Nos acompanhe

Paraíba

Escrivão de Cartório condenado por falsificação de documento público tem sentença mantida

Publicado

em

A Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Paraíba manteve, por unanimidade e em harmonia com o parecer ministerial, sentença que condenou Luiz Carlos de Melo, escrivão do Cartório Distrital do Catolé, às penas de três anos e seis meses de reclusão e 30 dias-multa, pelo crime de falsificação de documento público. Com a decisão, nessa terça-feira (6), os membros do Órgão Fracionário desproveram a Apelação Criminal nº 0004330-62.2013.815.0011. O recurso teve a relatoria do desembargador Ricardo Vital de Almeida.

De acordo com os autos, o réu lavrou escritura de compra e venda de imóvel, na cidade de Campina Grande, sem que nenhuma das partes tivessem comparecido ao cartório extrajudicial para lavrar a escritura pública, e sem que a parte tivesse participação ou conhecimento da referida negociação.

No 1º Grau, o juiz da 4ª Vara Criminal da Comarca de Campina Grande, Vandemberg de Freitas Rocha, condenou Luiz Carlos como incurso nas sanções do artigo 297 do Código Penal, fixando o regime, inicialmente, fechado para cumprimento da pena, destaca publicação do TJPB.

Na sentença, o magistrado negou a substituição da pena privativa de liberdade por restritivas de direitos. “O escrivão possui várias outras condenações irrecorríveis pela prática de crimes semelhantes, demonstrando que a aplicação de sanção alternativa não é socialmente recomendável”, enfatizou o juiz.

Inconformada, a defesa recorreu, pleiteando a absolvição. Alegou insuficiência de provas para condenação.

No voto, o desembargador Ricardo Vital ressaltou que a materialidade delitiva se encontra devidamente comprovada, diante da cópia da escritura pública de compra e venda do imóvel, e, de igual modo, a autoria delitiva é induvidosa, em virtude das declarações prestadas durante a instrução processual.

Para manter a condenatória, o relator afirmou que as provas são robustas e concretas. “Diferente do alegado pela defesa, há provas suficientes no sentido de que o apelante, utilizando-se do ofício de escrivão, falsificou a escritura pública de compra e venda de imóvel, conduta que se coaduna com o tipo penal previsto no artigo 297, § 1º, do Código Penal’, assegurou o relator.

Continue Lendo

Paraíba

Ministro Haddad assegura reforço no orçamento para retomada da Operação Carro-Pipa na Paraíba

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A retomada da Operação Carro-Pipa na Paraíba deve acontecer nos próximos dias e será solucionada através de uma suplementação orçamentária. O deputado federal Ruy Carneio revelou que está em contato permanente com o senador Veneziano Vital e a questão está sendo tratada diretamente com os ministros Waldez Góes, da Integração Nacional, e Fernando Haddad, da Fazenda.

“A água é um bem fundamental, principalmente para a nossa população sertaneja. O que aconteceu com a Operação Carro-Pipa foi um problema orçamentário e não uma questão de falta de recursos. Estou em contato com o senador Veneziano, que conversou diretamente com o ministro Haddad. Ele recebeu a garantia de que será feita uma suplementação para o ministério da Integração Nacional ainda essa semana, assegurando a continuidade do abastecimento”, revelou Ruy.

O deputado lembra que o cenário é semelhante ao que ocorreu em 2022 e reforça o compromisso com o povo paraibano. “Essa questão é muito parecida com o que ocorreu há cerca de dois anos, mas acredito que dessa vez a solução será ainda mais rápida. A nossa luta para regularidade do abastecimento é contínua e seguirei trabalhando até que tudo seja normalizado”, acrescentou.

A Operação Carro-Pipa é realizada através de uma cooperação técnica entre o Ministério do Desenvolvimento Regional e da Defesa, por meio do Exército Brasileiro. Atualmente, o programa atende mais de 270 mil habitantes em cerca de 90 municípios paraibanos.

Continue Lendo

Paraíba

Vice-prefeito Leo Bezerra assume comando da Prefeitura de João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O vice-prefeito de João Pessoa, Leo Bezerra (PSB), assumiu a chefia da gestão municipal nesta segunda-feira (25/11) após o prefeito Cícero Lucena (PP) entrar de licença para cumprir viagens à Brasília e São Paulo, além de tirar alguns dias de descanso.

Durante entrevista ao @portaldacapital, Leo enfatizou que seguirá cumprindo o ritmo de trabalho e celebrou a confiança de Cícero ao passar o comando da Prefeitura.

“Satisfação muito grande todas as vezes que o prefeito viaja, ter a confiança dele e poder tocar e seguir as obras e ações da Prefeitura. Já me sinto pronto, já me sinto preparado”, afirmou.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Com investimento de quase R$10 milhões, São Bento recebe obras de pavimentação em diversas ruas

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Prefeitura Municipal de São Bento segue avançando nas ações estruturais da cidade e chega a última etapa das obras de pavimentação na comunidade da Barra de Cima.

Com um investimento de quase R$ 10 milhões de reais, os serviços ocorrem por meio de parceria entre a gestão municipal e o Governo do Estado.

“A persistência, as parcerias verdadeiras entre a Prefeitura Municipal de São Bento e o governador João Azevêdo, porque isso honra de verdade a vontade do povo. Isso sim é uma nova cidade graças ao trabalho”, destacou o prefeito Doutor Jarques em vídeo publicado nas redes sociais.

Confira:

Continue Lendo