Campina Grande desponta como um dos mais importantes polos tecnológicos do país. Além de contar com instituições técnicas e de nível superior consagradas na área tecnológica, sobretudo no campo da informática, a cidade tornou-se, ao longo do tempo, como referencial na exportação de profissionais para trabalhar em empresas como Microsoft e Google. Contudo, essa realidade vem mudando. Hoje, por exemplo, o Centro Universitário Unifacisa passa a contar com um polo de inovação e tecnologia, atraindo grandes empresas a exemplo da CTIS e Conductor na Instituição.
Por sua vez, a prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia, tem apoiado e estimulado a política de geração de empresas com base tecnológica. Uma das iniciativas, por exemplo, é a constante realização de workshop de startups na cidade. Este tipo de evento objetiva promover e expor ações inovadoras para cidades inteligentes, ora desenvolvidas no município. A meta é estimular o debate sobre soluções inovadoras para o desenvolvimento local.
Com esse incentivo, os profissionais não precisam sair de Campina Grande para ter oportunidades de carreira, pois empresas de grande porte nacional, talvez as maiores empresas nacionais, encontram-se atuando na cidade. Este é o caso da CTIS, a maior companhia latino-americana de serviços e soluções de tecnologia. Tais iniciativas estão absorvendo alunos das faculdades de Campina Grande, inclusive da Unifacisa.
Outra empresa de software instalada da Unifacisa é a Conductor, que trabalha com Inovação em soluções para instituições financeiras e está no mercado há mais de 20 anos. A coordenação da empresa considera fundamental e um grande avanço para a cidade a inserção de empresas dentro de Instituições de Ensino Superior, sobretudo na área de tecnologia. Com isso, os alunos saem da Universidade com mais experiência e podem buscar maiores oportunidades após o término da graduação
Com a instalação das empresas de software na Unifacisa serão disponibilizadas 400 vagas. A Conductor, empresa brasileira que cresce 50 a 100% ao ano, vai oferecer 100 vagas em Campina Grande. As demais 300 vagas serão oferecidas por empresas como CTIS e várias outras. São muitas oportunidades e todas dentro da Unifacisa.
A Unifacisa foi escolhida pela qualidade técnica dos alunos, infraestrutura e por Campina Grande hoje ser um celeiro de profissionais de tecnologia. A cidade atrai investimentos de multinacionais em projetos de pesquisa e é referência regional na área de tecnologia. O curso está muito alinhado com a expectativa de mercado, direcionado para engenharia de software, tanto para formar um bom desenvolvedor quanto para formar gestores de TI.