Nos acompanhe

Negócios

OAB-PB realiza Colégio de Presidentes de Subseções e divulga Carta de João Pessoa

Publicado

em

O Colégio de Presidentes de Subseções da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB) divulgou, na última sexta-feira (05), a Carta de João Pessoa. Reunidos na capital paraibana, os dirigentes da Instituição debateram diversos temas de interesse da advocacia e sociedade paraibana.

Entre os temas debatidos, destacam-se: o parcelamento de pagamento das custas na justiça estadual da Paraíba; concessão da gratuidade judiciária; respeito do Executivo ao orçamento do poder Judiciário; nomeação de defensores públicos para o Estado; concurso para procuradorias municipais.

Na Carta, o Colégio também repudiar os atos de violência doméstica contra a mulher e violência contra pessoas de orientação homossexual e transexual, exigindo do Estado que cumpra o dever de oferecer segurança pública para todos; e reafirmar os direitos humanos como patamares civilizatórios mínimos para todos os cidadãos brasileiros, inclusive, os agentes de segurança.

O Colégio também teve como objetivo promover o aperfeiçoamento do modelo de gestão do sistema OAB, com troca de experiências e integração dos dirigentes da Instituição.

CARTA DE JOÃO PESSOA – VI COLÉGIO DE PRESIDENTES DE SUBSEÇÕES DA ORDEM DOS ADVOGADO DO BRASIL – SECCIONAL PARAÍBA

O Colégio de Presidentes das Subseções da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba, reunindo no município de João Pessoa, no dia 05 de abril de 2019, sob análise e discussão de temas de interesse da advocacia e sociedade paraibanas, decide:

Comprometer-se a cumprir o Provimento 185/2018 do CFOAB, colaborando para a transparência, eficiência e economicidade nas práticas da AOB, assim como aumentar a arrecadação em favor da Ordem;

Cumprir a Resolução 16/2010 da OAB para que se organize a forma de encaminhamento e acompanhamento dos feitos de interesse da OAB junto ao Conselho da Justiça, Conselho do Ministério Público e Conselho da Justiça Federal;

Sugere que é dever do Estado da Paraíba respeitar e observar a correta e adequada elaboração do orçamento do Poder Judiciário em valor compatível com o custeio do funcionamento da Justiça Estadual paraibana de forma a atender a população em condições dignas;

Reafirmar a defesa do Estado Democrático de Direito, do contraditório e da ampla defesa, bem como do respeito ao devido processo legal, repudiando qualquer ação pública ou ato que viole as garantias constitucionais do cidadão e da advocacia;

Criar grupo de trabalho para analisar os critérios adotados para concessão da gratuidade judiciária e parcelamento de pagamento das custas na justiça estadual da Paraíba e assim adotar providências que de forma isonômica e justa os cidadãos tenham a gratuidade judiciária e possam acessar o judiciário;

Sugerir a nomeação de defensores públicos para o Estado como meio de recompor o quadro da defensoria, sem prejuízo do direito do advogado dativo receber os honorários arbitrados quando da prestação do serviço;

Sugerir a realização de concursos públicos para as procuradorias de municípios, observando-se a instituição de procuradoria própria, sem prejuízo da contratação de advogado para defesa do município sem que isso caracterize crime;

Repudiar os atos de violência doméstica contra a mulher e violência contra pessoas de orientação homossexual e transexual, exigindo do Estado que cumpra o dever de oferecer segurança pública para todos;

Reafirmar os direitos humanos como patamares civilizatórios mínimos para todos os cidadãos brasileiros, inclusive, os agentes de segurança

João Pessoa, 05 de abril de 2019.

Paulo Antonio Maia e Silva
Presidente da OABPB

Adelia Marques Formiga Camboim
Presidente da Subseção de Sousa

Ednaldo Ribeiro da Silva
Presidente da Subseção do Vale do Mamanguape

Fred Igor Batista Gomes
Presidente da Subseção de Patos

Jairo de Oliveira Souza
Presidente da Subseção de Campina Grande

Jaques Ramos Wanderley
Presidente da Subseção de Pombal

José Airton Gonçalves de Abrantes
Presidente da Subseção de Cajazeiras

José Alberto Evaristo da Silva
Presidente da Subseção de Guarabira

José Marcílio Batista
Presidente da Subseção do Vale do Piancó

Manoel Arnóbio de Sousa
Presidente da Subseção de Princesa Isabel

Taua Domiciano Moura Dantas Gomes
Presidente da Subseção do Cariri

Thállio Rosado de Sá Xavier
Presidente da Subseção de Catolé do Rocha

Continue Lendo

Negócios

Neste sábado: Victor e Leo trazem show ‘Vida Boa – A Festa’ a João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

João Pessoa recebe o aguardado retorno da dupla sertaneja Victor e Leo neste sábado (30). O show “Vida Boa – A Festa” será apresentado na Domus Hall e tem ingressos disponíveis no site https://www.zig.tickets/eventos/vida-boa-a-festa ou na bilheteria da casa.

Com hits inesquecíveis que marcaram gerações, a dupla multipremiada apresenta o show “Vida Boa – A Festa” ao público pessoense. A última vez que Victor & Leo se apresentaram na capital paraibana foi em 2015. É impossível não ter lembranças com a infinidade de sucessos produzidos por Victor & Leo, o estilo simples de fazer da música a protagonista na vida deles e também de cada pessoa que puderam alcançar com a arte.

