O Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor (Nudetor) do Ministério Público da Paraíba recomendou à Federação Paraibana de Futebol (FPF) que suspenda a realização dos jogos desta quarta-feira (17), pelo Campeonato Sub 19, e do próximo domingo (21), pelo Campeonato Sub 17.
De acordo com o coordenador do Nudetor e da comissão, procurador Valberto Lira, a suspensão foi recomendada devido à divulgação de ausência de ambulâncias, médicos e enfermeiros dos jogos realizados nos últimos sábados e domingos. Além disso, os clubes não estão cumprindo o Estatuto do Torcedor, quanto à solicitação de agentes de segurança.
Na próxima quinta-feira (16/07), será realizada uma reunião, no auditório do Crea,, com representantes da FPF e os presidentes dos clubes que disputam os Campeonatos Sub 17 e Sub 19, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-PB), Sindicato dos Árbitros e Associação Cronistas Esportivos Paraíba (Acep). Na reunião, será oportunizado a assinatura de compromisso para cumprimento do Estatuto do torcedor.
O procurador destaca que o Estatuto do Torcedor estabelece que é dever do mandante do jogo solicitar ao Poder Público a presença de agentes de segurança responsáveis pela segurança do torcedor, dentro e fora dos estádios.
Além disso, é dever também do mandante do jogo informar, imediatamente após a decisão da realização da partida, aos órgãos de segurança, transporte e higiene os dados necessários à segurança da partida, como a hora, local, capacidade de público do estádio, expectativa de público, entre outros.
O Nudetor também requisitou da FPF as súmulas de todos os jogos realizados nos últimos sábado e domingo; a relação de todos os clubes participantes dos campeonatos Sub 17 e Sub 19, com endereços e nomes de presidentes; e a relação dos atletas inscritos nas competições.
Estádios
Nessas segunda e terça-feira, a Comissão de Prevenção e Combate à Violência nos Estádios visitou os estádios dos municípios de Rio Tinto, Mamanguape, Nova Floresta e Alagoinha, que receberão jogos da 2ª divisão do Campeonato Paraibano. Conforme o procurador Valberto Lira, serão produzidos relatórios pela Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Vigilâncias Municipais.