Nos acompanhe

Paraíba

Eleições 2018: Candidatos ao Governo da Paraíba evitam “contato” com presidenciáveis

Publicado

em

Faltando pouco menos de um mês para as eleições a regra de parte dos candidatos ao Governo do Estado é descolar suas campanhas das figuras dos presidenciáveis, seja por conveniências políticas ou por questões partidárias e de alianças locais. Até o momento nenhum dos cinco postulantes ao Palácio da Redenção realizou ou anunciou agendas ao lado dos seus ‘escolhidos’ para comandar o Brasil.

O professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e cientista político, Lúcio Flávio, acredita que os candidatos ao Governo da Paraíba intensificarão suas campanhas com temas mais estaduais do que nacionais, informa reportagem do Correio da Paraíba.

Lúcio Flávio explica que, de fato, se percebe que os candidatos João Azevedo (PSB), Lucélio Cartaxo (PV) e José Maranhão (MDB) não estão fazendo campanha para os respectivos candidatos à presidente, Lula (PT), Marina Silva (Rede) e Henrique Meireles (MDB).

Para o professor, a situação ocorre, principalmente, em virtude do pragmatismo político. Segundo ele, a estratégia de João Azevedo é apresentar-se como um técnico, sem passado político que o vincule ao PT, envolvido num profundo escândalo de corrupção. Mesmo Lula liderando as pesquisas eleitorais, há uma parcela da sociedade que não o apóia. Daí a ausência da defesa de Lula com mais ênfase.

Já o candidato à presidente do MDB, Meireles, é um ilustre desconhecido da população. Sua carreira no exterior e o vínculo com Michel Temer faz com que sua defesa seja prejudicial para qualquer candidato. Dessa forma, o candidato José Maranhão evita falar ou até pedir votos para o seu colega de partido.

Também Marina Silva, até agora, não conseguiu ter um desempenho satisfatório. Daí que, até o presente momento, não vimos Lucélio Cartaxo defender qualquer nome para presidente. A mesma coisa acontece com a candidatura de Geraldo Alckmin.

Amargando meros 4% nas pesquisas, o candidato a presidência pelo PSDB não tem empolgado os eleitores da Paraíba.

De acordo com Lúcio Flávio, apenas os candidatos Rama Dantas (PSTU) e Tárcio Teixeira (Psol), têm feito a defesa dos seus respectivos candidatos, Vera Lúcia e Guilherme Boulos.

Os dois concorrentes ao Governo da Paraíba sempre aproveitam as oportunidades em debates e entrevistas em rádios e programas de TV para reforçar e pedir votos aos seus presidenciáveis.

Tudo junto e misturado

Na coligação “A Força do Trabalho” de João Azevêdo, formada pelo PSB, PDT, PT, PTB, PRB, Podemos, PC do B, PMN, PPS, PRP, Avante, Pros, Rede e Democratas, existem quatro candidatos a presidente da República: Ciro Gomes (PDT), Lula (PT), Álvaro Dias (Podemos) e Marina Silva (Rede). Na chapa, Azevêdo apóia a candidatura de Lula e a candidata a vice-governadora, Lígia Feliciano, apóia a candidatura de Ciro Gomes.

Na coligação “Força da Esperança” de Lucélio Cartaxo, formada pelo PV, PSDB, PP, PSC, PTC, PHS, PPL, PSD, DC, PRTB, PSL e Solidariedade, existem os candidatos Geraldo Alckmin (PSDB), João Goulart Filho (PPL), Eymael (DC) e Jair Bolsonaro (PSL). Na chapa, Lucélio tem o presidente nacional do seu partido, Eduardo Jorge, como candidato a vice-presidente na chapa de Marina Silva. Já Micheline Rodrigues, candidata a vice-governadora, apóia o nome de Geraldo Alckmin.

A coligação “Por que o Povo Quer” de José Maranhão, formada pelo MDB, PR e Patriota, possui dois candidatos a presidente. Henrique Meireles (MDB) e o Cabo Daciolo (Patriota). Apesar de ter um candidato à presidência, Maranhão evita falar em Meirelles durante a campanha. Já o partido do seu candidato a vice-governador, Bruno Roberto, o PR, apóia a candidatura de Geraldo Alckmin.

Psol que concorre ao Governo da Paraíba sem outras legendas, tem como candidato a presidência da República Guilherme Boulos. Da mesma forma o PSTU que tem como candidata Vera Lúcia.

Ciro e Haddad presentes

Depois do início da campanha eleitoral apenas o candidato a vice-presidente da chapa do PT, Fernando Haddad, e o candidato a presidente Ciro Gomes estiveram na Paraíba. O petista participou de uma caminhada pelas ruas do Centro de João Pessoa ao lado do candidato a governador, João Azevêdo.

Na ocasião, no início da campanha eleitoral, Haddad destacou as qualidades do candidato socialista e destacou a candidatura do ex-presidente Lula. Durante comício no Ponto de Cem Réis, o petista elogiou o governador Ricardo Coutinho e destacou obras realizadas no Estado pelos ex-presidentes Lula e Dilma.

