Nos acompanhe

Paraíba

Câmara Municipal de João Pessoa inicia trabalhos legislativos de 2020

Publicado

em

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou, na manhã desta terça-feira (11), a sessão solene de abertura dos trabalhos legislativos de 2020, no primeiro Período da 4ª Sessão Legislativa da 17ª Legislatura. A solenidade contou com a presença do prefeito da Capital, Luciano Cartaxo (PV), secretários municipais, vereadores, além de representantes de vários segmentos da sociedade.

A mesa de trabalho foi composta pelo presidente da Casa, vereador João Corujinha (DC), o vereador Humberto Pontes (Avante), que secretariou a solenidade; o prefeito e o vice-prefeito da Capital, Luciano Cartaxo e Manoel Júnior (MDB), respectivamente; o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), Márcio Murilo da Cunha Ramos; o promotor de Justiça Leonardo Quintans, representante do Ministério Público da Paraíba (MPPB); e representando a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), 0o ex-vereador e deputado estadual Eduardo Carneiro (PRTB).

Seguindo a forma regimental, o presidente da Casa, vereador João Corujinha (DC), foi o primeiro a discursar na tribuna. “É com muita alegria que recebemos a todos vocês para iniciar mais um ano legislativo. Temos nos esforçado para representar bem o povo de João Pessoa e com a graça de Deus estamos cumprindo essa missão que é ao mesmo tempo um desafio e uma honra”, afirmou.

Após renovar o compromisso de trabalhar em prol do povo de João Pessoa, ele destacou que os vereadores e vereadoras tem a obrigação de reforçar ainda mais sua disposição com uma postura correta, honrada e respeitosa, para dignificar a confiança que foi depositada pela população pessoense. “A Câmara de João Pessoa tem um papel importantíssimo na vida do município, já que somos nós, os vereadores e vereadoras, que estamos mais próximos dos cidadãos e cidadãs dessa cidade, ouvindo suas queixas, percebendo seus problemas e encaminhando as soluções”, ressaltou.

João Corujinha também elencou as principais ações da atual gestão da CMJP, tais como o apoio ao Hospital Napoleão Laureano, na campanha de doações; as parcerias com a Secretaria de Estado da Saúde, para conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos; e com o MPPB, em campanhas que combatem a crescente violência contra as mulheres. “Estivemos engajados nas ações contra o feminicídio e também contra a importunação sexual, inclusive estamos participando da mais recente campanha: ‘Meu corpo não é sua folia’ e aqui eu destaco a atuação brilhante das nossas vereadoras, Eliza Virgínia, Sandra Marrocos, Raíssa Lacerda e Helena Holanda, que tanto têm feito para defender e representar bem as mulheres de João Pessoa” referendou.

Outros destaques no discurso de João Corujinha foram as ações voltadas para estruturação da Casa Napoleão Laureano, entre elas o Termo de Cooperação com o MPPB, para que seja usado o sistema MPVirtual, através do qual, os procedimentos administrativos da Casa Napoleão Laureano estão sendo virtualizados, fazendo com que o uso do papel seja cada vez menos necessário, economizando tempo, recursos humanos e materiais, além de possibilitar uma atuação mais célere e eficiente dos trabalhos do Legislativo Pessoense.

“É importante ainda destacar que promovemos nesta Casa uma reestruturação administrativa que reduziu 60 cargos comissionados da estrutura funcional da Câmara. Além disso, conseguimos disciplinar o processo de concessão de gratificações e o ordenamento da jornada de trabalho. Estamos em plena implantação do registro de frequência, através de ponto eletrônico que vai dar mais transparência à rotina de pessoal desta Instituição. Também recadastramos todos os servidores da Câmara e pudemos aproveitar melhor as qualificações de cada um deles analisando os dados colhidos nesse cadastro”, elencou.

