Nos acompanhe

Negócios

CASACOR: Paraíba recebe mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo

Publicado

em

A Paraíba recebe, pela segunda vez, a maior e melhor mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas. A CASACOR Paraíba 2018 acontece de 19 de setembro a 04 de novembro, no Tambaú Hotel, um dos pontos mais icônicos da capital paraibana. O projeto foi concebido nos anos 1960 pelo arquiteto modernista Sérgio Bernardes e, até hoje, é uma das obras mais importantes da cidade.

Responsáveis pela mostra paraibana, os franqueados Cesar Revorêdo e Ricardo Castro uniram profissionais, indústrias, lojistas e toda a cadeia do segmento, para impactar e trazer novas informações aos visitantes.

“A primeira CASACOR Paraíba, realizada em 2016, foi uma das edições mais visitadas no país, com mais de 20 mil pessoas e foi a terceira mostra mais visitada do país. A expectativa para este ano é de um evento ainda mais especial”, revela Ricardo Castro, um dos franqueados da CASACOR Paraíba.

A mostra reúne 60 profissionais, responsáveis pela criação de 32 ambientes. A edição deste ano terá como tema a “Casa Viva” e os profissionais irão modificar os espaços livremente, apenas com o compromisso de criar ambientes de bom gosto, alinhados com o que há de mais moderno e tecnológico no mercado.

“A temática Casa Viva proporciona o diálogo entre arquitetura e natureza. A mostra deste ano traz um comprometimento ainda maior com o meio ambiente, com objetivo de disseminar produtos e ideias”, acrescenta Ricardo.

“Mais uma vez a CASACOR Paraíba traz um elenco que inclui os principais escritórios do estado. A mostra oferece aos profissionais espaços amplos e generosos, que possibilitam um realce ainda maior dos projetos”, analisa Cesar Revorêdo, franqueado da CASACOR Paraíba.

Os visitantes da CASACOR Paraíba terão também diversas opções de entretenimento, espaços que se transformam em badalados pontos de encontro social e de negócios. Uma programação cultural e de eventos vai preencher a agenda da CASACOR, criando experiências de entretenimento, moda e gastronomia.

Além do bar balada “It Club”, a CASACOR Paraíba terá espaços gastronômicos reconhecidos pela qualidade e sofisticação. O Go Draft Garden terá assinatura da Itaipava, a forneria será conduzida pela Pimenta Nativa, o restaurante pelo The W, a confeitaria recebe as delícias da Alice Tortas e a cafeteria traz assinatura da São Braz, parceiro desde a primeira edição do evento.

Outra novidade desta edição da CASACOR Paraíba: toda a área de convivência do evento funcionará até as 2 horas da manhã.  Dessa maneira, os participantes podem aproveitar os espaços para visitação e curtir a noite, ou optar por ingressos especiais, válidos somente para noite.

A CASACOR Paraíba 2018 tem o patrocínio nacional da Deca, a parceria nacional de sustentabilidade Leroy Merlin, o apoio do SEBRAE e da PBGás, além dos Fornecedores Oficiais: Cerâmica Elizabeth, Bentec, Armony Esquadrias, Cabanna / Decor Haus e Tintas Coral.

Empregos, Investimento e Atrações – Em termos de movimentação de mercado, os números da CASACOR Paraíba são bastante representativos. Para a reforma da casa e funcionamento da mostra, foram gerados mais de 600 empregos diretos e indiretos.

“A CASACOR vai muito além dos escritórios de arquitetura ou de engenharia. A mostra envolve uma cadeia inteira de pedreiros, marceneiros, eletricistas, montadores, de pessoas que se dedicam aos revestimentos, área de tecnologia. Enfim, um universo que se abre para a construção desse grande resultado”, explica Revorêdo.

Sobre a CASACOR

Empresa do Grupo Abril, a CASACOR é reconhecida como a maior e melhor mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas. O evento reúne anualmente prestigiados arquitetos, decoradores e paisagistas. Em 2018, são 17 praças nacionais: São Paulo, Bahia, Brasília, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina (Florianópolis e Itapema) e, pela primeira vez, em Ribeirão Preto, interior de São Paulo. A mostra acontece ainda em quatro praças internacionais: Bolívia, Estados Unidos, Paraguai e Peru.

