Nos acompanhe

Paraíba

Micheline diz que população deseja uma administração focada nas pessoas

Publicado

em
Em entrevista concedida à rádio Panorâmica, a médica Micheline Rodrigues, candidata a vice-governadora na chapa de Lucélio Cartaxo, defendeu mais uma vez a integração entre a capital e o interior do estado, apresentando como exemplo a realidade de Campina Grande, que, junto com muitas outras cidades, não teve nenhum convênio com o governo estadual nos últimos oito anos.
Micheline citou que “durante a recente crise hídrica pela qual passamos, até a água para o Hospital de Trauma era fornecida pela Prefeitura de Campina Grande, quando essa responsabilidade era do governo, que recebeu verbas para isso e não ajudou em nada no enfrentamento da falta d´água na cidade”.
Sobre o tema “Obras Estruturantes”, a candidata apresentou como exemplo o polo de moda que será construído no complexo Aluízio Campos, que não recebeu nenhum apoio do governo estadual e deverá atrair para a cidade centenas de lojas e fábricas do setor têxtil e calçadista.
Micheline também citou a necessidade da duplicação da BR 104, como forma de melhorar a mobilidade e possibilitar um maior e melhor fluxo de pessoas e mercadorias, fortalecendo a economia e levando desenvolvimento a outras cidades.
Ao falar sobre Educação, Micheline Rodrigues lembrou que a Paraíba foi o estado do Nordeste que mais fechou escolas nos últimos anos e que essa irresponsabilidade do governo tem refletido negativamente nos índices de desempenho dos alunos, com o aumento da taxa de analfabetismo e o fracasso do estado na avaliação do IDEB, enquanto Campina Grande e João Pessoa cumpriram e ultrapassaram a meta estabelecida pelo Ministério da Educação.
Sobre o tema Servidor Público, a candidata ressaltou a importância de estabelecer um diálogo verdadeiro com todas as categorias, que são muito mal tratadas pelo atual governador. “É preciso fortalecer os servidores concursados e enxugar a máquina do estado, retirando os funcionários-fantasmas e diminuindo o número de contratados e codificados, que são pessoas que trabalham para o estado sem concurso e que sequer é possível saber quem são e onde prestam serviços”.
Além disso, segundo Micheline, é preciso rever a política atual, onde o servidor que se aposenta perde quase metade de seu salário, para que os servidores que atingiram o tempo de serviço possam se aposentar com dignidade e abrir vagas através de concursos, fazendo com que novos servidores possam ser contratados, melhorando a qualidade do serviço público e diminuindo o desemprego na Paraíba.
Micheline também citou a UEPB e alertou que se o candidato do governador fosse eleito, a universidade correria o risco de fechar suas portas, pois o orçamento que foi estabelecido para 2019 não é suficiente nem para pagar os salários dos servidores e professores, faltando ainda toda a parte de manutenção e investimentos.
Ela defendeu rever o valor no orçamento do próximo ano, para que a universidade consiga voltar a funcionar normalmente, e respeitar a Lei de Autonomia, abrindo um grande diálogo estadual com os setores da universidade, a sociedade, o governo, o judiciário e o legislativo para estabelecer qual a UEPB que a Paraíba quer e o que a universidade pode fazer pelo estado a partir da garantia dos recursos aos quais tem direito.
Sobre Segurança Pública, Micheline apontou a diferença entre o discurso do governo e a realidade, onde as pessoas não conseguem andar tranquilas nas ruas de nenhuma cidade e nem na zona rural do estado sem o temor de serem assaltadas.
Ela deu o exemplo dos inúmeros estabelecimentos em toda a Paraíba onde os comerciantes trabalham atrás de grades, enquanto os assaltantes circulam livremente, e lembrou também das cidades que tiveram suas agências bancárias explodidas, forçando as pessoas a viajarem a outras cidades para receber seus salários e por lá mesmo fazerem suas compras, gerando crise e desemprego em suas cidades de origem.
Sobre a campanha, Micheline disse que está muito satisfeita com a receptividade das pessoas e que por onde anda tem confirmado o sentimento de que “o atual modelo de gestão não consegue mais atender as necessidades do estado e agora os paraibanos querem um governo que tenha um jeito diferente de cuidar do estado, olhando para todas as regiões e focando a administração no atendimento às necessidades e anseios das pessoas e não apenas para fazer a vontade do governante”.

