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Produtores da região de Itabaiana ganham unidade para produção integrada de amendoim

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O Vale do Paraíba, na região da Itabaiana, ganhou uma Unidade de Referência Tecnológica (URT) para a produção integrada de amendoim (PIAmendoim), por meio de parceria entre o Governo do Estado, através da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer, vinculada à Sedap), com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Agrário (Mapa) e Embrapa, com apoio do Conselho Nacional de CNPq e produtores.

O cultivo é feito utilizando o sistema de irrigação por aspersão. A PIAmendoim se caracteriza pela aplicação de boas práticas em todas as etapas da produção, colheita e pós-colheita do cultivo de amendoim. A URT utiliza sementes da cultivar da Embrapa, Amendoim BR-1 e foi instalada no fim de outubro deste ano, no município de São Félix, sob irrigação por aspersão.  Na região, os agricultores têm muito interesse na produção de amendoim, surgindo daí a necessidade da implantação de uma unidade para a produção da cultura. A previsão é de que sejam colhidas duas toneladas de sementes em apenas um hectare.

A Unidade de Referência Tecnológica segue norma técnica específica para a produção integrada do amendoim do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Agrário, publicada no Diário Oficial da União nº 218, de 14 de novembro de 2016 e, na área, tem o acompanhamento do extensionista rural da Empaer em Salgado de São Felix, José Wilson e pela Embrapa, os pesquisadores Tarcísio Marcos Gomes Gondim e Raul Porfírio de Almeida.

Segundo o gerente regional da Empaer em Itabaiana, Paulo Emílio de Sousa, cerca de 200 famílias agricultoras cultivam amendoim naquela região com orientação técnica, desde o preparo do solo até a comercialização. Entre outras ações, “contam com seleção de sementes, combate às pragas e doenças com manejo integrado e defensivos naturais”, explicou.

No Vale do Paraíba, a área cultivada com amendoim, no ano passado, foi de mais de 500 hectares de terra e uma produção de cera de 400 mil quilos. O período de plantio acontece entre os meses de março e abril e a colheita em julho e agosto. Após o beneficiamento, que é feito em pequenas agroindústrias de Itabaiana, o amendoim é comercializado na Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Há uma variação de preços do quilo entre R$ 2,50 a R$ 4,00 do amendoim em casca. Sendo descascado, chega o valor do produto atinge até 200%.
Os maiores produtores de amendoim na região são Itabaiana, Mogeiro, Juripiranga, Pedras de Fogo, Pilar, Salgado de São Félix, São José dos Ramos e São Miguel de Taipu, todos jurisdicionados pela região administrativa da Emater de Itabaiana.

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Fiscalização do Procon-JP autua lojas do comércio da Capital por descumprimento à legislação

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Redação do Portal da Capital

As principal irregularidade encontrada pela fiscalização do Procon-JP foi a adesão do estabelecimento ao Black Friday indicando promoções por toda loja, mas os fiscais não encontraram os produtos com preço promocionais. “Isso ocorreu em duas lojas e uma, inclusive, só oferecia parcelamento no cartão do estabelecimento, mesmo tendo anunciado promoções para a megapromoção”, esclarece o secretário de Proteção e Defesa do Consumidor de João Pessoa, Rougger Guerra.

De acordo com a legislação, as lojas são obrigadas a fornecer, ao consumidor, informações sobre os preços dos produtos praticados dias antes da Black Friday. Outras irregularidades foram a ausência da relação dos produtos em promoção e da falta de publicização do preço normal e do com desconto.

Operação conjunta – A Operação Black Friday é uma ação que conta com a participação do Procon-JP, Ministério Público Estadual (MPPB), Procon-PB e procons da Região Metropolitana da Capital. A inspeção conjunta já ocorre há três anos.

O titular do Procon-JP salienta que, quando se trata de grandes promoções, a fiscalização do Procon-JP fica atenta a irregularidades como publicidade enganosa ou abusiva e a chamada ‘maquiagem’ nos preços, que é quando o produto tem o preço majorado antes da data prevista para a promoção e ‘rebaixado’ durante o dia anunciado para o grande desconto.

