Nos acompanhe

Negócios

Segurança pública e dirigentes de futebol debatem liberação de bebidas alcoólicas em estádios

Publicado

em

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou, nesta terça-feira (19), uma sessão especial para que representantes do Ministério Público da Paraíba (MPPB), da Polícia Militar (PM) e da Torcida Jovem do Botafogo pudessem conhecer e debater o Projeto de Lei (PL), da vereadora Raíssa Lacerda (PSD), que pretende autorizar o comércio  e consumo de bebidas alcoólicas de qualquer natureza, durante eventos esportivos nos estádios de futebol da Capital. A proposta tramita na Comissão de Constituição, Justiça, Redação e Legislação Participativa  (CCJ).

Além da vereadora Raíssa Lacerda, participaram das discussões o procurador de Justiça Valberto Lira, do MPPB; o tenente-coronel da PM Otávio José; o comandante do BOPE e representante do comandante geral da PM, coronel Euler; o major PM Cavalcanti, comandante da Companhia de Cavalaria da PM; o delegado da Polícia Civil Alberto do Egito, representando o Delegado Geral da Polícia Civil, Gualberto Isaías; o presidente e o diretor de marketing do Botafogo da Paraíba, Sérgio Meira e José Marinho de Souza, respectivamente; o deputado estadual Edmilson Soares (Podemos); o presidente do Auto Esporte da Paraíba, Helamã Nascimento; além do líder da Torcida Jovem Organizada do Belo, Betinho Lacerda.

Raíssa Lacerda ocupou a tribuna e informou, inicialmente, que esteve com o prefeito Luciano Cartaxo (PV) e com o chefe de Gabinete da Prefeito, Lucélio Cartaxo, quando solicitou o retorno do patrocínio da Gestão Municipal ao Botafogo da Paraíba. Sobre o projeto, a vereadora destacou que, caso seja aprovado, os estádios de futebol e arenas esportivas na Cidade ficam autorizadas a comercializar bebidas alcoólicas. Ela esclareceu, entretanto, que o projeto deixa claro que menores de 18 anos não podem consumir bebidas alcoólicas, nem os pais e responsáveis podem facilitar que os menores tenham acesso ao consumo de qualquer tipo de bebida alcoólica.

O líder da Torcida Jovem do Belo, Betinho Lacerda, defendeu a regulamentação da legislação e pediu o apoio de todos os órgãos de segurança e de fiscalização para que a iniciativa seja aplicada. Betinho disse não entender como é que em outros locais a bebida alcoólica é liberada para o consumo, mas nos estádios de futebol da Capital a venda não é permitida. De acordo com ele, o consumo de bebida alcoólica pelos torcedores em campos de futebol não pode ser associado à violência. “As pessoas bebem nos bares, restaurantes, em casa e fora dos estádios, só não podem beber no interior dos estádios”, ressaltou.

Operadores de segurança pública opinam sobre o tema

Da tribuna da Casa, o tenente-coronel Otávio José deixou bem claro que a Polícia Militar vai cumprir com a determinação do Estatuto do Torcedor e da legislação vigente, “que proíbem o comércio e o consumo de bebidas alcoólicas no interior dos estádios de futebol da Paraíba”. O militar informou ainda que, como presidente da Comissão de Vistoria dos Estádios, realiza fiscalizações em todos os estádios da Paraíba e, até hoje, não identificou nenhum caso de comércio e consumo de bebidas alcoólicas nesses locais.

Segundo ele, mesmo com a aprovação do projeto em âmbito municipal ou estadual, a PM vai continuar garantindo a ordem e a segurança interna e externa dos estádios de futebol. O comandante do BOPE lembrou que, desde 2011, com a vigência da legislação que desautoriza a venda desses produtos nas arenas de futebol do Estado, nenhum caso grave de violência ou conflito foi registrado nos laudos de segurança. Na ocasião, o tenente-coronel cobrou um cadastramento de todos os torcedores das torcidas organizadas para que possam ser identificados.

