Nos acompanhe

Negócios

PF descarta assédio na OAB-PB e Justiça Federal arquiva processo

Publicado

em

O secretário geral da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), Assis Almeida, comentou, nesta terça-feira (13), a acusação de assédio feita pela ex-funcionária da Instituição, Lanusa do Monte. Disse que “relutou revolver o acusatório que lhe fora imputado caluniosamente, mas agora é obrigado fazê-lo em razão da infame iniciativa de adversários que, aproveitando-se do período de campanha da OAB, estão covardemente requentando antigas notícias da imprensa e remetendo enxertos distorcidos para os advogados, buscando causar suspeita de assédio e alcançar com isso dividendo eleitoral”.

Polícia Federal confirma a ausência de qualquer indício de assédio

A Polícia Federal concluiu no último dia 26 de julho de 2018 pela inexistência de quaisquer indícios de assédio imputado por Lanusa do Monte ao secretário geral da OAB-PB.  Essa conclusão ocorreu nos autos da representação criminal intentada por Assis Almeida contra a ex-funcionária da OAB (TC 0806147-41.2018.4.05.8200).

Após essa conclusão, o delegado Gustavo Alexandre Alencar Barros, que instruiu o inquérito, remeteu os autos à DRCOR (Delegacia de Investigação e Combate ao Crime Organizado) para redistribuição à DELEFAZ (Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários) visando à “apuração dos crimes de calúnia, difamação, denunciação caluniosa e extorsão”, imputados pelo secretário geral da OAB à ex-servidora da OAB-PB, Lanusa do Monte.

Nas conclusões, o delegado observa que a suposta “vítima mesmo alegando ter sido o assédio uma conduta repetida em várias oportunidades, não produziu qualquer prova do fato, de nenhuma natureza, nem mesmo prova testemunhal”.

E assenta que “diante das informações prestadas pelas pessoas ouvidas nos autos, não foi possível comprovar o assédio alegado por Lanusa do Monte. Não há, de fato, nenhum indício de que tal assédio tenha ocorrido, pois tudo está embasado apenas nas declarações da suposta vítima. Nesse sentido, não há mais linha de investigação possível para comprovar eventual ocorrência do crime de assédio, já que a única origem da informação é a própria vítima e todas as possibilidades por ela apresentadas foram esgotadas”, diz o despacho do delegado.

“Resta, portanto, prosseguir nas investigações referentes aos crimes aprontados no item 3, conforme descrito na portaria de instauração, retornando a atribuição da DELEFAZ para atuar no feito”. E finaliza remetendo “os autos à DRCOR para redistribuição à DELEFAZ, para apuração dos crimes de calúnia, difamação, denunciação caluniosa e extorsão” imputados à senhora Lanusa.

Arquivamento da denúncia de Lanusa do Monte no âmbito judicial

No curso do referido inquérito policial, aportou na 16ª Vara da Justiça Federal o procedimento de investigação criminal originado do Juizado Especial Criminal de João Pessoa (Termo Circunstanciado nº 3001090-16.2017.8.15.2002), instaurado por representação da senhora Lanusa do Monte, sob a alegação de ocorrência do crime de assédio sexual pelo secretário geral da OAB/PB.

Antes de qualquer impulso desse processo (JF-PB 0808245-98.2018.4.05.8200), instaurado naquela Vara Federal, o Ministério Público Federal (MPF), considerando que tramitava no âmbito da Polícia Federal inquérito objetivando a mesma apuração, e cujo resultado havia se dado pela inexistência de indícios de assédio, requereu e a Juíza Federal da 16ª Federal determinou a baixa e o arquivamento da representação da ex-funcionária contra o secretário geral, processo originado da Justiça Estadual (Termo Circunstanciado 0808245-96.2018.4.05.8200).

