Nos acompanhe

Paraíba

Mulheres da Casa Mãe Bebê recebem visita do prefeito Luciano Cartaxo

Publicado

em

Geovania Gomes Ribeiro veio de Mamanguape ter bebê no Instituto Cândida Vargas (ICV), no início de janeiro, mas não esperava passar tanto tempo com ele internado na maternidade. Ele precisou nascer de 35 semanas por problemas no esôfago e ainda está em tratamento. Mas ela não ficou desamparada. A Casa Mãe Bebê, inaugurada pelo prefeito Luciano Cartaxo em fevereiro se tornou o lar de Geovania enquanto a pequena Helena Vitória se recupera e sai da maternidade saudável. Assim como ela, outras mamães encontraram no acolhimento da Prefeitura, as forças para enfrentar este período e o acompanhamento para não perder as esperanças na plena recuperação de seus bebês.

Na manhã desta sexta-feira (22), o prefeito Luciano Cartaxo realizou uma visita a estas mulheres e conversou com elas sobre este período de expectativa para poderem pegar seus filhos nos braços e que invés de ficarem internas no ICV com os bebês, ficam na Casa Mãe Bebê, localizada exatamente em frente à maternidade, com livre acesso aos seus filhos, mas recebendo um atendimento mais humanizado e fora do ambiente hospitalar.

“A Casa Mãe Bebê foi idealizada dentro de um projeto de humanização da saúde de João Pessoa e é muito gratificante chegar a este espaço e encontrar mamães que mesmo com seus bebês internados na maternidade, estão cheias de esperança e confiantes na recuperação dos seus filhos. O acolhimento que oferecemos a estas mulheres garante mais conforto, tranquilidade e a segurança de que elas estão perto dos bebês, podendo visitar e acompanhar cada passo da recuperação deles, enquanto eles recebem todo o acompanhamento médico necessário”, disse o prefeito Luciano Cartaxo.

A Casa Mãe Bebê de João Pessoa é a primeira casa de acolhida entre todas as capitais do Nordeste em acordo com o preconiza o Ministério da Saúde. Ela tem capacidade para receber 17 mamães de bebês prematuros ou com alguma patologia que requer um cuidado especial ainda na maternidade, oferecendo a elas, fora do ambiente hospitalar, um acompanhamento médico, psicológico e de assistentes sociais, além de outros serviços oferecidos pelas secretarias da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).

O bebê de Geovania nasceu com atresia de esôfago e já estava com falta de oxigênio no seu útero quando precisou nascer com 35 semanas, no dia 5 de janeiro. Ela foi uma das primeiras mamães a chegar na Casa Mãe Bebê logo que o espaço foi inaugurado e desde então, tem convivido com outras mulheres que também têm bebês internados na maternidade. Sua família faz visitas periódicas, mas os custos e a preocupação para mantê-los na Capital foram reduzidos em virtude do espaço oferecido neste novo equipamento da Prefeitura.

“Já faz dois meses que estou aqui e estou sendo muito bem recebida durante todo este tempo porque o projeto da Casa Mãe Bebê dá um ar mais de casa, de um lar para a gente e aqui podemos acompanhar o dia a dia de nossos bebês e ver o desenvolvimento deles. É difícil ver seu bebê internado, mas estamos confiantes e agradecidas pelo atendimento”, disse.

Assim como Geovania, o prefeito também encontrou Kaline Lopes Madeiros, que veio de Princesa Isabel para ter sua filha, Maria Lívia, no ICV. Ela nasceu de 26 semanas e também precisa de cuidados especiais. E ainda Shayna Andreyna, natural de João Pessoa, que teve seu bebê com 36 semanas, com problemas respiratórios, e está na Casa Mãe Bebê, enquanto a pequena Lavínia Vitória recebe a alta médica.

Tantas mamães de outras regiões da Paraíba tendo filhos em João Pessoa é explicado pelo fato de o Instituto Cândida Vargas ser uma maternidade de referência de Alto Risco. Com uma média de 650 partos realizados todos os meses, pouco mais de 50% deles são de mulheres vindas de outras cidades que chegam à João Pessoa sem ter onde ficar, e depois do parto, não podem retornar às suas casas porque seus bebês permanecem internados.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), havia casos de mães que precisavam ficar até 90 dias na enfermaria da maternidade acompanhando o atendimento de seus bebês em tratamento após o nascimento. Todo este período, elas tinham que conviver em um ambiente hospitalar enquanto que agora elas são direcionadas para a Casa Mãe Bebê. Cerca de 20% dos partos exigem que as mães passem mais tempo no hospital aguardando a recuperação dos bebês.