Continue Lendo

Paraíba

Eleições 2024: Paraíba já registra mais de 510 denúncias eleitorais, diz Pardal

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O sistema Pardal, desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), já recebeu até esta quinta-feira (19/09) um total de 519 (quinhentas de dezenove) denúncias de propaganda eleitoral  supostamente irregular na Paraíba.

A denúncia é encaminhada inicialmente para a Ouvidoria Eleitoral paraibana que faz uma triagem inicial e direciona as supostas propagandas eleitorais irregulares ou proibidas para o cartório eleitoral do município para que o juiz Eleitoral julgue a procedência dos fatos.

Outras irregularidades são encaminhadas diretamente ao Ministério Público Eleitoral (MPE), como denúncias referentes à propaganda eleitoral veiculada em rádio, TV ou internet, e outras irregularidades eleitorais relacionadas às Eleições.

Pardal

O sistema Pardal – Denúncias Eleitorais permite o envio de denúncias com indícios de práticas indevidas ou ilegais no âmbito da Justiça Eleitoral. Tais denúncias devem conter informações e evidências que ajudem a Justiça Eleitoral no combate às ilegalidades. A principal novidade para este ano é o uso da ferramenta para denunciar desvios nas campanhas eleitorais na internet. A versão atualizada do aplicativo pode ser baixada gratuitamente nas lojas de dispositivos móveis (faça o download no Google Play ou na App Store). As denúncias podem ser feitas apenas pelo aplicativo Pardal, disponível nos endereços abaixo:

Pardal para o seu dispositivo IOS

Pardal para o seu dispositivo Android

Confira o ranking dos municípios com maior número de denúncias:

Cidade Total
CAMPINA GRANDE 72
JOÃO PESSOA 65
BAYEUX 31
SANTA RITA 28
BARRA DE SANTA ROSA 15
MAMANGUAPE 15
MOGEIRO 14
CATOLÉ DO ROCHA 13
SERRA BRANCA 13
BORBOREMA 11
CABEDELO 9
BELÉM DO BREJO DO CRUZ 8
SOLEDADE 8

Continue Lendo

Paraíba

CCJ da Assembleia aprova projeto de lei que permite implantação de ciclovias nas rodovias estaduais

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), aprovou por unanimidade nesta quarta-feira (18/09) o projeto de lei que permite a implantação de ciclovias nas rodovias estaduais no perímetro urbano.

De autoria do deputado estadual, George Morais (União Brasil), a matéria havia sido aprovada no ano passado, no entanto foi vetada pelo governador João Azevêdo (PSB) sob o argumento que as diretrizes precisariam ser modificadas para melhor adequação do serviço.

O texto segue para apreciação do plenário.

“Para não ter mais desculpa, fiz as adaptações necessárias, melhorei e reapresentei o projeto, que ontem já superou a primeira etapa e agora será votado por todos os deputados e deputadas. Segue a luta! Mobilidade e segurança viária sempre serão prioridades no nosso mandato!”, disse George.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Fábio Carneiro defende projetos que estimulem geração do 1° emprego para jovens

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

candidato a vereador de João Pessoa, Fábio Carneiro (Solidariedade), defendeu a apresentação de projetos que desburocratizem e estimulem a geração do 1° emprego para jovens, em João Pessoa.

Defensor do empreendedorismo, Fábio Carneiro disse que esse é um tema que pretende adotar como uma das principais bandeiras de luta no mandato a partir do próximo ano na Câmara Municipal.

De acordo com Fábio, uma parcela significativa dos jovens está fora do mercado de trabalho por falta de uma oportunidade. “O que vemos é que algumas empresas não possuem uma política de apostar nos novos valores, e por isso estamos atentos a esse tema para apresentarmos projetos e iniciativas que estimulem o 1° emprego para a juventude”, afirmou.

Fábio ressaltou também que outra ação sua como vereador será viabilizar a capacitação de mão de obra para ser absorvida nos novos empreendimentos que estão surgindo na cidade. “O pólo turístico Cabo Branco vai ganhar resorts, parque aquático e importantes empreendimentos, por isso temos que viabilizar a capacitação do público que hoje está fora do mercado de trabalho para estar pronto para essa e outras oportunidades que surgirão”, destacou.

Continue Lendo