Nos acompanhe

Paraíba

Tribunal de Contas da Paraíba assina adesão a programa ambiental do MMA

Publicado

em

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) agora faz parte do Programa Agenda Ambiental na Administração Pública do Ministério do Meio Ambiente (MMA). Conhecido como A3P, o programa é voltado para o incentivo ao uso racional dos recursos naturais e bens públicos, à capacitação de servidores e à realização de licitações e construções sustentáveis.

O termo de adesão foi assinado, nesta segunda-feira (12), entre o Ministério do Meio Ambiente, representado pelo coordenador-geral do Programa A3P, Dioclécio Luz, e o Tribunal de Contas da Paraíba, pelo presidente conselheiro André Carlo Torres Pontes, durante o curso “Sustentabilidade na Administração Pública’, realizado no Plenário João Agripino Filho.

A adesão tem por finalidade integrar esforços para desenvolver projetos destinados à implantação do A3P, no âmbito da Corte de Contas, visando à inserção da variável socioambiental no seu cotidiano e na qualidade de vida do ambiente de trabalho.

O anúncio foi comemorado pelo presidente do TCE-PB, André Carlo Torres Pontes. “É uma alegria constante. É uma prova de que estamos no caminho certo, da sustentabilidade e da preservação do meio ambiente. Nós somos o meio ambiente. O Tribunal busca se inserir em ações de grandes transformações e avanços da gestão pública”, destacou. A boa nova foi festejada, também, pelos diretores e servidores que integram o grupo de trabalho de voluntários de Sustantabilidade do Tribunal, coordenado pela chefe do Cerimonial do TCE, Ana Márcia Alves.

O coordenador do Programa A3P, Dioclécio Luz elogiou o TCE da Paraíba pela adesão ao programa, lembrando que a administração pública consome grande quantidade de bens e serviços e, por isso, “precisa dar à sociedade exemplo de boas práticas em suas atividades”. O Tribunal de Contas se destaca pelo pioneirismo e avanço nas ações que já vem desenvolvendo. É uma instituição de referência e a nossa expectativa é que essa assinatura do Tribunal possa motivar e influenciar, principalmente, os municípios paraibanos”, destacou.

Os seis eixos do programa consistem em uso racional dos recursos naturais e bens públicos; gestão adequada de resíduos; qualidade do ambiente de trabalho; sensibilização e capacitação de servidores; compras públicas sustentáveis e construções sustentáveis.

“A adesão ao programa A3P é muito importante. Hoje tivemos uma alegria muito grande. Isso mostra o reconhecimento do esforço que estamos fazendo, nos fortalece mais, nos motiva a fazer cada vez mais ações nessa direção”, comemorou Ana Márcia.

Para saber o caminho que o Tribunal de Contas percorreu até alcançar a adesão ao Programa do Ministério do meio Ambiente foi exibido um vídeo institucional, produzido pela Assessoria de Comunicação do TCE, mostrando a maneira como o projeto ‘Todos por Um’ pôs em prática as ações de sustentabilidade.

Curso de Sustentabilidade na Administração Pública – Mais de 150 gestores de diversos municípios paraibanos, inclusive de outros estados, estão participando do curso durante dois dias (12 e 13 de novembro), ministrado pela servidora do Ministério do Meio Ambiente, Maria do Carmo. O curso, realizado pelo TCE-PB e o Ministério do Meio Ambiente, tem como objetivo levar conhecimento o Programa Agenda Ambiental na Administração.

‘TODOS POR UM’ – O TCE-PB lançou em 30 de janeiro de 2017 o seu programa de sustentabilidade denominada ‘TODOS POR UM’- um TCE por todos e todos por um ambiente melhor. O programa agrupa ações de boas práticas de gestão que promovem o equilíbrio ambiental e a economia sustentável. Além, ainda, de desencadear novas iniciativas para contenção de gastos, proteção da natureza e de defesa da cidadania.

Usina fotovoltaica – Entre as ações sustentáveis desenvolvidas pelo Tribunal, destaca-se a usina fotovoltaica com de 352 painéis solares que vem gerando considerável economia de gasto com energia.

O evento contou com as participações do vice-presidente do Tribunal de Contas do Tocantins (TCE- TO), conselheiro Severiano Costandrade, e o auditor de Controle Externo do TCE-RS, Paulo Eduardo Panassou, que estão na Paraíba para conhecer de perto o software denominado “Projeto Turmalina” desenvolvido pelo Tribunal de Contas da Paraíba (TCE- PB) com o objetivo de automatizar a análise dos portais da transparência dos órgãos municipais e estaduais paraibanos.