GRAND HALL – Karla Barros

O espaço será o primeiro ambiente com que os visitantes da CASACOR Paraíba 2018 terão contato. A profissional criou um ambiente que traz inspirações das dobraduras do origami, que resultam em um espaço ousado e sofisticado. Os tons cinzas, pretos e dourados são predominantes e tem uso abundante de vegetação, que torna o ambiente acolhedor e humanizado.

LIVING DE ENTRADA – Karina Mendes e Antonio Neves

Os arquitetos estreiam na CASACOR Paraíba com um espaço inspirado na natureza e que faz referência às florestas tropicais, que contrasta com superfícies de madeira e pedras exóticas. O ambiente terá peças de designers brasileiros e uma mesa esculpida.

WONDER LIVING – Annelise Lacerda

O Wonder Living, um espaço de 80m², tem um estilo contemporâneo, que reúne luxo, design, sofisticação e traços precisos, o que cria um ambiente harmônico e elegante. A vegetação também é um ambiente marcante o que torna o espaço aconchegante e convidativo.

ESTÚDIO OFFICINA – Larissa Vinagre

Um espaço integrado e multifuncional, o Estúdio Officina foi criado para ser um local de encontros de negócios e lazer. O ambiente tem um extenso living com área gourmet, quarto e banheiro. A ideia é combinar elementos da cultura nordestina com peças de designers reconhecidos internacionalmente. O piso é composto de lajotas de cerâmica vermelha.

SALA DE JANTAR – Lana Débora e Raquel Claudino

A Sala de Jantar, inspirada no litoral paraibano, tem um pequeno jardim interno e todos os detalhes foram pensados para estar alinhado com o tema Casa Viva.  As arquitetas fizeram uso de elementos naturais, como madeira e plantas. O espaço traz ainda alguns móveis antigos, que fazem um contraponto com móveis mais modernos”, detalha Lana Débora.

LOUÇARIA – Ximenes Dantas e Melina Cavalcanti     

O espaço apresenta técnica, precisão e sensibilidade. Os arquitetos lançaram mão de um olhar refinado para criar um ambiente com a elegância das louças da família, com paredes revestidas em tijolo cru. Um tronco de árvore serve de base para a mesa no central da Louçaria.

ESTÚDIO DO RAPAZ – Sarah Cavalcanti

A arquiteta criou um espaço inspirado em um jovem arquiteto, que traz elementos naturais, alinhado com o tema do evento. O Estúdio do Rapaz é um loft e a proposta é de um ambiente mais despojado, com paletas de cores em tons de madeira, cinza e preto.  O espaço também tem materiais como pedra e madeira.

LIVING ÍNTIMO – Amanda Cruz e  Lívia Assis

O ambiente tem como ponto de partida a estética atemporal e minimalista e apresenta móveis assinados pelo designer brasileiro Jader Almeida, que tem como característica peças com formas puras e leves que se comunicam com o espaço tomando-o harmônico e sofisticado. O verde se faz presente roubando a cena e provocando sensação de conforto e aconchego. Os painéis de madeira e tons mais escuros prevalecem nas paredes e piso em uma composição contemporânea.

LOFT DE ALEXA – Henrique Santiago e André Pinheiro

O ambiente é inspirado em uma jovem adolescente, que tem grande interesse por arte e esportes. O ambiente tem um desenho mais curvo e delicado, proporciona aos visitantes uma experiência que envolve todos os sentidos. Os arquitetos exploram tons femininos e o quarto tem uma iluminação cênica e um perfume característico de uma moça e um maravilhoso som ambiente. Além disso, o Quarto da Filha tem piso e paredes revestidos de madeira, tons de rosa, detalhes dourados e uma banheira de mármore, todo em pedra natural.

