Nos acompanhe

Paraíba

Assembleia debate incentivo ao ciclismo cidadão e mobilidade urbana

Publicado

em

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, nesta quinta-feira (17), audiência pública para discutir ações de incentivo, estrutura e segurança para a prática do ciclismo no estado. Proposta pelo deputado Ricardo Barbosa, a audiência reuniu grupos de ciclistas e especialistas em trânsito, que apresentaram sugestões e reivindicações para tornar o uso da bicicleta seguro, seja como transporte, esporte ou lazer.

O presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino, parabenizou o deputado Ricardo Barbosa pelo debate proposto à Casa de Epitácio Pessoa e demonstrou preocupação com a integridade física dos ciclistas. “Recentemente li notícias sobre a prática do ciclismo que custei a duvidar da veracidade. Índices apontam que a prática do ciclismo se tornou mais perigosa que a prática das Artes Marciais Mistas (MMA). Isso, de certa forma, é um absurdo, porque é um esporte que dá saúde, que dá qualidade de vida aos cidadãos, mas, infelizmente, por fatores estranhos ao ciclismo, as pessoas estão morrendo no trânsito e é por isso que precisamos de debates como este”, destacou Galdino.

Autor de matérias que, além de incentivar o uso da bicicleta como atividade saudável, visam garantir espaços e segurança aos praticantes do ciclismo, o deputado Ricardo Barbosa explicou que a audiência visou interferir de forma consciente na mobilidade urbana das cidades, criando ações e legislação que possam preservar a integridade física do ciclista e dar segurança aos que usam a bicicleta para o seu lazer.

“Andar de bicicleta deixou de ser uma prática do final de semana, de passeios em feriados e um simples meio de transporte no meio rural. Atualmente, a bicicleta transformou-se num veículo de locomoção de massa e é uma tendência mundial nos países europeus, na América do Norte e demais países. A bicicleta tem crescido mais como veículo de transporte do que os veículos convencionais como carros e motos”, avaliou o deputado.

Preocupado com o aumento do número de acidentes e, consequentemente, de óbitos envolvendo ciclistas, Ricardo ressaltou que é dever da Casa reunir todos os agentes responsáveis pelo tema, a exemplo de representantes de associações de ciclistas, diretores de federações, grupos de ciclistas, gestores municipais e especialistas em trânsito, para que, a partir do debate, sejam elaboradas medidas para preservar e assegurar o ciclismo cidadão. “Cresceu o número de acidentes, cresceu o número de assaltos e cresceu a utilização da bicicleta, então precisamos adequar o estado da Paraíba, a capital João Pessoa, a essa nova realidade”, pontuou Ricardo.

O presidente da Federação Paraibana de Ciclismo, Valdemar Medeiros, disse que é essencial que a mobilidade urbana, principalmente, em relação à prática do ciclismo como esporte seja debatida na Assembleia. Medeiros apresentou proposta para transformar a federação – que hoje se limita apenas à organização de competições – numa entidade pública, de forma a que ela possa ter uma representatividade maior junto à sociedade para que, desta forma, possa dedicar-se melhor a fortalecer a prática. “O direito de ir e vir de todos, inclusive de quem pratica esporte, é assegurado pela Constituição Federal. Estamos preparando os nossos futuros atletas olímpicos. Os jogos escolares tem sido uma boa fonte de revelação de talentos para o nosso esporte”, pontuou.

Para os ciclistas presentes no evento, o debate proposto pela Assembleia é um importante instrumento de fomento e divulgação do esporte. Walmir Pedro, representante do grupo “Amigos do Pedal”, do bairro Ernesto Geisel, em João Pessoa, destaca o ciclismo como atividade importante para a saúde. Já Ronaldo Ivan, representante do grupo Santa Rita Bike Clube, reivindicou a construção de uma ciclovia na rodovia PB-004, que liga aquele município a Bayeux. “Aquele trecho é caótico. Não tem segurança e não há acostamento. Nós, ciclistas, enfrentamos muitas situações de perigo naquele trecho”, disse.

Na oportunidade, o deputado Ricardo Barbosa solicitou, através de requerimento, ao Departamento de Estradas de Rodagens (DER), que sejam realizados estudos técnicos com o objetivo de viabilizar a implantação de uma faixa  de ciclovia naquela rodovia, compreendendo um trecho de 5km. O comandante do Batalhão Policial de Transito da Paraíba, tenente-coronel Jussier Pereira, apresentou aos participantes as ações que estão sendo implantadas pela Polícia Militar, no intuito de garantir a segurança da prática e a integridade física dos ciclistas.

“Nós temos fiscalizado o trânsito, garantindo a mobilidade humana de forma que todos tenham segurança. O ciclismo tem aumentado em João Pessoa e por isso temos intensificado a fiscalização para também garantir os direitos dos ciclistas nas faixas privativas. Trabalhamos em parcerias com associações, além de ciclistas da própria polícia que contribuem para que a gente saiba onde está ocorrendo problemas para que possamos solucionar”, argumentou o coronel.