Por sua vez, o procurador de Justiça Valberto Lira avisou que vai ajuizar uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) contra Lei Municipal ou Estadual que autorize o comércio e consumo de bebidas alcoólicas nos estádios de futebol. Valberto Lira lembrou que, em 2011, ficou proibido o consumo e a venda de bebidas alcoólicas em estádios de futebol do País, por meio de um termo assinado entre a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e o Conselho Nacional de Procuradores de Justiça do Brasil.

Segundo o procurador, a partir dessa determinação houve uma diminuição considerável de atos de vandalismo e violência, entre as  torcidas, nos campos de futebol brasileiros. Valberto Lira revelou ainda que esteve em Brasília e tomou conhecimento, através do ministro da Justiça Sérgio Moro, que algumas providências enérgicas serão tomadas para combater a violência em campos de futebol do Brasil e punir os agressores.

Dirigentes de Futebol defendem a regulamentação da Lei

O presidente do Botafogo, Sérgio Meira, acredita que as autoridades e órgãos de fiscalização vão compreender a importância da liberação da venda e do consumo de bebidas alcoólicas nos estádios paraibanos. O dirigente do Tricolor da Maravilha do Contorno avaliou que os grandes eventos de entretenimento, a exemplo de shows musicais e festas badaladas que comercializam o produto, não são diferentes de uma partida de futebol profissional. “Agora, é preciso que cada uma tenha consciência de seus atos, beba moderadamente e não use a bebida como justificativa para praticar violência”, declarou Sérgio.

O vice-presidente de marketing do Belo, José Marinho, justificou que a liberação do comércio de bebidas nos estádios de futebol do Estado vai aquecer as finanças do Clube e despertar o interesse de patrocinadores em investir no time. Ele argumentou que a bebida alcoólica deveria ser liberada nos campos futebolísticos, uma vez que já é consumida em bares, restaurantes, casas de shows, entre outros estabelecimentos comerciais. “O estádio é um lugar de comemoração, de festa, no qual os torcedores se confraternizam por causa do futebol”, acrescentou.

Por sua vez, o presidente do Auto Esporte, Helamã Nascimento, também defendeu a regulamentação da lei. O dirigente do Alvirrubro comentou que o assunto precisa de uma solução rápida, e que o comércio de bebidas nos estádios sendo legalizado vai gerar emprego, renda e melhorar as finanças dos clubes de futebol. Ele cobrou, porém, que o consumo seja feito com moderação, que os fornecedores do produto emitam notas fiscais, tenham respaldo com a questão tributária, e que os clubes que forem beneficiados atuem com transparência.

Continue Lendo

Negócios

Cíntia Chagas apresenta a palestra “Oratória da Elegância” no Teatro Pedra do Reino

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A educadora, comunicadora e influenciadora estará em João Pessoa na terça (26) de novembro

Cíntia Chagas, reconhecida como uma das professoras de português mais influentes do Brasil, estará em João Pessoa nesta terça-feira, 26 de novembro. Com quase 7 milhões de seguidores no Instagram, ela promete encantar o público no Teatro Pedra do Reino, às 19h30, com a palestra “Oratória da Elegância”. O evento aborda os elementos essenciais para uma comunicação refinada e impactante. Garanta já o seu ingresso no Sympla, com preços a partir de R$ 99,00.

Especialista em comunicação, Cíntia Chagas é reconhecida por sua irreverência ao abordar temas cotidianos com humor e profundidade. Combinando elegância e sofisticação a um humor ácido e inteligente, a palestrante revelará segredos para evitar gafes e utilizar a comunicação como uma poderosa ferramenta de sucesso pessoal e profissional.

Segundo o CEO do Clubjob Coworking, Daniel Pessoa, “somos o maior ecossistema de profissionais e empresas da Paraíba, reunindo centenas de talentos em um só lugar. Por isso, trazer a palestra de Cíntia Chagas para João Pessoa é uma oportunidade enriquecedora, conectando ainda mais nossos membros a conteúdos valiosos e promovendo o desenvolvimento pessoal e profissional de todos”.

