O secretário de Planejamento da Prefeitura de Campina Grande (PMCG), o deputado Tovar Correia Lima, destacou as ações desenvolvidas pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Universidade Federal de Campina Grande para ajudar no enfrentamento da pandemia do coronavírus.
As iniciativas são em diversas áreas e resultaram na construção de respirador, protetor facial, produção de álcool em gel, sistema inovador que visa à esterilização de ambientes e de pessoas no combate ao coronavírus, lojas virtuais destinadas para pequenas empresas, aplicativo gratuito de gestão financeira, além de um projeto que traça estimativas de curto prazo para os casos confirmados e de óbitos por Covid-19.
“As universidades vêm desenvolvendo um papel fundamental nesse enfrentamento ao coronavírus. Elas produzem conhecimento e ainda auxiliam a sociedade a enfrentar problemas do dia a dia, como as questões econômicas. Estão atuando fortemente nesse trabalho diário para salvar vidas”, destacou Tovar.
A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) por meio do Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (Nutes), que tem como coordenador do professor doutor Misael de Morais, desenvolveu um ventilador pulmonar, com custo mais baixo, que pode ser utilizado no enfrentamento à pandemia causada pelo coronavírus. A iniciativa surgiu diante da necessidade do uso do equipamento em hospitais que tratam de pacientes da Covid-19 e da dificuldade de aquisição por parte dos órgãos de saúde em virtude da pandemia, do alto valor de aquisição, bem como da demanda necessária.
Antes os pesquisadores do Nutes já haviam desenvolvido um protetor facial, cujas doações já ultrapassaram 15 mil unidades em todas as regiões do Estado. Também foram desenvolvidas duas plataformas: a Ecovid, que permite monitorar os casos do novo coronavírus nos hospitais, em tempo real, e a Unicontrol, em parceria com a empresa 3Wings, que permite o gerenciamento de leitos nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) dos hospitais preparados para tratar dos casos de Covid-19.
Já o Laboratório de Referência em Dessalinização (Labdes) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) desenvolveu um sistema inovador que visa à esterilização de ambientes e de pessoas no combate ao coronavírus (COVID-19). Denominado de BioEsterilizador, o sistema foi desenvolvido pelo professor Kepler França, coordenador do Labdes, e sua equipe de pesquisadores.
Na UFCG um projeto de pesquisa que vem projetando estimativas de curto prazo para os casos confirmados e de óbitos por Covid-19 a partir da modelagem e simulação do comportamento de séries temporais. Na prática, o que se busca é responder questões como: qual será o número de casos confirmados para os próximos dias? Quantos óbitos ocorrerão? Quando haverá o achatamento nas curvas de casos confirmados e de óbitos? O trabalho acontece no âmbito do grupo de pesquisa Gestão da Produção e Sustentabilidade, da Unidade Acadêmica de Engenharia de Produção do Centro de Ciências e Tecnologia (UAEP/CCT).
O Laboratório de Referência em Dessalinização (Labdes) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) desenvolveu um sistema inovador que visa à esterilização de ambientes e de pessoas no combate ao coronavírus (COVID-19). Denominado de BioEsterilizador, o sistema foi desenvolvido pelo professor Kepler França, coordenador do Labdes, e sua equipe de pesquisadores.
Na UFCG um projeto de pesquisa que vem projetando estimativas de curto prazo para os casos confirmados e de óbitos por Covid-19 a partir da modelagem e simulação do comportamento de séries temporais. Na prática, o que se busca é responder questões como: qual será o número de casos confirmados para os próximos dias? Quantos óbitos ocorrerão? Quando haverá o achatamento nas curvas de casos confirmados e de óbitos? O trabalho acontece no âmbito do grupo de pesquisa Gestão da Produção e Sustentabilidade, da Unidade Acadêmica de Engenharia de Produção do Centro de Ciências e Tecnologia (UAEP/CCT)
Mercado Solidário – Cerca de 90 alunos e ex-alunos do curso de Ciência da Computação da UFCG montaram uma força-tarefa para o desenvolvimento de lojas virtuais destinadas para pequenas empresas da cidade, que foram atingidas pelo decreto municipal que determina a suspensão de atividades do comércio devido ao novo coronavírus. A iniciativa foi batizada de Mercado Solidário.
Finanças – Para ajudar a controlar os gastos financeiros em tempos de pandemia, um estudante do curso de Ciência da Computação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) lançou um aplicativo gratuito que ajuda as pessoas na gestão financeira, de forma simples e com soluções para o controle de gastos. O aplicativo, denominado Julius Brasil, foi desenvolvido pelo estudante Daniel Coura com a colaboração de uma equipe interdisciplinar do curso de Ciência da Computação, e a professora Aline Lima-Nunes, coordenadora do Laboratório de Inovação Tecnológica em Psicologia (LIP) da UFCG.
Atenção Psicológica – A UFCG também desenvolveu o “Manual de Diretrizes para Atenção Psicológica nos Hospitais em Tempos de Combate ao Covid-19”. Ele visa direcionar a atuação do psicólogo em ambiente hospitalar prestada a pessoas afetadas psicologicamente pela pandemia.