Para dar mais segurança aos ciclistas da Capital, após ouvir suas demandas, o deputado Ricardo Barbosa elaborou Requerimento de Solicitação, endereçado ao Governo da Paraíba e ao Comando Geral da Polícia Militar, afim de que seja instalado um posto de polícia nas imediações do acesso à Praia da Penha, localizado na PB-008, que é o trecho de maior circulação de ciclistas da região metropolitana de João Pessoa.

De acordo com superintendente-adjunto da Semob-JP, Wallace Massini, o órgão tem trabalhado intensamente em prol dos ciclistas na Capital, através das requalificações das avenidas e implantação de espaços para a prática do ciclismo, a exemplo da conclusão da ciclofaixa que se estende por toda a orla de Manaíra e as avenidas Beira Rio e Pedro II. “Também temos realizado estudos para expandir essas ciclovias. Implantamos na Orla de Manaíra, onde não havia segurança. Agora, vamos implantar a ciclofaixa da Avenida Pedro Segundo, interligando com a Beira Rio, entre outras”, garantiu Massine.

Também participaram da audiência pública os deputados Edmilson Soares e Wilson Filho; o defensor público-geral, Ricardo Barros; o gerente executivo de Transporte do Departamento de Estradas de Rodagens (DER), Fleming Cabral; o comandante da Companhia de Policiamento Militar Turístico, major Bruno Rodrigues; o secretário da Juventude, Esporte e Recreação da Prefeitura Municipal de João Pessoa, Emano Santos; o presidente da Associação dos Ciclistas da Paraíba, Paulo Pereira; o presidente da Federação de Triathlon da Paraíba, Romero Dantas Maia; além de integrantes de grupos de ciclistas de toda a Região Metropolitana de João Pessoa.

Continue Lendo

Paraíba

Cícero autoriza obras em 22 ruas para deixar bairro do Valentina totalmente pavimentado; veja lista

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O prefeito Cícero Lucena autorizou, na quinta-feira (07/11), o início das obras em 22 ruas do Valentina Figueiredo, que vão garantir que o bairro fique 100% pavimentado. A ação faz parte do maior programa de pavimentação da história da cidade, que até o final do ano vai ultrapassar mais de mil ruas entregues, com infraestrutura completa, em todos os bairros de João Pessoa.

Nesse cronograma, serão 50 bairros totalmente pavimentados até o final deste ano, avançando para que João Pessoa fique com todas as suas ruas calçadas, segundo o prefeito Cícero Lucena, durante discurso para os moradores do Valentina, na Rua Vila Nossa Senhora das Neves. O gestor adiantou que, subtraídas as vias já entregues, com obras em andamento ou com ordem de serviço assinadas, restarão pouco mais de 700 ruas para serem contempladas.

“Mais um bairro que nós estamos pavimentando 100%, dentro do objetivo e do compromisso de deixar João Pessoa totalmente pavimentada. Graças a Deus, esse primeiro mês, após reeleição, entregando cada vez mais benefícios para a cidade, avançando para fechar os bairros que restam ser pavimentados. Amanhã, por exemplo, estamos fechando o Aeroclube, além de lançarmos programa na área de Saúde”, projetou Cícero, ao lado do vice-prefeito Leo Bezerra.

Evolução – Só no Valentina Figueiredo, são 88 ruas incluídas no programa de pavimentação, com 38 já inauguradas e 50 contratadas. Em extensão, são 17,8 quilômetros de calçamento novo, com calçadas padronizadas, drenagem e acessibilidade para cadeirantes e deficientes visuais. O investimento é de R$ 21,8 milhões.

“Aqui, na Vila Nossa Senhora das Neves, um sonho antigo dos moradores – mais de 40 anos de espera. Vai beneficiar, também, empresários na área, porque vai interligar com a principal, ali na lateral do Mix Mateus”, detalhou o secretário de Infraestrutura, Rubens Falcão.

Fim da espera – Edvaldo Cardoso mora há 30 anos na Vila Nossa Senhora das Neves, convivendo com buracos e vários outros transtornos de uma rua com declive. “Só quem vive aqui sabe da nossa luta. Parece até um sonho que chegou esse dia, que o prefeito autoriza o início das obras, que vão melhorar a vida de todos nós. Um dia de festa para comemorar a chegada da pavimentação”, celebrou o morador.

Presença – Também participaram da solenidade os vereadores Marmuthe Cavalcanti, Zezinho do Botafogo, Tarcísio Jardim, além de suplentes e secretários municipais.

