Nos acompanhe

Negócios

Na Paraíba, quase 70% dos Matadopuros apresentam péssimas condições de higiene

Publicado

em

Mais de 80% dos trabalhadores que atuam em matadouros na Paraíba não usam equipamentos de proteção individual (EPIs) e acidentes de trabalho são comuns nesses locais. Na maioria deles, os animais são mortos a pauladas e o ambiente é insalubre, degradante e perigoso. Apesar disso, há crianças trabalhando em pelo menos 30% desses estabelecimentos, a maioria funciona em condições precárias de higiene e de trabalho.

Essas foram algumas irregularidades detectadas em pesquisa divulgada na última segunda-feira, no Ministério Público do Trabalho na Paraíba durante uma audiência coletiva na sua sede, em João Pessoa. As denúncias foram levadas pelo professor da UFPB Francisco Garcia Figueiredo, que apresentou a “Situação dos Matadouros Públicos e Privados do Estado da Paraíba”.

O estudo – realizado em cerca de 70 abatedouros – constatou graves irregularidades que violam a dignidade humana e colocam em risco a saúde da população que está consumindo as carnes e também dos trabalhadores que laboram nesses locais. Diante da gravidade das denúncias, o MPT anunciou uma força-tarefa que será formada por diversos órgãos, destaca publicação do MPT.

O auditório do MPT ficou lotado. Participaram da audiência o procurador-chefe do MPT-PB Carlos Eduardo Lima, o coordenador da Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho – Codemat/MPT, Leonardo Osório Mendonça, o procurador do MPF-PB José Guilherme Ferraz, representantes de vários outros órgãos, como Comissão de Direito Ambiental da OAB-PB, Fepeti-PB, Ministério da Agricultura, Secretaria de Desenvolvimento Humano do Estado, Polícia Ambiental/PM, além de professores e estudantes universitários.

Carlos Eduardo destacou que é essencial uma atuação em conjunto, com a máxima brevidade, dos diversos órgãos e instituições envolvidos na defesa e promoção de direitos sociais, entre os quais o MPT, o MPF e a Academia.

“Nosso objetivo, evidentemente, é a resolução dessa situação, que mude, que seja transformada essa realidade para que as condições de trabalho sejam dignas, para que o meio ambiente de trabalho seja adequado”, afirmou.

“Diante do grave quadro apresentado, crianças trabalhando nesses locais, trabalhadores em situação degradante, sem qualquer equipamento de proteção, pegando vísceras dos animais com as próprias mãos, sem nenhuma proteção, crianças no ambiente, faremos uma força-tarefa composta pelos órgãos fiscalizatórios que têm ligação com essa temática”, informou a procuradora Edlene Lins Felizardo.

“Vamos nos reunir com a UFPB, com o professor Francisco, que nos apresentou os dados e vamos contar com a presença dos outros órgãos para começar a dar os primeiros encaminhamentos para que não protelemos, ainda mais, essa atuação. O problema já existe há muito tempo, então temos que dar uma resposta à sociedade, acrescentou a procuradora.

Retrato do país

“A situação de trabalho dos abatedouros mostra que as pessoas que ali trabalham não se preocupam com adoecimento, manuseiam facões sem qualquer tipo de proteção, sem preocupação com a própria saúde. Essas situações de uma forma geral são retratos dos abatedouros do nosso país”, afirmou o procurador Leonardo Osório.

“Vamos tentar fomentar essa discussão junto a colegas de outros estados para que verifiquem, também, qual é a real situação desse tipo de trabalho nas suas unidades, para tentar mapear o que acontece e tomar as medidas necessárias para solucionar e melhorar as condições de trabalho”, acrescentou.

Continue Lendo

Negócios

Neste sábado: Victor e Leo trazem show ‘Vida Boa – A Festa’ a João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

João Pessoa recebe o aguardado retorno da dupla sertaneja Victor e Leo neste sábado (30). O show “Vida Boa – A Festa” será apresentado na Domus Hall e tem ingressos disponíveis no site https://www.zig.tickets/eventos/vida-boa-a-festa ou na bilheteria da casa.

Com hits inesquecíveis que marcaram gerações, a dupla multipremiada apresenta o show “Vida Boa – A Festa” ao público pessoense. A última vez que Victor & Leo se apresentaram na capital paraibana foi em 2015. É impossível não ter lembranças com a infinidade de sucessos produzidos por Victor & Leo, o estilo simples de fazer da música a protagonista na vida deles e também de cada pessoa que puderam alcançar com a arte.

Talento único e composições que transcenderam gêneros musicais, hits como “Na linha do tempo”, “Amigo apaixonado”, “Borboletas”, “Deus e eu no sertão”, “Fada” e “Vida boa” são apenas algumas das canções que ecoaram de norte a sul do país.

O extenso repertório de sucesso mescla o sertanejo raíz  e romântico com o folk. Ao todo, são 14 CDs, 5 DVDs, 2 Blu-rays e 2 DVDs documentários. A dupla celebrou 7 indicações ao Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Música Sertaneja, em que foram vencedores em 2013 com “Ao Vivo em Floripa”.