Penalidades – Os estabelecimentos comerciais que foram flagrados praticando as irregularidades terão 10 dias para procederem a defesa perante o Procon-JP, como prevê o Código de Defesa do Consumidor (CDC) e outras legislações específicas, que também apontam sanções como multas e, dependendo da infração e reincidências, até à suspensão temporária dos serviços.

Canais de atendimentos do Procon-JP

Sede: Avenida Pedro I, nº 473, Tambiá;

Recepção: 3213-4702;

Procon-JP na sua mão: 9 8665-0179;

WhatsApp Transporte público: 9 8873-9976;

Instragram: @procon-jp;

Site: procon.joaopessoa.pb.gov.br;

Procon-JP Digital: totens instalados nos Shoppings Mangabeira, Manaíra, Tambiá e Parahyba Mall.

Confira imagens:

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Em superprodução para o Natal, o Boticário dá luz ao cuidado familiar como uma jornada natural

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Redação do Portal da Capital

O Boticário, eleita a melhor marca para presentear no Natal*, convoca uma reflexão sobre o cuidado com as pessoas amadas como uma jornada natural da vida, em nova campanha de Natal. Intitulada “Casa de Vidro”, a maior produção de audiovisual da história da marca, retrata a realidade de diversas famílias brasileiras: as tensões e os desafios da inversão de papéis no núcleo familiar. No novo filme, a marca aborda – de maneira emocional e sensível – o momento em que os filhos assumem o cuidado dos pais, ressaltando que o cuidado pode ser um lugar de fortalecimento do amor, apesar das dificuldades.

Com uma narrativa capaz de gerar identificação, o filme da campanha conta a história de uma família que se reúne para a ceia de Natal e, no momento à mesa, conflitos entre duas irmãs, que dividem os cuidados da mãe, vêm à tona. Por meio da metáfora que dá nome ao filme, a casa de vidro se fragiliza através de rachaduras conforme a discussão cresce. O pico de tensão dá espaço a um flashback da juventude das personagens, que se reconectam por meio do afeto e de boas lembranças de acolhimento. É do amor que elas têm uma pela outra que vem a reconciliação e a promessa de estarem sempre juntas, reconhecendo o valor da união e do cuidado por quem sempre cuidou delas: a mãe.

Uma das premissas do Boticário para as campanhas de datas comemorativas é dar luz a uma verdade social que permeia a realidade de famílias brasileiras. E, para isso, a marca se debruça em pesquisas, social listening e entrevistas para encontrar tensões culturais e dores inexploradas que possam retratar em campanhas e promover mobilização. “Neste ano, identificamos a pressão e os desafios dessa fase em que os filhos se tornam cuidadores dos pais e enxergamos a oportunidade de retratar essa realidade trazendo para nossa lente de amor, com objetivo de provocar os membros da família a enxergarem esse momento como uma oportunidade de ressignificar o cuidado como uma jornada natural da vida, em que colocamos em prática o amor que recebemos ao longo dela“, explica Marcela de Masi, diretora-executiva de Branding e Comunicação do Grupo Boticário.

A campanha também busca reconhecer o papel do cuidador, como forma de valorizar esse momento que, por mais desafiador que seja, reflete a forma de retribuir todo o amor à pessoa que sempre cuidou da família. A “Casa de Vidro”, que já nasceu como a maior produção da marca, é uma criação da AlmapBBDO, agência responsável pela concepção do conceito criativo da campanha, em parceria com a marca, e produzida pela MyMama Entertainment. Foram mais de 6 meses de aprofundamento, e discussões para se chegar ao tema e ao tom a ser abordado, além de escuta ativa para identificar os assuntos latentes e de interesse, para só então chegar à etapa criativa e de concepção do audiovisual. O formato escolhido para a peça da campanha foi um curta-metragem de grande produção com mais de 4 minutos, que teve como estratégia aproximar a linguagem publicitária do cinema, explorando mais a profundidade nas falas e discussões, dando assim ainda mais força à execução criativa e, consequentemente, ao potencial de engajamento.

