Os paraibanos vão às urnas no dia 07 de outubro com a missão de escolher o futuro governador do Estado entre cinco chapas – encabeçadas por João Azevêdo (PSB), José Maranhão (MDB), Lucélio Cartaxo (PV), Rama Dantas (PSTU) e Tárcio Teixeira (PSol). O prazo das convenções partidárias para homologação de candidaturas foi encerrado nesse domingo (5), e os partidos têm até a meia-noite desta segunda-feira (6) para realizarem o registro das atas no sistema da Justiça Eleitoral.
A maior coligação em número será a encabeçada por João Azevêdo e Lígia Feliciano (PDT), com 14 legendas apoiadoras (PSB, PDT, PT, Avante, Pros, PPS, PCdoB, Rede, PRP, PMN, Podemos, PRB, Democratas e PTB). Em seguida vem a chapa de Lucélio Cartaxo e Micheline Rodrigues (PSDB), com 12 legendas (PV, PSDB, Progressistas, PSD, SD, DC, PRTB, PSL, PHS, PTC, PPL e PSC), informa reportagem do Correio da Paraíba.
A chapa de José Maranhão e Bruno Roberto, além de MDB e PR, será apoiada pelo Patriotas. A professora Rama Dantas tem como vice Emanuel Candeia, numa chapa puro-sangue do PSTU. O Psol também sai com chapa puro-sangue, formada por Tárcio Teixeira e Adjany Simplício, porém, com o apoio do PCB e da legenda em formação Unidade Popular.
Veja quem são os cinco candidatos a governador
João Azevedo (PSB)
A escolha do nome de João Azevedo para a disputa ao governo da Paraíba foi oficializada em convenção realizada nesse sábado (4) em João Pessoa. O socialista terá Lígia Feliciano (PDT) como candidata a vice-governadora. João é engenheiro e está na vida pública desde o início dos anos 1980, quando assumiu a diretoria da Divisão de Planejamento Habitacional do Ipep e depois a chefia da Assessoria de Planejamento Econômico da Emlur. Ainda nos anos 1980, assumiu pela primeira vez uma pasta no Executivo, com a Secretaria de Serviços Urbanos da Prefeitura de João Pessoa. De lá para cá, transitou entre cargos de chefe de gabinete, assessor, secretário adjunto e titular (Planejamento, Habitação e Infraestrutura) em secretarias das prefeituras de João Pessoa e Bayeux, assumindo, por último, a Secretaria de Recursos Hídricos do governo do Estado em 2011.
José Maranhão (MDB)
José Maranhão foi escolhido pelo MDB para disputar as eleições para governador em convenção realizada neste domingo (5), também na capital paraibana. Ele terá como vice Bruno Roberto (PR). Maranhão começou a sua carreira política, eleito deputado estadual em 1955 pelo PTB, partido pelo qual volta a ser eleito deputado estadual por mais dois mandatos consecutivos. Em 1994, foi eleito vice-governador na chapa de Antônio Mariz, onde acaba assumindo o mandato em virtude da morte do titular, cerca de dez meses depois de ter assumido o mandato de governador. Em 1998 disputa a candidatura à reeleição ao governo do estado pelo PMDB e é eleito com cerca de 80% dos votos válidos. Ele assumiria ainda o cargo uma outra vez. Atualmente, é senador da República.
Lucélio Cartaxo (PV)
Assim como José Maranhão, Lucélio Cartaxo também teve seu nome oficializado em convenção realizada neste domingo (5). Ele terá Micheline Rodrigues (PSDB) como vice em sua chapa. Lucélio Cartaxo Pires de Sá é formado em Farmácia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Exerceu o cargo de Superintendente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), em João Pessoa, e de presidente da Companhia Docas da Paraíba. É irmão gêmeo do prefeito da capital Luciano Cartaxo e em 2014 concorreu pela primeira vez a um cargo eletivo, disputando vaga no Senado Federal. Na época ficou em segundo lugar com 521.938 votos, perdendo para José Maranhão, que agora concorre ao Governo do Estado. Em 2014, havia apenas uma vaga para senador na Paraíba.
Rama Dantas (PSTU)
Rama foi escolhida pelo partido como candidata ao governo do Estado nesse sábado (4). Ela terá Emanuel Candeia como seu candidato a vice. Rama Dantas é professora da rede pública de João Pessoa e ativista sindical. Além disso, ela integra o Movimento Mulheres em Luta (MML). Ela foi candidata a senadora pelo PSTU nas eleições de 2014, e a vereadora de João Pessoa em 2016.
Tárcio Teixeira (PSOL)
Tárcio foi o primeiro nome confirmado para disputa ao governo do Estado. Ele foi anunciado em convenção realizada no dia 21 de julho. Em sua chapa, Adjanny Simplício será a candidata a vice. Assistente social, Tárcio já foi candidato ao Governo da Paraíba pelo PSOL em 2014. Ele é Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal da Paraíba, presidente do PSOL/PB, foi presidente do Conselho Regional de Serviço Social da Paraíba até 2016, entre outras coisas.