Nos acompanhe

Negócios

Consultor destaca importância da governança corporativa para empresas familiares

Publicado

em

A governança corporativa é ponto importante em relação ao progresso e longevidade das empresas. Cada vez mais presente no dia a dia das corporações, ela está ligada a gestão e direcionamento das instituições. Entre os seus princípios estão a equidade, prestação de contas, transparência e responsabilidade.

Um dos temas do II Encontro de Compliance & Governança da Paraíba, que acontece no dia 19 de setembro, às 18h, no Auditório do Sebrae, em João Pessoa, a governança faz parte das boas práticas corporativas e será amplamente discutida no evento. O objetivo do encontro é orientar de forma clara e apresentar as boas práticas corporativas por meio de modelos de compliance, palestras e cases.

Em entrevista, um dos palestrantes do evento, o advogado e consultor em governança, Bruno Suassuna é consultor em Governança, advogado formado pela Faculdade de Direito do Recife – UFPE, com especialização em Direito Empresarial e extensão em Governança Corporativa em Empresas Familiares (IBGC) e Gestão de Empresas Familiares (INSPER). É sócio-titular do Suassuna, Guedes & Costa e Silva Advogados Associados, sócio da AJA Gestão & Governança desde 2016, membro associado ao IBGC, Coordenador do Capítulo IBGC PE e Diretor Administrativo do Núcleo RUMO de Governança Corporativa.  Confira:

Qual a importância da governança e do compliance para as empresas, de um modo geral?

As boas práticas de governança corporativa e de compliance são sistematizadas em regras e estruturas que tem por finalidade assegurar o desenvolvimento sustentável da empresa. Através dessas boas práticas as organizações passam a ter maior controle da gestão, avaliando melhor os riscos da operação e qualificando a tomada de decisão numa visão estratégica de longo prazo, o que tende a melhorar o seu desempenho. Estudos demonstram que empresas com boas práticas de governança são mais sustentáveis, mais longevas e mais resistentes aos momentos de dificuldade e crise, o que implica numa maior valorização dessas organizações pelo mercado, repercutindo até mesmo na maior facilidade de acesso a capital.

Quais os princípios da governança?

A governança corporativa tem como fundamento quatro princípios básicos: a transparência; a equidade; a prestação de contas e a responsabilidade corporativa. Esses princípios vão nortear todas as práticas, regras e estruturas de governança. Esses princípios precisam ser incorporados ao dia a dia da organização, ser vivenciados. Governança é antes de tudo atitude. Não adianta, por exemplo, a empresa possuir um conselho, um código de conduta ou sistema de compliance apenas no papel. É preciso exercitar seu funcionamento em conformidade com esses princípios. É preciso acreditar. É um aprendizado que requer esforço e dedicação de todos. É preciso ter em mente que a governança não é um evento isolado, mas uma longa jornada. É fundamental que a alta gestão e os sócios estejam comprometidos com esse projeto. O exemplo e o comprometimento com a mudança têm que vir de cima e ir envolvendo os demais integrantes da organização. É preciso ter foco e persistência para não dar a impressão aos envolvidos de que as coisas não estão avançando.

Como é o cenário da implantação da governança e do compliance no Brasil? E na Paraíba?

Podemos dizer que são temas relativamente recentes no Brasil, por isso ainda pouco conhecidos. Tenho observado, contudo, que o cenário tem mudado rapidamente. Os temas  tem ganhado cada vez mais espaço na mídia e na pauta das empresas. Mais recententemente, por conta dos escândalos de corrupção no País, várias alterações legais foram realizadas para impor padrões de governança e compliance. Assim, o que, em alguns casos, antes era uma prática de adesão voluntária das empresas, passou a ser uma regra obrigatória por imposição legal. Na Paraíba, assim como na Região Nordeste, em geral, o cenário tem se mostrado bastante promissor. Percebemos que cada vez mais as empresas da Região estão buscando conhecer melhor os benefícios e vantagens de boas práticas de governança e compliance. Existem empresas nordestinas já bem estruturadas em sua governança que são exemplos de experiências a serem compartilhadas. E isso é muito bom. É preciso conhecer bem o tema antes de decidir. Esperamos que cada vez mais as empresas valorizem as boas práticas de governança, se tornando mais sustentáveis.