A trilha sonora conta com trecho da música You Learn, da Alanis Morissette, escolha intencional para uma conexão emocional de grande parte da audiência, os millennials, que viveram o lançamento da música no auge da carreira da cantora na década de 90. Além disso, a faixa etária é a que enfrenta mais de perto os desafios dos pais se tornando idosos, sendo a maior fatia da população vivenciando esse momento que pode se identificar com o tema abordado. A voz feminina embalando o filme potencializa ainda mais o lugar de acolhimento e as situações representadas pelas personagens do filme, enriquecendo a mensagem.

O curta-metragem terá estreia no dia 25 de novembro nas plataformas sociais da marca, seguido de uma estratégia de reverberação 360° com veiculação da versão de 60 segundos em horário nobre na TV aberta e nova ação em TV paga, com o tema sendo pauta de episódio do programa Saia Justa, onde a Eliana e as apresentadoras trarão o tema com muita sensibilidade para a roda de conversa, com suas vivências reais, reconhecendo o amor e esforço de cuidadores, e intervalo estendido na programação para exibição da versão do filme na íntegra. No digital, conteúdos com histórias reais e experiências pessoais, aproximando ainda mais o tema das diferentes audiências, serão produzidos por creators parceiros da marca, que complementam a reverberação da campanha.

O filme idealizado para a campanha de Natal de 2024 do Boticário, o tema e todas as ativações relacionadas reforçam a construção que a marca vem trabalhando em datas comemorativas. “Mais uma vez, tivemos a oportunidade de tocar em temas fundamentais para a sociedade que são pouco abordados no nosso cotidiano – um privilégio fazer isso ao lado de uma marca como O Boticário, que vem, de forma consistente, elevando o padrão de produção e o impacto de suas campanhas”, comenta Marco Giannelli, CCO da AlmapBBDO.

A grandiosidade do momento da marca, começando pelo lançamento do filme de campanha de Natal, pode ser traduzida pelos números que toda a produção cinematográfica levanta: foram 250 pessoas envolvidas na captação; 50 horas de duração das gravações; e 9 semanas para a concepção da ideia até a finalização do curta-metragem. O vidro e a madeira utilizados para representar o conceito da “Casa de Vidro” ganharam destinos com propósito, sendo parte direcionados para reciclagem e outra parte doada para a reconstrução de residências de comunidades em São Paulo e também para uso na construção do carnaval de uma escola de samba da mesma cidade.

*Entre marcas de fragrâncias, beleza e cosméticos.

Ficha Técnica
Agência: AlmapBBDO

Anunciante: O Boticário

Título: Casa de Vidro

Produto: Natal 2024

Presidente e CEO: Filipe Bartholomeu.

CCOs: Luiz Sanches e Perni.

Diretores Executivos de Criação: Fernando Duarte e Henrique Del Lama.

Diretor de Criação: Philippe Degen.

Criação: Beatriz Fiori, Pedro Hefs e Yasmin Oliveira.

Produção Audiovisual: Diego Villas Boas, Juliana Henriques, Giuliano Springuetti

Atendimento: Camilla Massari, Andressa Duo, Bruna Defelippe, Vivianne Santos, Thais Guarlotti, Júlia Vasconcelos e José Henrique Pereira.

CSO: João Gabriel Fernandes.

Planejamento: Tiago Tateyama, Daniela Ferrari, Júlia Martins, Maria Eduarda Menezes, Giovanna Schiavon, Nubia Yoshiura e João Calasans.

CDMO: Rafaela Alves.

Mídia: Rafaela Alves, Mariana Areia, Suellen Kiss, Steffany Ribeiro, Camila Lopes, Patrick Novais, Larissa Alves e Leticia Cavalcante.

