Nos acompanhe

Paraíba

Saúde: Secretário apresenta relatório de gestão e investimentos são maiores do que determina a lei

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) está investindo em Saúde um percentual maior do que determina a lei complementar 141/2012, que estabelece pelo menos 15% da receita total arrecadada. Os dados foram apresentados nesta quinta-feira (31), na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), pelo secretário de Saúde da Capital, Adalberto Fulgêncio. Na ocasião, ele apresentou o relatório de gestão referente ao segundo quadrimestre de 2019, fazendo uma prestação de contas dos investimentos e das ações da pasta nos meses de maio, junho, julho e agosto deste ano.

Neste período, foi aplicado na área de Saúde um total de R$ 238.216,865,07, sendo R$ 168.626.670,65 em recursos próprios da Prefeitura Municipal de João Pessoa. O valor do investimento equivale a 18,69% da receita arrecadada pela PMJP, percentual maior do que estabelecido por lei. O dispositivo determina que pelo menos 15% da receita total sejam aplicados em ações e serviços públicos de saúde.

De acordo com Adalberto Fulgêncio, a prestação de contas é uma oportunidade de reforçar o compromisso com a população, principalmente com os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). “Hoje fizemos mais uma prestação de contas e reafirmamos nosso compromisso com a população de João Pessoa ao mostrar como estamos investindo os recursos públicos no âmbito da saúde e também reforçamos nosso respeito para com a Câmara Municipal de João Pessoa ao realizar essa prestação em seu plenário”, comenta.

Ao apresentar as ações executadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o titular da pasta destacou os serviços oferecidos à população pela rede municipal de saúde, assim como sua produção. Ao todo, são 382 serviços, sendo 242 na atenção básica, 36 na atenção especializada, quatro na atenção hospitalar, cinco na atenção pré-hospitalar e 95 serviços conveniados.

Nesses quatro meses, só na Atenção Básica foram realizados quase 195 mil atendimentos médicos, mais de 114 mil de enfermagem e mais de 68 odontológicos. Já na Atenção Especializada, foram realizados mais de 195 mil atendimentos, 11 mil cirurgias e 1,2 milhão de exames especializados. Neste mesmo período, as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) somaram 671 mil atendimentos.

Cumprimento da legislação – A apresentação das ações realizadas pela gestão atende às exigências da Lei Complementar n º 141/2012, que dispõe sobre os valores mínimos a serem aplicados anualmente pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios em ações e serviços públicos em saúde. Durante a prestação de contas são apresentadas informações sobre montante e fonte dos recursos aplicados no período; auditorias realizadas ou em fase de execução; oferta e produção de serviços públicos.

Continue Lendo

Paraíba

Tarcísio Jardim pode assumir Secretaria de Segurança de João Pessoa na gestão de Cícero em 2025

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O vereador reeleito em João Pessoa, Tarcísio Jardim (PP), durante entrevista ao @portaldacapital nesta segunda-feira (25/11), que o seu nome já estaria aparecendo nos bastidores como cotado para assumir o comando da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb) na gestão do prefeito reeleito, Cícero Lucena (PP), em 2025.

Segundo Jardim, ele mesmo já colocou o próprio nome à disposição e colegas vereadores já estariam comentando que ele seria um bom nome técnico para assumir a Pasta.

É uma pasta muito técnica que tem que ter uma pessoa técnica“, frisou o parlamentar.

Em se confirmando a ascensão de Jardim para o comando da Secretaria Municipal, o suplente Mô Lima, assumiria a vaga de Tarcísio na Câmara Municipal de João Pessoa (PMJP).

Confira o vídeo:

Continue Lendo

Paraíba

Ministro Haddad assegura reforço no orçamento para retomada da Operação Carro-Pipa na Paraíba

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A retomada da Operação Carro-Pipa na Paraíba deve acontecer nos próximos dias e será solucionada através de uma suplementação orçamentária. O deputado federal Ruy Carneio revelou que está em contato permanente com o senador Veneziano Vital e a questão está sendo tratada diretamente com os ministros Waldez Góes, da Integração Nacional, e Fernando Haddad, da Fazenda.

“A água é um bem fundamental, principalmente para a nossa população sertaneja. O que aconteceu com a Operação Carro-Pipa foi um problema orçamentário e não uma questão de falta de recursos. Estou em contato com o senador Veneziano, que conversou diretamente com o ministro Haddad. Ele recebeu a garantia de que será feita uma suplementação para o ministério da Integração Nacional ainda essa semana, assegurando a continuidade do abastecimento”, revelou Ruy.

O deputado lembra que o cenário é semelhante ao que ocorreu em 2022 e reforça o compromisso com o povo paraibano. “Essa questão é muito parecida com o que ocorreu há cerca de dois anos, mas acredito que dessa vez a solução será ainda mais rápida. A nossa luta para regularidade do abastecimento é contínua e seguirei trabalhando até que tudo seja normalizado”, acrescentou.

A Operação Carro-Pipa é realizada através de uma cooperação técnica entre o Ministério do Desenvolvimento Regional e da Defesa, por meio do Exército Brasileiro. Atualmente, o programa atende mais de 270 mil habitantes em cerca de 90 municípios paraibanos.

Continue Lendo

Paraíba

Vice-prefeito Leo Bezerra assume comando da Prefeitura de João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O vice-prefeito de João Pessoa, Leo Bezerra (PSB), assumiu a chefia da gestão municipal nesta segunda-feira (25/11) após o prefeito Cícero Lucena (PP) entrar de licença para cumprir viagens à Brasília e São Paulo, além de tirar alguns dias de descanso.

Durante entrevista ao @portaldacapital, Leo enfatizou que seguirá cumprindo o ritmo de trabalho e celebrou a confiança de Cícero ao passar o comando da Prefeitura.

“Satisfação muito grande todas as vezes que o prefeito viaja, ter a confiança dele e poder tocar e seguir as obras e ações da Prefeitura. Já me sinto pronto, já me sinto preparado”, afirmou.

Confira:

Continue Lendo