A deputada estadual Estela Bezerra (PSB) se reuniu com o secretário Jean Francisco Bezerra, titular da Secretaria Estadual de Segurança e Defesa Social e representantes das Guardas Municipais para discutir a implantação do policiamento comunitário nos municípios.
De acordo com a parlamentar, a ideia é contribuir com o fortalecimento do Conselho de Segurança Comunitária, onde a Guarda Municipal tem um papel essencial.
“Nós acreditamos na segurança preventiva, e é necessário que seja um sistema nacional, onde os municípios, e todas as outras secretarias que gerem cidadania, possam promover um território seguro, com a Guarda Municipal desempenhando a função de ações preventivas de segurança, dentro das comunidades”, afirmou Estela.
De acordo com Sérgio Carneiro, vice presidente da Associação Nacional dos Guardas Municipais, esse tipo de policiamento difere do modelo tradicional. “O policiamento comunitário é totalmente preventivo e corresponde ao verdadeiro serviço das guardas municipais, ou seja, sem repressão e com um papel mais educativo”, Sérgio também salientou a articulação com a deputada Estela Bezerra. “As ações apresentadas pela deputada sempre foram em defesa das minorias sociais, e nossa categoria teve a iniciativa de procurar a deputada por esse motivo”, salientou.
Além de Sérgio Carneiro, participaram do encontro os representantes Nilson Trajano, da cidade de Fagundes; e Danilo da Silva Santos representando os guardas municipais do município de Bayeux. Na ocasião, a comitiva apresentou a situação atual desses profissionais na Paraíba.
Ao todo, 68 municípios paraibanos possuem guarda municipal com um contingente de aproximadamente 3 mil homens e mulheres. Além da falta de legislação municipal que determine a estrutura adequada, com comando de guarda municipal de carreira, corregedoria e ouvidoria.
Na ocasião, o secretário de Segurança orientou que os profissionais criassem suas próprias associações locais, pois isso dará legitimidade na reivindicação dos pleitos da categoria.
O representante dos profissionais destacou que vai buscar diálogo com algumas associações de guardas municipais já existentes no Estado.
“Pretendemos unificar todos numa só representação, para que aconteça um diálogo afinado, possibilitando atingir a necessidade de todas as guardas e seus agentes”, afirmou Carneiro, que encerrou agradecendo a articulação da deputada Estela Bezerra em proporcionar o encontro. “Tocamos nos pontos principais das nossas dificuldades e a deputada estava em sintonia com as nossas demandas, conseguimos de imediato solucionar algumas questões e outras já foram encaminhadas”.
Estela Bezerra ainda afirmou que é imperativo essa interlocução para que as várias instâncias da segurança pública amplie o diálogo e as ações. “Esses 3 mil homens e mulheres podem agir de forma bastante proativa no desenvolvimento de uma segurança preventiva e cidadã”.