Nos acompanhe

Paraíba

Descaso: Bayeux sofre com lixo e esgoto nas ruas da cidade

Publicado

em

A população do município de Bayeux, na Região Metropolitana de João Pessoa, denuncia o acúmulo de lixo e esgotos a céu aberto nas ruas. Nessa terça-feira (6) pela manhã, a reportagem do Correio da Paraíba esteve na cidade e constatou a fedentina e a insatisfação dos moradores do local.

Segundo destaca reportagem do Correio da Paraíba, a falta de coleta regular afeta várias vias públicas, que estão com acúmulo de lixo. Em um dos pontos, no muro de um estabelecimento da Rua Francisco Pedro de Andrade, no bairro Mário Andreazza, está escrito de que é proibido colocar lixo de acordo com a lei municipal 11.173/2010, porém na prática a situação é totalmente diferente. Os moradores reclamam que há dias o lixo não é recolhido e eles já planejam um protesto contra a situação. Além disso, em várias ruas é comum encontrar as galerias entupidas e com o esgoto na porta das residências. “Isso é uma vergonha”, gritou uma moradora.

O lixo acumulado também é problema na frente do anexo da Escola Municipal Jaide Rodrigues Menezes, o que está comprometendo as atividades na unidade, já que o mau cheiro afeta os alunos e torna difícil a permanência de pessoas no local. Os entulhos misturam restos de material de construção com lixo doméstico envelhecido e, segundo moradores, a montanha de resíduos fica mais alta quando há demora na coleta. O lixo não é o único problema. Proprietários do imóvel, alugado à Prefeitura, dizem que não recebem o pagamento do aluguel há oito meses.

O contrato que deveria ter sido assinado em fevereiro deste ano com a Secretaria de Educação para servir de anexo da Escola Municipal Jaide Rodrigues Menezes, nunca foi firmado, o que já chega a um prejuízo para os donos de pouco mais de R$ 10 mil. “A gente vai lá na Prefeitura falar com o responsável pelo contrato e eles falam que estão resolvendo. Um contrato se faz de um dia para outro e já vai fazer 9 meses no dia 15 de novembro que nada foi resolvido”, comentou a dona do imóvel, Josefa José Pereira, destacando que as taxas de impostos como de coleta de lixo e predial foram pagas pelos proprietários. Por conta dessa situação, os donos vão procurar a Justiça.

Problemas em análise

Por meio do Gabinete do Prefeito, a Prefeitura de Bayeux informou que a situação do aluguel em atraso da casa onde funciona o anexo da escola Jaide Rodrigues está sendo analisada pela Secretaria das Finanças. O mesmo está sendo feito com relação aos problemas de esgotamento sanitário e folha do pagamento dos servidores, que estão sendo analisados pelas secretarias de Infraestrutura e Administração, respectivamente. Já sobre a falta de coleta de lixo, segundo o Gabinete, uma nova empresa foi contratada e um mutirão de limpeza está sendo realizado em toda cidade.

Continue Lendo

Paraíba

Com a participação de 4.208 atletas, João Pessoa recebe os Jogos da Juventude a partir desta quarta

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Começam em João Pessoa, Paraíba, nesta quarta-feira (13/11), os Jogos da Juventude Caixa, que prosseguem até o dia 28 de novembro.  O evento conta com a participação de 4.208 atletas, de 15 a 17 anos, que vão disputar 18 modalidades olímpicas. Os Jogos têm como pilares o fortalecimento da cidadania, igualdade de gênero e sustentabilidade, conciliando a formação esportiva, individual e cidadã dos jovens atletas.

São 2.113 mulheres e 2.095 homens na edição deste ano, vindos das 26 unidades da federação e mais o Distrito Federal. A maior parte das delegações terá número semelhante de atletas. A do Rio de Janeiro terá 176 atletas, São Paulo (174), Santa Catarina (172), Paraná (172), Pernambuco (171), Minas Gerais (168), Distrito Federal (168) vêm logo depois. Apenas o Acre (110) e Roraima (133) terão menos de 140 atletas.

“Vários atletas que disputam os Jogos da Juventude são beneficiários do programa Bolsa Atleta do MEsp. São futuros brasileiros de alto rendimento, que estão na base, se especializando e aperfeiçoando, visando chegar ao alto rendimento”, ressaltou a secretária de Excelência Esportiva do Ministério do Esporte, Iziane Marques. Iziane destacou ainda, que os jogos promovidos pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) recebem recursos repassados pelo governo federal via leis das loterias.

“Estamos muito confiantes de que entregaremos um evento de altíssimo nível, contribuindo cada vez mais com a formação integral desses jovens e com a revelação de atletas para o esporte de alto rendimento”, diz Kenji Saito, diretor de Desenvolvimento e Ciências do Esporte do COB.

Com uma média de quase 30 técnicos por delegação e seis dirigentes, os Jogos da Juventude CAIXA deverão ultrapassar a marca de 5 mil membros de delegação, além de 558 árbitros, que também vêm dos estados e do DF.

Continue Lendo

Paraíba

Candidatos do Quinto Constitucional declaram apoio a Harrison Targino

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Doze advogados candidatos ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça (TJPB), pelo Quinto Constitucional, declararam, nesta segunda-feira (11), apoio a Harrison Targino, candidato à reeleição como presidente da OAB da Paraíba.

Declaram apoio a Harrison e Janny Milanês, Romulo Palitot, Luiz Pereira, Douglas Beltrão, Fidelis, Chica Leite, Saulo Medeiros, Valdomiro Figueiredo, Nevita Luna, Claudecy Soares, Janayna Nunes, Cristina Alves Moreira e Thiago Leite.

“Fiquei muito feliz com essa confiança depositada em mim por estes advogados e advogadas que tão bem representaram a advocacia na disputa do Quinto Constitucional. Isso só aumenta a nossa responsabilidade de continuar trabalhando e atuando em defesa da nossa classe e pelo fortalecimento da nossa Ordem”, disse Harrison Targino.

A disputa pela vaga de desembargador contou pela primeira vez com a paridade de gênero para a formação da lista sêxtupla ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), oriundo do Quinto Constitucional. Harrison encabeçou essa luta e foi autor da resolução que estabeleceu o critério para a formação da lista com três homens e três mulheres.

Continue Lendo

Paraíba

‘Operação Integridade’: Corregedoria da DPE divulga Nota Oficial sobre investigações

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Corregedoria Geral da Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB) divulgou uma ‘Nota Oficial’ sobre a ‘Operação Integridade’, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), órgão do Ministério Público da Paraíba, em parceria com a Polícia Civil e com o apoio da Polícia Militar, na segunda-feira (11/11), com objetivo de apurar possível desvio de finalidade na Defensoria Pública e em outras organizações.

As investigações apontam para indícios de que essas instituições estejam captando indevidamente clientes, em violação ao princípio constitucional da Defensoria, cuja função é oferecer assistência jurídica gratuita exclusivamente aos cidadãos em situação de vulnerabilidade.

Leia também: Gaeco, PC e PM investigam uso indevido da Defensoria Pública na PB e judicialização fraudulenta

Na ‘Nota’, a DPE informou que já abriu um procedimento administrativo para afastar temporariamente do cargo o defensor público da comarca de Guarabira que está sendo investigado.

A apuração será realizada com todo o rigor que a lei exige, incluindo o afastamento temporário do cargo durante as investigações”, garantiu o corregedor geral da DPE-PB, Coriolano Sá.

Clique aqui e confira a íntegra da ‘Nota Oficial’

Continue Lendo