Nos acompanhe

Paraíba

Romero anuncia novas obras de pavimentação beneficiando 38 bairros de Campina

Publicado

em

O prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, participou na manhã desta segunda-feira, 13,  na sede da Associação Comercial, no centro, de uma reunião com os membros do Comitê Técnico de Mobilidade Urbana (CTMU), tendo a companhia de secretários e auxiliares. Durante o encontro, presidido pelo administrador Anchieta Bernardino, ele fez ampla exposição sobre diversas ações e obras em benefício da população quanto à mobilidade urbana, anunciando a pavimentação de mais ruas e avenidas da cidade.

Romero informou que na última sexta-feira, 10, foi publicado um edital de licitação para a pavimentação em asfalto de mais 130 ruas, priorizando importantes vias quanto à mobilidade e à circulação de transportes públicos. Já nos próximos dias será lançado um edital de licitação, contemplando recursos da ordem de R$ 20 milhões para a pavimentação em paralelepípedo de mais 170 ruas.

Esta iniciativa vai contemplar 38 bairros de Campina Grande, beneficiando áreas onde, por exemplo, passa a avenida Floriano Peixoto, além de trechos como a rua Francisco Alves, entre o  Presidente Médici e o Novo Cruzeiro. Também serão beneficiadas as comunidades do Jardim Borborema, Catingueira, Conjunto Mariz, parte do Chico Mendes e várias outras.

“No total teremos investimentos de R$ 52 milhões em obras de pavimentação, num trabalho também destinado a requalificar todas as calçadas destas ruas, ou seja, todas elas serão reconstruídas, tendo um padrão único, facilitando o acesso e a mobilidade dos nossos pedestres”, afirmou Romero. Ele acrescentou que a iniciativa representa o atendimento de vários setores da comunidade, além de demandas dos vereadores, do próprio CTMU e do Programa Orçamento Participativo.

Além das ruas e avenidas, o prefeito ainda destacou que a sua gestão tem investido na construção e recuperação de praças nos mais diversos bairros da cidade, sendo este o caso da Praça São Cristóvão (proximidades do Hospital Antônio Targino), Praça Severino Cabral, praça localizada na região do Piramidal (Malvinas) e também a do Conjunto dos Professores, a ser iniciada brevemente. Com isso, a cidade está ganhando nesta gestão mais 51 novas praças, sendo isto um recorde administrativo.

Estiveram acompanhando o prefeito, entre outros, os secretários Iolanda Barbosa (Educação), Fernanda Ribeiro (Obras), Luzia Pinto (Saúde), Diogo Lyra (Chefia de Gabinete), Geraldo Nobre (Sesuma), Maésio Tavares (Semas), José Mariz (Procuradoria do Município), Félix Neto (STTP), Nelson Gomes Filho (Amde) e Marcos Alfredo (Codecom).

Por sua vez, o presidente do CTMU, Anchieta Bernardino, fez uma avaliação positiva da reunião, destacando que o “Comitê obteve exatamente o que era alvo de cobranças junto ao Poder Público Municipal”, elogiando, sobretudo, a presença do prefeito Romero Rodrigues ao encontro.

Anchieta Bernardino lembrou, que este tipo de reunião se destina a promover o diálogo das autoridades municipais face às demandas dos mais diversos representantes da sociedade organizada de Campina Grande. “O prefeito também assumiu o compromisso de participar de novas reuniões para avaliar a execução de obras e ações em favor da mobilidade urbana, fato que consideramos muito importante”, declarou.

Continue Lendo

Paraíba

Governo da PB reforça fiscalizações para combater transporte turístico ilegal no litoral paraibano

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Governo da Paraíba, por meio da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) e da Secretaria de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), intensificou as fiscalizações no litoral paraibano para combater o transporte turístico ilegal e irregular, bem como o exercício clandestino da atividade de guias de turismo. A ação faz parte do Programa de Fiscalizações Integradas, iniciativa conjunta com o Ministério do Turismo (MTur) e as prefeituras de João Pessoa, Cabedelo, Conde, Lucena e Pitimbu.

As fiscalizações, coordenadas pela PBTur, são realizadas de forma integrada, com a participação de diversos órgãos, como as secretarias de Mobilidade Urbana, Guardas Municipais, Batalhão de Polícia Turística (BepTur), Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PB),  Polícia Militar e o Detran-PB.

