“Eu sou paraibano e aqui é meu lugar”. Foi com essa frase que o conselheiro André Carlo Torres Pontes, presidente do Tribunal de Contas do Estado, encerrou seu discurso na tarde desta segunda-feira (10), no Plenário da Assembléia Legislativa da Paraíba, ao receber o título de “Cidadão Paraibano”, outorga concedida por aquele Poder e aprovada por unanimidade, após propositura do deputado estadual Renato Gadelha.
O conselheiro André Carlo Torres é natural do Recife (PE), mas tem suas raízes familiares na Paraíba, especialmente, na cidade de Ingá do Bacamarte. Em sua fala, emocionado, o conselheiro agradeceu à sensibilidade do deputado Renato Gadelha, que enalteceu sua trajetória pessoal e profissional na Paraíba, desde os primeiros passos na atividade privada na empresa de transportes urbanos, ao lado de seu pai, o empresário Aldo Marinho, de onde saiu, após ser aprovado em concurso público para Procurador do Tribunal de Contas do Estado.
“Esse título repõe nossa família na Paraíba”, disse André Carlo, ao fazer um histórico sobre suas origens. Lembrou seu avô, Francisco da Veiga Torres, que em 1889 deixou a cidade do Ingá em busca de dias melhores. No vizinho estado de Pernambuco conheceu sua avó, e ali se estabeleceu. Durante a sessão sua mãe, a cantora Dalva Torres, prestou-lhe homenagem ao tocar piano e cantar – ao lado da tia Neném, no plenário, a valsa “Vozes D’álma” composição que seu avô havia escrito como declaração de amor à avó. E ainda brindou os presentes com a canção “Eu Sei que Vou te Amar”, autoria de Vinicius de Morais.
Presidida pelo deputado Gervásio Maia, a solenidade teve início com a execução do hino nacional. O deputado Renato Gadelha ocupou a tribuna para justificar a concessão do título. Ele fez um retrospecto curricular do homenageado, reiterando suas virtudes. “Cidadão justo, humanista e talentoso” frisou, após enfatizar o trabalho que André Carlo vem realizando no Tribunal de Contas do Estado, em especial a partir de 2012, quando passou a compor o quadro de conselheiros, na vaga destinada a um membro do Ministério Público.
“O TCE sempre foi uma referência entre seus similares no País. Já era um órgão criterioso, agora tornou-se mais ágil com os avanços da tecnologia” observou o parlamentar autor da proposta. Ele pontificou o sistema de tramitação processual on line, já em prática no Tribunal de Contas da Paraíba. “Tornou-se mais rápido e eficiente”, reiterou.
A entrega do título de “Cidadão Paraibano” ao conselheiro André Carlo Torres reuniu, no plenário da Assembleia Legislativa, familiares e amigos, conselheiros, auditores, procuradores e servidores do TCE-PB, entre várias autoridades, destacando-se as que compuseram a mesa dos trabalhos, quais sejam, o secretário Rômulo Montenegro, que representou o Governador do Estado Ricardo Coutinho e o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Joás de Brito Pereira Filho
Também o promotor de Justiça, Leonardo Quintans, representando o Ministério Público estadual. o conselheiro aposentado Gleryston Lucena; o conselheiro Fernando Catão e o deputado estadual Jutay Menezes, além do homenageado, do presidente do Assembleia Legislativa, Gervásio Maia e do propositor da matéria, deputado Renato Gadelha.