Nos acompanhe

Paraíba

Edna Henrique diz que não teve endereços visitados pela PF e vê tentativa de abafar Operação Feudo

Publicado

em

A deputada federal Edna Henrique lamentou, o que chamou de “ataques patrocinados pela comunicação da Prefeitura Municipal de Monteiro”, numa clara tentativa de abafar o escândalo da “Operação Feudo”, aberta para investigar irregularidades em licitações de 2017 e 2018 no município. O nome Feudo remete ao vínculo familiar entre os integrantes do grupo criminoso atuante em Monteiro.

Em decorrência dessa Operação, policiais estiveram nas residências da Prefeita Anna Lorena e nos endereços das secretárias de Saúde e Educação, além da Prefeitura.

Fake News – Nesta quinta-feira (1º), uma matéria da comunicação do Município traz a informação de que a gestão da ex-prefeita Edna Henrique pagou quase R$ 2 milhões entre os anos de 2014 e 2016 a uma das empresas investigadas em outra operação, a “Operação Famintos”.

Veja nota da deputada:

“Não tive endereço visitado pela Polícia Federal em nenhuma Operação. Não tenho nada a temer, ao contrário dos que tentam abafar o escândalo da ‘Operação Feudo’.

A empresa Delmira Feliciano ME, de fato, forneceu produtos ao Município de Monteiro na minha gestão, pois venceu uma licitação em 2014, assim como ocorreu com vários outros municípios e com o próprio Governo do Estado da Paraíba.

Deixo claro que minha gestão não podia proibir que essa empresa participasse de qualquer licitação, até porque, à época, não havia nada contra ela.

A grande diferença entre os atos da minha gestão e de gestões que estão sendo investigadas, é que não fizemos nenhum conchavo com essa ou qualquer outra empresa. Por isso, repito, não estou sendo sequer investigada.

Na minha gestão, a merenda foi fornecida da forma, na qualidade e na quantidade exigidos no contrato, por isso não fui visitada nem tive meu celular apreendido pela PF.

Os próprios pais dos alunos da rede municipal podem atestar a qualidade da merenda servida na minha gestão.

Portanto, o crime não está no fato de essa empresa ter firmado contrato e fornecido merenda ao município, mas em eventuais conchavos feitos entre essa empresa e o gestor ou gestora municipal, visando o enriquecimento ilícito de ambas as partes, em detrimento da população.

Para provar que não tenho o que temer, abro mão do meu sigilo telefônico, bancário e fiscal, e renuncio minha imunidade parlamentar, para colaborar com qualquer investigação que porventura envolva meu mandado de prefeita”, disse a deputada.

Portanto a matéria não passa de Fake News, e a assessoria jurídica da parlamentar irá acionar civil e criminalmente os responsáveis pela produção e disseminação dessas inverdades.

Continue Lendo

Paraíba

MPPB, Caixa, Crea e Cagepa visitam obras de nova estação elevatória, em JP

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Representantes do Ministério Público da Paraíba (MPPB), da Caixa Econômica Federal e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) visitaram as obras da nova Estação Elevatória de Esgotos (Usina II), na tarde desta quinta-feira (21), para conhecer de perto o andamento da construção e a relevância do projeto. O MPPB foi representado pela 43ª promotora de Justiça de João Pessoa em substituição, Cláudia Cabral. Tramita na Promotoria de Justiça o Inquérito Civil n. 002.2024.027412 que busca o redimensionamento da rede de esgoto da capital.

A obra contempla uma nova estação elevatória e um Emissário de Recalque, que elevarão os efluentes de esgotos coletados nos bairros de Cabo Branco, Tambaú, Manaíra e Altiplano até a Estação de Tratamento de Esgotos do Baixo Paraíba, onde será tratado.

A promotora de Justiça Cláudia Cabral disse estar surpreendida com os pontos positivos do projeto. “Estou realmente impressionada com a grandiosidade dessa obra, que é complexa mas está sendo tratada com muita responsabilidade e tecnologia. A população precisa saber dos benefícios que ela vai trazer para todos da cidade”, disse.

O presidente da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), Marcus Vinicius Neves, esteve à frente do encontro e, junto de sua equipe técnica, apresentou detalhes sobre a obra, que faz parte do Programa de Segurança Hídrica (PSH), e tem por objetivo melhorar e ampliar o sistema de esgotamento sanitário da cidade de João Pessoa.