RTV: Diego Villas Boas, Juliana Henriques e Giuliano Springhetti

Aprovação Cliente: Renata Gomide, Marcela de Masi, Carolina Impelizieri Carrasco, Giovana Orlandeli, Ligia Monteiro, Mariana Fiordelice, Izabella Franceschi, Bibiana Padula, Mayara Salgueiro, Maryana Real e Orru e Rafaela Lopes

PRODUTORA DE IMAGEM: MyMama Entertainment
Direção: Kid Burro
Assistente Criativo: Luigi Madormo
Direção 2ª unidades (kits): Ana Valente
Produtores: André Pinho, Mayra Faour Auad e Gabrielle Auad
Produtos Executivos: Pati Caldas, Mafe Cicaroni e João da Terra
Atendimento: Silvia Neri e Maribê
Atendimento Jr: Rafael de Paula
Assistente de Atendimento: Tabata Viana
Assistentes de Coordenação: Paulo Marco, Juci Santos e Victoria Mazzia
1° Assistente de Direção: Juliana Pellegrino
2° Assistentes de Direção: Beatriz Masselli Oioli e Filipe Cstejón Felix
Continuista: Ana Carolina Martins Alho
Diretor de Fotografia: Bibi Bianchini
1° Assistentes de Câmera: Patricia Romero e Mauro Angelo Imperatrice
2° Assistente de Câmera: Camila Morales Maffia
Diretora de Fotografia 2ª Unidade (Kits): Dariely Belke
1° Assistente de Câmera 2ª Unidade (Kits): Elisa Manuella Ratts
2° Assistente de Câmera 2ª Unidade (Kits): Camila Rodrigues Yano
Vídeo assist: Waldemar Teixeira
Video assist 2ª Unidade (Kits): Luiz Fernando Zamin
Logger: Felipe Delgado e Vanessa Alves
Diretor (a) de Fotogafia (Filme Convenção): Lícia Arosteguy
1° Assistentes de Câmera (Filme Convenção): Bruna Moraes de Araújo
2° Assistentes de Câmera (Filme Convenção): Beatriz Dos Reis Moura
Vídeo Assist (Filme Convenção): Andressa Pimentel
Logger (Filme Convenção): Fezão Barbieri
Operador de MOVI: Daniel Augusto Torquato de Santi
Steadycam: Mariana Porto
Gaffer: Rodolfo Alonso de Melo
1° Assistente de Elétrica: Michel Aparecido Sant Ana de Oliveira e Vinícius Prado Fasciolo
2° Assistentes de Elétrica: Wender Oliveira da Silva, Giovanni Gomes Araújo, Moacir Monteiro Filho, Denis Fabri, Igor Fernandes de Carvalho, Hudson Monteiro de lima Dantas, Daniel Rodrigues Araujo, Maurício Garbim, José Jackson Martins da Silva, Rodrigo Dias e Denis Manoel
Chefe de Máquinária: Rodrigo Augusto de Melo
1° Assistentes de Maquinária: Bolt, Alvaro Bispo e Orlando
2° Assistentes de Maquinária: Leo Ribeiro, Ratão, Maryse Alves Silveira, Duddy, Igor Marambaia, Zina, Cristiano Tertuliano, Lucas Gurgita, Diogo da Silva Capella, Ricardo Galdino Canutti e Fabio Bigode
Técnico de som direto: Samuel Braga
Ass. Som Direto: Emerson Rigoni
Diretora de Produção: Gisela Takara
Produtor: Nicolas Vasquez
1° Assistentes de Produção: Ana Caroline Novaes e Erlon Sousa
Direção de Arte: Vicente Saldanha
Produtor de Arte: Paulo Puerta
Assistentes de arte: Gabriella Abreu Olivo
Produtor de Objetos: Sergio Heineck
Assistente Objeto: Lina Monteiro
Contraregra: Rodrigo Silva
Efeitista: Julio Aires Sobrinho
Culinarista: Neka
Produtores de Elenco: Alice Wolfenson e Neto Avena
Preparadora de Elenco: Iléa Ferraz
Elenco: Ana Elisa Mattos, Stephanie Lourenço, Malu Bierrenbach, Hugo Torrens, Paulo Amaral, André Garcia, Salete Fracarolli, Erica Letang Elias, João Miguel Libarino, Júlia Turati, Laura Bicudo e Luisa Bertoli
Figurinista: Nina Guimarães
Assistentes de Figurino: Isadora Binotti, Kim Helena e Natassia Gulusian
Camareiras: Cheila Roque e Girley Andrade
Make & Hair: Simone de Souza
Assistentes de Make & Hair: Gleice Diana, Tatiana Sanches Manfrin, Aline Pinto dos Santos e Silvana Reis
Manicure: Claudia Regina Correia
Pós Produção: Nash
VFX Supervisor: Cirilo Bonazzi
Producer: Flavia Gannam
VFX Artists: Alice Villela, Andre Neumann, Caique Veloso, Cirilo Bonazzi, Diogo Castro, Luiz Fernando Tavares Alves, Rafael Assoni, Rafael Jimenez, Renata Prado
3D Diretor Técnico: Guilherme Casagrandi
VFX Producer: Claudio Colângello
VFX Lead: Raul Rodrigues
Artistas de Efeitos 3D: ⁠Guilherme Bermud, ⁠Luiz Reis, ⁠Marco Antônio dos Santos, ⁠Bruno Merli
Conform: Gabriel Bittencourt
Color Grading: Clandestino
Coloristas: Alexandre Cristófaro e João Paulo Geraldo
Conform: Luiza Freire
Atendimento: Elciane Magda
Coordenador de Pós Produção (MyMama): Fezão Barbieri
Editora: Carol Leone
Finalizadores: Diogo Beber e Raphael Tarso
Assistente de finalização: Vitor Torres
Assistentes de set: Marcelo Takara,Edson Ferreira (Rodela), Alexandre Da Rosa, João Paulo dos Santos, Pedro Takara, Marcio Garcia, Sandro de Melo Silva
Motoristas: Almir de Sousa, Santos, Alexandre Penkal, Gesiel Carvalho, Joelson Falvio,Portuga, Adaias dos Santos, Barba, Esdras de Lima, William Silva, Edson Rodrigues, Aparecido Vitalino, Edilania Rodrigues, Adolfo de Gouveia, Delley, Marcos Pereira, Duda, Osmar Alonso, Marisvaldo Souza, JOB Transportes (Tarcisio) e Adelvan Barbosa
Seguranças: Alex Sandro Tomaz Afonso, João Batista dos santos silva e Eneias Leite de Almeida
Bombeiros: Alexandra Silva Batista, José Carlos de Camargo, Renata ferraz das Chagas e Ana Carolina Guimarães
Set Sustentável: Piu