Sobre Cíntia Chagas
Cíntia Chagas é professora, comunicadora e autora dos livros “Sou Péssimo em Português” e “Um Relacionamento sem Erros de Português”, frequentemente entre os mais vendidos, refletindo seu sucesso e a relevância de seu trabalho na área de educação e comunicação. Conhecida por suas apresentações irreverentes e bem-humoradas, Cíntia acumula milhões de seguidores e já atuou como articulista da revista Forbes, levando seu conhecimento em palestras e cursos por todo o Brasil.

Cíntia Chagas | Oratória da Elegância | Data, horário e onde
Terça-feira (26) de novembro, às 19h30
Teatro Pedra do Reino – Rod. PB-008, Km 5, s/n – Pólo Turístico Cabo Branco
Ingressos a partir de R$ 99,00
Vendas online: https://www.sympla.com.br/cintia-chagas—oratoria-da-elegancia__2558301?d=Icaro
Informações: (83) 96000-0000

Continue Lendo

Negócios

Campus Festival terá shows de Maneva, Paralamas do Sucesso, Seu Jorge e vasta programação cultural

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Campus Festival 2024, realizado este ano na Estação Ciência, é um dos maiores eventos multiculturais da região, reunindo uma programação diversificada que inclui shows musicais, palestras, oficinas, exposições, espetáculos, gastronomia e artesanato. Com foco em educação, tecnologia, meio ambiente e empreendedorismo, o festival busca promover o crescimento pessoal e profissional dos participantes, oferecendo uma experiência enriquecedora e inovadora para todos os públicos.

A programação musical desta edição será marcada por uma verdadeira mistura de ritmos e sonoridades, com mais de 10 horas de música ao vivo. No dia 7 de dezembro, o Campus Music contará com grandes nomes da música brasileira, como Seu Jorge, Os Paralamas do Sucesso, Maneva, KVSH e Rooftime no Palco Claro, garantindo momentos inesquecíveis para os amantes da música.

Além disso, os outros palcos do festival também trarão muita diversidade musical. No Parahyba Stage, o público poderá curtir apresentações de MeioFree, Gatunas, Macumbia e Recwave, que representam a música regional com muita força. Para quem gosta de música eletrônica, o Palco ElectricTower trará nomes como Maca, Kevin Luke, Kalina, Gaabio, Leko e Benévolo, garantindo a festa com os melhores beats.
De acordo com Will Fonseca, fundador do Campus Festival, o evento vai muito além da música. “Todos os anos montamos um lineup com bandas de peso que se apresentam no sábado, dia de encerramento do festival. Esse dia dedicado todo a música, demos o nome de Campus Music.”

O festival também se destaca por suas iniciativas voltadas para o aprendizado e a inovação, como o Campus Academy, que esse ano terá um Hackathon sobre mudanças climáticas. De 4 a 6 de dezembro, jovens terão a oportunidade de se conectar com o universo empreendedor e desenvolver habilidades para resolver problemas reais, tudo com acesso gratuito. Paralelamente, o Campus Talks trará debates sobre inovação e oportunidades no mundo dos negócios, com palestrantes renomados como Adriana Barbosa, Val Donato e Fany Miranda, no dia 4 de dezembro.

Os criadores de conteúdo também encontrarão seu espaço no Campus Creators, que ocorre no dia 5 de dezembro, reunindo influenciadores e especialistas do mundo digital para discutir novas abordagens e tendências na produção de conteúdo. Entre os palestrantes confirmados estão Alê Oliveira, Geyson Palitot, Isis Oliveira e Alan Smith que compartilharão suas experiências e insights sobre o universo das redes sociais. Por outro lado, o Campus Comedy, programado para o dia 6 de dezembro, trará risadas com comediantes locais como Swami Marques e Linnyke Alves, proporcionando momentos de leveza e descontração.

O Campus Festival 2024 é uma realização da Pomar em parceria com a Luz Criações e se apresenta como um espaço dedicado à cena cultural da Paraíba, convidando todos a vivenciarem uma jornada de aprendizado, inovação e entretenimento. Sobre o festival, Claudia Araujo, Diretora da Pomar, ressalta: “Temos muito orgulho do Campus Festival. É um evento que vai além do entretenimento; ele celebra e preserva a rica cultura paraibana e transformadora para o público, conectando pessoas e ideias e valorizando as raízes culturais da nossa terra.”