Talento único e composições que transcenderam gêneros musicais, hits como “Na linha do tempo”, “Amigo apaixonado”, “Borboletas”, “Deus e eu no sertão”, “Fada” e “Vida boa” são apenas algumas das canções que ecoaram de norte a sul do país.

O extenso repertório de sucesso mescla o sertanejo raíz  e romântico com o folk. Ao todo, são 14 CDs, 5 DVDs, 2 Blu-rays e 2 DVDs documentários. A dupla celebrou 7 indicações ao Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Música Sertaneja, em que foram vencedores em 2013 com “Ao Vivo em Floripa”.

Neste retorno, além de músicas que marcaram toda uma geração de fãs do sertanejo, o show vai apresentar também canções inéditas e contará com a presença de Bruno e Denner, donos de sucessos como “Cavalo de Pau” e “Estado Civil”.0

Continue Lendo

Negócios

Instituto Nelson Wilians participa do G20 Social e reafirma compromisso com inclusão, justiça social e igualdade

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Rio de Janeiro recebeu a primeira edição do G20 Social, uma iniciativa do G20 que reuniu organizações da sociedade civil, movimentos sociais e lideranças globais para discutir temas como justiça social, sustentabilidade e combate à desigualdade. O evento abordou questões urgentes, como fome, pobreza, mudanças climáticas e uma nova governança global.

O Instituto Nelson Wilians (INW), braço social do Nelson Wilians Advogados, esteve presente no encontro, representado pela advogada e presidente do INW, Anne Wilians, e sua equipe. A participação do instituto evidenciou seu compromisso com temas sociais cruciais, especialmente relacionados à inclusão social e desenvolvimento sustentável.

O evento teve como objetivo consolidar as propostas que foram apresentadas na cúpula dos líderes do G20 em Brasília. No ano de 2023, o governo brasileiro havia proposto a criação da ODS 18 (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) para promover a igualdade étnico-racial, uma iniciativa ressaltada durante o discurso de abertura da 78ª Assembleia da ONU.

O INW, como parte desse movimento, segue com ações voltadas à educação e conscientização. O curso de “Letramento Racial” oferecido pelo instituto, que já formou 1.700 participantes presenciais, é um exemplo. Desses, 83% afirmaram que a experiência foi única para eles. Além disso, 98% relataram que o curso contribuiu significativamente para o entendimento do racismo estrutural, e 92% disseram estar preparados para combater a violência étnico-racial — um aumento expressivo de 40% em comparação aos 52% que declararam ter esse preparo antes do curso.

Outro projeto relevante do INW é o “Manual Antirracista”, desenvolvido com a colaboração de voluntários e especialistas no tema, com o objetivo de apoiar a luta contra o racismo e promover mudanças sociais. “A causa precisa ser abraçada por todos. Não há desenvolvimento social, econômico ou político se um grupo for excluído”, declarou William Ruiz, gerente de Projetos Sociais do INW. “É necessário caminhar juntos, valorizando a diversidade e promovendo ações de reparação histórica”.

Além disso, o instituto tem se dedicado ao projeto “Compartilhando Direito”, que visa promover a Educação para a Cidadania e estimular o engajamento das comunidades na transformação de seus territórios. Esse projeto se alinha à ODS 18 e oferece um caminho educativo fundamental para os jovens, incentivando o exercício da cidadania e fortalecendo a Cultura da Legalidade. Anne Wilians destaca que os jovens são convidados a entender seus direitos e a se ver como protagonistas dessa transformação social. “A ideia é que, ao longo dessa jornada, eles se sintam mais preparados para agir e exercer sua cidadania no cotidiano”, afirma a presidente do INW.

Com a participação de cerca de 50 mil pessoas de várias partes do Brasil e do mundo, o G20 Social se consolidou como um marco importante na promoção de justiça social e na inclusão das vozes da sociedade civil, reforçando o papel do INW na construção de um futuro mais justo e inclusivo.

Continue Lendo

Negócios

Lulu Santos retorna a João Pessoa com a turnê ‘Barítono’ nesta sexta-feira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Lulu Santos volta a João Pessoa, nesta sexta-feira (29/11), com a turnê “Barítono”, depois de estrear em grande estilo nos Estados Unidos e rodar diferentes regiões do Brasil ao longo de 2023. Com repertório de sucessos, o cantor apresenta seus hits em shows que celebram os 70 anos de vida e 50 de carreira. A apresentação acontece no Teatro Pedra do Reino, a partir das 20h (Abertura dos portões).

Ele já conquistou uma legião de fãs em todo o mundo e traz em ‘Barítono’ uma homenagem à revelação tardia do cantor sobre sua tessitura vocal grave. “Admiti tardiamente várias coisas importantes sobre mim, entre elas o fato de ser um barítono, cantor de tessitura vocal grave. Desde que ‘assumi’ essa condição, como costuma acontecer com essas coisas, facilitou enormemente minha vida e arte”, explica.

“Sou Barítono com paixão, gosto dos graves, gosto de como minha voz soa nesta região. É com essa intenção e propósito que chegamos a este espetáculo no qual oferecemos, como de hábito, nosso melhor. Não vejo a hora de lhes apresentá-lo”, diz o cantor em uma carta aberta aos fãs no início da turnê.

Na estrada há pouco mais de um ano, nos próximos meses a Turnê Barítono será apresentado em Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Bahia, Rio Grande do Norte, Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, São Luís do Maranhão, Espírito Santo, Ceará, Piauí e Pará.

Os ingressos para a apresentação em João Pessoa, no Teatro Pedra do Reino, estão disponíveis on-line através da Bilheteria Digital e também presencial na loja Mioche Mag Shopping.

Continue Lendo