Nos acompanhe

Paraíba

Religioso recebe honrarias pelos relevantes serviços prestados à Igreja

Publicado

em
Natural da cidade de Cajazeiras, o padre José Paulo Pires Braga recebeu, na tarde desta quarta-feira (15), o Título de Cidadão Pessoense e a Medalha João Paulo II, pelos relevantes serviços prestados como evangelizador e pelo incansável trabalho em favor da família. A sessão solene, proposta pela da vereadora Raíssa Lacerda (PSD), reuniu familiares e amigos do religioso na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP).
José Paulo Pires inciou seus estudos no Colégio Salesiano Padre Rolim, em Cajazeiras. Alguns anos depois, veio para a Capital paraibana estudar no Seminário Diocesano. Em seguida, foi para Roma, onde começou a estudar filosofia e teologia na Universidade Gregoriana. Antes de ingressar na vida sacerdotal, o religioso foi casado com Aline Guedes Pereira, com a qual teve três filhos: Paulo Cézar, Paulo Augusto e Angelina Maria. Sua esposa teve problemas de saúde e faleceu três anos depois.
O sacerdote, então, retornou a Roma para concluir seus estudos, e dois anos depois voltou ao Brasil para prestar vestibular para Direito. Em João Pessoa, começou a lecionar filosofia e teologia, fundou a Faculdade de Filosofia na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e ajudou na interiorização da instituição federal. Como padre, desenvolve um trabalho social importante de aconselhamento de casais e fortalecimento dos princípios familiares.
Com o apoio do então arcebispo Dom José Maria Pires, o homenageado foi o responsável pela organização de algumas igrejas na Capital, como a Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, no bairro do Bessa. Ele também participou efetivamente da organização do Santuário Mãe Rainha e realizou outras atividades importantes em várias pastorais, como a carcerária e a que atuava no antigo Manicômio Judiciário. O padre José Paulo Pires chega aos 85 anos de idade com uma vida intensa dedicada à Igreja e à evangelização.
“A Câmara dos Vereadores de João Pessoa não está, nesse momento, homenageando apenas o padre José Paulo, mas também toda a Igreja. Este reconhecimento é motivo de muito orgulho. Ele prestou relevantes serviços às paróquias como missionário, monsenhor e homem de fé”, comentou o arcebispo da Paraíba, Dom Manoel Delson. “Sou muito grato a todos os vereadores que tiveram essa iniciativa”, acrescentou o arcebispo.
A vereador Raíssa Lacerda fez um pronunciamento emocionado, ao falar sobre a trajetória de vida do religioso. “A história desse padre [José Paulo Pires] é muita rica e de muito amor às pessoas. Essa Casa estava, há muito tempo, devendo esta justa homenagem a esse homem caridoso, que entregou sua vida a Deus para servir os mais humildes”, ressaltou a parlamentar. “Agradeço a Deus e a Nossa Senhora por terem me proporcionado esse momento tão lindo e maravilhoso”, reforçou.
Os filhos do homenageado, Paulo Cézar e Angelina Maria Pires, usaram a tribuna para falar em seu nome. “Agradecemos aos presentes por essa merecida homenagem ao meu pai, que tem uma história dedicada à Igreja e às pessoas, um sacerdote que cumpriu magistralmente sua missão”, declarou Paulo. “Você, meu pai, é um verdadeiro exemplo para todos nós”, afirmou Angelina.
A mesa da sessão foi composta pela vereadora Raíssa Lacerda e sua mãe, Denise Lacerda; pelo arcebispo Dom Delson; pelo vereador Carlão (PSL), que secretariou os trabalhos; e pelos filhos do homenageado. O coral Antônio Leite de Figueiredo, da CMJP, regido pela maestrina Socorro Estrela e com a participação do solista Paulo Brasil, cantou as músicas “Con Te Partirò” (Andrea Bocelli) e “Oração Pela Família” (Padre Zezinho).

Continue Lendo

Paraíba

São Miguel de Taipu: Daniella Ribeiro participa de inauguração do Aeroclube José Targino Maranhão

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB) participou no sábado (23/11), junto de outras autoridades, da inauguração do Aeroclube da Paraíba – José Targino Maranhão, em São Miguel de Taipu. A solenidade também comemorou os 84 anos do Aeroclube da Paraíba.