O presidente da PBTur, Ferdinando Lucena, destaca que o principal objetivo da ação é garantir que os prestadores de serviços turísticos, como transportadoras e guias, operem dentro das normas do Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), assegurando um turismo seguro para os visitantes e para a população local. Para isso, as equipes de fiscalização verificam a documentação dos prestadores de serviço, as condições dos veículos e as credenciais dos guias, buscando combater práticas ilegais e garantir a qualidade do atendimento. “Essas ações são essenciais para proporcionar aos turistas uma experiência segura e de qualidade em nosso estado, além de promover um turismo responsável e legalizado”, afirmou Lucena.

A secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba, Rosália Lucas, enfatiza que o Governo do Estado, em parceria com as autoridades municipais e estaduais, reforça o compromisso com o desenvolvimento do turismo seguro e de qualidade, seguindo a orientação de que a fiscalização integrada é uma das principais ferramentas para garantir que o turismo na Paraíba continue a crescer de forma ordenada. “Queremos garantir que os serviços oferecidos estejam em conformidade com as normas estabelecidas, evitando assim a concorrência desleal com os prestadores de serviço regulares e prevenindo riscos à segurança dos visitantes”, comentou.

As fiscalizações serão mantidas durante todo o período de alta temporada.

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

“Coloca em risco milhares de empresas”, diz presidente da CDL-JP sobre PEC contra escala 6×1

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de João Pessoa (CDL-JP), Nivaldo Vilar, reiterou o posicionamento nacional da entidade e afirmou ser contrário à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) contra o fim da escala de trabalho 6×1.

Na justificativa, o dirigente declarou que o texto, caso seja aprovado pelo Congresso Nacional, pode colocar em risco a saúde financeira de várias pequenas empresas em todo o Brasil.

“Para a CDL, principal representante do setor de comércio e serviços do país, a proposta coloca em risco a manutenção de milhares de micro e pequenas empresas do país, uma vez que a redução da jornada de trabalho sem a redução dos salários impacta diretamente nos custos operacionais dos negócios”, frisou durante entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM desta quinta-feira (14/11).

Ouça:

 

Continue Lendo

Paraíba

Eduardo Carneiro apresenta projeto que institui política de apoio para pessoas diagnosticadas com câncer durante gravidez e puerpério

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual, Eduardo Carneiro (Solidariedade), apresentou, na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Projeto de Lei que institui política de apoio e tratamento para pessoas diagnosticadas com câncer durante gravidez e puerpério no Estado. A matéria foi aprovada recentemente na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e deve ser votada em breve no plenário da Casa.

De acordo com o deputado Eduardo Carneiro, a iniciativa tem por objetivo garantir o acesso a tratamentos adequados e o apoio necessário para a preservação da saúde da mãe do bebê.

Eduardo Carneiro ressaltou que a política de apoio e tratamento abrangerá diretrizes, como a garantia de acesso prioritário aos serviços de saúde para o diagnóstico e tratamento do câncer em gestantes e puérperas; oferta de assistência médica multidisciplinar, incluindo oncologistas, obstetras, psicólogos, assistentes sociais e outros profissionais necessários, para o acompanhamento integral da paciente; realização de exames de imagem e laboratoriais seguros para a gestante e o feto, com o objetivo de monitorar a evolução do câncer e preservar a saúde do bebê, dentre outros.

“O diagnóstico de câncer durante a gravidez ou puerpério é uma situação delicada que demanda atenção especializada e cuidados específicos tanto para a mãe quanto para o bebê, por isso é fundamental que o estado da Paraíba estabeleça uma política de apoio e tratamento que garanta o acesso a serviços de saúde adequados e o acompanhamento multidisciplinar necessário para preservar a saúde e o bem-estar de ambas”, destacou.

Eduardo disse ainda que o projeto também busca promover a conscientização e a educação sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado do câncer durante a gestação e o puerpério, visando melhorar o prognóstico e a qualidade de vida das pacientes e de seus filhos.

“Esperamos, com a aprovação deste projeto, contribuir para a proteção da saúde e dos direitos das gestantes e puérperas diagnosticadas com câncer em nosso estado, garantindo-lhes acesso a um atendimento digno e humanizado”, arrematou.

Continue Lendo