Nos acompanhe

Negócios

O novo cinema da Paraíba nasce ousado e criativo

Publicado

em

A grande surpresa do Festival Aruanda do Audioviosual, encerrado na semana passada, não veio da mostra competitiva principal, mas de uma paralela intitulada Sob o Céu Nordestino. Essa seção já existia há alguns anos para abrigar a produção da região Nordeste. Mas a novidade é que, neste 13.º Aruanda, ela foi preenchida integralmente por longas-metragens paraibanos.

Para um Estado que raramente consegue produzir um longa-metragem, e cuja maior tradição encontra-se no cinema documental (Linduarte Noronha e Vladimir Carvalho são as figuras mais notáveis), a atual safra, que mescla documentários ficção, é de encher os olhos. O crítico e professor da USP Jean-Claude Bernardet, presente no evento, a classificou de “excepcional”. Tanto que propôs um prêmio da crítica especial para esse segmento.

São seis longas, como se disse, mas deveriam ser sete, pois o documentário consagrado ao grande Jackson do Pandeiro, dirigido por Marcus Vilar, não pôde ser apresentado por problemas ainda pendentes com direitos autorais de som e imagem. Além desses filmes, outros sete devem chegar até o próximo ano. Estão na boca do forno.

Os longas paraibanos em cartaz no Fest Aruanda foram Beiço de Estrada, de Eliézer Rolim, Estrangeiro, de Edson Lemos Akatoy, O Seu Amor de Volta (Mesmo que ele não Queira), de Bertrand Lira, Rebento, de André Morais, Sol Alegria, de Tavinho Teixeira, e Ambiente Familiar, de Torquato Joel.

Tal safra não configura, possivelmente, um “movimento”, no sentido clássico do termo, com uma poética estabelecida em cima de regras e posturas preestabelecidas, mas um desses círculos virtuosos ocasionais, beneficiados pela soma de uma política de incentivo inteligente com a presença de talentos individuais.

O boom se deve, de acordo com os cineastas, a um edital da prefeitura de João Pessoa, que leva o nome de Walfredo Rodrigues, um dos pioneiros do cinema paraibano, em parceira com o Fundo Setorial da Ancine.

De acordo com o diretor Marcus Vilar, “houve outro fato marcante: os filmes de curta e média-metragens advindos do curso de cinema da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Alguns redundaram em longas, sendo o mais famoso Estrangeiro, filme que já circulou por mostras de cinco países”, escreveu ele em artigo no jornal Correio da Paraíba(Cinema da Paraíba não para, 9/12/2018).

É inútil procurar por uma unidade temática ou estilística entre esses filmes. Há diversidade muito grande entre as obras, que vão do ambiente regional banhado por uma certa metafísica (Rebento) a um intimismo místico à la Terrence Malick (Estrangeiro), até a ode libertária e dionisíaca de Sol Alegria, passando pelos bastidores de adivinhos e cartomantes em O Seu Amor de VoltaBeiço de Estrada, de Eliézer Rolim, é uma história de abandono contada em tom mais clássico. E Ambiente Familiar, de Torquato Joel, explora o tema das novas configurações familiares em estilo plástico e figurativo, com imagens bastante sensoriais e que lembram, às vezes, as do russo Andrei Tarkovski.

“Não existe algo como uma estética paraibana”, abre o jogo Bertrand Lira, diretor de Seu Amor de Volta, vencedor do Prêmio Especial da Crítica criado para esse segmento. Bertrand defende mais a particularidade de cada obra do que problemáticos pontos comuns que indiquem uma tendência.

Diretor de Rebento, André Morais concorda com Bertrand. “Nossos esforços como grupo foram mais empregados na luta política audiovisual do que discussões estéticas”, diz. “Lutamos pelos editais e depois para que eles de fato acontecessem. Ficamos muito focados nisso.” Por sorte, essa batalha burocrática não contamina seu longa, história de uma mulher que, depois de parir e cometer um ato radical, sai numa busca metafórica por redenção, em busca de seu pai.

