Nos acompanhe

Paraíba

Comissão de Políticas Públicas da CMJP é favorável a iniciativas de preservação do meio ambiente

Publicado

em

Dentre as 17 matérias apreciadas pela Comissão de Políticas Públicas (CPP) da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), na manhã desta segunda-feira (19), duas destacam-se pela iniciativa de preservação ao meio ambiente. Ambas tiveram pareceres favoráveis aprovados pela comissão: uma proíbe o oferecimento de canudos de plásticos por estabelecimentos da Capital e o outro prevê a redução no consumo de material plástico descartável.

O projeto, de autoria do vereador Tanílson Soares (PSB), trata da proibição do uso dos canudos recebeu emenda do vereador Milanez Neto (PTB), ainda na Comissão de Constituição, Justiça, Redação e Legislação Participativa (CCJ), descartando a obrigação dos estabelecimentos a oferecer canudos de papel, podendo a administração desses locais ter a opção de não oferecer o produto ou de oferecê-lo feito de material biodegradável, como papel.

“Esse é um movimento ambientalista mundial. Estamos fazendo um esforço legislativo para inibir o uso de canudos de plástico em razão do tempo que levam para se decomporem e também pela quantidade de animais marinhos prejudicados. Sou propenso a não querer proibir a pessoa de nada, mas, sensibilizado com por esse movimento mundial para diminuir o consumo e sabendo que não existe a obrigatoriedade da empresa oferecer canudos, votarei a favor do projeto com a emenda”, declarou Lucas de Brito (PV).

O vereador Bosquinho (SC) sugeriu um tempo de adaptação para que os estabelecimentos se adequassem à medida. “É preciso ter um tempo para aqueles que já tenham adquirido possam usar o produto. É importante a questão ambiental, mas é importante também pensar nas pessoas que produzem e oferecem”, defendeu o parlamentar. O presidente da Comissão, vereador Marcos Henriques (PT), concordou com Bosquinho e sugeriu a elaboração de uma minuta para ser aprovada em Plenário com o prazo de 90 dias de adaptação.

O outro projeto é de autoria do vereador Tibério Limeira (PSB) e dispõe sobre a redução progressiva da aquisição de plástico descartável, a base de polietileno ou de derivados do petróleo, destinado ao consumo de bebidas e alimentos. A redução desse material é destinada à administração pública municipal direta e indireta.

“O projeto prevê a redução de 10% da aquisição desse material por ano. A Prefeitura da Capital, por exemplo, não poderá mais adquirir esse tipo de material daqui a 10 anos”, concluiu o vereador Humberto Pontes ao proferir seu voto favorável.

Demais matérias

Das 17 matérias, nove tiveram pareceres favoráveis aprovados; cinco, pareceres contrários rejeitados, ou seja, as iniciativas seguem a tramitação normal; e três projetos tiveram pedidos de vista para uma melhor apreciação dos parlamentares.

Das matérias apreciadas, destacam-se: a que dispõe sobre a instalação de cabines protetoras com iluminação, assentos e instalações sanitárias nos pontos de táxis no Município; a que obriga empresas que fornecem energia elétrica, telefonia, comunicação de dados, televisão a cabo ou outros serviços por meio de rede aérea a realizar a identificação de seu cabeamento; e a que dispõe sobre ações integradas para a indicação de recursos de tecnologia assistiva para os alunos com deficiência, nos estabelecimentos de ensino da Capital.

Continue Lendo

Paraíba

Unimed-JP reforça parceria com PMJP para realização da corrida deste domingo

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente da Unimed João Pessoa, Gualter Ramalho, visitou nesta terça-feira (26/11) a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e reforçou parceria para realização da corrida de rua da instituição, que ocorre neste domingo (01/12).

O encontro teve a presença do prefeito em exercício, Leo Bezerra (PSB), secretários que fazem a gestão municipal e a equipe de marketing da Unimed.

Em publicação nas redes sociais, Gualter revelou que a parceria se estenderá em futuros projetos que proporcionem desenvolvimento e qualidade de vida à população pessoense.

Corrida Unimed João Pessoa

A Corrida da Unimed JP terá percursos de 5 e 10 quilômetros para o público em geral, com idades mínimas de 14 e 16 anos, respectivamente; 5 quilômetros para cadeirantes; e 1 quilômetro para crianças de 2 a 13 anos de idade, que deverão estar acompanhados dos pais ou responsáveis, também inscritos na corrida.

A prova será realizada no dia 1º de dezembro, com largada e chegada no Largo da Gameleira, na divisa entre as praias de Tambaú e Manaíra.  Ao cruzar a linha de chegada, os participantes receberão medalhas. Os cinco primeiros colocados (masculino e feminino) de cada um desses percursos ganharão um troféu.

Veja mais:

Continue Lendo

Paraíba

OAB-PB recebe relatório de comissão de juristas para aperfeiçoar legislação de combate ao racismo

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), Harrison Targino, e representantes da Comissão de Combate ao Racismo e Discriminação Racial da OAB-PB receberam, na tarde desta terça-feira (26), a visita do presidente do Tribunal de Justiça (TJPB), desembargador João Benedito.

Na oportunidade, o desembargador João Benedito entregou um livro com o relatório final da comissão de juristas formada pela Câmara do Deputados para avaliar e propor estratégias normativas com vistas ao aperfeiçoamento da legislação de combate ao racismo estrutural e institucional no Brasil. O desembargador participou da elabora do plano.

Também particirapam da reunião os membros da Comissão de Combate ao Racismo: Ana Guimarães (presidente da Comissão), Francisca Leite, Raissa Helene e Aristoteles Souza; e o conselheiro federal da OAB, André Cabral.

O presidente da OAB-PB, Harrison Targino, destacou que o desembargador presta um grande serviço para dar luz ao tema da equidade racial. “É um relatório estrutural, uma contribuição do Poder Judiciário ao Legislativo, no qual João Benedito deu seu contributo com ideias concretas para melhorarmos o tratamento com todos e buscarmos garantir verdadeira equidade entre pessoas no país tão grandioso que é o Brasil”, declarou.

Harrison Targino targino acrescentou que a OAB-PB também deu sua contrinuição com uma comissão específica, que reuniu com o presidente exatamente pensando temas e ações que possam contribuir na reflexão sobre equidade racial”.

O desembargadir João Benedito disse entender que a Comissão de Juristas deu sua contribuição, “cumprindo a missão de apresentar à Câmara dos Deputados as propostas atribuídas”.

“Agora cabe à sociedade, de modo geral, levar a Câmara de Deputados à necessidade de que elas sejam realmente realizadas através de projetos de Leis. Enfim, agora há a necessidade que a sociedade vá à Câmara de Deputados cobrar para que essas propostas se concretizem”, disse o presidente do TJPB.

Continue Lendo

Paraíba

“Continuo na base”, afirma Eduardo Brito sobre permanência no grupo governista da ALPB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual, Eduardo Brito (Solidariedade), reafirmou, nesta terça-feira (26/11), permanência na base governista da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). O posicionamento ocorre após divergências no âmbito da eleição municipal em Mamanguape.

“Evidentemente, naquele momento político local, houve uma tendência do governador em apoiar um candidato de seu partido, mas a maturidade nos fez entender que, naquele momento, os partidos precisavam caminhar com o governador. Os palanques foram desarmados”, explicou durante entrevista concedida à imprensa.

Ele reforçou seguir com o grupo do governador João Azêvedo (PSB).

“Nunca houve um posicionamento nosso sobre saída da base do governo. Continuo na base desde que assumi e sempre estive alinhado com o governador João Azevêdo”, afirmou.

Continue Lendo