Nos acompanhe

Paraíba

ALPB lança campanha Outubro Rosa e firma parceria com Associação Mulheres de Peito

Publicado

em

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) abraçou mais uma vez a ‘Campanha Outubro Rosa’ e firmou uma parceria com o projeto ‘Mulheres do Peito’, que ajuda vítimas do câncer de mama. A instituição, com sede em Campina Grande, é responsável pela criação da boneca Maria, cuja renda da venda auxilia na realização de exames de mamografia e biopsias que ajudam no diagnostico precoce da doença. A boneca e demais produtos com a personagem Maria, serão vendidos na sede do Legislativo a partir desta quarta-feira (9), quando uma sessão especial marca o lançamento do Outubro Rosa no âmbito do Legislativo Paraibano. Os produtos estarão expostos no Salão Nobre da ALPB até a sexta-feira (11).

O objetivo da parceria com o Poder Legislativo é ampliar as ações da Associação que atua majoritariamente em Campina Grande e começa a entrar em João Pessoa. A Mulheres de Peito ajuda mulheres com suspeita de câncer de mama, em busca do diagnóstico precoce, orientando no atendimento, exames e tratamento necessários para o diagnóstico. A intenção é também diminuir o elevado índice de mortalidade de mulheres com a doença.

O presidente da ALPB, Adriano Galdino, destacou a importância de apoiar o projeto Mulheres do Peito e ressaltou que o Legislativo todos os anos prepara uma programação voltada para o Outubro Rosa. “A necessidade de prevenir favorece e diminui a taxa de mortalidade, que ainda é muito alta em todo país. Ao longo dos anos, temos nos dedicado para que cada vez mais pessoas tenham consciência para realizar exames o quanto antes e evitar que o tratamento seja mais doloroso. O apoio desse projeto tão importante só vem a acrescentar o nosso desejo de oferecer melhores condições para o nosso povo”, disse o presidente.

A responsável pelo projeto Mulheres de Peito é a mastologista Cristiane Araújo. A médica agradeceu a iniciativa da ALPB e afirmou esperar que a ação possa ajudar as pessoas mais carentes a terem direito à prevenção. O projeto conta com um grupo de médicos que decidiram doar biópsia e mamografia para mulheres carentes da Paraíba. “O rastreamento precoce é ação fundamental para garantir tratamento às mulheres vítimas da neoplasia, que mais afeta a população feminina no Brasil. O número de óbitos é alto ainda em decorrência de vários fatores, sendo o principal deles o diagnóstico tardio, por falta de acesso aos exames e informação”, comentou.

Outras ações – Assim como é realizado todos os anos, o Legislativo Estadual também vai promover debates e palestras sobre a campanha. O portal da Assembleia também está abraçando a ‘Campanha Outubro Rosa’ e aderiu a cor rosa, com o objetivo de apoiar as iniciativas para a conscientização da prevenção do câncer.

A ALPB tem leis que proporcionam ampla divulgação sobre direitos do cidadão, que trata da efetivação de ações de saúde que assegurem prevenção, detecção e tratamento. A deputada Cida Ramos, que protocolou o projeto de Lei 1.947/2019, instituindo a data 27 de novembro como o Dia Estadual de Luta Contra o Câncer de Mama, relembrou que a doença vem sendo compreendida como um relevante problema de saúde pública.

“Essa questão merece atenção do poder público, seja federal, estadual ou municipal. Os dados são claros e demonstram que no Brasil as estimativas de incidência de câncer de mama para o ano de 2019 são de 59.700 novos casos, o que representa 29,5% desse tipo de neoplasia. A idade é um dos mais importantes fatores de risco para a doença. As estatísticas mostram que quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos de idade.”, destacou a parlamentar.

Segundo uma estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca), até o final de 2019, serão diagnosticados 880 novos casos de câncer de mama no estado da Paraíba. Um estudo da Universidade Federal de Goiás, em parceria com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), mostrou que o sedentarismo, o cigarro e o consumo de bebidas alcoólicas são fatores que aumentam o risco de contrair o câncer de mama. Apenas 10% são causas hereditárias.

Entenda – O movimento Outubro Rosa surgiu nos Estados Unidos na década de 1990 e é celebrado no Brasil há cinco anos. Cerca de 50 mil mulheres por ano são diagnosticadas com câncer de mama no Brasil. A cada ano várias cidades do país colorem de rosa alguns de seus principais monumentos, como por exemplo, a catedral e o Congresso Nacional em Brasília, o Cristo Redentor no Rio de Janeiro e o Viaduto do Chá em São Paulo para incentivar as atividades da campanha.

Continue Lendo

Paraíba

Cícero Lucena chora ao ser diplomado para novo mandato como prefeito de João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), fez um discurso emocionado durante ato de diplomação para o segundo mandato à frente da Capital paraibana. A solenidade foi realizada nesta segunda-feira, (16/12) no Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB).

“Marcando o início de mais um ciclo de cuidado da nossa querida João Pessoa. Ao lado do nosso vice-prefeito, Leo Bezerra, esta é uma oportunidade não apenas de celebrar a confiança depositada por esta cidade que tanto amamos, mas também, de reafirmar o compromisso de trabalhar incessantemente pelo bem-estar de cada cidadão”, ressaltou o gestor ao chorar durante discurso.

Além de Cícero, também foram diplomados 29 vereadoras e vereadores, 42 suplentes e o vice-prefeito Leo Bezerra (PSB).

Confira o vídeo: 

Continue Lendo

Paraíba

Diplomado para o segundo mandato, Leo Bezerra reafirma compromissos com a população de João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Durante solenidade de diplomação realizada nesta segunda-feira (16/12) no Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), o vice-prefeito de João Pessoa, Leo Bezerra (PSB), assumiu o compromisso de seguir trabalhando com o desenvolvimento da cidade.

Em entrevista ao @portaldacapital, o gestor garantiu esforços em prol da qualidade de vida dos pessoenses.

“Mandato ao lado de Cícero voltado ao povo dessa cidade que a gente tanto ama. Pode ter certeza que me dediquei esses quatro anos e os próximos quatro serão de mais dedicação, carinho e amor”, frisou.

Confira o vídeo:

Continue Lendo

Paraíba

João Almeida admite “possível vitória” de Dinho na disputa pela presidência da CMJP

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A disputa pela composição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) ganha mais um capítulo na tarde desta segunda-feira (16/12).

Durante diplomação dos eleitos na Capital, realizada na sede do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), o vereador eleito João Almeida (PDT) já admite possível derrota no pleito pela presidência da Casa Legislativa para o atual presidente, vereador Dinho Dowsley (PSD).

Dinho já mobilizou a maioria dos parlamentares em prol da sua reeleição, somando 23 vereadores.

“Essa história de ter menos ou mais votos, de perder ou ganhar… perder ou ganhar é apenas um resultado. Nós vamos sim disputar, temos uma chapa consolidada com seis companheiros da base do prefeito Cícero Lucena. Companheiro experientes e nós iremos sim com essa chapa concorrer e vamos abrir o debate”, detalhou João Almeida durante entrevista ao @portaldacapital.

Confira:

Continue Lendo