Bertrand Lira lembra que há, entre os colegas, estéticas mais rurais, próximas da tradição documental paraibana, e outras mais urbanas. Ele próprio ambienta seu longa no centro histórico de João Pessoa, em ruas do bas-fonds, com seres desesperados frequentando as pequenas salas de quiromantes e videntes. Já Morais, de Rebento, optou pelo campo. “Quis ir para o sertão por causa de uma memória afetiva muito forte, cheia de implicações maternas”, diz. “Mas um sertão não necessariamente paraibano; poderia ser no interior da Amazônia ou de Minas Gerais.”

Edson Lemos, de Estrangeiro, diz que seu filme se distancia da tradição rural paraibana e vai em direção oposta. “É uma ode à praia.” Filmado em preto e branco, seu longa usa a natureza, mar e praia, no caso, como caminho de espiritualidade, reencontro de sua personagem feminina consigo mesma após anos de exílio voluntário.

Esse tônus espiritual parece presente de maneira ainda mais evidente em Ambiente Familiar, de Torquato Joel. Torquato é conhecidíssimo na Paraíba como docente e também como autor de curtas que marcaram época, como Passadouro e Transubstancial.Faz um cinema metafísico, de construção imagética bastante influenciada pela pintura e tendo como horizonte a poesia profunda de Augusto dos Anjos.

Existe portanto esse eixo da espiritualidade, marcante, mas não dominante. Sol Alegria,por exemplo, ocupa-se mais dos corpos que do espírito. Busca, na carnalidade, uma forma de transgressão e liberação, com cunho político e contestador.

Num ponto, os diretores são unânimes: “Manter essa diversidade é muito mais importante que encontrar pontos comuns em nossas obras”, diz Eliézer.

Após o boom do cinema pernambucano, com o grupo Árido Movie e que teve seguimento em diretores como Kleber Mendonça Filho (de O Som ao Redor e Aquarius),depois do cinema mineiro com cineastas como André Novais, Affonso Uchôa e outros, depois do coletivo cearense Alumbramento, talvez tenha chegado a hora de o cinema paraibano despontar no panorama nacional. Por enquanto, há que se comemorar esse momento especial. Em seguida, será preciso estudá-lo, pois sua importância já extrapola as fronteiras do Estado da Paraíba.

 