Lembrando que 2020 é um ano eleitoral, o presidente garantiu que a Casa Legislativa vai prezar pelo cumprimento rigoroso da legislação eleitoral e inclusive lançará uma cartilha com as normas que deve ser seguidas para evitar excessos e também promoveremos um ciclo de palestras para servidores e vereadores. “Vamos promover uma série de debates com a sociedade civil para saber o que mais preocupa o morador de João Pessoa, o que espera a cidadã pessoense em relação ao futuro… a mobilidade urbana, a infraestrutura, a saúde, a educação, a segurança municipal… o que pode melhorar?”, anunciou. “Estamos prontos para mais um ano de muito trabalho. É isso que o povo espera de nós. É isso que a Câmara Municipal de João Pessoa vai oferecer”, finalizou.

Destaque do discurso do prefeito Luciano Cartaxo

Após o presidente da Casa, a tribuna foi ocupada pelo prefeito Luciano Cartaxo, que fez um balanço da sua gestão, anunciando que vai deixar a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) com recursos garantidos para a gestão seguinte. Ele ainda agradeceu aos vereadores pelo constante diálogo construtivo em prol das melhorias para a cidade.

“Estamos para completar oito anos de muito trabalho em prol da nossa Capital, através de uma gestão participativa e de resultados. Garantimos a transformação de João Pessoa e a melhoria na qualidade de vida da população, por meio de dedicação e vontade de fazer sempre mais pelo povo. Estamos em novo patamar alcançado devido a um modelo de gestão que permitiu o aumento na capacidade de arrecadação sem aumento de impostos, com otimização dos gastos públicos. Vamos entregar uma cidade com recursos garantidos para os próximos quatro anos”, afirmou Luciano Cartaxo.

Continue Lendo

Paraíba

MP pede arquivamento de investigação contra Gusttavo Lima e casal de paraibanos no caso das Bets

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Ministério Público de Pernambuco solicitou, nesta segunda-feira (25), o arquivamento da investigação contra o cantor Gusttavo Lima no âmbito da Operação Integration, que apura suposta lavagem de dinheiro por meio de jogos ilegais. A manifestação acontece em meio a atritos dos promotores com a juíza responsável pelo caso.

Os cinco promotores responsáveis pelo caso afirmam, em parecer, que não há provas de práticas de crimes de lavagem de dinheiro e associação criminosa pelo cantor e pelo casal José André da Rocha Neto —dono da empresa VaideBet— e Aislla Rocha.

A Promotoria aponta “a inexistência de elementos que demonstrem que os valores das operações suspeitas indicadas são provenientes de infração penal”. A manifestação acontece após o término do prazo determinado pela juíza Andréa Calado da Cruz, da primeira instância do Tribunal de Justiça de Pernambuco, para o Ministério Público decidir se denunciaria ou não parte dos investigados.

Gusttavo Lima foi indiciado por supostas lavagem de dinheiro e organização criminosa pela Polícia Civil. A polícia diz que o cantor comercializou, por meio de uma empresa sua, um avião para a Esportes da Sorte, que posteriormente foi devolvido sob a justificativa de um defeito na turbina. A mesma aeronave foi vendida depois aos proprietários da VaideBet.

“A realização desses negócios, todos documentados e com as respectivas movimentações bancárias registradas, a toda evidência, não demonstram a prática de crimes de lavagem de dinheiro pelo investigado Nivaldo Batista Lima [nome do cantor]”, diz o parecer.

Ainda sobre o cantor, os promotores dizem que o pedido de arquivamento acontece “ante a ausência de elementos que demonstrem: ocultação ou dissimulação de valores e/ou bens; o dolo, consistente no prévio conhecimento de que os valores pagos pelo investigado Darwin Henrique da Silva Filho [CEO da Esportes da Sorte] para aquisição da aeronave eram provenientes da infração penal; e o especial fim de agir, qual seja, o propósito de ocultar ou dissimular a utilização dos ativos”.