Daniella disse que a inauguração do Aeroclube é um passo a mais para o desenvolvimento da aviação no Estado e, também, para a economia da Paraíba como um todo. Lembrou do investimento de quase R$ 8 milhões, enviados por ela e pelo deputado federal Aguinaldo Ribeiro, para obras de infraestrutura no município de São Miguel de Taipu, o que possibilitou a instalação do Aeroclube na região.

A senadora disse ainda que é merecida a homenagem ao ex-governador José Targino Maranhão, que faleceu em 2021, em consequência da COVID-19, e que era apaixonado por aviação (por isso a homenagem). A viúva de José Maranhão, desembargadora Maria de Fátima Bezerra Cavalcanti Maranhão, esteve presente ao evento, ao lado de familiares.

O diretor-presidente do Aeroclube, Alberto Gomes, destacou que o dia “é histórico, e demonstra a união, força e capacidade de desenvolvimento que a Paraíba e, também, a aviação tem”.

O vice-diretor do Aeroclube, Venâncio Alencar, disse que a união foi fundamental para que o dia de hoje se tornasse real. “Hoje, ao olharmos para essa nova pista, é símbolo da nossa força e união. Estamos fazendo história nesse espaço”, afirmou.

Entre as autoridades presentes estavam o vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, o vice-prefeito de João Pessoa, Leo Bezerra, o deputado federal Mersinho Lucena, além de deputados estaduais e vereadores do município de São Miguel de Taipu.

Continue Lendo

Paraíba

Presidente do AGIR 36 Paraíba pedirá suspeição de ministro do STJ; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente estadual do Partido Agir 36 na Paraíba, Flávio Moreira, confirmou que pedirá “suspeição” do ministro Antônio Saldanha, do Superior Tribunal de Justiça (STJ) por emitir uma fala capacitista em desfavor de pessoas atípicas e, consequentemente, suas respectivas famílias que se sentiram atingidas.

Segundo Flávio, o ministro afirmou que Autismo é “problema” e que clínicas são “passeios na floresta“.

Flávio Moreira, que também é advogado, ainda afirmou que buscará o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), especificamente da Comissão de Direitos da Pessoa com Deficiência, junto à questão.

O político é ferrenho defensor da causa atípica e, há anos, milita em favor do respeito e inclusão social desta parcela da sociedade.

Confira o post:

REVOLTANTE!!!
Mais um episódio, dos quase diários, que as famílias atípicas passam em um mundo capacitista, elitista, preconceituoso e ignorante. Desta vez, o mais grave é que vem de um MAGISTRADO, que tem a função de julgar demandas sobre o tema.

Enquanto partido político comprometido com a inclusão, iremos encaminhar ao nosso presidente @daniel.sampaiotourinho do @nacionalagir36 um pedido para que nossa instância maior vá ao @cnj_oficial buscando a suspeição do ministro em comento [sic] para que o mesmo seja IMPEDIDO de julgar causas que envolvam o tema, visto que o ponto de vista apresentado fere mortalmente o Estatuto da Pessoa com Deficiência e a Lei Berenice Piana.

Iremos também acionar a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB para que se posicione frente ao caso. Não vamos nos calar diante de tamanho absurdo!

Continue Lendo

Paraíba

Eleição para nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa acontece nesta terça-feira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Uma nova eleição para Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) deve acontecer nesta terça-feira (26/11). O pleito ocorre após a aprovação do projeto de resolução 303/2024, que modificou o Regimento Interno da Casa e instituiu uma nova eleição para a mesa.

A medida acontece após a Procuradoria-Geral da República (PGR) acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo que a reeleição antecipada do deputado estadual Adriano Galdino (Republicanos) como presidente da Casa Legislativa seja oficialmente anulada para o biênio 2025/2026. Segundo a PGR, a antecipação da dita eleição fere “os princípios da alternância do poder político e da temporalidade dos mandatos”.

No entanto, o parlamentar acredita que não haverá surpresas na recondução da presidência da Assembleia e expressou confiança em eleição por unanimidade.

A permanência dos membros também tem aprovação do governador João Azevêdo (PSB). De acordo com o gestor, existe tranquilidade em relação ao tema, uma vez que, em reunião com o presidente da ALPB, já havia exposto o desejo de que a composição da Mesa Diretora continuasse da mesma forma.

 

Continue Lendo