Continue Lendo

Paraíba

São Miguel de Taipu: Daniella Ribeiro participa de inauguração do Aeroclube José Targino Maranhão

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB) participou no sábado (23/11), junto de outras autoridades, da inauguração do Aeroclube da Paraíba – José Targino Maranhão, em São Miguel de Taipu. A solenidade também comemorou os 84 anos do Aeroclube da Paraíba.

Daniella disse que a inauguração do Aeroclube é um passo a mais para o desenvolvimento da aviação no Estado e, também, para a economia da Paraíba como um todo. Lembrou do investimento de quase R$ 8 milhões, enviados por ela e pelo deputado federal Aguinaldo Ribeiro, para obras de infraestrutura no município de São Miguel de Taipu, o que possibilitou a instalação do Aeroclube na região.

A senadora disse ainda que é merecida a homenagem ao ex-governador José Targino Maranhão, que faleceu em 2021, em consequência da COVID-19, e que era apaixonado por aviação (por isso a homenagem). A viúva de José Maranhão, desembargadora Maria de Fátima Bezerra Cavalcanti Maranhão, esteve presente ao evento, ao lado de familiares.

O diretor-presidente do Aeroclube, Alberto Gomes, destacou que o dia “é histórico, e demonstra a união, força e capacidade de desenvolvimento que a Paraíba e, também, a aviação tem”.

O vice-diretor do Aeroclube, Venâncio Alencar, disse que a união foi fundamental para que o dia de hoje se tornasse real. “Hoje, ao olharmos para essa nova pista, é símbolo da nossa força e união. Estamos fazendo história nesse espaço”, afirmou.

Entre as autoridades presentes estavam o vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, o vice-prefeito de João Pessoa, Leo Bezerra, o deputado federal Mersinho Lucena, além de deputados estaduais e vereadores do município de São Miguel de Taipu.

Continue Lendo

Paraíba

Presidente do AGIR 36 Paraíba pedirá suspeição de ministro do STJ; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente estadual do Partido Agir 36 na Paraíba, Flávio Moreira, confirmou que pedirá “suspeição” do ministro Antônio Saldanha, do Superior Tribunal de Justiça (STJ) por emitir uma fala capacitista em desfavor de pessoas atípicas e, consequentemente, suas respectivas famílias que se sentiram atingidas.

Segundo Flávio, o ministro afirmou que Autismo é “problema” e que clínicas são “passeios na floresta“.

Flávio Moreira, que também é advogado, ainda afirmou que buscará o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), especificamente da Comissão de Direitos da Pessoa com Deficiência, junto à questão.

O político é ferrenho defensor da causa atípica e, há anos, milita em favor do respeito e inclusão social desta parcela da sociedade.

Confira o post:

REVOLTANTE!!!
Mais um episódio, dos quase diários, que as famílias atípicas passam em um mundo capacitista, elitista, preconceituoso e ignorante. Desta vez, o mais grave é que vem de um MAGISTRADO, que tem a função de julgar demandas sobre o tema.

Enquanto partido político comprometido com a inclusão, iremos encaminhar ao nosso presidente @daniel.sampaiotourinho do @nacionalagir36 um pedido para que nossa instância maior vá ao @cnj_oficial buscando a suspeição do ministro em comento [sic] para que o mesmo seja IMPEDIDO de julgar causas que envolvam o tema, visto que o ponto de vista apresentado fere mortalmente o Estatuto da Pessoa com Deficiência e a Lei Berenice Piana.

Iremos também acionar a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB para que se posicione frente ao caso. Não vamos nos calar diante de tamanho absurdo!

Continue Lendo

Paraíba

Eleição para nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa acontece nesta terça-feira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Uma nova eleição para Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) deve acontecer nesta terça-feira (26/11). O pleito ocorre após a aprovação do projeto de resolução 303/2024, que modificou o Regimento Interno da Casa e instituiu uma nova eleição para a mesa.

A medida acontece após a Procuradoria-Geral da República (PGR) acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo que a reeleição antecipada do deputado estadual Adriano Galdino (Republicanos) como presidente da Casa Legislativa seja oficialmente anulada para o biênio 2025/2026. Segundo a PGR, a antecipação da dita eleição fere “os princípios da alternância do poder político e da temporalidade dos mandatos”.

No entanto, o parlamentar acredita que não haverá surpresas na recondução da presidência da Assembleia e expressou confiança em eleição por unanimidade.

A permanência dos membros também tem aprovação do governador João Azevêdo (PSB). De acordo com o gestor, existe tranquilidade em relação ao tema, uma vez que, em reunião com o presidente da ALPB, já havia exposto o desejo de que a composição da Mesa Diretora continuasse da mesma forma.

 

Continue Lendo