REFÚGIO DO CASAL CONTEMPORÂNEO – Márcio Catão

O espaço foi inspirado em um jovem casal cosmopolita e foi pensado para ser um local aconchegante, que proporciona uma sensação de luxo e bem-estar. Os tons cinzas e verde florestas são predominantes no ambiente. O banheiro possui um caixaria em mármore, um volume elevado e integrado a suíte.

QUARTO DOS GÊMEOS – Manu Vasconcelos e Gabriela Cruz

As arquitetas criaram um espaço infantil, preparado para receber os gêmeos após a fase do uso do berço. Para isso, foram utilizados elementos montessorianos, que oferecem à criança autonomia em seu espaço. O ambiente traz um mobiliário exclusivo criado pelas arquitetas.

LIVING E ADEGA DA PRAIA – Bruna Sá

A adega da Praia é um espaço criado com uma proposta despojada, aconchegante e marcante. A Adega terá ripas largas em MDF em cor natural, teto baixo em cor cinza grafite e grandes nichos com varões de obras. O layout é integrado a um living, que possui duas adegas climatizadas, e uma estante com livros. O espaço é contemporâneo, com toques rústicos chic, também traz mobiliários assinados por profissionais nacionais e internacionais.

ESCURINHO DO CINEMA – Daniela Benicio e Juliana Benicio 

O Escurinho do Cinema é um home theater com sistema todo invisível de automação para iluminação e equipamentos, que garantem a qualidade da projeção dos filmes.  Apesar do uso de alta tecnologia, o ambiente foi desenvolvido para ser um convite para as pessoas desconectarem-se e relembrarem o ritual de ir ao cinema e dividir o momento com amigos e família.

LAVABOS FUNCIONAIS – Camilla Bonifácio, Giovana Dias e Alessandra Lessa

As arquitetas tiveram como inspiração as acácias do Parque Solon de Lucena, cartão-postal da capital paraibana, para criar o ambiente. As cores verdes e o uso da madeira são predominantes no ambiente, que tem como objetivo integrar elementos da natureza ao espaço. O ambiente também faz uso de materiais como mármore e taliscas desconstruídas para compor o ambiente.

COZINHA DO CHEF – Sandra Moura

O espaço foi inspirado no Chef Alex Atala e traz uma proposta cosmopolita, personalizada e com identidade cultural nos objetos e utensílios. A Cozinha do Chef tem uma estante aberta desenhada pela profissional, onde ficam os utensílios e equipamentos, e tem o conceito inovador e contemporâneo. O espaço tem móveis assinados por designers brasileiros e um jardim de inverno personalizado, que traz a tendência Urban Jungle para o ambiente.

CONECTIVO IESP – Larissa Santos, Júlio Fernandes, Rebecca Rodrigues, Yane Diniz, Lucca Lobo, Lilian Torres, Heitor Azevedo    

O espaço é um ambiente de transição entre os espaço residencial e comercial, para que os visitantes comecem uma nova etapa da experiência na CASACOR. Este é um ambiente de passagem e conexão, que busca, através da interação, levar os visitantes à reflexão.

URBAN SPA – Andréia Julinda e Camila Soares 

A proposta do espaço é unir elementos naturais, materiais nobres com cores e texturas leves.  A inspiração foi criar, dentro de uma área urbana, um espaço onde as pessoas possam cuidar do corpo e da mente, encontrar momentos de tranquilidade e recarregar as energias.

FUJI – Anabel Alvarez e Andressa Montenegro

O ambiente oferece a sensação do toque por meio dos materiais utilizados. O granito escovado e seixos, por exemplo, massageiam os pés dos visitantes que, enquanto caminham pelo espelho d’água, escutam o som das águas e contemplam o ambiente que conforta e cria memórias afetivas.

IT CLUB – Dauanne Arruda e Luciano Almeida

Contemporaneidade foi o conceito que deu inicio ao projeto. Os profissionais optaram por uma arquitetura atual, porém, respeitando a materialidade da infra estrutura aparente já existente. O ambiente apresenta diferentes texturas, rusticidade, tecnologia e cenografia unidos à arquitetura original do  espaço  como o pé direito duplo e inclinado e vigas aparentes, concederam ao projeto  uma atmosfera  impactante mas ao mesmo tempo intimista e ousada. Essas sensações são intensificadas pelo projeto luminotécnico, que resultou numa identidade única do projeto.

