Nos acompanhe

Paraíba

Provas do Concurso de Redação do Focco serão aplicadas nesta terça, em 49 escolas

Publicado

em

Nesta terça-feira (30/10), 2.133 estudantes de 49 escolas das redes municipal e estadual de ensino, devem se submeter às provas do 2º Concurso de Redação promovido pelo Fórum Paraibano de Combate à Corrupção (Focco-PB). A Escola Escritor Horácio de Almeida, no Alto do Mateus, teve o maior número de estudantes do ensino médio inscritos (416), seguida das escolas José do Patrocínio e Escritor José Lins do Rego. Já entre as unidades do ensino fundamental, a Escola Aruanda lidera o ranking, com 100 inscritos, sendo seguida da Ministro José Américo de Almeida e da Lions Tambaú.

Representantes do Focco devem acompanhar a aplicação das provas, que será iniciada, simultaneamente, às 8h, em todas as unidades que registraram inscrições. As folhas de redação, que seguem o padrão do Enem, foram entregues, por representantes do Ministério Público da Paraíba (MPPB) em envelopes lacrados aos gestores das secretarias de Educação do Estado e do Município, na última sexta-feira. Foram apenas sete dias de inscrições, mas uma intensa mobilização dos gestores escolares e dos alunos resultaram em uma média de 304 inscrições, a cada dia.

O concurso vai premiar as quatro melhores redações do ensino médio (a categoria teve 1.837 inscritos de 42 escolas) e os dois melhores trabalhos dos alunos do ensino fundamental (foram 296 inscritos de sete escolas). Todos receberão bolsas de estudo do Zarinha Centro de Cultura e smartphones doados pela Alliance, patrocinadores do evento. A premiação será entregue em audiência pública marcada para o dia 12 de dezembro, no Centro Ariano Suassuna, prédio anexo ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), em Jaguaribe.

Continue Lendo

Paraíba

João Azevêdo reassume cargo nesta terça-feira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O governador João Azevêdo chega hoje à noite na Paraíba e reassume automaticamente o cargo nesta terça-feira (19), após licença de 12 dias, período em que o vice-governador Lucas Ribeiro e o presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino, assumiram a interinidade do Governo da Paraíba.

De volta à Paraíba, João Azevêdo agradeceu a Lucas Ribeiro e a Adriano Galdino pela condução da gestão estadual. “Na Paraíba, nós temos estabilidade administrativa, resultado da relação republicana que mantemos com os Poderes com o objetivo maior de melhorar a vida da população, por meio do diálogo e da cooperação institucional”, frisou.

O governador também destacou o ritmo acelerado de obras do governo em todas as regiões da Paraíba, o que permitiu uma série de entregas e visitas técnicas pelo vice-governador e pelo presidente da Assembleia Legislativa. “Todos os municípios da Paraíba têm a presença do governo, com obras e políticas públicas nas mais diversas áreas e vamos continuar com esse trabalho para gerar mais oportunidades de emprego e renda e assegurar o desenvolvimento sustentável do nosso estado”, acrescentou.

Continue Lendo

Paraíba

Efraim reúne cerca de cem prefeitos paraibanos eleitos e preza diálogo amplo partidário

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O senador e presidente do União Brasil na Paraíba, Efraim Filho, reuniu na noite desta segunda-feira (18/11), em Brasília, cerca de 100 prefeitos paraibanos que estavam na Capital federal participando de um seminário para os novos gestores, promovido pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

Adotando uma postura municipalista, o parlamentar agregou gestores de diversos partidos, como União Brasil, PSDB, MDB, Republicanos, Podemos, PSB, PSD e PDT.