Estadão

Continue Lendo

Negócios

School of Rock: maior rede de escolas de música do mundo chega a João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital
A capital paraibana vai ganhar um novo ritmo com a chegada da School of Rock, a maior rede de escolas de música do mundo. Com uma metodologia que foge dos padrões tradicionais e coloca a prática em primeiro lugar, a escola promete transformar a maneira como a música é ensinada. O tão aguardado lançamento em João Pessoa está marcado para o final de outubro e vai trazer uma proposta que já conquistou milhares de pessoas pelo mundo. E o melhor: as aulas experimentais gratuitas já podem ser agendadas para alunos de todas as idades e níveis de habilidade.
Fundada em 1998, na Filadélfia, servindo como fonte de inspiração para o filme homônimo estrelado por Jack Black, a School of Rock nasceu da visão de um professor que queria mais do que apenas ensinar teoria musical. Ele buscava engajamento verdadeiro dos alunos, criando uma metodologia que ensina música combinando aulas em formatos individuais e ensaios de elencos, culminando em shows nos principais palcos da cidade. O conceito revolucionário foi patenteado como SongFirst®️, onde os alunos aprendem clássicos do rock para dominar as técnicas musicais. “Nós fazemos shows para ensinar música”, diz o lema.
A School of Rock proporciona um ambiente acolhedor e seguro, onde o bem-estar dos alunos é prioridade. Com aulas de violão, guitarra, baixo, bateria, teclado, piano e canto, a School of Rock atende desde crianças de três anos até adultos, com programas que se ajustam às diferentes faixas etárias e níveis. A escola conta com turmas variadas, como o Little Wing e Rookies para os pequenos, Rock 101 para iniciantes, até chegar ao Performance e Adult, para aqueles que já possuem experiência musical. Seja você iniciante ou experiente, há sempre espaço para aprender enquanto se diverte. “Somos uma comunidade apaixonada por música, dedicada a enriquecer vidas e queremos oferecer mais que música. Queremos criar uma experiência transformadora, onde os alunos não apenas aprendem a tocar, mas também ganham confiança, interagem e crescem juntos”, afirma Emílio Honório, proprietário da unidade em João Pessoa.
Rock Experience – Em alguns pontos estratégicos da cidade, o público já pode ter um gostinho da metodologia – que não só ensina música, mas também incentiva a socialização e o trabalho em equipe – por meio do Rock Experience. A School of Rock convida a comunidade a participar de uma série de eventos interativos em locais públicos de João Pessoa: quem estiver por perto poderá subir ao palco, pegar um instrumento ou microfone e se juntar à experiência no melhor estilo colaborativo. A próxima apresentação será no dia 28 de setembro, no Mag Shopping, das 16h às 18h.
Além de vivenciar o Rock Experience, os apreciadores esse da música já podem agendar aulas experimentais gratuitas pelo WhatsApp (83)99193-3000, https://www.schoolofrock.com.br/unidades/joaopessoa ou Instagram @schoolofrock.jpa, são uma excelente oportunidade para vivenciar o ambiente único da escola. Localizada na Av. Pombal, 509, Manaíra, a School of Rock funcionará de segunda a sexta, das 13h às 21h, e aos sábados, das 9h às 14h.
Serviço:
* Inauguração: Final de outubro
* Endereço: Av. Pombal, 509 – Manaíra
* Horário de funcionamento: Segunda a sexta, das 13h às 21h; sábado, das 9h às 14h
* Contato para agendamento de aulas experimentais: WhatsApp (83) 99193-3000
* Instagram: @schoolofrock.jpa

Continue Lendo

Negócios

Parahyba Mall recebe a primavera com programação de shows, eventos interativos e festival botânico

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Pensando em proporcionar momentos únicos para seus visitantes, o Parahyba Mall, localizado no coração do bairro Bessa, em João Pessoa, preparou uma programação especial para este fim de semana, reforçando sua posição como um dos destinos mais atraentes para quem busca conveniência e entretenimento em um só lugar. Com uma ampla variedade de lojas, serviços e opções gastronômicas, o mall segue sendo uma das principais referências de lazer e compras na cidade.

A programação desta semana inclui shows ao vivo, eventos interativos e um festival em celebração à primavera, proporcionando uma experiência completa e acolhedora para toda a família, e tornando cada visita ao Parahyba Mall uma ocasião especial e memorável.

As atividades começam na sexta-feira, 20 de setembro, com a apresentação de Gilbert Monteiro, das 16h às 18h30, seguida pela performance de Juliana Almeida, das 19h às 22h, garantindo uma noite repleta de boa música e diversão.

No sábado, 21 de setembro, a animação continua com Dayse Fonseca, que traz sua música ao vivo das 12h às 15h. No mesmo dia, das 14h às 20h, acontece a segunda edição do Jampa Joga Experience, no 1º pavimento, um evento dedicado aos entusiastas de jogos de tabuleiro e estratégia. Para encerrar a noite, Guga Queiroga & Diegão se apresentam das 19h às 22h, garantindo muita música e diversão.

No domingo, 22 de setembro, o Parahyba Mall celebra o início da primavera com o Festival de Primavera, organizado pelo espaço botânico Flora Lalita. Uma exposição especial de flores e plantas estará recebendo os visitantes na entrada principal, criando um ambiente acolhedor e colorido. Para fechar o fim de semana, o músico Glauco Meireles se apresenta ao vivo das 18h às 21h, proporcionando um clima leve e descontraído para todos.

