Em recente entrevista à impresa, o governador João Azevedo (PSB) anunciou uma economia mensal de R$ 3,7 milhões com o contrato de terceirização assinado com o Instituto Acqua para administração do Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, em substituição à Cruz Vermelha, envolvida em esquema de desvio de recursos públicos e corrupção, juntamente com ex-membros do Governo do Estado, como revelado nas investigações da Operação Calvário.
Apesar da economia, a sociedade paraibana se viu surpresa nos últimos dias, quando tiveram inícios rumores de que o secretário de Saúde do estado, Geraldo Medeiros, pretendia, mais uma vez, trocar de organização social. O contrato entre o Governo do Estado e o Instituto Áqua foi assinado em julho deste ano, com validade de seis meses.
Além dos rumores, informação da troca da organização social foi também confirmada e questionada pelo comunicador Emerson Machado. Em publicação no Instagram, Emerson questionou:
“Por que o secretário de saúde da PB quer tirar a Acqua do trauma ? A Acqua vem fazendo um trabalho melhor do que a Cruz Vermelha no Hospital de Trauma de João Pessoa, mas algo misterioso está por trás que estão tentado tirar a Acqua do comando do Trauma-JP”, publicou Emerson.
“Antes, a Cruz Vermelha recebia R$ 13 milhões mês. Hoje, a realidade é outra. Sem problema com macas, e outras pequeníssimas coisas que antes acontecia e hoje não acontece mais”. Mas, estranha às ligações criticando o Trauma e a Acqua. O que será que está por trás????”, completou.
Confira a publicação:
Trauma
O Hospital de Trauma de João Pessoa é um referencial na área de saúde em diversas especialidades, atendendo emergência e urgência, vítimas de trauma (acidentes e desastres), violência (física e sexual), queimadura e doenças clínicas em suas fases agudas (AVC e hemorragias digestivas). A equipe é composta por mais de dois mil profissionais, sendo 438 médicos, 365 enfermeiros e 354 técnicos de enfermagem.
São mais de 20 especialidades e possui 331 leitos, sendo 35 de UTI. Atende a população da Grande João Pessoa e municípios adjacentes, além de estados circunvizinhos. Em média, são realizados cerca de sete mil atendimentos mensais.
O RádioBlog tentou, sem sucesso, contato com o secretário de estado Geraldo Medeiros, e deixa aberto espaço para eventual manifestação.