Nos acompanhe

Paraíba

Estadão mira em Gilberto Carneiro e ressuscita denúncias contra ex-procurador na Operação Calvário

Publicado

em

Publicação da última sexta-feira (18) do Blog do Fausto Macedo, no Estadão, ressucitou as denúncias do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado do Ministério Público do Estado da Paraíba (Gaeco), contra o ex-procurador do Estado Gilberto Carneiro da Gama, exonerado em abril, quando foi alvo da Operação Calvário, que mira esquemas de corrupção no governo do Estado.

Confira abaixo a publicação:

O Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público da Paraíba denunciou o ex-procurador-geral do município de João Pessoa Gilberto Carneiro da Gama por suposta propina (corrupção passiva) que teria sido usada para adquirir uma caminhonete S10, no valor de R$ 81 mil (lavagem de dinheiro). Segundo a Promotoria, ele teve ajuda de seu motorista, Geo Luiz de Souza Fontes, também acusado de lavagem.

A ação é decorrente da Operação Calvário, que mira esquemas milionários de propinas na Paraíba. Na quarta fase da investigação, Gama foi alvo de buscas, que vasculharam inclusive seu gabinete. Ele foi exonerado 30 de abril, quando o Gaeco cumpriu os mandados.

A Operação Calvário que mira suposto esquema de fraudes que envolve R$ 1,1 bilhão em contratos da Saúde. Com o avançar das investigações, outros contratos entraram na mira.

A denúncia se refere a fatos de 2010, quando Gama era procurador-geral de João Pessoa. O Ministério Público afirma que ele procurou o empresário Mauro Bezerra, proprietário da empresa Líder Limpeza Urbana, que mantinha contratos milionários com a autarquia de limpeza EMLUR, e com a Prefeitura. “Como dito, a maioria destes contratos estava crivada de sérias irregularidades”.

A denúncia narra que ele pediu propinas ao empresário. A Líder era alvo de ações de improbidade, e seu dono também era processado criminalmente. “Esse contexto fático foi utilizado por Gilberto Carneiro da Gama para causar constrangimento a Mauro Bezerra da Silva, uma vez que possuía, a época dos fatos, papel fiscalizador, na condição de Procurador-Geral do Município, sendo uma de suas prerrogativas promover, de ofício, a revisão de contratos viciados”.

“Assim, é fácil inferir que a cessão da camionete S10 não se tratava de uma mera solicitação, mas sim de um consectário lógico dessas relações espúrias, onde Gilberto Carneiro da Gama se valeu do seu papel fiscalizatório e da fragilidade contratual da empresa Líder para obter verdadeira vantagem ilícita em face de Mauro Bezerra da Silva, uma vez que não é crível, normal ou habitual, se adquirir um veículo de oitenta e um mil reais para, de forma incontinente, ceder, emprestar ou dar, sem que não aja um constrangimento revestido de interesses escusos, o que não se costuma revelar”, diz o MP.

O caro foi registrado em nome de um laranja do empresário. “Assim, em 16 de julho de 2010, de posse dos documentos pessoais de Petrúcio Santos de Almeida, Mauro Bezerra da Silva adquiriu e financiou, junto à concessionária TAMBAÍ, o veículo, marca GM/S10, cor preta, de placas NPY-9347/PB, modelo 2011, em nome daquele e, em ato contínuo, repassou o bem a Gilberto Carneiro da Gama“.

Segundo a Promotoria, ‘ficou evidenciado que, de fato, o aludido veículo foi utilizado, durante o pleito eleitoral de 2010, por RÔMULO GOUVEIA, então candidato a vice-governador, conforme narra o próprio Mauro Bezerra da Silva, que chegou, inclusive, procurá-lo para reaver o bem’.

Em depoimento, Bezerra afirmou que, após a eleição, Rômulo teria o informado de que o carro foi ‘devolvido’ a Gama. “Tendo conhecimento de que o veículo estava com Gilberto Carneiro da Gama, Mauro Bezerra da Silva continuou a procurá-lo, por sucessivas vezes, logo ficou evidente que a transação entre eles não era um simples empréstimo, mas sim o repasse da propriedade do bem, com sua propriedade oculta”.