Além das atrações culturais, o Campus Festival contará com um espaço gastronômico que celebra a culinária local, com a participação de renomados restaurantes. O evento também estará comprometido com ações de responsabilidade social, como a promoção da sustentabilidade, inclusão e acessibilidade.

Confira uma prévia da programação geral:

04/12 à 06/12
Campus Arts:

18h00 às 22h00: Campus Break Battle – B-Boy Perninha (Lucas Machado) Breaking Athlete. Competição de breakdance com premiação.
20h00 às 22h00: Música Regional – Seletiva de bandas regionais

05/12 Workshop Literário
15h00 às 18h00: Oficina de Leitura em voz alta.
18h00 às 19h00: Sarau poético

04/12 (quarta-feira)
Campus Talks:

16h00 – Mesa redonda – “O novo cenário da produção de conteúdo: a construção de vínculos com criadores e marcas” Debatedores: Val Donato, Fernanda Gonçalves e José Maria Mendes.
17h00 – Mesa redonda – “Empreendedorismo Afrocentrado” Debatedores: Adriana Barbosa e Fany Miranda.

05/12 (quinta-feira)
Campus Creators:

15h00 – Mesa redonda – “Parcerias: como conquistar e manter parcerias de sucesso” Debatedores: Geyson Palitot.
16h00 – Mesa redonda – “Pós-viral: Estratégias para manter a relevância pós conteúdo viralizado” Debatedor: Isis Oliveira.
17h00 – Mesa redonda – “O começo: Desafios para construção de uma comunidade” Debatedor: Alê Oliveira e Alan Smith.

06/12 (sexta-feira)
Campus Comedy:

20h00 às 22h00: Standup Comedy com Swami Marques e Linnyke Alves.

07/12 (sábado)
Campus Music:

Palco Claro: das 17h00 às 04h00
Maneva, Paralamas do Sucesso, Seu Jorge, Rooftime e KVSH.

Palco Parahyba Stage:
Macumbia, Recwave, Gatunas e Pedro Faissal & O Meiofree.

Palco EletricTower:
Maca, Kevin Luke, Kalina, Gaabio, Leko e Benévolo.

Para garantir sua participação no Campus Music 2024, adquira seus ingressos online pelo site www.campusfestival.com.br ou em pontos físicos nas unidades das Lojas Furtacor. Não deixe para depois: os ingressos estão voando! Venha vivenciar uma experiência imperdível repleta de música, aprendizado e cultura vibrante. Garanta seu lugar nessa festa incrível, esperamos você lá!

SERVIÇO
Campus Festival 2024
Data: 4 a 7 de dezembro de 2024
Local: Estação Ciência – Avenida João Cirillo da Silva, Altiplano Cabo Branco, João Pessoa – PB

Continue Lendo

Negócios

Uma das maiores bandas de rock do mundo, Dire Straits Legacy retorna ao Brasil e se apresenta em JP

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Formada por integrantes de diferentes fases da carreira da banda britânica, a DIRE STRAITS LEGACY está em permanente evolução.

Após bem sucedida turnê pelo Brasil, a banda DIRE STRAITS LEGACY volta ao país com a For You South America Tour 2024. Formada por músicos que fizeram parte de diferentes fases da carreira do Dire Straits, a banda apresenta um show único e emocional que revive a inesquecível e mágica atmosfera da icônica banda britânica.

“Money for Nothing”, “So Far Away”, “Sultans of Swing”, “Walk of Life”, “Romeo and Juliet” e muitas outras canções memoráveis interpretadas ao vivo por Alan Clark (teclados), Phil Palmer (guitarra), Mel Collins (sax), Marco Caviglia (voz e guitarra), Danny Cummings (percussão e voz) e Steve Walters (baixo).

