Nos acompanhe

Paraíba

Educação é principal tema de palestras no segundo dia do HackFest+Virada Legislativa

Publicado

em

Educação contra corrupção. Assim começou o primeiro dia de palestras do ‘HackFest+Virada Legislativa: por uma sociedade politicamente participativa’, na manhã desta sexta-feira (17). O evento, que tem como parceira a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), teve início nesta quinta-feira (16) e vai até domingo (19).

Para o presidente da CMJP, Marcos Vinícius, as várias palestras do HackFest oferecem uma oportunidade única de aprimoramento do conhecimento para profissionais e estudantes de diversas áreas. “Temos em João Pessoa durante estes quatro dias alguns dos maiores nomes na área de educação e tecnologia e esta é uma oportunidade única para aqueles que encaram o conhecimento como uma ferramenta transformadora da realidade”, avaliou.

O educador e pedagogo, professor José Francisco de Almeida Pacheco, palestrou sobre a educação e meios de criar sustentabilidade no desenvolvimento local. Ele falou também sobre os prejuízos da corrupção para o sistema de educacional. “O subdesenvolvimento e a corrupção podem resultar em um sistema de educação caduco, do século XIX, que está aí porque o Ministério da Educação e as escolas não cumprem as leis”, apontou.

Professor Pacheco destacou ainda a importância do Poder Legislativo para o aprimoramento da educação. “O Legislativo, seja de qualquer instância, precisa dar atenção às novas formas de educação que estão surgindo, que têm fundamento em critérios de natureza científica e pedagógica, e não em critérios de natureza burocrática, como tem ainda hoje. Cabe ao legislador rever a lei e criar condições para que haja uma escola em que todos aprendam e que o direito à educação realmente aconteça”, enfatizou.

Já o professor, empresário e consultor de empresas, Carlos Sebastião Sandriani, ressaltou o papel da educação na formação do caráter de crianças. “A educação é um antídoto à corrupção, já que ela trata a raiz da corrupção, que são os valores e o caráter formado, basicamente até os sete anos de idade”. E completou: “Se você não forma os valores da criança, teremos pessoas naturalmente corruptas e violentas e a causa está aí: a sociedade brasileira trabalha a educação como um treinamento. Educação não é treinamento. Educar é formar caráter”, declarou o professor.

Na terceira palestra, a Promotora de Justiça do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Luciana Asper Y Valdés, proferiu palestra com o tema: ‘Por um Brasil fundado na integridade’. Ela destacou a importância da sociedade questionar sempre o que acontece em volta e ‘sair da caixa’. Ela usou como exemplo as manifestações contra a Proposta de Emenda Parlamentar derrubada,em 2013, que pretendia limitar os poderes do Ministério Público, conhecida como a PEC 37.

“É um sério risco não questionarmos o que está acontecendo”, disse Luciana Asper. “Se o Ministério Público não tivesse lutado contra a PEC 37, buscado a sociedade civil para defender quem a defende, não teríamos hoje a operação Lava-Jato ou as colaborações premiadas, o Brasil vive hoje um fôlego de mudanças que não acontece há 500 anos”, defendeu.

A manhã ainda contou com a oficina sobre introdução à Linguagem Python e dois painéis com os temas: “A ciência do Onde no Suporte ao Ministério Público – Meio Ambiente, Segurança Pública, Planejamento e Obras e Finanças” e “A corrupção como prática mantenedora de desigualdades sociais; Tecnologia, participação e controle social”.

O HackFest

Promovido pelo Núcleo de Gestão do Conhecimento e Segurança Institucional do Ministério Público da Paraíba (NGCSI/MPPB), Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), Controladoria Geral da União, Tribunal de Contas da União, Prefeitura de João Pessoa (PMJP), Laboratório Analytics da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), o evento tem por objetivo, unir entidades e população na construção de uma sociedade melhor.

‘HackFest + Virada Legislativa’ teve início na quinta-feira (16) com palestras e um “toró de ideias”. O evento, que é uma realização do Núcleo de Gestão do Conhecimento e Segurança Institucional do Ministério Público da Paraíba (NGCSI/MPPB), Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), Controladoria Geral da União, Tribunal de Contas da União, Prefeitura de João Pessoa (PMJP), Laboratório Analytics da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), segue nesta sexta, sábado e domingo na Estação das Artes, em João Pessoa.