LAVABOS IT – Adelle Mendes, Raphaela Vilar e Elba Araújo

O espaço tem inspiração industrial, na mesma linha do It Club. As arquitetas utilizam materiais como ferro, metal e aço oxidado. Também há elementos naturais, como vegetação e aromatizadores com cheiro de terra molhada.

ADEGA GOURMET EXPERT – Fernandes Neto

Sustentabilidade é a palavra-chave do ambiente, que utiliza madeira de eucalipto de reflorestamento. A Adega Goumet Expert é um ambiente funcional, onde o público pode degustar alguns petiscos, tomar um vinho e aproveitar os lounges internos e externos”, detalha o arquiteto.

CELEIRO CRIATIVO – Leila Azzouz e Marianne Goés

O Celeiro Criativo foi criado em torno de uma árvore já existente no local, que proporciona uma interação entre os ambientes internos e externos. O espaço apresenta pivotante e painéis em vidro na fachada e em parte do teto. As arquitetas deram preferência ao uso de materiais como madeira e pedras em estado bruto.

 DOCERIA – Germana  Gonçalves e Thiago Henrique

O ambiente combina elementos modernos com tradicionais. Os arquitetos usaram referências do filme “Alice no País das Maravilhas”. A doceria também tem tijolos aparentes e formas, cores e materiais que valorizem o espaço. O balcão de atendimento, por exemplo, é em mármore, com painéis compondo a parede em formas ripadas, e a cor das paredes e teto envolvendo todo espaço.

MARRON CAFÉ – Simone Almeida

O espaço foi pensando para ser um ambiente onde as pessoas possam desacelerar e relaxar tomando um café. O Marrom Café é um ambiente integrado com a natureza, que une requinte e conforto, e os tons predominantes são terrosos e dourado.

FORNERIA – Katiana Guimarães, Patrícia Lago e Perla Felinto

O espaço foi pensado para ser um ambiente visualmente convidativo e utiliza vários elementos naturais. Uma das prioridades do projeto é que os visitantes possam aproveitar a vista do mar. Além disso, a Forneria traz elementos como um paredão de pedras e uma cascata.

GO DRAFT GARDEN – Amanda Andrade

O espaço tem um conceito industrial e diversos elementos naturais. O conceito do ambiente foi desenvolvido em torno do tema da CASACOR 2018, a Casa Viva. Isso resultou em um espaço com materiais mais naturais, como a pedra de granito mais natural.

OCEAN LÍDER LOFT – Bethania Tejo

O ambiente de 80 metros quadrados tem um living gourmet, studio, quarto, banheiro e closet integrados. O espaço foi inspirado em um casal com um estilo de vida saudável e que vive à beira mar. O Loft Ocean tem um conceito de viver bem, com tons pastéis que lembram o outono. O mobiliário expressa muita brasilidade, com o uso de madeira, couro e tecidos de algodão. Um espaço urbano de praia, todo automatizado.

ZEN LOUNGE  – ALAIN MOSZCKWIC E BRENNER RIBEIRO

O espaço foi desenvolvido para ser um local onde as pessoas possam escapar da rotina estressante das grandes cidades. O objetivo do Zen Lounge é oferecer momentos de relaxamento, contemplação e equilíbrio. A atmosfera aconchegante é criada por uma combinação de cores, iluminação cênica e mobiliário contemporâneo.

SEBRAE – Georgia Suassuna, Carlos Chaves, Marcos Valério

O espaço é um ambiente de transição para os visitantes que saem da CASACOR e vão para os restaurantes e também para os hóspedes do Hotel que vão para praia. Os arquitetos desenvolveram um espaço multifuncional, com uso abundante de plantas tropicais e com linhas sinuosas, que fazem alusão ao conceito de arquitetura orgânica, que predomina no Tambaú Hotel, local onde acontece o evento.

