Nos acompanhe

Paraíba

MPE entra com ação penal contra vereador por uso de certidão escolar falsa

Publicado

em

O vereador do município de Boqueirão, Edilson Rodrigues Barbosa (PV), conhecido por Edilson do Tomate, corre o risco de perder o mandato. Com base no inquérito da Polícia Federal, o Ministério Público Eleitoral impetrou uma ação penal na 62ª Zona Eleitoral, denunciando o parlamentar por falsificação da certidão de escolaridade, apresentada à Justiça Eleitoral, quando do registro da candidatura em 2016.

Na ação penal, o promotor eleitoral Ernani Lucas Nunes Menezes sustenta que é o falso o certificado de conclusão do ensino fundamental pelo programa educacional Jovens e Adultos (EJA), no período entre 2006 a 2015, informa reportagem do Jornal da Paraíba.

“Conforme se apurou, para concorrer ao cargo eletivo de vereador do município de Boqueirão, durante o pleito político de 2016, o indigitado apresentou certificado falso de conclusão do ensino fundamental pelo programa ‘Jovens e Adultos (EJA)’ , certidão esta que teria sido emitida, em tese, pela direção da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Félix Araújo”, ressalta o promotor na ação penal.

Direção da escola

Todavia, a direção da Escola Félix Araújo, sediada em Campina Grande, foi oficiada e negou que tivesse emitido o documento apresentado pelo vereador. “Inclusive informou que, após consulta em seus registros, o ora acusado sequer teria sido matriculado naquele colégio, no período de 2006 até 2015, e que também não existia naquela escola a modalidade EJA seguimento fundamental, comprovando-se, assim, que se tratava de um documento materialmente falso”, afirma na ação o representante do MPE, acrescentando que foram ouvidos pela Polícia Federal o diretor da escola, Sílvio Araújo Barros, e o secretário-geral Olavo Cordeiro de Lima.

Por fim, denuncia Edilson Rodrigues Barbosa em razão da prática dos crimes previstos no Artigo 353 cc/Art.348, ambos da Lei Nº 4.737/65 do código eleitoral. O art. 348 prevê para quem “falsificar, no todo ou em parte, documento público, ou alterar documento público verdadeiro, para fins eleitorais” uma pena de reclusão de dois a seis anos e pagamento de 15 a 30 dias-multa”. Se o agente é funcionário público e comete o crime prevalecendo-se do cargo, a pena é agravada.

Defesa do vereador

Ao ser ouvido pela reportagem do Jornal da Paraíba, o vereador Edilson do Tomate negou que tenha praticado irregularidades. Ele garantiu que fez as provas do EJA, o certificado escolar é verdadeiro, logo acredita que a ação penal do Ministério Público Eleitoral será julgada improcedente pela Justiça.

Continue Lendo

Paraíba

Ministro Haddad assegura reforço no orçamento para retomada da Operação Carro-Pipa na Paraíba

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A retomada da Operação Carro-Pipa na Paraíba deve acontecer nos próximos dias e será solucionada através de uma suplementação orçamentária. O deputado federal Ruy Carneio revelou que está em contato permanente com o senador Veneziano Vital e a questão está sendo tratada diretamente com os ministros Waldez Góes, da Integração Nacional, e Fernando Haddad, da Fazenda.

“A água é um bem fundamental, principalmente para a nossa população sertaneja. O que aconteceu com a Operação Carro-Pipa foi um problema orçamentário e não uma questão de falta de recursos. Estou em contato com o senador Veneziano, que conversou diretamente com o ministro Haddad. Ele recebeu a garantia de que será feita uma suplementação para o ministério da Integração Nacional ainda essa semana, assegurando a continuidade do abastecimento”, revelou Ruy.

O deputado lembra que o cenário é semelhante ao que ocorreu em 2022 e reforça o compromisso com o povo paraibano. “Essa questão é muito parecida com o que ocorreu há cerca de dois anos, mas acredito que dessa vez a solução será ainda mais rápida. A nossa luta para regularidade do abastecimento é contínua e seguirei trabalhando até que tudo seja normalizado”, acrescentou.

A Operação Carro-Pipa é realizada através de uma cooperação técnica entre o Ministério do Desenvolvimento Regional e da Defesa, por meio do Exército Brasileiro. Atualmente, o programa atende mais de 270 mil habitantes em cerca de 90 municípios paraibanos.

Continue Lendo

Paraíba

Vice-prefeito Leo Bezerra assume comando da Prefeitura de João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O vice-prefeito de João Pessoa, Leo Bezerra (PSB), assumiu a chefia da gestão municipal nesta segunda-feira (25/11) após o prefeito Cícero Lucena (PP) entrar de licença para cumprir viagens à Brasília e São Paulo, além de tirar alguns dias de descanso.

Durante entrevista ao @portaldacapital, Leo enfatizou que seguirá cumprindo o ritmo de trabalho e celebrou a confiança de Cícero ao passar o comando da Prefeitura.

“Satisfação muito grande todas as vezes que o prefeito viaja, ter a confiança dele e poder tocar e seguir as obras e ações da Prefeitura. Já me sinto pronto, já me sinto preparado”, afirmou.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Com investimento de quase R$10 milhões, São Bento recebe obras de pavimentação em diversas ruas

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Prefeitura Municipal de São Bento segue avançando nas ações estruturais da cidade e chega a última etapa das obras de pavimentação na comunidade da Barra de Cima.

Com um investimento de quase R$ 10 milhões de reais, os serviços ocorrem por meio de parceria entre a gestão municipal e o Governo do Estado.

“A persistência, as parcerias verdadeiras entre a Prefeitura Municipal de São Bento e o governador João Azevêdo, porque isso honra de verdade a vontade do povo. Isso sim é uma nova cidade graças ao trabalho”, destacou o prefeito Doutor Jarques em vídeo publicado nas redes sociais.

Confira:

Continue Lendo