Nos acompanhe

Paraíba

100 anos de Jackson do Pandeiro, emenda impositiva, capoeira no currículo escolar e duas honrarias

Publicado

em

Três homenagens e duas discussões movimentam o Plenário da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), no período entre os dias 2 e 6 de setembro. Serão realizadas uma audiência pública, duas sessões especiais e duas solenes.

Na segunda-feira (2), a partir das 15h, acontece uma sessão especial para celebrar os ‘100 anos da História de Jackson do Pandeiro’, uma propositura da Mesa diretora da CMJP. O paraibano, de nome José Gomes Filho, natural de Lagoa Grande, pobre, negro e analfabeto até os 35 anos de idade, em 54 anos de carreira, foi responsável, ao lado de Luiz Gonzaga, pela popularização nacional de canções nordestinas.

Outra especial será realizada, a partir das 14h30 da terça-feira (3), para discutir a possibilidade de instituir a capoeira como atividade complementar na grade curricular dos alunos da Rede Pública Municipal de Ensino. O vereador João Almeida (Solidariedade) propôs a discussão.

“A capoeira possibilita ao aluno vivenciar os movimentos culturais em sua totalidade, além de aprender a sociabilizar, a respeitar o próximo, a obedecer hierarquia, aprende teatro, música, dança e principalmente a conhecer nossa identidade e a verdadeira história e cultura afro-brasileira. A prática da capoeira melhora ainda o desempenho e o comportamento dos alunos dentro da sala e na relação com os pais e familiares”, defendeu João Almeida.

Uma audiência pública acontece na quarta-feira (4), ás 15h, para debater a efetivação, por parte do Executivo Municipal, das emendas impositivas dos parlamentares (Emendas Cidadãs). A propositura do debate foi do vereador Leo Bezerra (PSB).

“Solicitamos essa audiência pública para discutir a execução das emendas cidadãs, conhecidamente como emendas impositivas, consubstanciadas no artigo 127-A da Lei Orgânica do Município de João Pessoa, tendo em vista a problemática existente no tocante a não execução de tais emendas, que são obrigatórias por parte do Poder Executivo Municipal”, justificou Leo Bezerra (PSB).

Na quinta-feira (5), às 15h, será realizada uma sessão solene para a entrega do Título de Cidadão Pessoense ao Secretário de Relações do Trabalho da Central Única dos Trabalhadores na Paraíba (CUT-PB), Rogério Braz de Oliveira. O vereadores Marcos Henriques (PT) e Humberto Pontes (Avante) propuseram a honraria.

A dedicação à luta dos trabalhadores de João Pessoa e à Região Metropolitana, percorrendo o comércio de toda a cidade, foi destaque na justificativa dos proponentes ao outorgarem a homenagem ao sindicalista.

Encerrando os eventos da semana, na sexta-feira (6), a partir das 10h, haverá uma sessão solene para a entrega do Título de Cidadão Pessoense ao repórter fotógrafo Olenildo Nascimento de Lima, natural de Mamanguape (PB). A solenidade foi propositura do presidente da CMJP, vereador João Corujinha (DC), e a honraria foi outorgada pelo então vereador Zezinho Botafogo.

“Trata-se de um dos mais ilustres repórteres fotográficos cuja sua respeitabilidade e dedicação tem servido como referência a inúmeros profissionais da área. Essa homenagem será outorgada a quem soube entregar sua própria vida à causa da divulgação e registro político. A quem vem demonstrando que é preciso ter responsabilidade no registro dos fatos, fazendo deste ideal sua principal missão”, destacou Zezinho Botafogo em sua justificativa.

Continue Lendo

Paraíba

Obras da alça de acesso a Bananeiras entram em fase final; deputado destaca importância à mobilidade

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual, Hervázio Bezerra (PSB), vistoriou nesta sexta-feira (27/09) as obras de construção da alça que dá acesso à cidade de Bananeiras, localizada no Brejo paraibano. Na oportunidade, o parlamentar pode constatar que os serviços já estão na fase final, faltando apenas os últimos ajustes para entregar o empreendimento à população.

O projeto recebeu um investimento de quase R$ 10 milhões do Governo do Estado da Paraíba e tem como objetivo melhorar a mobilidade na PB-105, que atravessa Bananeiras e Solânea, e inclui a pavimentação de 4,3 km de estrada.

“Esse empreendimento irá beneficiar e muito a cidade de Bananeiras e outras cidades que têm que passar por dentro da cidade e ir para zona urbana, Cacimba de Dentro, Solânea, Arara, Araruna… Então o nosso agradecimento à gestão estadual que foi extremamente importante para que esse sonho da população do Brejo fosse concluído. Já começam a transitar veículos melhorando a nossa mobilidade”, destacou Hervázio.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Adjamir prepara grande comício no Centro de Curral de Cima neste domingo

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O candidato à Prefeitura de Curral de Cima, Adjamir (PSB), realiza neste domingo (29/09) um grande comício no Centro da cidade. A expectativa do grupo é de arrastar uma multidão de apoiadores às ruas e reforçar o nome de Adjamir.

Ele disputa ao cargo de prefeito pela oposição na coligação ‘Um Novo Tempo de Trabalho’ e tem João Ribeiro (União Brasil) compondo a chapa na condição de vice.

Sobre

Formado em Engenharia Civil, Adjamir iniciou sua trajetória política colocando o nome à disposição como vereador de Curral de Cima, sendo o mais votado da história do município. Ao longo do mandato, destacou-se pela dedicação e trabalho voltado para os curralenses.

Veja mais:

Continue Lendo

Paraíba

Vereador Mô Lima propõe criação do Programa Municipal de Segurança Aquática em João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O vereador, Mô Lima (PP), apresentou o Projeto de Lei Ordinária nº 2235/2024, que visa criar o Programa Municipal de Segurança Aquática em João Pessoa. A proposta tem como objetivo estabelecer ações de segurança para a prática de atividades aquáticas, tanto no contexto desportivo quanto em atividades físicas similares, garantindo maior proteção para a população.

O programa buscará conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção de afogamentos e a necessidade de garantir a segurança em ambientes aquáticos como piscinas, lagos, rios e praias. Entre as ações previstas estão palestras, campanhas educativas e a formação de cidadãos multiplicadores das práticas seguras em ambientes aquáticos.

Outro ponto relevante do projeto é a implementação de um programa de ensino de natação para crianças, com caráter preventivo, especialmente direcionado a pessoas em situação de vulnerabilidade social. As aulas de natação poderão ser oferecidas em parceria com entidades desportivas e empresas ligadas às atividades aquáticas.

“O Brasil é um dos países com os maiores índices de afogamento no mundo, e a criação desse programa é fundamental para conscientizar a população e prevenir tragédias. Queremos criar uma cultura de segurança aquática em João Pessoa”, destacou o vereador Mô Lima.

O projeto ainda prevê que o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar da Paraíba e outras entidades possam ministrar palestras sobre segurança aquática nas escolas públicas e privadas da capital paraibana.

Caso aprovado, o Programa Municipal de Segurança Aquática alinhará João Pessoa com as diretrizes internacionais, como a ação da ONU que estabelece o Dia Mundial da Prevenção de Afogamento em 25 de julho. A proposta é um passo importante para reduzir as mortes por afogamento e suas consequências devastadoras para as famílias e a sociedade.

 

 

Continue Lendo