O evento, que tem o patrocínio do Banco do Brasil, do Governo Federal e da Energisa, conta com o apoio de mais de 30 instituições parceiras: Ministério da Justiça, Cade, Transparency International, Contas Abertas, TJPB, MPDFT, Cade, Atricon, MPF, Aspol, Adepdel, ANTC, AMPB, Funifier, ADPF, PM, IAI, AMPB, CGE, TCE, UFPB, Ministério Público Militar, Castanhola, Ajufe, Anid, Data Robot, Five ACTS, RFB, SindContas, Fab Work, Esat, Unipê, Conductor, Ibis e Hotel Manaíra e SER.

Continue Lendo

Paraíba

Eleições 2024: Paraíba já registra mais de 510 denúncias eleitorais, diz Pardal

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O sistema Pardal, desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), já recebeu até esta quinta-feira (19/09) um total de 519 (quinhentas de dezenove) denúncias de propaganda eleitoral  supostamente irregular na Paraíba.

A denúncia é encaminhada inicialmente para a Ouvidoria Eleitoral paraibana que faz uma triagem inicial e direciona as supostas propagandas eleitorais irregulares ou proibidas para o cartório eleitoral do município para que o juiz Eleitoral julgue a procedência dos fatos.

Outras irregularidades são encaminhadas diretamente ao Ministério Público Eleitoral (MPE), como denúncias referentes à propaganda eleitoral veiculada em rádio, TV ou internet, e outras irregularidades eleitorais relacionadas às Eleições.

Pardal

O sistema Pardal – Denúncias Eleitorais permite o envio de denúncias com indícios de práticas indevidas ou ilegais no âmbito da Justiça Eleitoral. Tais denúncias devem conter informações e evidências que ajudem a Justiça Eleitoral no combate às ilegalidades. A principal novidade para este ano é o uso da ferramenta para denunciar desvios nas campanhas eleitorais na internet. A versão atualizada do aplicativo pode ser baixada gratuitamente nas lojas de dispositivos móveis (faça o download no Google Play ou na App Store). As denúncias podem ser feitas apenas pelo aplicativo Pardal, disponível nos endereços abaixo:

Pardal para o seu dispositivo IOS

Pardal para o seu dispositivo Android

Confira o ranking dos municípios com maior número de denúncias:

Cidade Total
CAMPINA GRANDE 72
JOÃO PESSOA 65
BAYEUX 31
SANTA RITA 28
BARRA DE SANTA ROSA 15
MAMANGUAPE 15
MOGEIRO 14
CATOLÉ DO ROCHA 13
SERRA BRANCA 13
BORBOREMA 11
CABEDELO 9
BELÉM DO BREJO DO CRUZ 8
SOLEDADE 8

Continue Lendo

Paraíba

CCJ da Assembleia aprova projeto de lei que permite implantação de ciclovias nas rodovias estaduais

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), aprovou por unanimidade nesta quarta-feira (18/09) o projeto de lei que permite a implantação de ciclovias nas rodovias estaduais no perímetro urbano.

De autoria do deputado estadual, George Morais (União Brasil), a matéria havia sido aprovada no ano passado, no entanto foi vetada pelo governador João Azevêdo (PSB) sob o argumento que as diretrizes precisariam ser modificadas para melhor adequação do serviço.

O texto segue para apreciação do plenário.

“Para não ter mais desculpa, fiz as adaptações necessárias, melhorei e reapresentei o projeto, que ontem já superou a primeira etapa e agora será votado por todos os deputados e deputadas. Segue a luta! Mobilidade e segurança viária sempre serão prioridades no nosso mandato!”, disse George.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Fábio Carneiro defende projetos que estimulem geração do 1° emprego para jovens

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

candidato a vereador de João Pessoa, Fábio Carneiro (Solidariedade), defendeu a apresentação de projetos que desburocratizem e estimulem a geração do 1° emprego para jovens, em João Pessoa.

Defensor do empreendedorismo, Fábio Carneiro disse que esse é um tema que pretende adotar como uma das principais bandeiras de luta no mandato a partir do próximo ano na Câmara Municipal.

De acordo com Fábio, uma parcela significativa dos jovens está fora do mercado de trabalho por falta de uma oportunidade. “O que vemos é que algumas empresas não possuem uma política de apostar nos novos valores, e por isso estamos atentos a esse tema para apresentarmos projetos e iniciativas que estimulem o 1° emprego para a juventude”, afirmou.

Fábio ressaltou também que outra ação sua como vereador será viabilizar a capacitação de mão de obra para ser absorvida nos novos empreendimentos que estão surgindo na cidade. “O pólo turístico Cabo Branco vai ganhar resorts, parque aquático e importantes empreendimentos, por isso temos que viabilizar a capacitação do público que hoje está fora do mercado de trabalho para estar pronto para essa e outras oportunidades que surgirão”, destacou.

Continue Lendo