O deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) defendeu, nesta quarta-feira (1), Dia do Trabalho, mais investimentos no setor da agropecuária paraibana como forma de aumentar os postos de emprego e garantir o fortalecimento do setor. Em 2017, segundo o Censo Agropecuário de 2017 realizado pelo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) a Paraíba tinha 163,2 mil estabelecimentos agropecuários, o equivalente a uma área de 3,4 milhões hectares, e empregava 424.055 pessoas.
Dados do Caged mostram que de janeiro a março deste ano foram 383 contratações e 4.417 demissões no setor de agropecuária. A Paraíba é o principal produtor de leite de cabra do País, mas faltam investimentos para ampliar essa produção. “Esse é um setor forte, mas precisa do apoio do Governo do Estado para garantir o crescimento, manutenção e geração de novos postos de trabalho. A produção de leite na Paraíba é a maior do Brasil e acredito que podemos crescer ainda mais com mais investimentos nos nossos produtores”, defendeu Tovar.
Dados do Censo Agropecuário mostra que a Paraíba produz 5,627 milhões de litros de leite de cabra por ano, se destacando à frente de estados como Bahia, que ocupa a segunda posição, e Minas Gerais, que vem em terceiro lugar.Taperoá e Sumé são os municípios que mais produzem e despontam no ranking nacional no primeiro e terceiro lugar, respectivamente.
Segundo dados da pesquisa, 72% do total de leite de cabra produzido na Paraíba foi comercializado, gerando um faturamento de R$ 7,6 milhões de reais. O rebanho caprino do estado, conforme o censo agro, possui 19.397 cabeças.
A Paraíba também está no primeiro lugar no ranking nacional no que se refere a comercialização. O destaque fica por conta dos municípios de Amparo, que ocupa o primeiro lugar, com 652 mil litros vendidos; Monteiro em segundo, com 604 mil litros vendidos, e Sumé em terceiro, com 476 mil litros.
Outros municípios paraibanos que se destacam na produção do leite de cabra são: Parari (242 mil litros), Prata (209 mil litros), Cabaceiras (208 mil), Zabelê (182 mil litros) e Boqueirão (160 mil litros).Na comercialização também se destacam Parari, Prata, Zabelê, São Sebastião do Umbuzeiro, Taperoá, São Domingos do Cariri, Cabaceiras e Coxixola.
Bovinos e aves – A produção pecuária do estado também conta com um efetivo de 1 milhão de bovinos contabilizados em 2017, que foi responsável pela produção de 205 milhões de litros de leite de vaca. Em relação a criação de aves, que inclui galinhas, galos, frangas e frangos, a Paraíba possuía 12,1 milhões de cabeças e uma produção que chegou aos 44 milhões de dúzias de ovos.