Nos acompanhe

Negócios

Campina é a cidade mais cara da Paraíba para abastecimento com gás natural veicular

Publicado

em

Com um valor médio de 3,732 reais por metro cúbico do Gás Natural Veicular (GNV) a Paraíba aparece com o maior preço cobrado dentre outros 14 estados que entram no levantamento semanal feito pela Agência Nacional de Petróleo (ANP). O detalhe é que na pesquisa realizada no período de 2 a 8 deste mês, não aparece o município de Campina Grande, cujo valor médio do produto está em 3,95 reais. Bem acima do valor que coloca a PB como líder do grupo.

Dados como esse tem chamado a atenção do Procon de Campina Grande que já prepara em conjunto com  o Procon Municipal de João Pessoa uma Ação Civil Pública para dar entrada no Ministério Público Estadual (MPE) para que os donos de postos expliquem o motivo desse alto índice de preços cobrado na região.

O coordenador executivo do Procon, Rivaldo Rodrigues explica que no momento todas as atenções do órgão estão voltadas para essa questão. Então a parceria com outros procons, como o de João Pessoa é muito benéfica, pois só com a união de vários esforços essa realidade pode ser mudada.

Desde a semana passada o órgão municipal está analisando a documentação enviada pelos 56 postos de combustíveis da cidade, para verificar o real motivo que o consumidor campinense não está se beneficiando com as constantes reduções de preços da gasolina, anunciadas quase que semanalmente pela Petrobras.

“Enquanto que a Petrobras reduz, em Campina vemos os preços só aumentando. Ao ponto de sermos a cidade mais cara da Paraíba para abastecimento de veículos. A gasolina sempre foi uma preocupação, e agora o GNV acendeu o sinal vermelho. Pois era um tipo de combustível considerado como mais acessível devido ao preço baixo em comparação com outros, utilizado por muitas categorias que usam muito o carro, a exemplo de taxistas, uberes e carros alternativos. Hoje vemos o gás natural custando em média 3,95 reais e o valor do mesmo só aumenta”, explica Rivaldo Rodrigues.

Nos últimos cincos meses, segundo a última pesquisa de preços realizada pelo Procon de Campina, o valor do gás natural veicular aumentou em média 7%, em agosto desse ano os motoristas adquiriam o produto por 3,69 reais e hoje vê um acréscimo de 26 centavos por m³. Parece pouco, mas quando o condutor enche o tanque percebe a desvantagem frente a outros combustíveis, e muitos se dizem arrependidos de terem convertido os carros para usar o GNV.
Para tranquilizar o consumidor, o Procon campinense que não tem autoridade para questionar os preços praticados. Vai ajuizar essa Ação no MPE e lutar até o fim para mudar essa realidade local.

“Vamos usar as armas que temos, já que não podemos questionar preços, pois se trata de uma transação comercial e não consumerista, e desde 2002, vigora no Brasil o regime de liberdade de preços em toda a cadeia de produção, distribuição e revenda de combustíveis e derivados de petróleo. Então estamos acionando quem pode, e junto a outros procons esse movimento se fortalece. Além disso, estamos questionando a não variação de preços do GNV de um posto a outro. E se confirmar uma cartelização de preços, as providências cabíveis serão tomadas, doa a quem doer”, reitera Rivaldo.

Continue Lendo

Negócios

Inscrições abertas para o vestibular da Faculdade Unimed

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Com polo em João Pessoa, a Faculdade Unimed está com inscrições abertas para o vestibular 2025. São oferecidas 440 vagas distribuídas nos cursos de Tecnologia em Gestão Hospitalar, Tecnologia em Gestão de Cooperativas e Secretariado, os três na modalidade de Educação a Distância. Os interessados podem se inscrever gratuitamente até o dia 24 de janeiro de 2025.

Para efetuar a inscrição, basta acessar o site (faculdadeunimed.edu.br/vestibular), escolher um dos três cursos e indicar o polo de João Pessoa. Após validada a inscrição, o candidato receberá um e-mail com o comunicado sobre o prazo para a realização da prova que será definida de acordo com a data de processamento da inscrição efetuada pelo candidato.