PRODUTORA DE SOM: SATELITE AUDIO
Direção Musical: Roberto Coelho, Kito Siqueira e Hurso Ambrifi
Atendimento: Fernanda Costa, Renata Schincariol, Daniel Chasin e Naren Nakamura
Produção Musical: Roberto Coelho, Hurso Ambrifi, Thiago Colli, Koitty, Alexandre Avicena, Pedro Pelotas e Aloizio Lows
Finalização: Carla Cornea, Vithor Moraes, Arthur Dossa, Esteban Romero e Andre Giannini
Coordenação de Produção: Camila Guedes, Letícia Oliveira, Bea Vieira e Mariana Tardelli

Sobre O Boticário
O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e marca primogênita do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem a maior rede franqueada** de Beleza e Bem-estar do Brasil com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e presença em 15 países. O Boticário conta com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais e está presente nos canais de loja, venda direta e e-commerce. Comprometida com as pessoas e o planeta, a marca possui o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla, além de fazer parte do movimento Diversa Beleza – um compromisso com a beleza livre de estereótipos – e não realizar testes em animais.
*Kantar, Worldpanel Division, LinkQ On-line, campo realizado durante o mês de dezembro de 2023. Total no Brasil: 9.079 lares. Marcas de Beleza são produtos como perfumaria, cuidados com a pele e maquiagem.
**Associação Brasileira de Franchising (ABF). Ranking das 50 maiores redes de franquias do Brasil por número de unidades de 2022.