Os trabalhos devem ser concluídos até outubro de 2025 e será feito por etapas, interditando gradativamente trechos específicos. Atualmente, uma intervenção está ativa entre as Avenidas Tancredo Neves e a Governador Flávio Ribeiro Coutinho, em Manaíra. Essa etapa deve ser finalizada em até 15 dias.

Tecnologia e pioneirismo

Para minimizar os transtornos para a população e agilizar os serviços, e diante da complexidade dos trabalhos, a obra está sendo executada pelo Método Não Destrutivo (MND), na modalidade furo unidirecional, uma tecnologia que permite implantar, em cerca de 24 horas, uma nova tubulação com garantia de 80 anos e com mínimo impacto nas vias. O presidente da Cagepa, Marcus Vinicius, destacou que a Paraíba é pioneira no Nordeste na execução do Método Não Destrutivo com tubulações de diâmetros de grande porte. “Apenas São Paulo já realizou obras desse porte em MND. Portanto, para dar conta, uma grande operação está sendo realizada desde o final de outubro com transporte, logística e engenharia de ponta”, disse.

Diferentemente das técnicas convencionais, que envolvem longas escavações, esse método utiliza equipamentos especiais, de alta precisão, feitas sempre na parte lateral das vias públicas. “Dessa forma menos invasiva, preserva os pavimentos e minimiza os transtornos no trânsito e à população, além de possibilitar maior rapidez na conclusão das obras”, explicou o presidente.

A tecnologia sustentável também está nos novos emissários, que contarão com um tipo de tubulação diferente da usada atualmente: será utilizado uma tubulação de 900 milímetros, fabricada em polietileno de alta densidade (PEAD). Os tubos em PEAD possibilitam uma maior vida útil da rede de esgotamento e possuem resistência à corrosão, infiltrações e outros tipos de desgastes.

O financiamento de R$ 102 milhões foi firmado pelo Governo da Paraíba junto ao Banco Mundial e, portanto, não impactará a receita tarifária da Cagepa.

Continue Lendo

Paraíba

Tarcísio Jardim pode assumir Secretaria de Segurança de João Pessoa na gestão de Cícero em 2025

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O vereador reeleito em João Pessoa, Tarcísio Jardim (PP), durante entrevista ao @portaldacapital nesta segunda-feira (25/11), que o seu nome já estaria aparecendo nos bastidores como cotado para assumir o comando da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb) na gestão do prefeito reeleito, Cícero Lucena (PP), em 2025.

Segundo Jardim, ele mesmo já colocou o próprio nome à disposição e colegas vereadores já estariam comentando que ele seria um bom nome técnico para assumir a Pasta.

É uma pasta muito técnica que tem que ter uma pessoa técnica“, frisou o parlamentar.

Em se confirmando a ascensão de Jardim para o comando da Secretaria Municipal, o suplente Mô Lima, assumiria a vaga de Tarcísio na Câmara Municipal de João Pessoa (PMJP).

Confira o vídeo:

Continue Lendo

Paraíba

Ministro Haddad assegura reforço no orçamento para retomada da Operação Carro-Pipa na Paraíba

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A retomada da Operação Carro-Pipa na Paraíba deve acontecer nos próximos dias e será solucionada através de uma suplementação orçamentária. O deputado federal Ruy Carneio revelou que está em contato permanente com o senador Veneziano Vital e a questão está sendo tratada diretamente com os ministros Waldez Góes, da Integração Nacional, e Fernando Haddad, da Fazenda.

“A água é um bem fundamental, principalmente para a nossa população sertaneja. O que aconteceu com a Operação Carro-Pipa foi um problema orçamentário e não uma questão de falta de recursos. Estou em contato com o senador Veneziano, que conversou diretamente com o ministro Haddad. Ele recebeu a garantia de que será feita uma suplementação para o ministério da Integração Nacional ainda essa semana, assegurando a continuidade do abastecimento”, revelou Ruy.

O deputado lembra que o cenário é semelhante ao que ocorreu em 2022 e reforça o compromisso com o povo paraibano. “Essa questão é muito parecida com o que ocorreu há cerca de dois anos, mas acredito que dessa vez a solução será ainda mais rápida. A nossa luta para regularidade do abastecimento é contínua e seguirei trabalhando até que tudo seja normalizado”, acrescentou.

A Operação Carro-Pipa é realizada através de uma cooperação técnica entre o Ministério do Desenvolvimento Regional e da Defesa, por meio do Exército Brasileiro. Atualmente, o programa atende mais de 270 mil habitantes em cerca de 90 municípios paraibanos.

Continue Lendo