HOME & GRILL CONCEPT – Renato Teles e Michelle Peyroton.

O espaço foi desenvolvido para ser um ambiente de encontros gastronômicos.  Integrado com a vegetação local, o Home & Grill Concept é aberto à natureza e criado próximo ao mar.

RESTAURANTE – Samia Raquel, Andrea Miranda e Camila Fialho

O ambiente teve como inspiração principal as memórias afetivas gastronômicas. As profissionais pensaram em um espaço a partir das raízes nordestinas, do sertão ao litoral. O projeto minimalista, com linhas retas preza pela pureza, contemporaneidade e é uma ode ao vernacular.

LOFT  750 – LEO MAIA

O Loft 750 foi criado para ser um ambiente moderno, integrado, prático e com equilíbrio estético.  O Loft foi inspirado em um público cosmopolita e atento aos detalhes. O arquiteto desenvolveu o entorno privativo com jardim, água e materiais de alta qualidade, que proporcionam aos visitantes uma experiência sensorial.

CASA COR Paraíba 2018

Local: Tambaú Hotel – Avenida Almirante Tamandaré, 229 – João Pessoa – PB

Data: 19 de setembro a 04 de novembro

Visitação: Terça a Domingo das 16h às 22h

Ingressos: R$ 40 (inteiro) / R$ 20 (meia) / R$ 100 (passaporte para uso ilimitado durante todo período da mostra).

Continue Lendo

Negócios

‘Eu Posso’: prazo para inscrição de empreendedores em linha de crédito termina nesta 4ª em JP; veja

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Dezenas de pessoas com sonhos de empreender ou ampliar seus negócios compareceram nesta terça-feira (26) na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest) em busca de efetivar a inscrição nas linhas de crédito disponibilizadas pelo programa ‘Eu Posso’. Nesta edição estão sendo disponibilizadas 80 vagas, sendo 40 nesta terça e 40 na quarta-feira (27). As inscrições são presenciais na sede da Sedest, localizada na rua Diogo Velho, nº 150, no Centro, das 9h às 17h. O crédito disponibilizado pode chegar a R$ 15 mil.

“É com alegria que nós chegamos nesse último edital de adesão ao programa ‘Eu Posso’, do calendário de 2024 para pessoas que estão procurando realizar um planejamento para um empreendimento do próximo ano ou até para realizar aquela compra, capital de giro, nessa reta final de 2024. Então é uma boa oportunidade. Lembrando que as inscrições acontecem de forma presencial na Secretaria e são disponibilizadas para pessoas físicas e jurídicas. Todas as informações estão no edital e é importante que o empreendedor leia com antecedência e defina se vai se inscrever como pessoa física ou jurídica e tenha atenção na documentação exigida no edital”, ressaltou Vaulene Rodrigues, secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.

Jaquelice Tavares, moradora do bairro Valentina Figueiredo, é empreendedora na área da confeitaria há três anos e foi a Sedest em busca de ampliar seu negócio. “Há muito tempo acompanho o programa Eu Posso com planos de me inscrever e desta vez deu certo. Pretendo utilizar o crédito na compra de equipamentos e maquinários, como máquina de salgados para poder pegar encomendas maiores e aumentar a minha produção na participação de feiras e eventos”, explicou.

Atualmente Jaquelice Tavares trabalha na Feira Móvel do Produtor, promovida pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedurb) e também no projeto ‘Natal dos Sentimentos’, também promovido pela Prefeitura voltado para fomentar o turismo na cidade. “Serão 30 dias a partir de 1° de dezembro o que vai mudar toda a minha rotina. Vou ampliar meu trabalho, minha produção e minha renda também. Ano novo, vida nova e se der quero trabalhar, também, no Salão do Artesanato Paraibano em janeiro”.

Já Adjane Medeiros, moradora do Valentina Figueiredo, também está buscando aproveitar a estação alta do comércio para aumentar suas vendas. Ela está buscando o crédito para ampliar o trabalho com venda de confecção feminina em geral. “Fiquei sabendo do programa Eu Posso na internet no site da Prefeitura. Sou funcionária pública e pretendo ampliar minha fonte de renda investindo no ramo do vestuário e com o crédito pretende ampliar a estrutura física”, explicou.

