Nos acompanhe

Negócios

MP-Procon e Procon fiscalizam 12 postos de combustíveis, em JP; quatro tiveram bicos interditados

Publicado

em

Quatro dos 12 postos de combustíveis localizados em João Pessoa que foram fiscalizados, esta semana, por equipes do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (MP-Procon), Procon Estadual, Corpo de Bombeiros e Instituto de Metrologia e Qualidade da Paraíba (Imeq-PB) sofreram interdições em bicos, por apresentarem irregularidades na vazão, prejudicando o consumidor.

De acordo com o balanço divulgado nessa quinta-feira (4), pelo MP-Procon. aenas um estabelecimento estava totalmente regular; em seis postos o Imeq encontrou irregularidades, fez autuações e concedeu prazo para correção dos problemas identificados junto ao setor técnico do órgão. Nove postos de combustíveis também foram notificados pelo Procon-PB para fazer adequações. O Corpo de Bombeiros não identificou irregularidades em nenhum dos estabelecimentos.

As fiscalizações duraram três dias. Foram fiscalizados quatro postos de combustíveis localizados no bairro da Torre (sendo que em um deles, o posto ‘Santa Júlia’ não foram encontradas irregularidades) e quatro postos localizados ao longo da Avenida Epitácio Pessoa, sendo dois deles no bairro de Tambauzinho e outros dois, no bairro do Cabo Branco. Também foram fiscalizados postos nos bairros Bancários, Jardim Cidade Universitária, Mangabeira e José Américo.

De acordo com o diretor do MP-Procon, o promotor de Justiça Francisco Glauberto Bezerra, os órgãos verificaram questões técnicas como vazão das bombas de combustível, a qualidade do produto, bem como a segurança estrutural dos estabelecimentos. Ele destacou que a fiscalização é um trabalho que vem sendo realizado de forma contínua e permanente, uma vez que integra o Programa de Prevenção a Acidentes de Consumo e visa garantir e proteger os direitos dos consumidores.

O promotor também falou sobre a importância da atuação conjunta dos órgãos para o fortalecimento da proteção dos consumidores, uma vez que eles são os entes mais vulneráveis na relação de consumo. A superintendente do Procon-PB, Késsia Cavalcanti, também reconheceu como salutar a cooperação entre os órgãos e disse que o foco é a defesa dos direitos do consumidor.

O que foi encontrado em cada posto

1. Auto Posto Petrobras – Qualit (Posto de Afrânio) – Beira Rio, Torre
Procon Estadual: ausência do cartaz que trata da obrigatoriedade do cinto de segurança (Lei Estadual 10.742/2016); ausência do número do Procon no cupom fiscal (Lei Estadual 9.015/2009)

2. Posto Expressão – Beira Rio, Torre
Imeq: mangueira danificada e fora dos padrões técnicos.
Procon Estadual: ausência do cartaz que trata do cinto de segurança (Lei Estadual 10.742/2016)

3. Posto Opção – Av. Rui Barbosa, Torre
Imeq: 2 bicos interditados, sendo um por apresentar vazamento de combustível e o outro por apresentar oscilação fora do padrão aceitável.

4. Posto Autopel – Av. Epitácio Pessoa, Tambauzinho
Procon-PB: ausência do cartaz que trata do cinto de segurança (Lei Estadual 10.742/2016); ausência do número do Procon estadual ou municipal no cupom fiscal (Lei Estadual 9015/ 2009); ausência do valor percentual de etanol na gasolina (Lei Estadual 10365/2014)
Imeq: erro na medição superior ao erro máximo admissível

5. Posto BR – Av. Epitácio Pessoa, Tambauzinho
Procon-PB: ausência do cartaz que trata do cinto de segurança; ausência do número do Procon estadual ou municipal no cupom fisca e ausência da lei do troco

6. Posto Big Tambaú – Av. Epitácio Pessoa, Cabo Branco
Procon-PB: ausência do cartaz que trata sobre o cinto de segurança e do cartaz que trata da retirada do capacete para abastecer.

7. Posto BR – Epitácio Pessoa, Cabo Branco
Procon-PB: foram encontrados na loja de conveniência produtos vencidos, sem prazo de validade e sem informação nutricional. Ausência de cartaz sobre a da lei do troco.

8. Posto Bancários – prox. ao Carrefour dos Bancários
Procon Estadual: produtos sem precificação; ausência de placas sobre a lei do troco; sobre o cinto de segurança e o uso de capacete no momento de abastecimento.

