Nos acompanhe

Paraíba

Romero entrega urbanização integral de área degradada próximo à Feirinha do Jeremias

Publicado

em

Onde antes existia um terreno baldio, depósito de lixo que poluía o ambiente do bairro do Jeremias, na zona norte de Campina Grande, tornou-se mais um logradouro público urbanizado, bem iluminado e com equipamentos de lazer e prática esportiva para a população.

Esse local agora é a Praça Maria das Neves Costa da Silva, localizada ao lado da Feirinha do Jeremias, que foi entregue oficialmente nesta quarta-feira, 17, pelo prefeito Romero Rodrigues, em uma solenidade bastante prestigiada pela comunidade local e várias autoridades.

Com recursos próprios do Município, a Prefeitura investiu R$ 817.973.33 e realizou uma verdadeira transformação na área que mede um hectare (10 mil metros quadrados).

A praça conta com bancos em madeira, lixeiras de aço, assentamento de meio fio em pré-moldado, pista de 3.200 metros para caminhada, 21 postes metálicos com moderna iluminação, quadra de areia, parque infantil e cobertura em estrutura metálica para prática de aeróbica. Uma academia para prática esportiva, com oito equipamentos, também foi construída no local.

A Feirinha do Jeremias foi revitalizada e recebeu melhorias. No espaço foi realizado também um serviço de paisagismo, com plantio de palmeiras imperial e bougainvilles, entre outras plantas de várias espécies.

O canal que incomodava a população, em uma das etapas mais complexas da obra, foi coberto com laje de concreto armado e muro de contorno, assim como os pequenos currais desativados após indenizações aos proprietários.

Acompanhado dos secretários Geraldo Nobre (Serviços Urbanos e Meio Ambiente), Teles Albuquerque (Juventude, Esporte e Lazer), Joia Germano (Cultura), Gildo Silveira (executivo da Educação) e Fábio Medeiros (Agricultura), o prefeito Romero Rodrigues foi bastante saudado pela população e recebeu homenagens da família de Maria das Neves Costa da Silva, antiga moradora do Jeremias, que faleceu há cerca de um ano e era bastante respeitada no bairro.

Na ocasião, a homenageada foi representada pela sua filha, Zilda Valéria, que é presidente da SAB local.

“É com muita emoção que recebemos essa obra magnífica. Nós esperamos por isso há mais de 30 anos e somente o prefeito Romero Rodrigues olhou pelo Jeremias para entregar uma praça maravilhosa, com iluminação de qualidade e opção de lazer para gente de todas as idades. Pode ter certeza, prefeito, que essa é uma marca indelével que sua gestão deixa para o bairro do Jeremias”, agradeceu Zilda.

Após receber um bonito quadro bordado ainda em vida pela homenageada Maria das Neves, Romero fez uso da palavra e agradeceu à comunidade local pelo carinho recebido. O gestor destacou que era grande a necessidade da região ganhar um espaço como a praça entregue nesta quarta-feira.

“As pessoas pediam muito uma área de lazer para o Jeremias. E é com muita felicidade que nós entregamos uma importante estrutura como essa. Não é apenas uma oportunidade de lazer. Tem outras questões sociais, de convivência, de contributo da Prefeitura com a segurança pública através de uma iluminação de qualidade, o oferecimento de uma academia popular para melhoria da saúde”, relatou.

Romero também fez questão de ressaltar que as obras de construção e revitalização das cerca de 50 praças já entregues em Campina Grande estão sendo tocadas com recursos próprios da Prefeitura, mesmo com o país ainda atravessando uma crise econômica que contingencia as receitas dos municípios a cada mês.

“Administrar uma cidade e tocar obra quando a conjuntura economia está favorável é fácil. Difícil é fazer mais e com menos recursos, com a economia estagnada, como o momento que ainda estamos atravessando. Mas Deus tem nos dado força e discernimento para transformarmos as pedras colocadas no caminho em obras que estão deixando Campina cada vez mais bonita e desenvolvida”, pontuou o prefeito.

Ainda durante o discurso, Romero saudou os auxiliares da gestão municipal e os vereadores Saulo Noronha, João Dantas, Soraia Brasileiro, Aldo Cabral, Sargento Regis, Alexandre do Sindicato, Márcio Melo e Laelson Patrício, além do deputado estadual reeleito Tovar Correia Lima o deputado estadual eleito Moacir Rodrigues.

Também prestigiaram a solenidade a ex-deputada Eva Gouveia e o presidente da UCES (União Campinense das Equipes Sociais), Fernando Jordão.

Antes de encerrar sua fala, o prefeito Romero Rodrigues emocionou a todos ao fazer uma homenagem especial a uma das crianças mais queridas da comunidade. Por determinação do gestor, o parque infantil da Praça Maria das Neves Costa da Silva vai se chamar Arthur Amarante, um menino com necessidades especiais que encanta a todos no Jeremias.

“Arthur diz que é meu fã, mas na verdade eu é que sou fã dele. E a partir de agora, com direito a placa oficial e tudo, o parque infantil levará seu nome”, homenageou Romero.

Continue Lendo

Paraíba

Oposição e situação se unem na Assembleia para aprovar aumento do percentual de Emendas Impositivas

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Os deputados estaduais das bancadas de oposição e da situação decidiram se unir para tentarem garantir um aumento do percentual das Emendas Impositivas que cada um terá direito no orçamento de 2025 na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB).

