A Secretaria de Saúde de Campina Grande iniciou nesta terça-feira, 24, uma estratégia diferente para a Campanha de Vacinação da Influenza nos idosos. O modelo de drive-thru foi implantado nos Parques da Criança e da Liberdade para imunizar os idosos com o máximo de segurança diante do risco da Covid-19. Eles foram vacinados dentro dos próprios carros. Em apenas um dia, os profissionais da saúde imunizaram 3.400 idosos.
Em função da grande procura no primeiro dia, a Secretaria de Saúde estendeu o atendimento no Parque da Criança até as 21h. Nesta quarta-feira, 25, o prefeito Romero Rodrigues determinou a instalação de mais um ponto de drive-thru, a ser aberto na Praça do Conjunto dos Professores, em Bodocongó.
“A estratégia deu certo e vamos levá-la também a esse local porque sabemos que é uma área com muitos idosos e, assim, vamos atender outra ponta da cidade, levando o modelo de drive-thru a todos os extremos de Campina para atender ao máximo de idosos”, disse Romero. Nos Parques da Criança e da Liberdade, o atendimento será durante o dia todo. No Conjunto dos Professores, o atendimento será apenas pela manhã.
Vacinação em escolas – Além dessa estratégia, a Prefeitura Municipal de Campina Grande também vai iniciar um novo modelo nessa campanha de vacinação. A partir da quinta-feira, 26, serão disponibilizados pontos de imunização em algumas escolas do município. Nestes locais os idosos serão vacinados de acordo com um cronograma que será estabelecido por idade, começando pelas pessoas acima dos 80 anos de vida.
Foram escolhidos locais nos dez distritos sanitários da cidade, espaços amplos e arejados para levar mais segurança aos idosos e profissionais.
Escola Alice Gaudêncio (Santo Antônio)
Escola Municipal Manoel Francisco da Mota (Bodocongó)
Escola Estadual Monte Carmelo (Pedregal)
Escola Padre Emílio (Jeremias)
Escola Anistimani (Catingueira)
Escola Maria das Vitórias (Bairro das Cidades)
Escola Adalgisa Amorim (Verdejante)
Escola Estadual José Miguel Leão (São José da Mata)
Escola Municipal Luís Gil (Lagoa de Dentro)
Escola Padre Cornélio de Boé (Santa Cruz)
Escola Estadual Raul Córdola (Cruzeiro)
Escola CEAI (Ramadinha)
Escola Virgínio da Gama (Malvinas)
Unidades de Saúde – A Campanha de Imunização da Influenza segue também nos Centros de Saúde e nas Unidades Básicas de Saúde. As Equipes de Estratégia de Saúde da Família também estão fazendo a vacinação por ruas para evitar que os idosos saiam de casa. Os profissionais de saúde também podem se vacinar nessa primeira etapa da campanha. Para isso, eles devem procurar as unidades ou aguardar pelo cronograma de vacinação do serviço onde trabalham.
Whatsapp – A Secretaria de Saúde também disponibilizou um número de Whatsapp, exclusivo para mensagens pelo aplicativo, para realizar o agendamento da vacinação para idosos que moram em áreas descobertas, ou seja, onde não tem unidade de saúde. O número é (83) 98700-1533.
Etapas da campanha – Nesse primeiro momento da campanha, apenas pessoas a partir dos 60 anos e trabalhadores em saúde têm direito à vacina. A partir do dia 16 de abril, a campanha será aberta também para professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, além dos doentes crônicos. A partir do dia 9 de maio, a vacina será ofertada também a crianças de 6 meses a menores de 6 anos, grávidas, mães no pós-parto, pessoas com 55 anos e pessoas com deficiência.