Começa nesta segunda-feira (21) a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNTC). Em Campina Grande diversas instituições realizam atividades com o objetivo de popularizar a ciência e motivar crianças e jovens para a prática científica. A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação e será realizada até a sexta-feira (25).
O tema escolhido para esta edição da SNCT 2019 foi “Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável”, baseado na busca pelo desenvolvimento sustentável do Brasil e pela Agenda 2030, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o progresso sustentável a nível global.
A abertura oficial da SNCT 2019 em Campina Grande acontece na segunda-feira (21), às 14h, no auditório da Embrapa Algodão. Na ocasião, haverá palestras sobre a importância da Ciência e da Tecnologia para o desenvolvimento nacional e relacionadas à temática da Bioeconomia, bem como apresentação de projetos de sucesso na área.
Ainda durante a semana, várias instituições científicas estarão de portas abertas para receber a comunidade para uma imersão em ciência e tecnologia. Alguns dos destaques da programação serão a Saga da Inovação, realizada pelo Senai e a Trilha do Conhecimento, na Embrapa Algodão.
A Saga Senai de Inovação será composta por uma série de eventos que, cronologicamente, constroem o ciclo de inovação necessário para solucionar problemas reais da indústria brasileira. O Museu de Ciência e Tecnologia de Campina Grande também estará presente na Saga da Inovação, com oficinas de física da Lei de Newton e matemática aplicada à Engenharia Civil.
Já na Embrapa, o público está convidado a conhecer a Trilha do Conhecimento: Agricultura Movida à Ciência, um circuito de visitas guiadas por estações temáticas com o formato de dia de campo.
Segundo o secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Lucas Ribeiro, a realização da SNCT é importante não apenas para divulgar a ciência e a tecnologia, mas também para que as pessoas percebam como essas áreas são importantes e nos beneficiam no dia a dia.
“O principal objetivo da SNCT é aproximar ciência e tecnologia da população, utilizando uma linguagem acessível, fácil e que estimule a curiosidade. É fazer com que as pessoas percebam que a ciência não é algo restrito, mas que está presente no nosso dia a dia. Campina Grande é referência nestas áreas e a SCTI tem o compromisso conectar as várias instituições da cidade em benefício da população”, destacou o secretário.
Tema da SNCT 2019 – O tema escolhido para esta edição da SNCT 2019 foi “Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável”. O evento conta com milhares de atividades por todo o país, com o objetivo de popularizar a ciência e motivar crianças e jovens para a prática científica.
Conforme o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), fomentar o trabalho consciente e social da ciência e tecnologia vai ampliar o alcance do conhecimento do público sobre recursos naturais e a sua preservação, além de divulgar o trabalho de pesquisadores e instituições ligadas aos tema.
PROGRAMAÇÃO
21/10 às 14h – Abertura oficial
Local: Embrapa Algodão
14h20 – Palestra: Como impulsionar negócios de impacto no semiárido: a IACOC como caso de sucesso – Dra. Mônica Tejo (IACOC);
14h40 – Palestra: Revitalização da cultura da palma forrageira e expansão de seus sistemas de cultivo – Dr. José Thyago Aires Souza (INSA);
15h00 – Palestra: Sistema Indústria – Thiego Barros (SENAI);
15h20 – Palestra: Aplicação do conhecimento químico-analítico para diagnóstico e desenvolvimento de tecnologias sustentáveis na agropecuária – Dr. Everaldo Paulo de Medeiros (EMBRAPA);
15h40 – Embrapa, Agricultura Movida à Ciência (Tour Guiado pela Embrapa).
22/10 a 25/10 – Visitas às instituições de Ensino, Pesquisa e Desenvolvimento de Campina Grande:
Instituto Nacional do Semiárido (INSA);
Nutes (UEPB);
CertBio (UFCG);
Saga da Inovação (Senai);
Embrapa Algodão;
Labdes (UFCG);
Unifacisa Week (Unifacisa);
IFPB Campina Grande.