Sindicância na OAB-PB já havia descartado o assédio

Assis Almeida enfatiza que, em processo investigativo, instaurado no âmbito da OAB, comissão processante já havia chegado à conclusão que chegou o delegado federal, pois nele também a denunciante não indicou uma única prova da acusação do assédio. O Presidente da Casa, Paulo Maia, concluindo pela total ausência de prova da grave acusação contra a honra do superior hierárquico e da própria instituição e, ainda, tendo em vista a veiculação da falsa acusação pela imprensa depois do encerramento da instrução sem a apresentação de uma única prova, considerou corretamente que se tratava de ofensa grave a superior hierárquico e à própria instituição, demitindo a funcionária por justa causa.

Ato de demissão não foi atacado judicialmente

O ato de demissão nunca foi atacado judicialmente, reconhecendo a ex-servidora sua correção, e, assim, confessando a legalidade da demissão por justa causa, tanto que, logo após licença saúde, passou a exercer atividade administrativa no Escritório de Rinaldo Mouzalas, advogado que integra a chapa de Carlos Fábio.

O recurso administrativo da denunciante foi inadmitido

A ex-funcionária recorreu do ato demissional, por intermédio do advogado José Mariz, mas o recurso não foi admitido, pois, de forma matreira, foi interposto para a diretoria da OAB, onde os adversários de Paulo Maia têm maioria. Como a competência para exame da matéria é do Conselho Seccional (art. 76 do Estatuto da OAB), o Relator do Processo determinou que a recorrente redirecionasse o apelo, mas ela preferiu quedar-se inerte, gerando a declaração de sua inadmissão.

Manobra política

“Tudo não passou de uma infame manobra política”, afirmou o secretário geral. Na representação criminal promovida contra a senhora Lanusa do Monte, o secretário geral denunciou que a ex-funcionária foi instigada e orientada pelo vice-presidente da OAB/PB, o senhor Raoni Monte, e pela diretora tesoureira, senhora Tainá Freitas, para a criação do assédio, tanto que patrocinaram o advogado José Mariz para instauração em nome dela de ações judiciais e procedimentos investigativos contra o Secretário Geral. E agora, mesmo sabedores da total falta de prova da acusação, querem reeditar as falsas acusações no propósito de tentar criar rendimento político em favor do candidato da situação.

Medidas criminais poderão ser intentadas

Assis Almeida informou que já promoveu medida criminal contra o vice-presidente e a diretora tesoureira da OAB por crime de denunciação caluniosa e extorsão, cujos termos cavernosos poderão ser revelados oportunamente, além de um sem-número de outros elementos incriminadores, inclusive o áudio gravado no Escritório do vice-presidente, no qual aqueles diretores são flagrados estimulando e a funcionária a promover a denúncia do assédio, garantindo-lhe inclusive a permanência do emprego.

Disse Assis Almeida que esteve silente durante todo esse tempo, embora esperasse a ressurgência das mesmas torpes acusações no período eleitoral, sendo esta razão pela qual resolveu informar à categoria o andamento desses processos, até porque eles não são sigilosos.

Continue Lendo

Negócios

Neste domingo: Os Melhores do Mundo retornam a João Pessoa com o espetáculo ‘Notícias Populares’

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O grupo de humor mais querido do Brasil, “Os Melhores do Mundo” traz para o palco do Teatro Pedra do Reino, em João Pessoa, o espetáculo “Notícias Populares” neste domingo (01/12), prometendo muita diversão e risadas garantidas. Os ingressos estão disponíveis no site Ingresso Digital.

“Notícias Populares” é uma sátira afiada sobre a busca desenfreada pela audiência na mídia. O espetáculo se desenrola com uma âncora de telejornal anunciando uma série de notícias, enquanto cinco talentosos atores dão vida a histórias dramáticas, figuras marcantes e temas que vão do entretenimento à política. Com um elenco que combina humor e crítica social, o grupo promete uma noite repleta de gargalhadas e reflexões.