9. Posto Cidade – ao lado do Extra, Jardim Cidade Universitária
Procon-PB: ausência de placa sobre a lei do troco; sobre o uso de capacete no ato de abastecimento e ausência de precificação
Imeq: 01 bico interditado, erro de medição superior ao erro máximo admissível, erro de 80 ml em 20 litros na vazão máxima, em prejuízo ao consumidor; 01 mangueira em mau estado de conservação

10. Posto Opção Mangabeira – R. Josefa Taveira, Mangabeira
Imeq: 01 bico interditado, erro de medição superior ao erro máximo admissível, erro de 100 ml em 20 litros na vazão máxima, em prejuízo ao consumidor;

11. Posto Shell – Av. Hilton Souto Maior, sentido BR 230, José Américo
Procon-PB: ausência do cartaz sobre o uso de capacete no ato de abastecimento; ausência de precificação; ausência da Lei do Troco
Imeq: 01 bico interditado, erro de medição superior ao erro máximo admissível, erro de 100 ml em 20 litros na vazão máxima, em prejuízo ao consumidor

12. Posto Santa Júlia – Av. Epitácio Pessoa, Torre
Sem irregularidades

Continue Lendo

Negócios

Seis e Meia de dezembro reúne Altemar Dutra Jr., Márcio Gomes e Yuri Carvalho em João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Em clima de confraternização de fim de ano, o Projeto Seis e Meia encerra sua temporada de 2024 com uma noite imperdível. Os cantores Altemar Dutra Jr., Márcio Gomes e Yuri Carvalho prometem emocionar o público com clássicos da música romântica e popular brasileira. O encontro acontecerá na quinta-feira, 5 de dezembro, no Teatro Paulo Pontes, no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, a partir das 18h30. Os ingressos estão disponíveis no site Outgo e na loja física Brommer (Mag Shopping).

Reconhecido por sua versatilidade, Altemar Dutra Jr. transita entre diversos estilos musicais, do pop ao samba, além de reler grandes sucessos nacionais. No repertório, canções que marcaram gerações, como “Sentimental Demais”, “Risque”, “Contigo Aprendi”, “Que Queres Tu de Mim” e “Somos Iguais”.

Apelidado de “Novo Rei da Voz” pelo crítico musical Ricardo Cravo Albin, Márcio Gomes é um fenômeno de público com seu show “Eterno Canções”. Para o Seis e Meia, ele traz o projeto “Uma Tarde em Copacabana”, que reúne clássicos brasileiros, de Chiquinha Gonzaga a Gonzaguinha, além de canções internacionais que marcaram época, acompanhadas de histórias dos bastidores.

Com 11 anos de carreira, Yuri Carvalho tem uma forte influência musical familiar. Ele iniciou sua trajetória como vocalista da banda Abrad’OsZóio e integrou o coral Voz Ativa. Desde 2019, segue em carreira solo, com projetos que homenageiam grandes artistas da MPB, como o show Eterno Aprendiz, dedicado à obra de Gonzaguinha.

“Já estamos há dois anos à frente do Seis e Meia na Paraíba, e é com muita alegria que nos preparamos para as comemorações dos 30 anos do projeto no Nordeste. A partir de fevereiro de 2025, teremos grandes atrações e muitas novidades para o nosso público, mantendo a tradição de promover música de qualidade e momentos inesquecíveis.”– Wagner Nascimento, CEO do Seis e Meia na Paraíba.

Sobre o Projeto Seis e Meia

Em 2025, o Seis e Meia completa 30 anos de história em várias cidades do Brasil. Inspirado na série homônima que, desde 1976, lotava o Teatro João Caetano no Rio de Janeiro, o projeto renasceu no Nordeste em 1995. A proposta é simples: um teatro, público, artistas locais e nacionais, e muita música de qualidade. Na Paraíba, já recebeu grandes nomes como Moacyr Franco, Marina Elali, Golden Boys, Biafra, Peninha, Paulinho Moska e Joanna, entre outros.

Seis e Meia | Altemar Dutra Jr., Márcio Gomes e Yuri Carvalho

Quinta-feira, 05 de dezembro
Entrada no teatro: 17h45
Início do show: 18h40
Local: Teatro Paulo Pontes (Espaço Cultural José Lins do Rêgo)
Ingressos: Loja física Brommer (Mag Shopping) ou online em https://outgo.com.br/wnpromo
Informações: (83) 98888-4845

Continue Lendo

Negócios

Saúde masculina em foco: Massai promove ações de conscientização durante Novembro Azul

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil, representando cerca de 29% dos diagnósticos oncológicos masculinos, de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Apesar de ser altamente tratável quando identificado precocemente, o tema ainda carrega tabus que dificultam a busca por prevenção. Pensando nisso, a Massai, uma das cem maiores construtoras do país, promoveu ações de conscientização em alusão à campanha Novembro Azul. As iniciativas impactaram mais de 150 colaboradores, tanto nos canteiros de obras quanto na sede da empresa.