O processo seletivo será composto de uma prova de 15 questões objetivas, sendo cinco de conhecimentos gerais, cinco de matemática e cinco de língua portuguesa. A prova on-line contemplará as competências, os conhecimentos e as habilidades comuns aos conteúdos ministrados nas diversas formas de escolaridade do Ensino Médio.

NOTA DO ENEM

Outra forma de ingresso em um dos cursos da Faculdade Unimed é utilizando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio, desde que o aluno tenha participado das edições de 2020 a 2024 e tenha conseguido no mínimo 400 pontos na prova de redação. Neste caso, o candidato deverá obrigatoriamente encaminhar à Faculdade Unimed um documento comprobatório de seu aproveitamento no Enem, no ato da matrícula.

DINÂMICA DOS CURSOS

Os cursos EaD serão ofertados por meio da plataforma virtual da Faculdade Unimed e possuem o conceito máximo (nota cinco) do Ministério da Educação. Para os alunos dessa modalidade de ensino, há ainda encontros presenciais obrigatórios e que serão realizados no campus principal ou no polo de escolha do aluno. Clique AQUI para conferir o edital completo do vestibular 2025.

BOLSAS DE ATÉ 100%

A Faculdade Unimed oferece mais de 200 vagas com programas de bolsas de estudos e descontos de até 100%. Podem se candidatar às bolsas de 100% pessoas que tenham renda per capta de até um salário mínimo e meio (no valor vigente). Clique AQUI para conferir o edital completo sobre o critérios da bolsa de estudos.

DESCONTO NA MENSALIDADE

Para quem é médico cooperado ou colaborar, a Faculdade Unimed ainda tem um desconto de 70% nas mensalidades dos cursos. Já o público geral também pode ser beneficiado com desconto de 60% nas mensalidades e matrícula. Para conferir o regulamente, clique AQUI.

Continue Lendo

Negócios

Cíntia Chagas apresenta a palestra “Oratória da Elegância” no Teatro Pedra do Reino

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A educadora, comunicadora e influenciadora estará em João Pessoa na terça (26) de novembro

Cíntia Chagas, reconhecida como uma das professoras de português mais influentes do Brasil, estará em João Pessoa nesta terça-feira, 26 de novembro. Com quase 7 milhões de seguidores no Instagram, ela promete encantar o público no Teatro Pedra do Reino, às 19h30, com a palestra “Oratória da Elegância”. O evento aborda os elementos essenciais para uma comunicação refinada e impactante. Garanta já o seu ingresso no Sympla, com preços a partir de R$ 99,00.

Especialista em comunicação, Cíntia Chagas é reconhecida por sua irreverência ao abordar temas cotidianos com humor e profundidade. Combinando elegância e sofisticação a um humor ácido e inteligente, a palestrante revelará segredos para evitar gafes e utilizar a comunicação como uma poderosa ferramenta de sucesso pessoal e profissional.

Segundo o CEO do Clubjob Coworking, Daniel Pessoa, “somos o maior ecossistema de profissionais e empresas da Paraíba, reunindo centenas de talentos em um só lugar. Por isso, trazer a palestra de Cíntia Chagas para João Pessoa é uma oportunidade enriquecedora, conectando ainda mais nossos membros a conteúdos valiosos e promovendo o desenvolvimento pessoal e profissional de todos”.

Sobre Cíntia Chagas
Cíntia Chagas é professora, comunicadora e autora dos livros “Sou Péssimo em Português” e “Um Relacionamento sem Erros de Português”, frequentemente entre os mais vendidos, refletindo seu sucesso e a relevância de seu trabalho na área de educação e comunicação. Conhecida por suas apresentações irreverentes e bem-humoradas, Cíntia acumula milhões de seguidores e já atuou como articulista da revista Forbes, levando seu conhecimento em palestras e cursos por todo o Brasil.

