No quarto bloco do debate da TV Manaíra, os temas predominantes foram saúde, desenvolvimento, assistência social e educação.
O candidato Lucélio Cartaxo fechou o bloco respondendo a pergunta de uma estudante, se manteria o programa Gira Mundo. Ele garantiu que a continuidade do programa está em seu plano de governo, mas que fará mais, focando a educação como ação transformadora. “Acredito que a educação é fundamental. Nós queremos transformar a educação investindo em todos os níveis de ensino”, afirmou, destacando que também implantará centros de línguas em todas as regiões do Estado.
Lucélio também afirmou que investirá em creches nos municípios, num grande programa de habitação e que criará o programa Ação Social pela Música, que já existe em João Pessoa e que garante promoção social a crianças carentes.
O candidato do PV reafirmou o bordão de que, se eleito, manterá aquilo que está em funcionamento, vai consertar o que está errado e fazer o que nunca foi feito.
Elevado custos na saúde
O senador José Maranhão acusou o governo de ter aumento de forma expressiva os custos do Hospital de Trauma de João Pessoa.
Segundo ele, em seu governo os custos do hospital eram de apenas R$ 11 milhões e hoje são de mais de R$ 38 milhões. O emedebista disse que os custos do Hospital de Trauma de Campina Grande eram bem menores, mas não chegou a detalhar por ter extrapolado o tempo para resposta.
O candidato João Azevedo contestou o senador Maranhão, defendeu os custos do Hospital de Trauma garantindo que os serviços tinham melhorado e rebate Maranhão afirmando que ele não havia construído o Hospital de Trauma de Campina Grande, mas apenas 78%. “Quando assumimos, tinha apenas 78% construído”, afirmou.
Maranhão e Rama Dantas debateram sobre desenvolvimento. O emedebista disse que faria uma gestão fiscal para garantir reserva de recursos para investimentos no desenvolvimento. Rama Dantas rebateu dizendo que Maranhão já teve três oportunidades para fazer e não fez.
Tárcio Teixeira e Rama Dantas defenderam mudanças na educação e investimentos mais fortes em programas sociais.
Controle do tempo
O candidato Lucélio Cartaxo foi o que mostrou maior controle do tempo destino às respostas. Durante o debate, Cartaxo perdeu o tempo apenas uma única vez no último bloco. Os demais candidatos, especialmente João Azevedo e José Maranhão, perderam o tempo em praticamente todos os blocos deixaram de fazer perguntas ou de concluir respostas.