Segundo o deputado estadual Anderson Monteiro, a ideia de aprovação já é consenso dentre as alas na Assembleia.

O comentário do parlamentar foi registrado pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta quarta-feira (27/11).

Confira o áudio:

Continue Lendo

Paraíba

TJPB suspende Lei que amplia possibilidade de contratações de prestadores na Paraíba

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba determinou, na sessão desta quarta-feira (27/11), a suspensão da eficácia de parte de uma Lei Estadual (12.563/2023), editada pelo governador João Azevêdo (PSB), que regulamenta a contratação temporária de servidores.

De acordo com esta matéria publicada pelo Jornal da Paraíba, a ação foi proposta pelo Ministério Público pelo fato de que a lei cria novas possibilidades de contratações temporárias em situações além do permitido na constituição e por um prazo de quatro anos, o que extrapolaria a razoabilidade da duração do contrato temporário.

O MP também questionou um trecho da lei que traz a expressão “mediante contrato administrativo padrão”, por entender que as contratações deveriam sempre ser feita por meio de processo seletivo.

O que foi derrubado
Na prática, os desembargadores suspenderam a eficácia de alguns dispositivos da lei, com efeito ex-nunc (a partir da decisão em diante) por prazo improrrogável de um ano.

Além da limitação de contratações por até quatro anos, foram suspensos os dispositivos que permitia contratação de prestadores para as áreas de:

  • Promoção de campanhas de saúde pública;
  • Implantação e manutenção de serviços essenciais à população, especialmente à continuidade de obras e a prestação dos serviços de segurança, água, esgoto e energia;
  • Execução de serviços técnicos, fiscalização, supervisão ou gerenciamento de obras e serviços.
  • Suprimento de pessoal na área da educação, saúde, segurança e assistência social, nos casos de:

a) licença para repouso à gestante

b) licença para tratamento de saúde

c) licença por motivo de doença em pessoa da família

d) licença para o trato de interesse particular

e) exoneração

f) demissão

g) aposentadoria

h) falecimento

  • Realização de eventos patrocinados pelo Estado, tais como feiras, exposições, congressos e similares
  • Atividades desenvolvidas no âmbito de projetos do sistema de inteligência da Secretária de Estado da Segurança e da Defesa Social

Defesa do Estado
O procurador-geral do Estado, Fábio Brito, durante o julgamento do caso negou as irregularidades apontadas pelo Ministério Público. O advogado disse que as hipóteses se balizam no entendimento do STF.

“Essas circunstâncias se encaixam perfeitamente na disposição do tema 612 da repercussão geral do Supremo Tribunal Federal, de modo que todas essas situações tratadas têm por objetivo a contratação em circunstâncias específicas, voltadas a evitar a descontinuidade de serviços públicos essenciais e especialmente em áreas sensíveis como são as da educação, saúde e segurança”, defendeu.

Fábio Brito também disse que a suspensão da norma pode causar reflexos negativos para o funcionamento da administração pública. “não tem como substituir imediatamente esses contratados por servidores efetivos, uma vez que a realização de concurso público e a nomeação de servidores, todos sabem, demanda tempo. Pode trazer colapso na prestação de serviços essenciais e também provocará uma desorganização administrativa impactando diretamente a população”, afirmou.

O Estado ainda pode recorrer da decisão. (Clique aqui e leia a íntegra da matéria)

Continue Lendo

Paraíba

Mersinho Lucena se reúne com diretor-geral do DNIT para discutir obras na BR-230

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado federal Mersinho Lucena (Progressistas) participou de uma reunião, nesta quarta-feira (27), com o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Fabrício de Oliveira Galvão. O encontro teve como foco a aceleração das obras da BR-230, nos trechos entre Cabedelo e Oitizeiro, e a necessidade urgente de instalação de sinalização e iluminação na rodovia.

Participaram da reunião o prefeito eleito de Cabedelo, André Coutinho, o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, e os vereadores da base aliada do município. O encontro aconteceu na sede oficial do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), em Brasília.

Mersinho Lucena destacou a necessidade das obras avançarem rapidamente e que a sinalização e iluminação sejam implementadas para garantir a segurança dos motoristas e pedestres. “Aproveitamos para dialogar sobre nossas preocupações e estamos em busca de possíveis soluções para acelerar, o máximo possível, as obras, causando menos transtornos à população e aos visitantes”, ressaltou.

O diretor-geral do DNIT, Fabrício Galvão, se comprometeu a avaliar as propostas apresentadas e reconheceu a relevância das melhorias na rodovia. Ele enfatizou que o DNIT está empenhado em atender às demandas.

O prefeito André Coutinho destacou que a estrada é crucial para o desenvolvimento da região e para a melhoria da mobilidade dos cidadãos. “Estamos comprometidos em buscar soluções e garantir que esse projeto avance de forma eficiente, beneficiando toda a comunidade”, disse.

O prefeito Cícero Lucena também ressaltou a importância da colaboração entre os municípios e o Governo Federal para viabilizar projetos que impactem positivamente na infraestrutura da região. “Quando trabalhamos juntos, conseguimos resultados mais efetivos para a nossa população”, afirmou.

A reunião foi um passo importante para garantir que as obras da BR-230 avancem com eficiência e atendam às necessidades da população, promovendo um trânsito mais seguro e eficiente.

Continue Lendo