Segundo Adjane, sua atividade sempre foi informal e uma das características do programa ‘Eu Posso’ que a atraiu foi a possibilidade de também fazer cursos de capacitação e ter o acompanhamento, assistência especializada para a melhor aplicação do crédito no seu empreendimento.

A secretária Vaulene Rodrigues destacou que o programa ‘Eu Posso’ é contínuo. “Todos os meses a Prefeitura de João Pessoa, através da Sedest lança um novo edital abrindo novas vagas, novas oportunidades para pessoas que queiram empreender ou ampliar seu negócio”.

Crédito – Para pessoa física o crédito pode chegar a R$ 8 mil. Já para pessoa jurídica (crédito empresarial), o valor concedido pode chegar até R$ 15 mil. O pagamento pode ser dividido em até 24 parcelas mensais fixas, com carência de até três meses, quando houver investimento em capital fixo ou misto. Para investimento apenas em capital de giro, o pagamento passa a ser de até 12 parcelas e sem carência. As taxas de juros são de 0,9% ao mês.

Após aprovada a linha de crédito, o candidato passa pelas etapas de capacitação, plano de negócio, visita e análise de crédito. Cerca de 30 dias após a inscrição, o candidato é chamado a comparecer na Sedest para assinar o contrato.

Inscrição – As inscrições podem ser feitas por empreendedores formais e informais, maiores de 18 anos ou legalmente emancipados, residentes e domiciliados em João Pessoa, e pessoa jurídica (MEI e ME) também sediada na Capital e com cadastro ativo junto à Receita Federal. As informações sobre os editais estão disponíveis no site: euposso.joaopessoa.pb.gov.br.

Eu Posso – Programa municipal de apoio aos pequenos negócios, com base na Lei nº 14.223 de 26 de julho de 2021. Os interessados devem ficar atentos aos editais que são publicados mensalmente. As inscrições são feitas na sede da Sedest.

Documentação

Pessoa física:

• Documento de identidade com foto (RG, CNH ou carteira profissional);

• Comprovante de Situação Cadastral no CPF;

• Comprovante de residência em nome do empreendedor, dos pais ou do cônjuge (fatura de água, energia, telefone, internet ou de cartão de crédito) de até 90 dias (com nome completo, endereço, CEP e data de vencimento), contrato de aluguel (com firma reconhecida do locador e locatário) ou declaração de residência (disponibilizada no site do Eu Posso para download) datada e assinada;

• Certidão negativa municipal;

• Comprovante de conta bancária cuja titularidade seja do empreendedor com informações sobre banco, agência, número da conta e nome do titular;

• Certidão Negativa de cadastro nos órgãos de proteção ao crédito.

Pessoa jurídica:

• Documentos pessoais dos sócios pessoa física (no caso de ME) ou do titular (no caso de MEI);

• Certidão negativa municipal pessoa jurídica;

• Cartão CNPJ ou Certificado de MEI;

• Comprovante de endereço comercial pessoa jurídica;

• Certidão negativa estadual pessoa jurídica;

• Certidão negativa federal pessoa jurídica;

• Certificado de regularidade do FGTS pessoa jurídica;

• Comprovante de conta bancária pessoa jurídica com informações sobre banco, agência, número da conta e nome do titular;

• Certidão Negativa de cadastro nos órgãos de proteção ao crédito.

Continue Lendo

Negócios

Paraíba pode entrar em pesquisa para gerar agronegócio medicinal e industrial de cannabis no Brasil

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) solicitou, no final do mês de julho deste ano de 2024, uma autorização à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para iniciar o plantio de cannabis ou maconha, planta cientificamente conhecida como cânabis. Já no início de outubro, apresentou à agência um plano de pesquisa, que envolve quatro etapas em um período de até 12 anos.