“A gente sabe que nosso grupo das oposições tem diversos campos políticos, mas primo pelo respeito, porque nosso grupo não tem nomes, tem metas. Não há problema em dialogar, não há problema em construir consensos para alcançar as melhores soluções. É isso que eu defendo, e principalmente é isso que pratico”, afirmou.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Nesta 3ª: MPT realiza Audiência Pública para debater combate à fraudes nas contratações de Saúde

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) realiza, nesta terça-feira (19/11), às 14h, uma Audiência Pública com o objetivo de alertar sobre o combate às fraudes nas contratações de profissionais de saúde. O evento acontecerá no auditório do Edifício-Sede do MPT-PB (Av. Almirante Barroso, nº 234), no Centro de João Pessoa, e debaterá com hospitais, clínicas, laboratórios e outros estabelecimentos de saúde do Estado as fraudes na contratação de profissionais de saúde, a “pejotização” e os reflexos do ‘piso da Enfermagem’ nessas contratações. Na ocasião, será apresentado o projeto desenvolvido pelo MPT, em âmbito nacional, para orientar sobre o cumprimento da notificação recomendatória que foi encaminhada às empresas do setor.

Para a audiência pública, foram convocadas as 30 maiores empresas da Paraíba na área de saúde, em número de trabalhadores, entre elas, hospitais, clínicas, laboratórios e empresas de “home care”. O Edital de Convocação da Audiência Pública nº 72105.2024 “Enfrentamento às Fraudes nas Relações de Trabalho na Saúde” está publicado no site do MPT-PB (https://www.prt13.mpt.mp.br/servicos/editais-de-audiencias-publicas).

De acordo com a procuradora do Trabalho Myllena Alencar, nos últimos anos, observou-se um aumento do número de fraudes na contratação de profissionais de saúde, especialmente após a exigência do cumprimento do ‘Piso Nacional da Enfermagem’.

“Essa audiência faz parte do projeto nacional de enfrentamento às fraudes nas contratações de saúde. Algumas empresas de saúde vêm contratando enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, fisioterapeutas e outros profissionais como pessoa jurídica (pejotização), MEI, autônomo e cooperado, mesmo quando presentes os elementos de uma relação de emprego, tratando-se, portanto, de fraude trabalhista”, afirmou a procuradora do Trabalho, Myllena Alencar, coordenadora Regional da Coordenaria de Combate às Fraudes nas Relações de Trabalho na Paraíba – CONAFRET/MPT.

A procuradora explicou que as fraudes nas contratações de profissionais de saúde geram a precarização do trabalho em termos de remuneração, acesso a direitos e garantias trabalhistas e previdenciárias, além do aumento dos acidentes de trabalho e adoecimentos, à medida em que esses profissionais têm que se desdobrar, muitas vezes, em jornadas exaustivas, em mais de um estabelecimento. “Um dos setores em que mais acontecem acidentes é o de saúde. Notificamos o total de 30 dentre as maiores empresas do setor de saúde do Estado, para averiguar de que forma estão ocorrendo as contratações dos profissionais de saúde. Queremos ouvir também os sindicatos, os órgãos de fiscalização e a sociedade em geral”, informou.

“Além disso, essas fraudes nas contratações de saúde trazem prejuízos ao Erário, com o não pagamento de direitos trabalhistas e o não recolhimento de direitos previdenciários; afetando, inclusive, o destinatário final do serviço, o paciente. Essa precarização do trabalho é, também, uma questão de saúde pública”, acrescentou Myllena Alencar.

Acidentes de trabalho no setor hospitalar

“Atividades de Atendimento Hospitalar” lideram as notificações de acidentes de trabalho no País, com 11,6% do total de registros. Segundo dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, em 2022, foram 55,7 mil emissões de Comunicações de Acidentes de Trabalho (CAT). Na Paraíba, foram 1,6 mil acidentes de trabalho registrados, de 2012 a 2022, no setor de ‘Atendimento Hospitalar’, dos quais 249 só em 2022.

Ainda segundo o Observatório, ‘técnico de Enfermagem’ é a ocupação que mais sofreu acidente de trabalho no País, no ano de 2022, com 36,5 mil notificações, dos quais 143 na Paraíba, considerando trabalhadores com vínculo de emprego (carteira assinada). ‘Enfermeiro’ também é uma das ocupações que mais sofre acidentes de trabalho. Foram 8,6 mil notificações no País em 2022, sendo 19 casos na Paraíba.

Sobre o Observatório

O Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho (https://smartlabbr.org/sst/) é uma ferramenta do Ministério Público do Trabalho (MPT) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em parceria com vários órgãos, que traz dados estatísticos nessa área, perfil dos casos, gastos previdenciários, etc.

Continue Lendo