O 3º café da manhã do setor sucroenergético, organizado pela Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana), foi realizado na quinta-feira (30), em Brasília, e teve a participação da Paraíba, através da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan) que, na ocasião, foi representada pelo vice-diretor técnico, Pedro Neto. A proposta do evento, realizado a cada quatro anos, no início das novas legislaturas, é apresentar para os novos parlamentares as demandas e dificuldades da produção de cana-de-açúcar e a necessidade de políticas públicas para o setor.
Com a participação de parlamentares de vários estados do país, da Paraíba prestigiaram o evento os deputados federais, Julian Lemos e Gervásio Maia Filho, e o ex-senador, Efraim Morais. Além de deputados e senadores, o momento contou ainda com a participação de representante da União Nordestina dos Produtores de Cana (Unida) e do Sindalcool-PB.
Além do café da manhã, hoje, em Brasília, foi lançada a Frente Parlamentar pela Valorização do Setor Sucroenergético. A Frente foi criada pelo deputado Arnaldo Jardim (SP) e tem o objetivo de defender as bandeiras de um dos setores mais importantes da economia nacional, com destaque para pautas como o Renovabio, a venda direta de álcool das indústrias para os postos, o pagamento de royalties das variedades de cana, a flexibilização do acesso ao crédito, entre outros temas.
O diretor da Asplan, Pedro Neto, que representou o presidente da entidade, José Inácio de Morais, destaca a importância de eventos como esses e da Frente. “É preciso mostrar aos parlamentares as peculiaridades e relevância do setor para o desenvolvimento do país e, a partir daí, despertar neles a importância de direcionar projetos, ações e investimentos, além de propor políticas públicas para o setor e essa Frente terá também esse papel mobilizador”, afirma Pedro Neto, que além de participar do café da manhã prestigiou o lançamento da Frente ao lado do deputado federal, Efraim Filho, um dos parlamentares mais atuantes na Paraíba em prol do setor sucroenergético.