O Ministério Público diz que o pedido de arquivamento também acontece “em razão da absoluta inexistência de correlação dessas movimentações com o investigado Darwin Henrique da Silva Filho , possível contraventor do jogo do bicho, e suas empresas”. O parecer também cita a legalização de apostas esportivas online e diz que os supostos crimes que têm os jogos promovidos pela Esportes da Sorte como antecedentes devem ser arquivados “por falta de justa causa”.

Os promotores também reafirmaram a posição de envio da parte da investigação sobre o casal Rocha e Gusttavo Lima para o Ministério Público da Paraíba, conforme a Promotoria já tinha sugerido em duas ocasiões anteriores. O pleito não foi acatado pela juíza Andréa Calado da Cruz.

Clique aqui e confira a íntegra da matéria com fotos na Folha.

 

Continue Lendo

Paraíba

Construção de novas creches e aquisição de ônibus escolares em Cabedelo são pleiteadas no FNDE, em Brasília

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O prefeito eleito de Cabedelo, André Coutinho (Avante), viajou à Brasília nesta segunda-feira (25/11) para pleitear ações e buscar investimentos à área da Educação da cidade portuária.

Por meio de articulação com o deputado federal Mersinho Lucena, participaram de reunião no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) com o objetivo de viabilizar a construção da creche no bairro de Camboinha, além de uma escola de tempo integral no bairro de Camalaú, repasse para finalizar a construção da Creche Padrão Sthephane Palhano, e aquisição de novos ônibus escolares.

“Comprometido em continuar a transformação na nossa cidade, estarei lutando em busca de realizar os sonhos dos cabedelenses, levando sempre o nome de nossa cidade à Capital Federal, para ampliar as melhorias futuras”, destacou André em publicação nas redes sociais.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Parente de vítima se revolta e oferece recompensa de US$ 1000 para quem localizar pediatra foragido

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O caso pediatra Fernando Cunha Lima, apontado como responsável por diversos abusos sexuais em consultório contra crianças que eram suas próprias pacientes e que está foragido há 20 (vinte) dias, ganhou um novo capítulo nesta semana.

A revolta do parente de uma das vítimas contra a impunidade ainda registrada junto ao maníaco sexual fez com que ele anunciasse o pagamento de uma recompensa  no valor de US$ 1.000,00 (mil dólares) para quem localizar o pediatra foragido.

O anúncio foi feito pelas redes sociais oficiais do professor universitário Felipe Pontes, um dos primeiros a tornar pública a identidade do pediatra abusador de menores.

Fernando Cunha Lima não pode passar o final do ano como se fosse um cidadão de bem. Ele precisa estar enjaulado, como o animal perigoso e desprovido de respeito que ele é!“, disse Felipe Pontes.

Segundo Felipe, o pagamento da recompensa deve ser um prêmio para uma ação eficaz que, realmente, colabore para a prisão do pediatra e, portanto, algumas regras precisam ser seguidas pela pessoa interessada, conforme mostra a lista a seguir:

“1) Identifique onde o criminoso está escondido.
2) Leve a polícia até o local e registre uma foto dele algemado dentro da viatura policial.
3) A recompensa será paga via PIX, convertida para R$ com base na cotação do dólar no dia da prisão, após a chegada do criminoso à delegacia.

Para garantir o pagamento
– Avise com antecedência para qual delegacia ele será encaminhado.
– Envie uma foto adicional comprovando a chegada dele na delegacia.
– Certifique-se de acompanhar até a delegacia para evitar fugas. Não confie em ninguém. Ele é ardiloso.
– O pagamento será feito somente após a confirmação prisão pela polícia.
– Recompensa válida para a primeira pessoa que conseguir cumprir com todos os requisitos e me informar aqui no Instagram por mensagem

Clique aqui e leia mais sobre o caso.

Confira postagem:

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Felipe Pontes (@felipepontespb)

Continue Lendo