Nos canteiros de obras dos empreendimentos OMNI Life & Health, em João Pessoa, e Belvedere, em Cabedelo, o psicólogo Elvis Costa conduziu palestras voltadas para a conscientização sobre o câncer de próstata. Durante as apresentações, ele abordou temas essenciais, como identificar os primeiros sinais da doença, onde buscar ajuda e como funcionam os exames preventivos. “Para os homens, o tema do autocuidado ainda é um tabu. Por isso, buscamos mostrar que cuidar da saúde é um ato de amor próprio. Apesar do receio inicial entre os colaboradores das obras, a recepção à palestra foi muito positiva”, justificou Juliane Benevides, coordenadora de RH da Massai.

Bem-estar e autocuidado – Já na sede da Massai, a programação foi ampliada para incluir atividades de relaxamento e cuidados pessoais. Além de participarem de uma palestra ministrada pelo psicólogo Eudes Nascimento, que reforçou a importância da prevenção, os colaboradores tiveram a oportunidade de desfrutar de massagens nas costas e nos pés, além de uma revitalização facial. A iniciativa proporcionou um momento de pausa e autocuidado, complementando as orientações com ações práticas de bem-estar. “Além de conscientizar, aproveitamos a ocasião para homenageá-los pelo Dia Internacional do Homem e mostrar que pequenos gestos de cuidado podem fazer a diferença no dia a dia”, explicou Juliane.

Sobre a Massai – Há 28 anos no mercado, a Massai é referência em qualidade, inovação, pontualidade e soluções para o mercado imobiliário. Com atuação em João Pessoa (PB), Campina Grande (PB) e Mossoró (RN), tem como missão promover soluções nos segmentos de inteligência de negócios, construção, incorporação e gestão de ativos (gestão de fundos imobiliários, gestão de condomínios empresariais). A Massai figura entre as cem maiores construtoras do Brasil, de acordo com o ranking nacional da INTEC, e é reconhecida por ser uma das empresas mais respeitadas e admiradas no mercado da construção civil do país. Para conhecer melhor a Massai e suas atividades, o site é https://www.massai.com.br. Outras informações podem ser conferidas no perfil do Instagram @massaioficial ou pelo (83) 3044-7881.

Continue Lendo

Negócios

Tradição Italiana: Limone & Capperi celebra o ‘Gnocchi della Fortuna’ em João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Segundo a tradição do ‘Nhoque da Fortuna’, quem deseja garantir sorte e prosperidade deve comer em pé, sete unidades da massa e fazer um pedido para cada uma delas no dia 29 de cada mês. Em João Pessoa, o restaurante Limone & Capperi celebra o tradicional “Gnocchi Della Fortuna” durante todo o ano, proporcionando uma experiência gastronômica e cultural.

O Limone & Capperi possui três opções de ‘gnocchi’, todos preparados na casa, com uma massa delicada e macia de batata com parmesão. O ‘Gnocchi Alla Sorrentina e Burrata’ é servido com molho pomodoro e uma cremosa burrata fresca. Enquanto, o ‘Gnocchi Fileto e Gorgonzola’ é acompanhado de suculentas tiras de filé mignon e molho de gorgonzola e o ‘Gnocchi e Camarões’ junto ao molho rose e deliciosos camarões grelhados. A melhor parte: sempre nos dias 29, os pratos saem com 50% de desconto.

Origem da história

A tradição tem origem no século IV, quando um médico turco, que mais tarde se tornou santo católico – São Pantaleão – vagava faminto pela região de Vêneto, no Nordeste da Itália. Ao chegar a casa de agricultores, ele foi recebido apesar da desconfiança e pouca comida para compartilhar. Antes da refeição o santo rezou pela prosperidade da safra e todos comeram exatamente 7 nhoques. Depois que o andarilho foi embora, a família encontrou moedas de ouro embaixo dos pratos.

A lenda popular se espalhou pelo mundo todo e ganhou força em toda América do Sul, principalmente no Brasil e na Argentina. Também existe uma versão da simpatia em que as pessoas colocam uma nota ou uma moeda embaixo do prato de nhoque nos dias 29 para atrair prosperidade.

Limone & Capperi
Av. Ingá, 284 – Manaíra
João Pessoa – PB
Contato: (83) 99615-6108
Instagram: @limonecapperi

Home

Continue Lendo