Muitas empresas estão buscando consultoria nesta área?

É natural que, com o conhecimento acerca dos benefícios e vantagens da governança, as empresas se interessem mais em dar início a um processo para a sua estruturação. É muito importante o apoio de uma consultoria externa como facilitadora dessa mudança. A consultoria tem o papel de ajudar a identificar as reais necessidades da empresa, apoiar as lideranças na condução desse processo, mediar as diferenças de expectativas entre os envolvidos, sempre com uma visão isenta e imparcial. Temos conversado bastante com várias empresas para entender a real motivação em dar partida a esse processo e a principal razão é a busca da longevidade da empresa através da estruturação de um processo de sucessão.

Como é o panorama das empresas familiares no Brasil?

Segundo estatísticas, no Brasil, cerca de 80% das empresas são familiares e respondem por 50% do PIB. Apesar da relevante presença das empresas familiares no cenário econômico brasileiro, chama a atenção o seu alto índice de mortalidade. Estatísticas dizem que apenas 30% das empresas familiares conseguem sobreviver a transição para a 2ª geração. 13% sobrevivem à sucessão para a 3ª geração e, apenas 3% para a 4ª geração. Essa realidade é motivada mais por questões pessoais decorrentes de conflitos societários e familiares do que por questões econômicas e de mercado. Na empresa familiar o potencial de conflito devido as diferenças de expectativas é muito grande. Se isso não for bem trabalhado pode ocasionar a implosão do negócio.

Quais os principais problemas que o senhor observa enfrentados por essas empresas, na sua experiência?

Eu te diria que o primeiro deles seria a relação família/empresa. Existe muita dificuldade em definir o papel de cada membro da família no negócio ou fora dele. Isto porque, muitas vezes as expectativas pessoais não são convergentes com as do negócio. Nem todo membro familiar tem aptidão ou capacidade de atuar na empresa. Por outro lado, muitas vezes a empresa não tem condições de absorver os membros da família. É preciso encontrar, dentro do perfil de cada um, a melhor forma de contribuir com a empresa que pode ser até mesmo fora dela. O importante é que todos sejam dentro seus perfis, contributivos e colaborativos. Investir nessa preparação e capacitação. Outra questão muito sensível é a sucessão na empresa familiar. Quando iniciar? Como escolher o sucessor? Deve ser familiar ou não familiar? Qual o papel do sucedido durante o processo de sucessão? E após a efetivação da sucessão, qual a função do sucedido? Aqui, mais uma vez, não há solução pronta. São todas questões muito sensíveis que devem ser abordadas com clareza e transparência buscando a solução mais adequada à realidade da família e do negócio.

Levando em conta que sua palestra tem como tema: “Governança e longevidade das empresas familiares”, como garantir essa longevidade?

Não posso dizer que irão garantir a longevidade, mas posso citar aqui algumas iniciativas que certamente vão ajudar bastante. Essas iniciativas foram extraídas do resultado de uma recente pesquisa do Projeto RUMO com 35 empresas da Região Nordeste, ao final de 61 entrevistas. A primeira delas é a profissionalização e capacitação dos membros da família, preparando as novas gerações para os desafios futuros, seja dentro ou fora da empresa. A segunda é a estruturação de um processo de sucessão e governança, estabelecendo regras claras de participação dos familiares na empresa, inclusive sobre o processo de transição e sucessão entre gerações. A terceira é o investimento na diversificação e renovação do negócio, estando atento às mudanças e oportunidades do mercado. Tudo isso, permeado pela coesão e comprometimento da família empresária dando unidade e harmonia ao processo.

O que o senhor pretende abordar no evento dentro dessa temática?

No âmbito das empresas familiares, pretendemos apresentar a distinção entre governança familiar e governança corporativa, apresentando o papel e a importância do compliance. Entendemos que as boas práticas de governança podem ser adotadas por toda e qualquer empresa ou organização, independente de seu tamanho. Precisamos desmistificar essa ideia de que governança corporativa é assunto para grandes empresas com capital na bolsa de valores. Demonstrar que muitas vezes com medidas simples, de baixo custo, com soluções caseiras, podemos dar início à adoção de boas práticas. Só que, em se tratando de empresa familiar, o processo ganha um elemento adicional que influencia e é influenciada pela empresa, a família. E essa relação família empresa, se não for bem tratada pode destruir o negócio. Por outro lado, sem for bem explorada pode trazer benefícios à longevidade do negócio.

