O governador João Azevêdo abriu, neste domingo (15), no Parque de Exposição Henrique Vieira de Melo, em João Pessoa, a 52ª edição da Expofeira Paraíba Agronegócios 2019. Na ocasião, ele fez a entrega de nove motocultivadores, um investimento de aproximadamente R$ 102 mil, que vai beneficiar produtores de seis municípios do território da Mata Sul paraibana. A Paraíba Agronegócios é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
A expectativa é de que pelo menos 100 mil pessoas visitem o evento, que ocorre até o próximo dia 22, com a exposição de três mil animais, entre caprinos, ovinos, bovinos e equinos, atraindo expositores de todo o país. Também serão realizados leilões nacionais, oficinas, palestras e concurso leiteiro de caprinos.
Na oportunidade, o governador João Azevêdo destacou a importância do agronegócio para a geração de emprego e renda no estado. “Nós estamos fortalecendo esse setor em um momento difícil da economia do país e uma exposição como essa atrai a participação de pessoas de vários estados, para conhecer, por exemplo, a genética do gado trabalhado pela Empaer. Além de promover uma grande festa, tivemos a oportunidade de entregar equipamentos de produção para a agricultura familiar; isso é política de inclusão e é desta forma que a Paraíba vai continuar avançando”, assegurou.
O secretário de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Efraim Morais, destacou a importância da Feira para fortalecer o agronegócio. “Nós estamos valorizando os nossos produtores e criadores e, além disso, trazemos a sociedade e a família paraibana para conhecer o avanço do segmento. A Paraíba tem um novo caminho no agronegócio e na agropecuária e vamos continuar investindo do pequeno ao grande agricultor e produtor para que possamos crescer cada vez mais”, pontuou.
O presidente da Faepa/Senar, Mário Borba, enalteceu a parceria com o Governo do Estado para a realização do evento. “A Feira vem crescendo a cada edição e a nossa expectativa é muito grande. Vamos promover cinco leilões neste ano e realizar exposições de automóveis e equipamentos agrícolas. A agropecuária cresce no Brasil e a Paraíba mostra o seu potencial porque tem grandes oportunidades”, declarou.
O presidente da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos (Apacco), Pedro Martins, agradeceu os investimentos da gestão estadual voltados para o fortalecimento do setor. “Essa é uma grande vitrine que o Governo do Estado nos proporciona, em parceria com o Sebrae e o sistema Faepa/Senar, e esperamos que essas ações consolidem o nosso segmento”, ressaltou.
O gerente de Políticas Públicas do Sebrae, Luciano Holanda, afirmou que a Expofeira Paraíba Agronegócios é uma ação importante para o desenvolvimento econômico da Paraíba. “Temos uma vasta programação que será trabalhada ao longo da semana e quem ganha com essa realização é o produtor que, de alguma forma, vem contribuindo para o crescimento do Estado. Esse é um evento importante para o nosso desenvolvimento e o Sebrae está junto dessa Feira para acolher as demandas dos empreendedores e dos empresários do segmento rural”, falou.
A dona de casa Jandira de Oliveira fez questão de prestigiar a abertura da Expofeira. “Eu acho a exposição muito bonita e é uma oportunidade que tenho de lembrar das minhas origens, pois nasci em um sítio na região de Santa Luzia e, com certeza, virei mais vezes”, comentou.
A abertura da Expofeira Paraíba Agronegócios, contou com a presença de um grande público e foi prestigiada pela vice-governadora Lígia Feliciano, deputados federais, deputados estaduais, vereadores e auxiliares do Governo da Paraíba.