O presidenciável Ciro Gomes (PDT) esteve ontem na Paraíba, mais precisamente em Boqueirão. Acompanhado da vice-governadora e candidata a reeleição, Lígia, Ciro Gomes fará uma visita ao açude de Boqueirão, manancial que pôs fim ao racionamento em Campina Grande e mais 18 municípios, depois que passou a receber água do Eixo Leste da transposição do Rio São Francisco. O presidenciável fez gravações em vídeo para o guia eleitoral.

Continue Lendo

Paraíba

Pardal: Campina Grande segue liderando o ranking de denúncias eleitorais na Paraíba; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Município de Campina Grande segue liderando no ranking de denúncias eleitorais na Paraíba. A informação foi confirmada através do Sistema Pardal da Justiça Eleitoral.

De acordo com os dados, referentes ao período da tarde desta quarta-feira (18/09), Campina lidera o ranking com 71 (setenta e uma) denúncias, seguida por João Pessoa (65), Bayeux (31) e Santa Rita (28).

Em se tratando de Estado, a Paraíba segue em 17º lugar com 508 (quinhentas e oito) denúncias. A Justiça Eleitoral já recebeu até o momento da publicação desta matéria um total de 44170 (quarenta e quatro mil, cento e setenta) denúncias de todas as Regiões do Brasil.

Pardal

O sistema Pardal – Denúncias Eleitorais permite o envio de denúncias com indícios de práticas indevidas ou ilegais no âmbito da Justiça Eleitoral. Tais denúncias devem conter informações e evidências que ajudem a Justiça Eleitoral no combate às ilegalidades. A principal novidade para este ano é o uso da ferramenta para denunciar desvios nas campanhas eleitorais na internet. A versão atualizada do aplicativo pode ser baixada gratuitamente nas lojas de dispositivos móveis (faça o download no Google Play ou na App Store). As denúncias podem ser feitas apenas pelo aplicativo Pardal, disponível nos endereços abaixo:

Pardal para o seu dispositivo IOS

Pardal para o seu dispositivo Android

Confira ranking:

Cidade Total
CAMPINA GRANDE 71
JOÃO PESSOA 65
BAYEUX 31
SANTA RITA 28
BARRA DE SANTA ROSA 15
MAMANGUAPE 15
MOGEIRO 14
CATOLÉ DO ROCHA 13
SERRA BRANCA 13
BORBOREMA 11
CABEDELO 9
BELÉM DO BREJO DO CRUZ 8
SOLEDADE 8

Continue Lendo

Paraíba

Incentivo à educação infantil e construção de novas creches é compromisso de Eduardo para Mamanguape

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O candidato à Prefeitura de Mamanguape, Eduardo Brito (Solidariedade), utilizou as redes sociais nesta quarta-feira (18/09) para apresentar mais um compromisso de campanha à cidade.

O foco do prefeitável desta vez é o incentivo à educação infantil. O Plano de Governo conta com construção de novas creches com destaque para o Vale do Camaratuba e outros bairros da zona urbana, além de programas de capacitação para educadores e cuidadores infantis, apostando em práticas pedagógicas inovadoras que promovam o desenvolvimento integral das crianças.

“Tô pronto pra firmar um compromisso com a educação infantil e o futuro das nossas crianças. Queremos garantir que os pais possam trabalhar tranquilos, sabendo que seus filhos estão em boas mãos. Mamanguape merece mais oportunidades para crescer e se desenvolver, começando pela base: a educação!”, disse Eduardo.

Veja:

Continue Lendo

Paraíba

Doutora Paula parabeniza TRE por indeferimento da candidatura de Chico Mendes: “Ele tentou burlar a lei”

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A deputada estadual, Doutora Paula (PP), durante sessão desta terça-feira (17/09) da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) parabenizou o Tribunal Regional da Paraíba (TRE-PB) que indeferiu a candidatura do deputado Chico Mendes a prefeito de Cajazeiras. De acordo com a deputada, Chico tentava burlar a lei para se beneficiar com um terceiro mandato de prefeito.

“O meu bom dia hoje é todo especial para o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba. Hoje quero parabenizá-los, juízes, desembargadores, desembargadoras e a presidente, desembargadora Agamenilde Dias, por uma razão justa, correta; o indeferimento da candidatura do deputado Chico Mendes que tentou burlar a lei para conseguir um terceiro mandato. Foi uma decisão tomada por homens e mulheres que conhecem a lei, homens que conhecem o direito, que conhecem a justiça e a jurisprudência”, afirmou.

Para a parlamentar, com a decisão de indeferimento de candidatura, prevaleceu a jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra o terceiro mandato. “Chico Mendes tentava burlar a lei como de costume, por isso parabenizo o a corte do egrégio TRE-PB formado por conhecedores da lei e digno de respeito e admiração dos paraibanos”, concluiu.

Continue Lendo