Serviço

Data: 30 de novembro, às 20h
Local: Teatro Pedra do Reino
Ingressos: de R$ 40.00 a R$ 140.00
Abertura das Portas: 19:00
Início do Evento: 20:00

Continue Lendo

Negócios

Contagem regressiva: Lulu Santos traz show da turnê ‘Barítono’ para João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Lulu Santos volta a João Pessoa, no dia 29 de novembro, com a turnê “Barítono”, depois de estrear em grande estilo nos Estados Unidos e rodar diferentes regiões do Brasil ao longo de 2023. Com repertório de sucessos, o cantor apresenta seus hits em shows que celebram os 70 anos de vida e 50 de carreira. A apresentação acontece no Teatro Pedra do Reino, a partir das 20h (Abertura dos portões).

Ele já conquistou uma legião de fãs em todo o mundo e traz em ‘Barítono’ uma homenagem à revelação tardia do cantor sobre sua tessitura vocal grave. “Admiti tardiamente várias coisas importantes sobre mim, entre elas o fato de ser um barítono, cantor de tessitura vocal grave. Desde que ‘assumi’ essa condição, como costuma acontecer com essas coisas, facilitou enormemente minha vida e arte”, explica.

“Sou Barítono com paixão, gosto dos graves, gosto de como minha voz soa nesta região. É com essa intenção e propósito que chegamos a este espetáculo no qual oferecemos, como de hábito, nosso melhor. Não vejo a hora de lhes apresentá-lo”, diz o cantor em uma carta aberta aos fãs no início da turnê.

Na estrada há pouco mais de um ano, nos próximos meses a Turnê Barítono será apresentado em Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Bahia, Rio Grande do Norte, Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, São Luís do Maranhão, Espírito Santo, Ceará, Piauí e Pará.

Os ingressos para a apresentação em João Pessoa, no Teatro Pedra do Reino, estão disponíveis on-line através da Bilheteria Digital e também presencial na loja Mioche Mag Shopping.

Continue Lendo

Negócios

Campus Festival terá grandes atrações nacionais e novo formato de programação; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Campus Festival 2024, realizado este ano na Estação Ciência, é um dos maiores eventos multiculturais da região, reunindo uma programação diversificada que inclui shows musicais, palestras, oficinas, exposições, espetáculos, gastronomia e artesanato. Com foco em educação, tecnologia, meio ambiente e empreendedorismo, o festival busca promover o crescimento pessoal e profissional dos participantes, oferecendo uma experiência enriquecedora e inovadora para todos os públicos.

A programação musical desta edição será marcada por uma verdadeira mistura de ritmos e sonoridades, com mais de 10 horas de música ao vivo. No dia 7 de dezembro, o Campus Music contará com grandes nomes da música brasileira, como Seu Jorge, Os Paralamas do Sucesso, Maneva, KVSH e Rooftime no Palco Claro, garantindo momentos inesquecíveis para os amantes da música.

Além disso, os outros palcos do festival também trarão muita diversidade musical. No Parahyba Stage, o público poderá curtir apresentações de MeioFree, Gatunas, Macumbia e Recwave, que representam a música regional com muita força. Para quem gosta de música eletrônica, o Palco ElectricTower trará nomes como Maca, Kevin Luke, Kalina, Gaabio, Leko e Benévolo, garantindo a festa com os melhores beats.
De acordo com Will Fonseca, fundador do Campus Festival, o evento vai muito além da música. “Todos os anos montamos um lineup com bandas de peso que se apresentam no sábado, dia de encerramento do festival. Esse dia dedicado todo a música, demos o nome de Campus Music.”

O festival também se destaca por suas iniciativas voltadas para o aprendizado e a inovação, como o Campus Academy, que esse ano terá um Hackathon sobre mudanças climáticas. De 4 a 6 de dezembro, jovens terão a oportunidade de se conectar com o universo empreendedor e desenvolver habilidades para resolver problemas reais, tudo com acesso gratuito. Paralelamente, o Campus Talks trará debates sobre inovação e oportunidades no mundo dos negócios, com palestrantes renomados como Adriana Barbosa, Val Donato e Fany Miranda, no dia 4 de dezembro.

