O governador Ricardo Coutinho esteve, na última sexta-feira (21), em Bayeux, na Grande João Pessoa, para inaugurar a duplicação do acesso ao Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto – Avenida Marechal Rondon, que ainda ganhou calçadas e ciclofaixa. Na ocasião, o chefe do Executivo assinou a Ordem de Serviço para a iluminação ornamental do local, com investimentos de mais de R$ 500 mil.
Com recursos próprios do Governo do Estado, o novo acesso do Aeroporto Castro Pinto teve investimentos da ordem de R$ 3,2 milhões, ganhando, entre outras melhorias, terraplanagem em cortes e aterros e pavimentação asfáltica em CBUQ (concreto betuminoso usinado a quente), mais resistente ao tráfego diário e, consequentemente, maior vida útil.
Na solenidade, o governador Ricardo Coutinho destacou que a obra era, há muito tempo, reivindicada pela população. “Não havia como chegar à capital do Estado, ou qualquer um de nós sair, por uma via que era duplicada só até a metade, com uma via escura, que não era condizente com o crescimento do nosso turismo”, disse.
“No meio da obra, percebemos que o acesso ao Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires era muito mais rápido por aqui do que ir até a entrada de Tibiri. Então resolvemos fazer a pavimentação asfáltica de todo esse percurso para o hospital”, prosseguiu Ricardo Coutinho, em referência à rua lateral ao 16° Regimento de Cavalaria Mecanizada (RECMEC), que dá acesso à BR-101, localização da unidade hospitalar.
O diretor do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Carlos Pereira, ressaltou o ritmo das obras viárias durante a gestão do governador Ricardo Coutinho. “Esta é a obra de número 176 que o Governo do Estado entrega à população, uma média de uma obra a cada 15 dias na gestão do governador Ricardo Coutinho ao longo desses oito anos”, contabilizou.
A presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, enfatizou que o novo acesso ao Aeroporto beneficia, além dos turistas, a população paraibana. “O acesso ao Aeroporto Castro Pinto era uma necessidade urgente. Graças a Deus que o governador Ricardo Coutinho, nesse final de Governo, realizou essa obra. Algo muito importante para os paraibanos que vão utilizar o Aeroporto, para os turistas que chegam à nossa cidade, já que a primeira visão que tinham era de uma cidade desorganizada, uma pista péssima, com engarrafamento”, comentou.
Participaram ainda da solenidade de inauguração do Acesso ao Aeroporto Castro Pinto o gestor do Centro de Convenções de João Pessoa, Ferdinando Lucena; o secretário do Orçamento Democrático, Givanildo Pereira; o deputado João Gonçalves, que representou a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB); o prefeito de Gurinhém, Cláudio Madruga; e lideranças políticas das cidades de Bayeux e Santa Rita, beneficiadas pela ação do Governo do Estado.
Melhorias – As intervenções realizadas pelo Governo do Estado no acesso ao Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto contemplam terraplenagem, pavimentação asfáltica em CBUQ, sistema de drenagem para águas subterrâneas e pluviais, iluminação ornamental, calçadas, ciclovias e sinalização vertical e horizontal.
Com 4,1 km de extensão, o novo acesso do Aeroporto trará à população da Região Metropolitana de João Pessoa, entre outros benefícios, melhoria na logística de transporte no Estado; desenvolvimento do turismo; ampliação da oportunidade de negócios; e segurança e conforto a todos que utilizam o local diariamente.
O estudante Walber Bruno dos Santos ficou satisfeito com a obra. “Ficou muito bonito o local, limpo. Gostei muito também da ciclovia, que vai dar segurança a todo mundo que pratica ciclismo como eu”, ressaltou.