Ao fazer uma avaliação das atividades agrícolas desenvolvidas ao longo deste ano em Campina Grande, o secretário de Agricultura e Abastecimento, Renato Benevides Gadelha, enalteceu a política de assentamento em terras improdutivas. Ele destaca que as ações empreendidas nesta área pela administração do prefeito Romero Rodrigues têm proporcionado relevantes benefícios às famílias deste município que dependem do campo para sobreviver.
Dentre vários exemplos de sucesso deste trabalho, Renato Gadelha citou o assentamento denominado de “Pequeno Richard”, no Distrito de Catolé de Boa Vista (pertencente a Campina Grande), onde vivem 54 famílias, cujo cultivo da palma forrageira e do sorgo apresenta resultados satisfatórios, além da cultura de subsistência, com destaque para o feijão, milho e a fava.
O secretário da Agricultura municipal acompanhou, na última sexta-feira, 30, o trabalho de preparação da silagem de sorgo feito pelos assentados do “Pequeno Richard”, o que vai garantir a alimentação animal pelos próximos seis meses, segundo previsão dos pequenos criadores locais. Gadelha estava acompanhado do vereador Álvaro Farias, incansável colaborador do homem do campo deste município.
Com relação à produção agrícola em 2019, na modalidade agricultura de subsistência, o secretário Renato Gadelha disse que os resultados são satisfatórios em termos de colheita, graças as ações do prefeito Romero Rodrigues para melhorar a condição de vida dos agricultores, que este ano contou com um bom inverso, cujo período chuvoso se intensificou a partir de meados de junho passado.
O secretário Renato Gadelha assinalou que a Pasta da Agricultura, por recomendação expressa pelo prefeito Romero Rodrigues, preparou este ano para o plantio 1.510 hectares de solo (revolvendo a terra por meio de arado) em toda a área rural do município, principalmente nos assentamentos, dando aos moradores dependem em muito da agricultura familiar condições para tocar suas lavouras.
“No começo do preparo da terra, em maio, chegamos a pensar que estávamos perdendo tempo e combustível, devido à falta de chuvas. Entretanto, a partir de junho o quadro climático mudou para melhor e, agora, estamos colhendo o que plantamos”, comemorou o Renato Gadelha.
“As dificuldades sempre vão existir, mas as condições de vida dessa gente melhorou substancialmente, a partir da chega de Romero Rodrigues na Prefeitura de Campina Grande, observou o vereador Álvaro Farias. Segundo ele, este quadro tende a melhor cada vez mais, por entender que, o fato o secretário Renato Gadelha se identificado com a vida do campo, faz toda a diferença.
Ao final da visita ao “Pequeno Richard”, o secretário Renato Gadelha reforçou o seu propósito de implantar programas que gerem, efetivamente, renda para as famílias agricultoras, relembrando o projeto agroflorestal que vem sendo discutido em parceria com Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regulação Fundiária (EMPAER) e Instituto Nacional do Semiárido (INSA).
No primeiro momento, este Projeto deverá beneficiar as áreas rurais dos Distritos de Catolé e de São José da Mata.