De acordo com a pesquisadora da Embrapa Clima Temperado, Beatriz Emygdio, que coordena um comitê formado para pesquisar o tema, a ideia da empresa é que o programa de pesquisa seja feito em parcerias entre as diversas unidades da Embrapa pelo país. Assim, a Embrapa Algodão, na Paraíba, ficaria com foco nas fibras, enquanto a Embrapa Clima Temperado, no Rio Grande do Sul, vê o melhoramento da capacidade medicinal.

O programa mira não só o uso medicinal, mas também aplicações industriais da planta, que tem grande potencial para a produção de fibras e óleos vegetais, com uso em diferentes segmentos, como têxteis cosméticos e até combustíveis.

Reconhecida pelo desenvolvimento de culturas importantes para a agroindústria brasileira, como o eucalipto e a cana-de-açúcar, a Embrapa quer usar essa expertise para fomentar um agronegócio da cânabis, hoje já plantada em larga escala na China, nos Estados Unidos e em países europeus.

A Embrapa elaborou um plano com quatro grandes grupos de pesquisa. O primeiro lidará com os cultivares, com o desenvolvimento de variedades adaptadas às características do país, já que a planta é altamente influenciada pela temperatura, diz Emygdio.

O terceiro trata de técnicas de colheita, secagem, extração de fitocanabinóides, potencial de uso de coprodutos e de resíduos como bioinsumos. “Não só de extração medicinal, mas das folhas para controle de plantas indesejadas, insetos, até do mosquito da dengue já tem estudos demonstrando eficácia”, diz ela.

Por fim, a pesquisa envolverá o estudo de políticas públicas, com foco na identificação das pegadas da cultura e das melhores regiões para plantio no Brasil. “Com base nesses resultados a gente pretende auxiliar no avanço dos marcos legais e regulatórios que estão sendo discutidos no país”, diz a pesquisadora.

A proposta tem maior foco no uso medicinal, mas visa também estudar subespécies de cânabis com menores teores de THC ou CBD, mais usados para aplicações em outras indústrias, que o setor prefere chamar de cânhamo industrial.

Elas têm elevado potencial para a produção de fibras têxteis e óleos vegetais, além de propriedades regenerativas do solo e elevada captura de dióxido de carbono —e praticamente sem o THC, que causa os efeitos alucinógenos, que levaram à proibição da planta em grande parte do mundo.

Neste último ano, o fluxo comercial de fibras e fios da planta somou US$ 213 milhões (R$ 1,2 bilhão), valor considerado subestimado pela própria organização. Apenas as sementes de óleo de cânhamo, diz, movimentaram US$ 112 milhões (R$ 600 milhões).

A Kaya Mind estima que a liberação o cultivo para fins industriais pode gerar mais de R$ 300 milhões em impostos no quarto ano após as primeiras colheitas.

Principais usos por parte da planta

Flor: óleos para compostos medicinais, perfumes, cremes, alimentos e bebidas alcoólicas, entre outros

Sementes: óleos para lubrificantes, tinta, azeite, cosméticos e biocombustível; farelo para alimentação animal; e grão para pão, granola, leite vegetal e outros

Folha: adubos

Clique aqui e confira a íntegra da matéria na Folha,

Continue Lendo

Negócios

Dire Straits Legacy se apresenta em João Pessoa; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Formada por integrantes de diferentes fases da carreira da banda britânica, a DIRE STRAITS LEGACY está em permanente evolução.

Após bem sucedida turnê pelo Brasil, a banda DIRE STRAITS LEGACY volta ao país com a For You South America Tour 2024. Formada por músicos que fizeram parte de diferentes fases da carreira do Dire Straits, a banda apresenta um show único e emocional que revive a inesquecível e mágica atmosfera da icônica banda britânica.

“Money for Nothing”, “So Far Away”, “Sultans of Swing”, “Walk of Life”, “Romeo and Juliet” e muitas outras canções memoráveis interpretadas ao vivo por Alan Clark (teclados), Phil Palmer (guitarra), Mel Collins (sax), Marco Caviglia (voz e guitarra), Danny Cummings (percussão e voz) e Steve Walters (baixo).