De acordo com o MP, Mauro Bezerra da Silva, premido por Petrúcio Santos de Almeida, procurou, ao longo destes oito anos, diversas vezes por Gilberto Carneiro da Gama, que já ocupava a condição de Procuradoria-Geral do Estado, para que o veículo fosse retirado da propriedade de PETRUCIO, entretanto, este sempre usava de evasivas ou subterfúgios para não efetuar a transferência, enquanto ele e Geo Luiz de Sousa Fontes usufruíam do bem’.

A promotoria apreendeu, no celular de Geo Luiz de Sousa Fontes, conversas com ‘Mauro S10’, em que era tratada a transferência do carro.

Clique AQUI e confira o documento

Continue Lendo

Paraíba

Cida Ramos cumpre determinação partidária e adere à bancada de apoio ao governador João na ALPB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A deputada estadual petista Cida Ramos ao ser questionada sobre a motivação que a levou a aderir à bancada de apoio do governador João Azevêdo (PSB) na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) disse estar cumprindo uma determinação partidária.

Cida Ramos que faz parte da Mesa Diretora da Casa Legislativa estadual, lembrou que “o PT, nacionalmente tem aliança com o PSB, é o vice, tem resolução municipal e estadual […] e tô de acordo com o que o partido definiu em termos de apoios“.

Além de Cida, o deputado estadual Bosco Carneiro (Republicanos) também aderiu à bancada governista na Assembleia.

Os comentários da parlamentar foram registrados pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta terça-feira (26/11).

Confira o áudio:

Continue Lendo

Paraíba

Proposta para programa de incentivo ao esporte é lançada e João Pessoa poderá ter ‘Bolsa Atleta’

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Pelo quarto ano consecutivo, o vereador de João Pessoa, Tarcísio Jardim (PP), apresentou uma emenda para ser implementada na Lei Orçamentária Anual (LOA) visando a criação do programa ‘Bolsa Atleta’ na Capital.

A proposta tem como objetivo oferecer auxílio financeiro aos atletas, fomentando o esporte local e possibilitando melhores condições para competições e treinamentos nacionais e internacionais.

O parlamentar, que tem como foco do mandato atuação em prol do esporte, destacou a importância da destinação de recursos como uma ferramenta de desenvolvimento profissional dos desportistas. Os comentários dele foram registrados durante o programa Correio Debate, da Rádio Correio 98 FM desta terça-feira (26/11).

“Todos os anos na Lei Orçamentária Anual, a gente coloca essa essa emenda para que seja instaurado, seja iniciado o processo de pagamento do Bolsa Atleta em João Pessoa. João Pessoa é uma cidade capital do Estado. A gente tem grandes talentos esportivos aqui que ganham o cenário nacional e internacional, e a gente ainda não tem um bolsa atleta. Bolsa Atleta é uma forma de você meio que profissionalizar aqueles atletas ali, amadores, que estão no início de carreira e precisam de uma sustentabilidade financeira para continuar com seu treinamento e continuar com a sua vida competitiva. Então, você receber ali um salário para você estar treinando e desenvolvendo o seu trabalho de competição, você podendo bancar a sua passagem, você podendo bancar sua suplementação. Isso é muito importante. Todos os anos, primeiro, segundo, terceiro e agora no quarto ano como vereador, a gente coloca essa emenda na LOA para que seja instaurado esse projeto de bolsa atleta aqui, porque isso é uma necessidade”, frisou.

Ouça:

 

Continue Lendo

Paraíba

MDIR reconhece situação de emergência em quatro cidades da Paraíba devido à estiagem; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta sexta-feira (22), a situação de emergência em quatro cidades paraibanas afetadas pela estiagem. A portaria com os reconhecimentos foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). Confira mais detalhes abaixo:

Portaria nº 3.890

Foram afetadas as cidades de Cubati, Gurjão, Maturéia e Pedra Lavrada. Agora, as prefeituras estão aptas a solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil.

Até o momento, lembra o Brasil 61, a Paraíba tem 71 reconhecimentos vigentes, todos por estiagem.

Como solicitar recursos

Cidades com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao MIDR recursos para ações de defesa civil. A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.

Capacitações da Defesa Civil Nacional

A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.

Continue Lendo