Por fim, qual sua expectativa para o evento?

Acredito que o evento irá mobilizar, ainda mais, os empresários e executivos da Paraíba acerca da importância da governança como geradora de valor e sustentabilidade do negócio. Espero poder contribuir com essa mobilização, ajudando na disseminação do tema.

Continue Lendo

Negócios

Corrida da Unimed JP terá percurso para crianças a partir de dois anos

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

corrida de rua que a Unimed João Pessoa vai realizar no dia primeiro de dezembro terá um percurso especial para crianças a partir de dois anos de idade. A finalidade é incentivar a prática de atividades físicas desde cedo.

O “Family Run” terá um quilômetro de percurso e é exclusivo para crianças de 2 a 13 anos de idade, que deverão estar acompanhadas de um responsável. As inscrições estão sendo feitas pela internet no endereço www.unimedjp.com.br/corridasunimed.

Para acompanhar a criança, o responsável precisa estar inscrito em um dos outros percursos disponíveis. Além do “Family Run”, a corrida terá 5 e 10 quilômetros para o público em geral, com idades mínimas de 14 e 16 anos, respectivamente; e 5 quilômetros para cadeirantes. A largada e chegada serão no Largo da Gameleira, na divisa entre as praias de Tambaú e Manaíra.

PREÇO PROMOCIONAL

O primeiro lote é exclusivo para clientes, médicos cooperados e funcionários da Unimed João Pessoa e custa apenas R$ 89,90. Além da taxa, o participante precisa doar dois quilos de alimentos não perecíveis, que devem ser entregues no momento da retirada do kit, nos dias 29 e 30 de novembro, no Espaço Vida.

Para aproveitar o valor promocional do lote exclusivo, é preciso informar o número da carteira do plano de saúde, além dos demais dados de identificação.

PREMIAÇÃO

Todos os participantes que completarem a prova dos 5 e 10 quilômetros receberão medalhas. Os cinco primeiros colocados (masculino e feminino) de cada um desses percursos ganharão um troféu.

No hotsite da corrida, estão disponíveis todos os detalhes. Na página, também é possível ter acesso ao regulamento completo.

Continue Lendo

Negócios

Roots Talent oferece curso de ferramentas de análise comportamental

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital
A crescente busca por autoconhecimento e desenvolvimento profissional motivou a Roots Talents, empresa especializada em treinamentos e recrutamentos, a lançar um novo curso focado em análise comportamental. Com o nome “Ferramentas de Análise Comportamental”, o curso será ministrado por Márcia Peixoto, especialista em recursos humanos e psicóloga, no dia 28 de setembro, no Instituto Euvaldo Lodi (IEL) na Paraíba.
O treinamento irá proporcionar uma imersão nos conceitos de DISC, sabotadores e dominância cerebral, oferecendo aos participantes uma oportunidade única de aprimorar a compreensão dos perfis comportamentais e superar desafios. “O objetivo é capacitar líderes, gestores e  profissionais de RH para que possam aplicar essa ferramenta e obter resultados mais assertivos em suas análises de comportamento, seja em seleção ou no desenvolvimento da equipe”, explica a psicóloga.
Márcia Peixoto ressalta a aplicabilidade do método. “Essas ferramentas comportamentais não são exclusivas de psicólogos. Elas são extremamente assertivas e podem ser aplicadas por profissionais de diferentes áreas para analisar o comportamento no ambiente de trabalho”, detalha.
O curso será realizado no Instituto Euvaldo Lodi- IEL PB, na avenida Epitácio Pessoa-1010, os ingressos  podem ser adquiridos facilmente pelo Sympla pelo link https://www.sympla.com.br/evento/curso-de-ferramentas-de-analise-comportamental/2604813  , que também fornece todas as informações do evento de forma prática.  O credenciamento terá início às 08h, com programação até às 16h.
Sobre a Roots Talent – Especializada em gestão de pessoas, a Roots Talent tem o propósito de conectar pessoas às organizações por meio de serviços de consultoria, treinamentos organizacionais, diagnóstico de perfis e outros, de forma que se sintam pertencentes. Sob direção de Márcia Peixoto, psicóloga especialista em RH com aproximadamente 30 anos de atuação na área de Gestão de Pessoas, a Roots atende organizações de diversos segmentos no Brasil. Para saber mais sobre a empresa,  siga @rootstalent no Instagram. O e-mail [email protected] . Para saber mais sobre a empresa,  o Instagram é @rootstalent.