Neste retorno, além de músicas que marcaram toda uma geração de fãs do sertanejo, o show vai apresentar também canções inéditas e contará com a presença de Bruno e Denner, donos de sucessos como “Cavalo de Pau” e “Estado Civil”.0

Continue Lendo

Negócios

Instituto Nelson Wilians participa do G20 Social e reafirma compromisso com inclusão, justiça social e igualdade

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Rio de Janeiro recebeu a primeira edição do G20 Social, uma iniciativa do G20 que reuniu organizações da sociedade civil, movimentos sociais e lideranças globais para discutir temas como justiça social, sustentabilidade e combate à desigualdade. O evento abordou questões urgentes, como fome, pobreza, mudanças climáticas e uma nova governança global.

O Instituto Nelson Wilians (INW), braço social do Nelson Wilians Advogados, esteve presente no encontro, representado pela advogada e presidente do INW, Anne Wilians, e sua equipe. A participação do instituto evidenciou seu compromisso com temas sociais cruciais, especialmente relacionados à inclusão social e desenvolvimento sustentável.

O evento teve como objetivo consolidar as propostas que foram apresentadas na cúpula dos líderes do G20 em Brasília. No ano de 2023, o governo brasileiro havia proposto a criação da ODS 18 (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) para promover a igualdade étnico-racial, uma iniciativa ressaltada durante o discurso de abertura da 78ª Assembleia da ONU.

O INW, como parte desse movimento, segue com ações voltadas à educação e conscientização. O curso de “Letramento Racial” oferecido pelo instituto, que já formou 1.700 participantes presenciais, é um exemplo. Desses, 83% afirmaram que a experiência foi única para eles. Além disso, 98% relataram que o curso contribuiu significativamente para o entendimento do racismo estrutural, e 92% disseram estar preparados para combater a violência étnico-racial — um aumento expressivo de 40% em comparação aos 52% que declararam ter esse preparo antes do curso.

Outro projeto relevante do INW é o “Manual Antirracista”, desenvolvido com a colaboração de voluntários e especialistas no tema, com o objetivo de apoiar a luta contra o racismo e promover mudanças sociais. “A causa precisa ser abraçada por todos. Não há desenvolvimento social, econômico ou político se um grupo for excluído”, declarou William Ruiz, gerente de Projetos Sociais do INW. “É necessário caminhar juntos, valorizando a diversidade e promovendo ações de reparação histórica”.

Além disso, o instituto tem se dedicado ao projeto “Compartilhando Direito”, que visa promover a Educação para a Cidadania e estimular o engajamento das comunidades na transformação de seus territórios. Esse projeto se alinha à ODS 18 e oferece um caminho educativo fundamental para os jovens, incentivando o exercício da cidadania e fortalecendo a Cultura da Legalidade. Anne Wilians destaca que os jovens são convidados a entender seus direitos e a se ver como protagonistas dessa transformação social. “A ideia é que, ao longo dessa jornada, eles se sintam mais preparados para agir e exercer sua cidadania no cotidiano”, afirma a presidente do INW.

Com a participação de cerca de 50 mil pessoas de várias partes do Brasil e do mundo, o G20 Social se consolidou como um marco importante na promoção de justiça social e na inclusão das vozes da sociedade civil, reforçando o papel do INW na construção de um futuro mais justo e inclusivo.

Continue Lendo

Negócios

Lulu Santos retorna a João Pessoa com a turnê ‘Barítono’ nesta sexta-feira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Lulu Santos volta a João Pessoa, nesta sexta-feira (29/11), com a turnê “Barítono”, depois de estrear em grande estilo nos Estados Unidos e rodar diferentes regiões do Brasil ao longo de 2023. Com repertório de sucessos, o cantor apresenta seus hits em shows que celebram os 70 anos de vida e 50 de carreira. A apresentação acontece no Teatro Pedra do Reino, a partir das 20h (Abertura dos portões).

Ele já conquistou uma legião de fãs em todo o mundo e traz em ‘Barítono’ uma homenagem à revelação tardia do cantor sobre sua tessitura vocal grave. “Admiti tardiamente várias coisas importantes sobre mim, entre elas o fato de ser um barítono, cantor de tessitura vocal grave. Desde que ‘assumi’ essa condição, como costuma acontecer com essas coisas, facilitou enormemente minha vida e arte”, explica.

“Sou Barítono com paixão, gosto dos graves, gosto de como minha voz soa nesta região. É com essa intenção e propósito que chegamos a este espetáculo no qual oferecemos, como de hábito, nosso melhor. Não vejo a hora de lhes apresentá-lo”, diz o cantor em uma carta aberta aos fãs no início da turnê.

Na estrada há pouco mais de um ano, nos próximos meses a Turnê Barítono será apresentado em Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Bahia, Rio Grande do Norte, Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, São Luís do Maranhão, Espírito Santo, Ceará, Piauí e Pará.

Os ingressos para a apresentação em João Pessoa, no Teatro Pedra do Reino, estão disponíveis on-line através da Bilheteria Digital e também presencial na loja Mioche Mag Shopping.

Continue Lendo