Após a solenidade, o presidente do TCE, André Carlo Torres apresentou aos convidados o novo Espaço Verde e o bicicletário destinados aos servidores para incentivar no processo de conscientização na qualidade de vida.

Continue Lendo

Paraíba

Paraíba gera mais de 1,6 mil empregos com carteira assinada em outubro; JP teve melhor saldo geral

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Paraíba fechou o mês de outubro com a criação de 1.606 novos empregos com carteira assinada. Os dados do Novo Caged foram divulgados nesta quarta-feira, 27 de novembro, pelo Ministério do Trabalho e Emprego. No acumulado de janeiro a outubro de 2024, são 25,7 mil empregos formais gerados no estado, resultado de 196 mil admissões e 170,3 mil desligamentos.

Todos os cinco grandes grupamentos de atividades econômicas tiveram saldos positivos na Paraíba em outubro. O destaque ficou por conta do setor de Comércio, que registrou a abertura de 777 novas vagas. Na sequência aparecem a Agropecuária (296), Indústria (284), Serviços (153) e Construção (96).

A capital João Pessoa foi o município com melhor saldo no estado em outubro, tendo gerado 457 novos postos. A cidade tem hoje um estoque de 211.377 empregos formais. Na sequência dos municípios com melhores desempenhos no mês no estado aparecem Campina Grande (290), Guarabira (180), Santa Teresinha (149) e Santa Rita (145).

Confira infográfico:

Continue Lendo

Paraíba

Entrega de kit da corrida da Unimed JP será nesta sexta e sábado

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Os inscritos para a corrida da Unimed João Pessoa poderão retirar o kit de participação nesta sexta-feira (29) e no sábado (30). A entrega será realizada no Espaço Vida, localizado na Avenida Epitácio Pessoa. A corrida acontecerá no domingo, dia 1º de dezembro, no Largo da Gameleira, às 6h.

Para retirar o kit, basta apresentar um documento oficial com foto e comprovante de pagamento da inscrição ou do e-mail de confirmação da inscrição. Além disso, é preciso doar dois quilos de alimento não perecível. O atendimento ao público será das 10h às 19h, na sexta, e das 9h às 18h, no sábado.

O kit da corrida, tanto para adultos quanto para as crianças, será composto por uma ecobag, camisa, viseira e copo personalizados, número de peito e brindes de patrocinadores.

PROGRAMAÇÃO

Nos dois dias de entrega dos kits serão realizadas atividades gratuitas de promoção à saúde e bem-estar, como demonstração de treino funcional, prática de yoga, auriculoterapia, terapia manual e ventosaterapia. Além disso, haverá um Dj para animar o público e venda de produtos esportivos.

A CORRIDA

A largada e chegada da corrida da Unimed JP serão no Largo da Gameleira, na divisa entre as praias de Tambaú e Manaíra. A prova terá percursos de 5 e 10 quilômetros para o público em geral, com idades mínimas de 14 e 16 anos, respectivamente; 5 quilômetros para cadeirantes; e 1 quilômetro para crianças de 2 a 13 anos de idade, que deverão estar acompanhados dos pais ou responsáveis, também inscritos na corrida.

PREMIAÇÃO

Todos os participantes que completarem a prova dos 5 e 10 quilômetros receberão medalhas. Os cinco primeiros colocados (masculino e feminino) de cada um desses percursos ganharão um troféu.

No hotsite da corrida (https://unimedjp.com.br/corridasunimed/), estão disponíveis todos os detalhes. Na página, também é possível ter acesso ao regulamento completo.

Continue Lendo

Paraíba

Eduardo Carneiro revela diálogo entre Solidariedade, PSDB e mais três legendas para formar federação

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual, Eduardo Carneiro (Solidariedade), revelou durante entrevista concedida ao Blog do Chico Soares nesta terça-feira (26/11) que há diálogos intensos para formação de uma federação entre partidos, incluindo o PSDB, Cidadania e mais outras duas legendas.

“O Solidariedade e outros partidos já estão em discussão, e os desdobramentos se darão até o final do ano. Foi isso que ficou decidido em reuniões que estamos participando. Já inclusive de maneira muito avançada com o partido do PSDB, que deverá, juntamente com o Cidadania, e mais duas legendas que estão aí em discussão, para poder formatar uma federação ampla. Porque esses partidos têm uma maior bancada”, afirmou.

Continue Lendo