Confira a relação de ruas do Valentina contempladas nesta ordem de serviço:

Rua Vila Nossa Senhora das Neves (Ladeira da Santinha)

Rua José Carlos Alves dos Santos

Rua Adauto Ferreira Lopes

Rua Agenor Pinheiro da Silva

Rua Álvaro Henrique Correia

Rua Arlindo Joaquim da Silva

Rua Luiz Gonzaga de Oliveira

Rua Coronel Joaquim Pereira dos Santos

Rua Dr. Valdevino Gregório de Andrade

Rua Iran Raposo Belmont

Rua Intercessora Coração Sagrado de Jesus

Rua Maria Emília da Silva

Rua Mariângela Lucena Peixoto

Rua Naide de Novais Guimarães

Rua Professor Pedro Caminha

Rua Sebastião Renato de Melo

Rua Tenente Edmilson Pedrosa

Rua Ednaldo Ferreira da Nóbrega

Rua Paulo Araújo de Oliveira

Rua Doutor Vital Brasil

Josefa Maria do Nascimento

Via sem nome

Continue Lendo

Paraíba

Governador em exercício entrega Casa da Cidadania, creche e escola em quatro municípios nesta sexta

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O governador em exercício Lucas Ribeiro (PP) cumpre agenda administrativa nesta sexta-feira (08/11) nos municípios de Campina Grande, Queimadas, Boqueirão e Cabaceiras, ocasião em que entregará Casa da Cidadania e creche, novo prédio de Escola Cidadã Integral e inspecionará obras do Hospital da Mulher.

A agenda de Lucas Ribeiro terá início a partir das 9h, em Queimadas, quando fará a entrega da 53ª Casa da Cidadania, na Rua César Ribeiro, s/n°, no Centro da cidade. Com o equipamento, a população terá acesso à emissão de documentos como Identidade e CPF sem precisar se deslocar para outro município.

Logo em seguida, a partir das 10h, o governador em exercício estará em Campina Grande, oportunidade em que inspecionará as obras do Hospital da Mulher, na Avenida Floriano Peixoto, no bairro das Malvinas. Já a partir das 11h, Lucas Ribeiro visitará as obras do Centro de Dispensação de Medicamentos Excepcionais (Cedmex), na Rua Tavares Cavalcante, n° 167, no Centro da Rainha da Borborema.

À tarde, a partir das 14h30, o governador em exercício fará a inauguração do novo prédio da Ecit Conselheiro José Braz do Rego, na Rua Nossa Senhora do Desterro, s/n°, no Centro do município.

Por fim, a partir das 16h, Lucas Ribeiro encerrará o primeiro dia de agenda administrativa à frente do Governo do Estado com a inauguração da Creche Terezinha Ramos Sampaio de Andrade, localizada na Rua Arnoud Pereira Duarte, s/n°, no Distrito de Ribeirão, município de Cabaceiras.

Continue Lendo

Paraíba

Doações em dinheiro e aumento nas contratações podem cassar prefeito eleito de Mamanguape

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Tramita na Justiça Eleitoral de Mamanguape a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) que pede a cassação dos diplomas de Joaquim Fernandes (PSB) e Milton Peixoto, prefeito e vice eleitos, por abuso de poder político e econômico, além de conduta vedada pela legislação eleitoral.

A cidade já possui um histórico de cassação, quando em 2020, por 6×1, o Tribunal Regional Eleitoral cassou o primeiro mandato da prefeita Eunice Pessoa. Mas, como o mandato já tinha acabado, a cassação não afetou a sua última reeleição.

Segundo a Aije impetrada pela coligação de Eduardo Carneiro (Solidariedade), houve aumento exorbitante da folha de pagamento da prefeitura só no exercício de 2024, com o aumento na contratação de funcionários de forma precária em quase 3 milhões de reais, bem como o aumento dos cargos comissionados e gratificações.

A coligação destaca ainda a doações em dinheiro a mais de 4300 pessoas no valor médio de 200 reais, pagos através de Pix pela conta da Prefeitura; um aumento de 300%, se comparado com o ano de 2023.

Não bastasse isso, os gastos com os serviços de terceiros pessoas físicas (chamado elemento 36), cresceu, no ano eleitoral, excessivos 127,92%, aumentando de R$ 7.990.356,30 (sete milhões, novecentos e noventa mil, trezentos e cinquenta e seis reais e trinta centavos), em 2023, para R$ 10.221.369,37 (dez milhões, duzentos e vinte e um mil reais, trezentos e sessenta e nove reais e trinta e sete reais) em 2024“, diz um trecho da ação.

Comparando-se o período do microprocesso eleitoral entre os dois anos (2023 e 2024), também se constata um aumento impetuoso nos gastos com serviços de terceiros pessoas físicas, utilizados, por muitas gestões, para fugir dos percentuais referentes às contratações por excepcional interesse público. No Município de Mamanguape, os gastos próximos ao pleito passaram de R$ 2.720.511,11 (dois milhões, setecentos e vinte mil reais, quinhentos e onze reais e onze centavos), para R$ 4.151.393,60 (quatro milhões, cento e cinquenta e um mil reais, trezentos e noventa e três reais e sessenta centavos), o que representa um aumento de 52,60%.

Por fim, provando mais uma vez o uso da máquina pública a favor do candidato da prefeita, percebe-se também que, em 2024, houve um acréscimo de 132 (cento e trinta e duas) novas nomeações em cargos comissionados.

Confira imagem:

 

Continue Lendo