SERVIÇO:

QUANDO: 8 de dezembro

AONDE: CELEBRATION R. Orlando Falcone de Oliveira – Portal do Sol, João Pessoa – PB, 58046-528

VENDAS: blueticket.com.br/evento/36413?c=dire-stratits-joao-pessoa

Sobre Dire Straits Legacy

Formada por integrantes de diferentes fases da carreira da banda britânica, a DIRE STRAITS LEGACY está em permanente evolução e, além de manter viva a memória de canções atemporais, como “Romeo and Juliet”, “Sultans of Swing”, “Money for Nothing”, “Tunnel of Love”, “Walk of Life”, “When It Comes to You”, “You and Your Friend”, “On Every Street” e muitos outros hits, apresenta novas composições.

Alan Clark integrou o Dire Straits de 1980 a 1985 e participou de discos e turnês. Ao lado de Alan Clark estão Phil Palmer (direção musical/guitarra/voz), que trabalhou com Dire Straits de 1990 a 1992, o renomado saxofonista Mel Collins, membro do Dire Straits de 1983 a 1985, que tocou no famoso Alchemy Live Album e no EP Twisting By The Pool e o percussionista Danny Cummings que integrou o Dire Straits em 1990 e participou do álbum e turnê On Every Street.

O italiano Marco Caviglia (voz e guitarra), um apaixonado pela música de Dire Straits e de seu mentor musical Mark Knopfler, e o baixista britânico Steve Walters completam o time.Sobre os integrantes

Alan Clark (teclados)

Alan ingressou no Dire Straits em 1980, tornando-se seu primeiro e principal tecladista, e é conhecido como seu diretor musical não oficial. Além de trabalhar com a banda até sua dissolução, em 1995, ao lado de Mark Knopfler, co-produziu o último álbum da banda, On Every Street.

O músico tocou e gravou com uma longa lista de outros artistas, foi membro da banda de Eric Clapton e diretor musical de Tina Turner por vários anos. Mais recentemente, produziu com Phil Palmer o álbum de 3 Chord Trick do LEGACY.

Danny Cummings (percussão e voz)

Danny juntou-se ao Dire Straits como seu percussionista em 1990 e tocou no álbum On Every Street, assim como na turnê. Fora de Dire Straits, ele trabalhou com grandes artistas, incluindo Tina Turner, George Michael, Bryan Adams, Pino Daniele, e foi o baterista em Mark Knopfler durante vários anos.

Marco Caviglia (voz e guitarra)

Apaixonado pela música de Dire Straits e seu mentor musical Mark Knopfler, Marco, nascido em Roma, formou a banda Solid Rock em 1988 e em 1990 fez uma turnê com o lendário bluesman do Notting Hillbillies, Steve Phillips. Mas seu sonho era tocar com seus “heróis” do Dire Straits, e esse sonho se tornou realidade em 2010 a DS Legends, e agora novamente com a Dire Straits Legacy.

Mel Collins (sax)

Mel se juntou ao Dire Straits em 1982 e tocou no álbum e turnê Love Over Gold e no álbum Twisting by the Pool. Ele também tocou com uma diversos artistas e bandas, incluindo Stones, Camel, Eric Clapton, Joe Cocker, Tears for Fears. Mel é um dos membros da formação original do King Crimson.Phil Palmer (guitarra)

Phil ingressou no Dire Straits em 1990 e tocou no álbum On Every Street e na turnê mundial do mesmo álbum. Ele é um dos principais guitarristas do mundo, tendo tocado em mais de 450 álbuns e realizado turnês com alguns dos maiores artistas do mundo; pense em um nome e Phil provavelmente já tocou com esse artista. Ele também foi membro da banda de Eric Clapton, onde ele conheceu seu colega da Dire Straits Legacy, Alan Clark, e é um membro fundador da Dire Straits Legacy.

Steve Walters (baixo)

O baixista Steve Walters estudou com Jaco Pastorius e tem em seu currículo trabalhos com grandes nomes, como Jimmy Cliff, Mariah Carey, Pet Shop Boys, Rod Stewart, Chaka Khan, Amy Winehouse, entre outros.

Continue Lendo