SERVIÇO:

QUANDO: 8 de dezembro

AONDE: CELEBRATION R. Orlando Falcone de Oliveira – Portal do Sol, João Pessoa – PB, 58046-528

VENDAS: blueticket.com.br/evento/36413?c=dire-stratits-joao-pessoa

Sobre Dire Straits Legacy

Formada por integrantes de diferentes fases da carreira da banda britânica, a DIRE STRAITS LEGACY está em permanente evolução e, além de manter viva a memória de canções atemporais, como “Romeo and Juliet”, “Sultans of Swing”, “Money for Nothing”, “Tunnel of Love”, “Walk of Life”, “When It Comes to You”, “You and Your Friend”, “On Every Street” e muitos outros hits, apresenta novas composições.

Alan Clark integrou o Dire Straits de 1980 a 1985 e participou de discos e turnês. Ao lado de Alan Clark estão Phil Palmer (direção musical/guitarra/voz), que trabalhou com Dire Straits de 1990 a 1992, o renomado saxofonista Mel Collins, membro do Dire Straits de 1983 a 1985, que tocou no famoso Alchemy Live Album e no EP Twisting By The Pool e o percussionista Danny Cummings que integrou o Dire Straits em 1990 e participou do álbum e turnê On Every Street.

O italiano Marco Caviglia (voz e guitarra), um apaixonado pela música de Dire Straits e de seu mentor musical Mark Knopfler, e o baixista britânico Steve Walters completam o time.Sobre os integrantes

Alan Clark (teclados)

Alan ingressou no Dire Straits em 1980, tornando-se seu primeiro e principal tecladista, e é conhecido como seu diretor musical não oficial. Além de trabalhar com a banda até sua dissolução, em 1995, ao lado de Mark Knopfler, co-produziu o último álbum da banda, On Every Street.

O músico tocou e gravou com uma longa lista de outros artistas, foi membro da banda de Eric Clapton e diretor musical de Tina Turner por vários anos. Mais recentemente, produziu com Phil Palmer o álbum de 3 Chord Trick do LEGACY.

Danny Cummings (percussão e voz)

Danny juntou-se ao Dire Straits como seu percussionista em 1990 e tocou no álbum On Every Street, assim como na turnê. Fora de Dire Straits, ele trabalhou com grandes artistas, incluindo Tina Turner, George Michael, Bryan Adams, Pino Daniele, e foi o baterista em Mark Knopfler durante vários anos.

Marco Caviglia (voz e guitarra)

Apaixonado pela música de Dire Straits e seu mentor musical Mark Knopfler, Marco, nascido em Roma, formou a banda Solid Rock em 1988 e em 1990 fez uma turnê com o lendário bluesman do Notting Hillbillies, Steve Phillips. Mas seu sonho era tocar com seus “heróis” do Dire Straits, e esse sonho se tornou realidade em 2010 a DS Legends, e agora novamente com a Dire Straits Legacy.

Mel Collins (sax)

Mel se juntou ao Dire Straits em 1982 e tocou no álbum e turnê Love Over Gold e no álbum Twisting by the Pool. Ele também tocou com uma diversos artistas e bandas, incluindo Stones, Camel, Eric Clapton, Joe Cocker, Tears for Fears. Mel é um dos membros da formação original do King Crimson.Phil Palmer (guitarra)

Phil ingressou no Dire Straits em 1990 e tocou no álbum On Every Street e na turnê mundial do mesmo álbum. Ele é um dos principais guitarristas do mundo, tendo tocado em mais de 450 álbuns e realizado turnês com alguns dos maiores artistas do mundo; pense em um nome e Phil provavelmente já tocou com esse artista. Ele também foi membro da banda de Eric Clapton, onde ele conheceu seu colega da Dire Straits Legacy, Alan Clark, e é um membro fundador da Dire Straits Legacy.

Steve Walters (baixo)

O baixista Steve Walters estudou com Jaco Pastorius e tem em seu currículo trabalhos com grandes nomes, como Jimmy Cliff, Mariah Carey, Pet Shop Boys, Rod Stewart, Chaka Khan, Amy Winehouse, entre outros.

Continue Lendo