Continue Lendo

Negócios

Lavagem profissional é aliada no combate a ácaros: dermatologista alerta sobre riscos

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A presença de ácaros em roupas e tecidos pode trazer sérios riscos à saúde, especialmente para pessoas alérgicas e com sensibilidade na pele. De acordo com a dermatologista Marla Rocha, professora da pós graduação de Dermatologia na Afya Educação Médica, os ácaros são artrópodes que se alimentam de materiais com alto teor de proteínas, como a pele humana. Entre os mais conhecidos, o Sarcoptes scabiei se destaca por causar a escabiose, popularmente conhecida como sarna humana. “Esse ácaro se alimenta da camada mais externa da pele, onde abre túneis, se reproduz e deposita ovos”, explica a especialista.

Além de ser altamente transmissível, a escabiose pode se disseminar por meio de roupas não higienizadas corretamente e superfícies como travesseiros e camas compartilhadas. Marla destaca que a falta de bons hábitos de higiene, como não trocar roupas de cama com frequência, é um fator que contribui para o aumento das infestações.

Para prevenir a proliferação de ácaros, a dermatologista recomenda medidas simples, como manter ambientes limpos e trocar a roupa de cama semanalmente. “Pessoas alérgicas devem evitar o acúmulo de poeira em itens como tapetes, cortinas e bichos de pelúcia. A limpeza da casa com pano úmido também é essencial para remover os ácaros presentes na poeira”, orienta.

Além dos problemas dermatológicos, como coceira e irritações, a presença de ácaros pode agravar quadros respiratórios, como rinites. “Pacientes alérgicos apresentam sintomas como espirros frequentes, prurido no nariz e ouvidos, coriza e até lacrimejamento dos olhos”, alerta Marla.

Higiene correta e completa – Quando se trata de higienização de roupas e tecidos a lavagem caseira nem sempre é eficaz. Além do risco de desbotar as roupas ou perder acessórios, peças mal lavadas ou mal secas podem contribuir para a proliferação de ácaros na parte interna das fibras.

Nesse contexto, a Minha Lavanderia João Pessoa, franquia nacional com mais de uma década de know how na área, se destaca como uma solução segura e eficaz. Todas as peças são lavadas conforme as instruções das etiquetas, garantindo a preservação das características dos tecidos e a eliminação completa de ácaros e outros micro-organismos. Uma lavagem profissional não apenas remove sujeiras visíveis, mas também garante que os tecidos fiquem livres de ácaros, contribuindo para a saúde e o bem-estar das
pessoas.

Bama e banho – Quando se fala em roupas de banho e cama, os cuidados devem ser redobrados. As roupas de cama e banho desempenham um papel crucial na manutenção da higiene e saúde pessoal e podem ser pontos de proliferação de ácaros, bactérias e fungos, especialmente em ambientes úmidos ou mal ventilados. Para garantir a eliminação desses microrganismos, a Minha Lavanderia recomenda a lavagem semanal das roupas de cama, como lençóis e fronhas, enquanto as toalhas de banho devem ser lavadas a cada três usos e as de rosto a cada dois dias. O uso de água quente e secagem completa são essenciais.

Ao optar por uma lavagem profissional como a oferecida pela Minha Lavanderia, os clientes não apenas preservam a qualidade e a durabilidade dos tecidos, mas também garantem um ambiente mais saudável, livre de microrganismos nocivos.

Além dos serviços básicos, é também uma lavanderia ecológica e utiliza o sistema de lavagem Wet Clean, processo computadorizado que limpa as fibras das roupas com profundidade, sem danificá-las. A Minha Lavanderia trabalha com produtos biodegradáveis, que não agridem o meio ambiente.

Em João Pessoa, a Minha Lavanderia está localizada na Av. Esperança, 1126, em Manaíra. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 8h às 17h30, e aos sábados das 9h às 13h. Para mais informações, entre em contato no (83) 99161-9340 ou no site https://minhalavanderia.com.br . O instagram é @minhalavanderia.jpmanaira.

Continue Lendo