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Pioneiro no Nordeste, Luzzco se consagra como novo espaço inovador para eventos corporativos

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Redação do Portal da Capital
A realização de eventos corporativos em espaços com experiências imersivas e lúdicas tem se mostrado uma estratégia eficaz para empresas que buscam engajar o público, fortalecer a cultura organizacional e destacar-se no mercado. Esses ambientes oferecem diversos benefícios que vão além das tradicionais reuniões de negócios ou palestras corporativas,  transformando encontros em experiências memoráveis e produtivas. Para além de um lugar onde as pessoas podem apreciar espetáculos imersivos, em João Pessoa, o Luzzco, pioneiro no Nordeste, também tem conquistado espaço como um local bastante procurado para realização de eventos para empresas ou projetos.
Ambientes imersivos e lúdicos, como o Luzzco, estimulam a participação ativa do público, tornando-os mais receptivos às mensagens e objetivos do evento. Foi o caso do “O Corretor do Futuro”, promovido pela H-Station e que reuniu mais de 300 corretores de imóveis. A experiência criou uma atmosfera criativa e inovadora para engajar os profissionais, que contaram com palestras interativas de grandes profissionais da área.  “O espaço atendeu nossas expectativas de maneira impecável. Além da capacidade ideal para o nosso público e do eficiente serviço de vallet, o Luzzco ofereceu o ambiente perfeito para abordar inovação, tecnologia e inteligência artificial”, lembrou Jayme Veríssimo, diretor da H-Station.
Para ele, ambientes imersivos e interativos facilitam a absorção e retenção de informações. A incorporação de elementos sensoriais torna o aprendizado mais eficaz, permitindo que os participantes assimilem conteúdos de forma mais natural e duradoura. “A experiência imersiva proporcionada pelo espaço tornou a palestra muito mais dinâmica e atrativa, superando as expectativas dos participantes e palestrantes”, destacou Jayme.
No Luzzco, a estrutura, de fato chama a atenção. O local conta com salas amplas decoráveis, corredores interativos, banheiros e um salão principal com mezanino. Para eventos privados, o local também destina um espaço para organização de buffet, e serviços de vallet também podem ser contratados. “Fazer um evento no Luzzco é entender que a marca vai estar atrelada à inovação, o que conta muito hoje. Foi-se o tempo dos espaços físicos e extremamente delimitados”, justifica Yan Aleksander, diretor de criação do Luzzco.
Espaços inovadores incentivam a criatividade, permitindo que os participantes pensem “fora da caixa”. Foi por esse motivo que a agência Cantaloupe realizou o curso“Friends of Tomorrow”. “O evento realizado pela nossa agência foi um marco de inovação, e precisávamos de um espaço que realmente transmitisse a essência do futurismo e da imersão em novas possibilidades. O Luzzco foi perfeito para essa proposta – ele trouxe exatamente o ambiente de inovação que buscávamos, com um clima de imersão em futuros possíveis”, disse Marina Sá. Para ela, o local também refletiu o sucesso do evento. “O pé direito alto, o formato retangular e as projeções mapeadas que envolvem o ambiente criam uma verdadeira imersão, transportando os participantes para um cenário que corresponde ao conteúdo do evento”, ressalta Marina.
O Luzzco já foi palco de eventos de diferentes naturezas, como o São João da Brahma – Todo Mundo no Maior São João do Mundo, o lançamento do Programa Conecta, da OAB Paraíba, Banco do Nordeste, Associação Paraibana das Engenheiras Agrônomas e Geocientistas, entre outros.
O Luzzco fica localizado na Rua Severino Garcia Galvão, 161, no Altiplano, em João Pessoa. Para mais informações sobre a reserva do local, basta acessar o Instagram @luzzco ou entrar em contato pelo WhatsApp (83) 92258-0015.

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