as Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs), as especiais, as de representação e as frentes parlamentares. São criadas para o debate de assuntos específicos, sendo extintas quando alcançado o fim a que se destinam ou expirado seu prazo de duração ou, ainda, ao término da Legislatura.

Continue Lendo

Paraíba

Cida Ramos cumpre determinação partidária e adere à bancada de apoio ao governador João na ALPB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A deputada estadual petista Cida Ramos ao ser questionada sobre a motivação que a levou a aderir à bancada de apoio do governador João Azevêdo (PSB) na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) disse estar cumprindo uma determinação partidária.

Cida Ramos que faz parte da Mesa Diretora da Casa Legislativa estadual, lembrou que “o PT, nacionalmente tem aliança com o PSB, é o vice, tem resolução municipal e estadual […] e tô de acordo com o que o partido definiu em termos de apoios“.

Além de Cida, o deputado estadual Bosco Carneiro (Republicanos) também aderiu à bancada governista na Assembleia.

Os comentários da parlamentar foram registrados pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta terça-feira (26/11).

Confira o áudio:

Continue Lendo

Paraíba

Proposta para programa de incentivo ao esporte é lançada e João Pessoa poderá ter ‘Bolsa Atleta’

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Pelo quarto ano consecutivo, o vereador de João Pessoa, Tarcísio Jardim (PP), apresentou uma emenda para ser implementada na Lei Orçamentária Anual (LOA) visando a criação do programa ‘Bolsa Atleta’ na Capital.

A proposta tem como objetivo oferecer auxílio financeiro aos atletas, fomentando o esporte local e possibilitando melhores condições para competições e treinamentos nacionais e internacionais.

O parlamentar, que tem como foco do mandato atuação em prol do esporte, destacou a importância da destinação de recursos como uma ferramenta de desenvolvimento profissional dos desportistas. Os comentários dele foram registrados durante o programa Correio Debate, da Rádio Correio 98 FM desta terça-feira (26/11).

“Todos os anos na Lei Orçamentária Anual, a gente coloca essa essa emenda para que seja instaurado, seja iniciado o processo de pagamento do Bolsa Atleta em João Pessoa. João Pessoa é uma cidade capital do Estado. A gente tem grandes talentos esportivos aqui que ganham o cenário nacional e internacional, e a gente ainda não tem um bolsa atleta. Bolsa Atleta é uma forma de você meio que profissionalizar aqueles atletas ali, amadores, que estão no início de carreira e precisam de uma sustentabilidade financeira para continuar com seu treinamento e continuar com a sua vida competitiva. Então, você receber ali um salário para você estar treinando e desenvolvendo o seu trabalho de competição, você podendo bancar a sua passagem, você podendo bancar sua suplementação. Isso é muito importante. Todos os anos, primeiro, segundo, terceiro e agora no quarto ano como vereador, a gente coloca essa emenda na LOA para que seja instaurado esse projeto de bolsa atleta aqui, porque isso é uma necessidade”, frisou.

Ouça:

 

Continue Lendo

Paraíba

MDIR reconhece situação de emergência em quatro cidades da Paraíba devido à estiagem; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta sexta-feira (22), a situação de emergência em quatro cidades paraibanas afetadas pela estiagem. A portaria com os reconhecimentos foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). Confira mais detalhes abaixo:

Portaria nº 3.890

Foram afetadas as cidades de Cubati, Gurjão, Maturéia e Pedra Lavrada. Agora, as prefeituras estão aptas a solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil.

Até o momento, lembra o Brasil 61, a Paraíba tem 71 reconhecimentos vigentes, todos por estiagem.

Como solicitar recursos

Cidades com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao MIDR recursos para ações de defesa civil. A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.

Capacitações da Defesa Civil Nacional

A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.

Continue Lendo