Confira abaixo a programação completa:

20 de setembro – sexta-feira

  • 16h às 18h30: Música ao vivo com Gilbert Monteiro

  • 19h às 22h: Música ao vivo com Juliana Almeida

21 de setembro – sábado

  • 12h às 15h: Música ao vivo com Dayse Fonseca

  • 14h às 20h: Jampa Joga Experience (1º pavimento)

  • 19h às 22h: Música ao vivo com Guga Queiroga & Diegão

22 de setembro – domingo

  • Festival de Primavera da Flora Lalita

  • 18h às 21h: Música ao vivo com Glauco Meireles

Continue Lendo

Negócios

Programas de fidelidade impulsionam varejo e reforçam relação com clientes

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Os programas de fidelidade são uma ferramenta estratégica para o varejo brasileiro, ajudando a reter clientes e a aumentar a frequência de compras. De acordo com a Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF), o setor movimentou R$ 5,2 bilhões no primeiro trimestre de 2024, um crescimento de 13,6% em relação ao mesmo período de 2023. O número de cadastros também chegou a 319,4 milhões, evidenciando a expansão do mercado.

Ao estreitar a relação com os consumidores, os varejistas garantem não apenas a retenção de clientes, mas também um aumento no ticket médio e na frequência de compras. Além disso, a fidelização é um processo mais econômico do que a captação de novos clientes, peça-chave para o crescimento sustentável das empresas.

Pioneiro no varejo brasileiro, o Pão de Açúcar Mais se destaca como um dos mais completos programas de fidelidade do país. Relançado em maio de 2023, o programa passou por uma reformulação que o posiciona entre os mais avançados no setor. Ele oferece uma série de benefícios exclusivos, como descontos personalizados, ofertas antecipadas e acúmulo de pontos que podem ser convertidos em cashback.

O programa conta com três categorias principais: Cliente Mais, Mais Gold e Mais Black. Cada uma delas oferece vantagens diferenciadas, como frete grátis, descontos em produtos de açougue e hortifruti, além de ofertas especiais no mês de aniversário dos clientes. No nível mais alto, o “Cliente Mais Black”, os consumidores têm acesso a frete grátis em compras acima de R$ 99,00, promoções exclusivas e até 20% de desconto em seleções específicas de produtos.

Além de promover uma experiência de compra personalizada, o Pão de Açúcar Mais utiliza seu aplicativo para facilitar o acompanhamento dos pontos e o uso do cashback, além de oferecer uma interface otimizada para compras online.

O sucesso do programa pode ser medido com o crescente número de usuários ativos. O Pão de Açúcar Mais é uma das principais e mais poderosas ferramentas de fidelização, fornecendo informações sobre o comportamento de consumo de mais de 11 milhões de clientes que compõem a base do programa.

Conheça mais sobre os benefícios para Clientes Mais Pão de Açúcar

Cliente Mais Black:

 

– 20% off em uma seleção de Açougue em uma quinzena ou em uma seleção de Hortifruti na outra quinzena

 

– Acesso a promoções especiais com um dia de antecedência

 

– Frete grátis em compras a partir de R$99,00

 

– Um Bolo e um Espumante com 99% de desconto no mês do aniversário

 

– Um café por mês no Espaço Café de uma das lojas

 

– Ofertas exclusivas e personalizadas

 

– 5 pontos stix a cada R$20,00 na mesma compra, para trocar por produtos ou cashback

 

Cliente Mais Gold:

 

– 10% off em uma seleção de Açougue em uma quinzena ou em uma seleção de Hortifruti na outra quinzena

 

– Acesso a promoções especiais com um dia de antecedência

 

– Frete grátis em compras a partir de R$199,00

 

– Um Bolo e um Espumante com 75% de desconto no mês do aniversário

 

– Ofertas exclusivas e personalizadas

 

– 5 pontos stix a cada R$20,00 na mesma compra, para trocar por produtos ou cashback

 

Cliente Mais:

 

– Frete grátis em compras a partir de R$399,00

 

– Um Bolo e um Espumante com 50% de desconto no mês do aniversário

 

– Ofertas exclusivas e personalizadas

 

– 5 pontos stix a cada R$20,00 na mesma compra, para trocar por produtos ou cashback

Continue Lendo