Os criadores de conteúdo também encontrarão seu espaço no Campus Creators, que ocorre no dia 5 de dezembro, reunindo influenciadores e especialistas do mundo digital para discutir novas abordagens e tendências na produção de conteúdo. Entre os palestrantes confirmados estão Alê Oliveira, Geyson Palitot, Isis Oliveira e Alan Smith que compartilharão suas experiências e insights sobre o universo das redes sociais. Por outro lado, o Campus Comedy, programado para o dia 6 de dezembro, trará risadas com comediantes locais como Swami Marques e Linnyke Alves, proporcionando momentos de leveza e descontração.

O Campus Festival 2024 é uma realização da Pomar em parceria com a Luz Criações e se apresenta como um espaço dedicado à cena cultural da Paraíba, convidando todos a vivenciarem uma jornada de aprendizado, inovação e entretenimento. Sobre o festival, Claudia Araujo, Diretora da Pomar, ressalta: “Temos muito orgulho do Campus Festival. É um evento que vai além do entretenimento; ele celebra e preserva a rica cultura paraibana e transformadora para o público, conectando pessoas e ideias e valorizando as raízes culturais da nossa terra.”

Além das atrações culturais, o Campus Festival contará com um espaço gastronômico que celebra a culinária local, com a participação de renomados restaurantes. O evento também estará comprometido com ações de responsabilidade social, como a promoção da sustentabilidade, inclusão e acessibilidade.

Confira uma prévia da programação geral:

04/12 à 06/12
Campus Arts:

18h00 às 22h00: Campus Break Battle – B-Boy Perninha (Lucas Machado) Breaking Athlete. Competição de breakdance com premiação.
20h00 às 22h00: Música Regional – Seletiva de bandas regionais

05/12 Workshop Literário
15h00 às 18h00: Oficina de Leitura em voz alta.
18h00 às 19h00: Sarau poético

04/12 (quarta-feira)
Campus Talks:

16h00 – Mesa redonda – “O novo cenário da produção de conteúdo: a construção de vínculos com criadores e marcas” Debatedores: Val Donato, Fernanda Gonçalves e José Maria Mendes.
17h00 – Mesa redonda – “Empreendedorismo Afrocentrado” Debatedores: Adriana Barbosa e Fany Miranda.

05/12 (quinta-feira)
Campus Creators:

15h00 – Mesa redonda – “Parcerias: como conquistar e manter parcerias de sucesso” Debatedores: Geyson Palitot.
16h00 – Mesa redonda – “Pós-viral: Estratégias para manter a relevância pós conteúdo viralizado” Debatedor: Isis Oliveira.
17h00 – Mesa redonda – “O começo: Desafios para construção de uma comunidade” Debatedor: Alê Oliveira e Alan Smith.

06/12 (sexta-feira)
Campus Comedy:

20h00 às 22h00: Standup Comedy com Swami Marques e Linnyke Alves.

07/12 (sábado)
Campus Music:

Palco Claro: das 17h00 às 04h00
Maneva, Paralamas do Sucesso, Seu Jorge, Rooftime e KVSH.

Palco Parahyba Stage:
Macumbia, Recwave, Gatunas e Pedro Faissal & O Meiofree.

Palco EletricTower:
Maca, Kevin Luke, Kalina, Gaabio, Leko e Benévolo.

Para garantir sua participação no Campus Music 2024, adquira seus ingressos online pelo site www.campusfestival.com.br ou em pontos físicos nas unidades das Lojas Furtacor. Não deixe para depois: os ingressos estão voando! Venha vivenciar uma experiência imperdível repleta de música, aprendizado e cultura vibrante. Garanta seu lugar nessa festa incrível, esperamos você lá!

SERVIÇO
Campus Festival 2024
Data: 4 a 7 de dezembro de 2024
Local: Estação Ciência – Avenida João Cirillo da Silva, Altiplano Cabo Branco, João Pessoa – PB

Continue Lendo