Cíntia Chagas | Oratória da Elegância | Data, horário e onde
Terça-feira (26) de novembro, às 19h30
Teatro Pedra do Reino – Rod. PB-008, Km 5, s/n – Pólo Turístico Cabo Branco
Ingressos a partir de R$ 99,00
Vendas online: https://www.sympla.com.br/cintia-chagas—oratoria-da-elegancia__2558301?d=Icaro
Informações: (83) 96000-0000

Continue Lendo

Negócios

Cresce procura pela retirada de próteses mamárias: entenda os motivos e cuidados

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital
Nos últimos anos, além do aumento na procura por cirurgias de próteses mamárias, observa-se também um movimento crescente de mulheres que optam pela retirada das próteses. Em 2016, foram realizadas 14.190 retiradas de implantes, já em 2023, esse número subiu para 41.314. “A retirada das próteses tem se tornado uma opção cada vez mais comum, seja por questões de saúde, estilo de vida ou mudanças nas preferências das pacientes”, comenta Marcelo Aquino, cirurgião plástico com mais de 20 anos de experiência e proprietário da clínica Plastic Premium.
Em alguns casos, sintomas inespecíficos, como dores persistentes, quadros de depressão e até ansiedade, podem surgir e, mesmo sem causas orgânicas identificáveis, levar à decisão de remover o implante. “Algumas mulheres também não se adaptam à presença daquele corpo estranho no seu organismo”, revela Marcelo.
Quando o implante rompe ou causa complicações como a contratura capsular, ou infecção, por exemplo, são casos nos quais a remoção se torna necessária. “Em situações de seroma — acúmulo de líquido amarelado ao redor da prótese — é importante considerar a possibilidade de um raro tipo de linfoma, conhecido como linfoma de células grandes, o que pode exigir a retirada tanto do implante quando da cápsula. Mas a boa notícia é que a cirurgia e o tratamento são curativos”, explica. Já nos casos em que a dor e insatisfação com o implante são os motivos principais, ele ressalta que a decisão muitas vezes é pessoal, com menos interferência médica, apesar de explicarmos os pontos positivos e negativos do explante.
Recuperação – Ao contrário do procedimento de colocação, a retirada das próteses é mais complexa e envolve, em muitos casos, a remoção da cápsula que envolve o implante, o que torna o processo mais traumático. “Os cuidados após a retirada são mais voltados para o controle da dor, enquanto na colocação, há também restrições de movimento e de esforço físico”, detalha Marcelo e acrescenta: “Com a retirada do implante, cria-se um vazio, que chamamos de atrofia dos tecidos, que chamamos de espaço morto. E essa atrofia dos tecidos causada pela compressão da prótese dificulta muito a cirurgia reparadora no mesmo tempo cirúrgico”, explica.
De acordo com Marcelo, a estética da mama é a principal preocupação após a remoção. Segundo ele, é possível melhorar o aspecto estético com enxertos de gordura, que ajudam a recuperar parte do volume perdido. “No entanto, o preenchimento completo deste espaço pode exigir um processo gradual, com várias sessões de enxerto até alcançar o resultado desejado”, conta.
A colocação ou remoção das próteses de silicone é uma decisão que envolve expectativas, cuidados médicos, e um acompanhamento criterioso. Ainda que sejam soluções estéticas seguras e confiáveis, as pacientes devem procurar profissionais qualificados e com o entendimento do assunto.

Sobre a Plastic Premium – A Plastic Premium é uma clínica de cirurgia plástica estética e reparadora e fisioterapia dermato-funcional especializada que oferece um atendimento personalizado para quem precisa de intervenções reparadoras pós-bariátricas ou quem deseja realçar a beleza. A Plastic Premium oferece tratamentos estéticos não-cirúrgicos como preenchimentos e aplicação de botox, laser, tapping, serviços de fisioterapia dermato-funcional e demais procedimentos pós-operatórios, além de cirurgias estéticas convencionais, como abdominoplastia, lipoaspiração, aumento de mama, entre outras. Inaugurada em junho de 2024, a clínica funciona sob a direção do cirurgião plástico Marcelo Aquino, que conta com cerca de 20 anos de atuação. A Plastic Premium fica na Av. Gov. Argemiro de Figueiredo, 369, no CDO Especialidades, no Jardim Oceania. Para mais informações, siga @plasticpremiumjpa nas redes sociais. O telefone para contato é o (83) 99391-5977.

Continue Lendo